O Salmão da Dúvida

O Salmão da Dúvida Douglas Adams

Resenhas - O salmão da dúvida

Paulo Silas 01/11/2014

Douglas Adams mais de perto. É o que este livro transmite ao leitor.
Fruto da reunião de ensaios, artigos, histórias inacabadas, contos e entrevistas, a obra acerta em agradar os fãs do autor.

Dentre os diversos artigos que compõe mais da metade da obra, o leitor pode contar com o constante humor absurdo de Douglas Adams, o qual escreve sobre tecnologia, o seu ateísmo e as razões de o ser, sua paixão pelo evolucionismo, pelo humor e pela escrita (quando discorre também sobre os motivos do período de pausa em escrever romances).
Seu envolvimento e histórias com Richard Dawkins, Pink Floyd, Doctor Who e Monty Python também estão presentes no livro.

"Perfeitamente Seguro" é um conto solo do personagem Zaphod Beeblebrox, cuja leitura serve como amparo à saudade da série "O Guia do Mochileiro".

Finalmente, "O Salmão da Dúvida", história inacabada, cujos capítulos foram encontrados nos computadores do autor e reunidos para o lançamento do livro, é bom até o ponto em que é interrompido bruscamente, justamente quando a história começa a ficar interessante, o que é uma pena, já que o leitor ficará para sempre na angústia da curiosidade, matutando o rumo que a história poderia seguir.

A vida, o universo e tudo mais de Douglas Adams estão presentes, de forma sucinta, em "O Salmão da Dúvida".
Leitura indispensável para os fãs.

angeruzzi 26/01/2015

Ainda não acabou
Este livro me surpreendeu mais do que esperava, quase me sentindo orfão depois de acabar já há algum tempo a série do mochileiro descobri esta obra póstuma, deixei ele esfriando na prateleira alguns meses pois sabia que depois deste realmente acabaria, foi qdo me surpreendi e digo com vergonha, pois me dizia fã do DNA e não conhecia o Dirk Gently, mas fui conhecer justamente pelo último livro inacabado... isso sim é coisa digna de um fã do Douglas Adams.
Os capítulos do Salmão da dúvida são empolgantes tanto quanto os demais textos são esclarecedores sobre a personalidade deste gênio e deixam claro que apesar de curta foi uma vida plena e completa.

Lóra 30/01/2015

DNA, The cara!
Primeira coisa: Puta merda, é com certeza o segundo melhor da série. O primeiro é o volume 1 porque se este não fosse legal eu nem teria continuado.
Eu desacreditei da série um pouco no volume 4, mas o 5 além de ter o que eu gostaria que tivesse, como aventura e um pouco de "radicalismo", não só tem como também são baseadas em historias verídicas do próprio Adams.
Logo no início do livro, o editor faz referências ao Douglas como um ser tão idiotamente brilhante que, sinceramente, não só contrariou tudo como somou as várias qualidades e defeitos que acabaram sendo também qualidades fundamentais, diga-se de passagem, pra ser tão "Douglasmente" irônico!
Segundo é que mais um pouco pra frente o Adams conta diversas histórias tão hilárias, e tão sensacionais, que te faz pensar que o ser humano deveria estar no lugar dos postes urbanos, embora depois de ler as primeiras páginas questione sobre o termo "raciocínio" e "vida". Sem falar que dá pra estar um pouco mais perto do que significava o ser vivo "Douglas".
Eu simplesmente me apaixonei pelo volume 5 e com certeza digo que por ele vale muito a pena ler e reler mais algumas "n"ilhões de vezes antes de morrer.
Fantástico, genial e hilário. Uma das melhores coisas que já li.

Marcos Antonio 17/02/2015

Salmão da Dúvida
Eu espera mais do Guia dos Mochileiros das Galáxias, porém foi interessante saber sobre a Vida de Douglas Adams

VIANA 30/04/2015

Cem por cento de incerteza ...
"Havia um princípio que ele gostava de colocar em prática sempre que se lembrava, que era o de nunca fazer uma pergunta a não ser que tivesse certeza de que iria gostar da resposta."

Está aí um princípio que vou usar antes de me perguntar se, algum dia, vou encontrar tanta genialidade quanto nas obras de Douglas, novamente. É provável que eu não me pergunte.
Como disse Richard Dawkins, "Douglas você não podia ter morrido.". Sim, Richard foi a voz de todos os milhares de leitores que, mesmo sem conhecer Adams pessoalmente, acredito que se sentem, assim como eu, um amigo seu. Mas como assim um amigo? A leitura deste livro vai fazer com que você entenda o que estou tentando dizer.e posso adiantar que este livro é uma conversa com o leitor e, simplesmente, apenas, adianto isso porque é algo simples de se adiantar. Mas, como todo leitor do Douglas já deve saber, uma conversa com ele não é algo que dê para ignorar e com certeza você ficará surpreso com o que ele tem/teve/terá a dizer.
Não consigo escrever mais, pois se era penoso até para o gênio, imagine para mim. Só espero que você tenha uma ótima leitura.

rodrigoferreira 04/09/2015

Emocionante
Ouvi recentemente alguém dizer que o Douglas Adams é o tipo de escritor que faz você pensar que NUNCA será capaz de escrever como ele". Concordo plenamente com isso. Não por ele ter uma linguagem rebuscada e cheia de palavras que você precisa procurar no dicionário. Pelo contrário. Ler Douglas Adams é como ouvir alguém lhe contando uma divertida história. Senti muita saudade da série dO Mochileiro ao ler esse livro e, no final, estava com o coração nas mãos ao ler o texto do Dawkins. Recomendo muito.

Taty Vasconcelos 12/09/2015

Autor extraordinário
Como começar a falar de uma maravilha dessa?
O salmão da duvida em algumas partes é como se fosse o próprio diário de Douglas Adams, sua vida, suas historias, seu jeito de pensar,o seu humor critico, ele é demais.
Se vc já gostava do autor antes, agora vai passar a admira-lo ainda mais.
Fiquei tão triste em algumas partes, como quando ele falava sobre algum lugar que ele viajou e gostaria de voltar a visita-lo, ai vc pensa que ele nunca pode voltar,serve de lição para nós não deixarmos nada para depois.
Depois dessa leitura, a pessoa tem uma ideia do grande autor e da pessoa incrível que perdemos...
Leiam o livro! É o meu mais sincero conselho

Alberto 07/12/2015

Ótimo livro, e um mergulho na vida e na mente do autor.
Havia lido a série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e gostei muito do humor do autor, seu humor e sua forma de escrever. Quando li "O Salmão da Dúvida" achei que seria como uma continuação, mas me enganei. É um livro que fala mais sobre o autor, sua vida, suas influências, suas obras e seu modo de pensar. Acabou me despertando o desejo de conhecer as outras obras do autor, o que eu farei em breve.
Muito bom o livro, os textos nele inseridos e as histórias. Fica apenas o gostinho de "quero mais", mas que terei de me contentar lendo apenas os livros já publicados pelo mesmo, uma vez que ele veio a falecer com apenas 49 anos.