O Salmão da Dúvida

O Salmão da Dúvida Douglas Adams

Resenhas - O salmão da dúvida

1 | 2 | 3 | 4

FernandoLucena 05/06/2014

Risadas, um breve estado de luto e como conhecer um amigo que já se foi.
Quando segurei "O Salmão da Dúvida" nas mãos pela primeira vez, imaginava uma proposta totalmente diferente do que estava por vir. Quando comecei a leitura, eu encontrei todo um dossiê. Não um dossiê escrito por um autor pra descrever o Douglas. É um dossiê do Douglas pelo próprio. Esse livro NÃO É uma homenagem a ele. Esse livro é A ALMA (quase uma horcrux) do Douglas Adams impressa e vendida pra milhões de fãs.
É inegável a sensação de bate papo que você tem. Apesar de tomar as rédeas como leitor, o Douglas arranca as rédeas da sua mão e conversa com você. Ele te conta experiências, te dá dicas, ele literalmente é um livro aberto.
Me emocionei muito ao ler esse livro, chegando a passar por sentimentos de luto. A cada risada com algo bobo que ele dizia, eu imaginava: "poxa, esse cara morreu. Apesar de deixar um legado de referências e inspiração, ele nunca mais vai produzir nada pra gente."
Leiam "O Salmão da Dúvida" sempre que se sentir sozinho ou pra baixo. Nada melhor pra te dar um up do que trocar uma ideia com seu autor falecido favorito de vez em quando.

site: http://breaking-cast.blogspot.com.br/
angelcirne 01/11/2014minha estante
Seu comentário aqui traduz exatamente o que penso desse livro.

valleria.gbertollo 20/02/2015minha estante
Disse tudo!

unholyana 02/02/2016minha estante
disse tudo o que eu penso! só discordo de uma coisa: as horcruxes são coisas ruins, e a alma do douglas é incrível

Marvin 15/08/2014

Tão incrível que até o Marvin se sentiria feliz lendo!
Douglas Noel Adams é de longe meu escritor favorito em toda a vida, o universo e tudo mais, e ler esse livro foi incrível! Eu só conheci suas obras muito depois de saber que ele tinha morrido, e me senti realmente triste com isso, porque de uma forma que nunca aconteceu antes lendo um livro, eu me fascinei por ele. Pode ser meio difícil de entender, mas de todos os livros que li até hoje, os dele foram os únicos que eu SABIA que havia alguém por trás de tudo! Eu sentia sua presença enquanto sentia a dos personagens também, e criei um carinho imenso por essa pessoa de 1,98m de altura que é gigante e talentoso em todos os aspectos. Não é simplesmente ficção, é muito mais que isso. É filosofia, é a forma de ver o mundo e toda a vastidão que o rodeia e acima de tudo: aprender a compreender tudo isso, e eu diria que só o DNA é o único ser capaz de em palavras me fazer entender e até mesmo amar toda a confusão e paranóia que envolva o universo e a estranha raça humana.

O Salmão da Dúvida trás diversos textos incríveis dele, e foi deveras engraçado saber sobre o trauma de seu nariz e o terrível período das calças curtas (e me senti especialmente feliz em saber que ele também usava muito a palavra "deveras" assim como eu, coisa que nenhum adolescente normal de 17 anos geralmente fala), ou sobre a história dos biscoitos na estação e enfim, muito, muito mais coisas!

Aprecio a forma que ele consegue escrever sendo sarcástico, paradoxal, maduro, consciente com questões ambientais e inteligente, tudo num modo só. Às vezes fico meio perdido, mas nada que não se relendo dez vezes faça todo o sentido possível.

Espero que todos os mochileiros com suas toalhas amem esse livro e gostem muito de saber mais sobre nosso eterno e amado DNA!

Só mais uma coisa: don't panic!

nath191 29/10/2023

Uma das melhores leituras
Quando li fiquei levemente obcecada com o Douglas Adams, juro, muito fã dele.
Eu realmente amo o estilo de escrita dele, a imaginação, o humor fantástico.
Essa obra póstuma é um presente, de verdade.

Guilherme 02/06/2020

Livro para todas as ocasiões
Provavelmente você não esta o tempo todo no clima pra ler autores do tipo Umberto Eco ou Jorge Luis Borges, os livros que esses caras escrevem, embora fantásticos e tão perto da perfeição humanamente possível, requerem muita concentração e até releituras. Esse não é o caso com Douglas Adams, dos 6 livros dele que li até agora, incluindo este póstumo, todos são para todos os momentos; sejam momentos de felicidade (nunca faz mal aumentar a alegria), de tristeza, de ansiedade ou de quarentena. Quando se esta lendo Adams não tem como não levantar e ir fazer um chá do jeito inglês, ir procurar o preço dos livros que ele recomenda, levar o cachorro pra passear ou ansiar ver o Monte Kilimanjaro; ele faz o seu corpo e sua mente se mexer. É quase um crime ele ter morrido tão cedo.

Hmen0n 19/08/2023

Diferente do esperado
Eu peguei o Salmão da dúvida pra ler, somente pelo nome Douglas Adams nele. Esperando mais um livro divertido e contagiante. De verdade não sabia que o Salmão da dúvida era um compilado de entrevistas, textos, introduções e um trecho de um livro não terminado.
Me surpreendeu agradavelmente, conheci um pouco mais de Douglas Adams por palavras dele mesmo. Que pena que o perdemos tão cedo, bem não sei se teria uma data que não fosse cedo de mais, mas enfim...

Gabi Mendonça 24/08/2017

Nunca tinha lido um livro que mexeu tanto comigo, e que deixasse um vazio no peito, por saber não existirá mais livros do Guia, nem mais aventuras hilárias do Dirk Gently. Pelo menos não escritas por nosso querido Douglas!
Exatamente como escrito no livro: "A obra de Douglas não é a grande arte de Bach ou o vigoroso universo pessoal de Blake, óbvio, mas acredito que meu ponto se sustente mesmo assim. É como se apaixonar. Quando você lê uma frase especialmente brilhante de Adams, sua vontade é cutucar o ombro do estranho mais próximo e mostrar para ele. O estranho pode até rir e parecer gostar do que está escrito, mas você se agarra à ideia de que ele não entendeu exatamente a força e a qualidade do texto, não tanto quanto você – da mesma forma que seus amigos também não se apaixonam (graças a Deus) pela pessoa sobre a qual você não para de falar um minuto."

Derlei 07/07/2014

Almôndega
Douglas Adams é, sem sombra de dúvida, um dos maiores escritores que já passaram por esse planeta, aquele humor satírico não pejorativo que faz qualquer um se dar conta que está rindo sozinho apenas quando percebe que todo mundo está olhando esquisito em sua direção.
Chega a dar um nó na garganta perceber que você só conheceu a obra quando o autor já não se encontrava mais nesse mundinho azulado, quem dera se estivesse viajando pela galáxia pra nos contar em outra obra genial mais alguma coisa sem graça que ficaria magnificamente interessante com seu jeito de contá-la.

É como o próprio livro traz impresso: "O salmão da dúvida é, sem dúvida, o livro que mais expõe a genialidade e a sensibilidade de Douglas Adams". O que DNA faz, é aquele tipo de livro que você pode ler 10 vezes e ainda vai rir na 11ª, e vai correr por aí mostrando trechos do livro para outras pessoas, mesmo que elas não façam a menor ideia do que é aquilo, você vai se sentir bem pelo simples fato de ter dado um pouco de Douglas Adams à alguém que nunca experimentou a genialidade do cara.

Larissa 27/02/2020

Um Tributo a Adams
O salmão da dúvida, muito além da história inacabada de Adams, é um tributo ao mesmo, reunindo uma coletânea de seus textos e nos permitindo conhecer mais da mente genial do autor. Comecei a ler este livro como uma fã da celebre coleção do Guia do Mochileiro das Galáxias e o terminei como uma fã de Adams, sentindo uma profunda conexão e afinidade e admiração por seu intelecto, seu humor perspicaz e suas paixões por literatura, espécies em extinção e tecnologia e por sua personalidade singular, simples e original.

bardo 04/02/2022

E temos aqui o derradeiro Douglas Adams, normalmente livros inacabados ou feitos a partir de excertos não são bons; deixam uma impressão de algo incompleto ou às vezes até sem sentido. Não é o caso aqui, ainda que o texto do Salmão da Dúvida de fato esteja incompleto, a ideia de colocar diversos textos de Adams que talvez não tenham chegado a todos os leitores é bastante interessante e cumpre bem a proposta do livro. O que temos aqui é um quase memorial à Douglas Adams, como se estivéssemos em um velório rememorando seus feitos e a pessoa incrível que ele era. O livro é bastante equilibrado e nos mostra um lado de Adams que talvez não seja tão óbvio em seus demais livros. Somos confrontados com sua mente inventiva e original, e é difícil não ser tomado pelo sentimento de que o Adams seria alguém que se poderia conversar por horas e que seria um imenso prazer conhecer. Tal sentimento é reforçado pelos textos finais de epilogo os quais é difícil não se emocionar tal é o sentimento de perda e luto que exalam.

Ximena.Taurino 29/07/2021

Foi muito divertido ler esse compilado de textos, entrevistas etc. do autor, por mais que eu não conhecesse muita coisa da sua obra. Fiquei curiosa para assistir e ler as suas obras.

Alessandro @possati.ale 27/02/2020

Ruim
é tão ruim e chato que eu to meio triste depois de ler. Um diário do Adams que eu errei em não desistir de ler antes.
Pedróviz 27/02/2020minha estante
Eheh não tinha como parar de ler, não? Parece masoquismo isso de ler um livro ruim até o fim. kkk

Pedróviz 27/02/2020minha estante
Agora vi que você afirmou que errou em não desistir de ler antes ahah ok.

Pedróviz 27/02/2020minha estante
Mas pela sinopse do livro ele realmente deve ser MUITO RUIM. O próprio autor era um cara para lá de estranho, fazendo a cabeça das pessoas. Há coisa muito melhor para ler que autores rebeldes.

Alessandro @possati.ale 28/02/2020minha estante
Eu já tava lendo e é bem curto (em PDF), acabei lendo até o final. Passando da metade não acho justo abandonar.

Marquim 15/10/2020

Uma despedida muito boa
Gostei muito desse livro do Adams. Confesso que fiquei bastante receoso a princípio, mas os escritos ainda não publicados do autor são muito inteligentes e agradáveis de se ler: ótimos para passar o tempo na companhia de uma boa leitura.

meninaloris 11/06/2021

Uma última homenagem
Achei a seleção dos textos muito boa. O Douglas Adams era realmente um virtuose na escrita de ficção científica, mas foi muito legal ler um lado dele mais ligado às crônicas e eu particularmente gostei muito a história dos cadelas que ele encontra no Novo México e sobre as mantas-ray. O livro que ele deixou semi-escrito também era muito interessante e é uma pena que ele não conseguiu finalizá-lo. Esse livro é realmente para os fãs que ficaram órfãos com a morte do autor.

rodrigoferreira 04/09/2015

Emocionante
Ouvi recentemente alguém dizer que o Douglas Adams é o tipo de escritor que faz você pensar que NUNCA será capaz de escrever como ele". Concordo plenamente com isso. Não por ele ter uma linguagem rebuscada e cheia de palavras que você precisa procurar no dicionário. Pelo contrário. Ler Douglas Adams é como ouvir alguém lhe contando uma divertida história. Senti muita saudade da série dO Mochileiro ao ler esse livro e, no final, estava com o coração nas mãos ao ler o texto do Dawkins. Recomendo muito.

Samantha @degraudeletras 18/06/2014

ADAMS, Douglas. O salmão da dúvida. 1°ed. São Paulo: Arqueiro, 2014.
Sabe aquela sensação de querer reler o livro antes mesmo de terminar a leitura? Pois é, nunca tinha acontecido comigo também.

“O salmão da dúvida” é um dos lançamentos da Editora Arqueiro, que recebi de parceria, e traz uma compilação póstuma de escritos em que Douglas Adams, autor da fantástica e aclamada série “O guia do mochileiro das galáxias” (Editora Sextante), estava trabalhando antes do ataque cardíaco que tirou de nós um escritor e entusiasta da ficção e comédia inteligente.

Esse livro é dividido em três partes (a vida, o universo e tudo mais – óbvio), que foram tiradas das três partes do livro “O salmão da dúvida”, trabalho inacabado de Adams, que são: “The old salmon”, “The salmon of doubt” e “LA/Rhino/solar ranting”.

Mesmo com o estilo de capa do Mochileiro, esse livro mais serviria como um pequeno almanaque sobre Douglas Adams, pois conta com entrevistas, artigos, contos, crônicas e os mais diversos pensamentos do autor. Conhecer um pouco mais sobre ele da maneira como foi organizado o Salmão tornou-se uma experiência de leitura realmente encantadora.

O mais divertido e apaixonante desse livro é a forma como ele estimula o pensamento do leitor, conduzir textos filosóficos de maneira inteligente e divertida não é algo comum de se ver por aí, mas Douglas Adams faz isso: te põe para pensar e se divertir, conversa sobre ciência e tecnologia como se estivesse fofocando com as amigas, te fascina. Além de escritos, o Salmão traz títulos de livros e músicas que serviram de inspiração para o autor durante sua vida (claro que marquei todas as referências para procurar depois).

Como a Editora Arqueiro comentou na época de divulgação do lançamento, esse é um grande (enorme e quase infinito) presente para os fãs do autor e também para aqueles que apenas curtiram a série do Mochileiro (pra eles se apaixonarem perdidamente por Adams também). Com toda certeza do mundo, o livro já foi favoritado no skoob e está na lista de futuras releituras.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

1 | 2 | 3 | 4