Man On The Run

Man On The Run Tom Doyle

Resenhas - Man On The Run

Thainá - @osonharliterario 10/01/2024

Paul McCartney nos anos 1970
Paul é o meu Beatle favorito, mesmo que não seja o que mais consumo a carreira solo. Portanto, eu tinha muito para aprender, já que o livro foca exatamente no início de sua carreira solo, nas dificuldades para se manter um artista, nas loucuras com as drogas, na tentativa de criar uma nova banda e na relação com a Linda e seus filhos. E vou dizer, eu adorei cada momento.

Que Paul McCartney fez parte da maior banda de rock de todos os tempos, isso é inquestionável. Mas como prosseguir com a sua carreira após o fim de tal sucesso grandioso e estrondoso? E pior: como fazer para não viver na sombra disso?

"Man On The Run" começará exatamente nesse ponto: a separação dos Beatles. E percorrerá por toda a década de 70, passando pelo abuso das drogas e seus momentos turbulentos e as incontáveis brigas com os ex-Beatles e os membros da Wings, sua nova banda. Com trechos de entrevistas mediadas pelo próprio Tom Doyle, conhecemos muito mais do íntimo e pessoal do Paul, inclusive de sua família e amigos.

A partir disso, nem só de sucessos e felicidades viveu McCartney. Logo com o rompimento dos Beatles, há o vazio que os ex-colegas deixaram e a depressão que o assola. Seguindo pela dificuldade de montar um novo grupo e o desejo incontrolável de sempre estar no controle, de quebrar as regras. Até chegar no momento em que um dos seus melhores amigos é assassinado.

Com isso, o livro pode ser considerado facilmente como uma carta aberta aos fãs sobre seus processos de criatividade, suas inspirações e até suas novas descobertas ao decorrer da década. Traz debates interessantes sobre como a velhice é vista no meio do rock e a reação do crescimento de novas subculturas em ascensão.

Eu me senti muito feliz lendo essa biografia, principalmente quando os outros beatles eram citados, mas, ao mesmo tempo, certas coisas me incomodaram demais.

A biografia em si é muito boa, pois foca com precisão na década de 70 e nos ambienta muito bem em cada ano. Eu realmente me vi ali no meio das brigas, das bagunças e das histórias engraçadas. Além disso, também me fez ter uma nova visão das músicas através dos detalhes sobre o processo de criação dos álbuns.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2024/01/10/resenha-man-on-the-run-paul-mccartney-nos-anos-1970-tom-doyle/

Dennis 15/03/2023

Apesar de não ser uma biografia definitiva,é interessante,pois é centrada na década de 70,época em que Paul McCartney estava se dedicando a banda Wings.Foca também seu casamento com a Linda.

dionisocastro 26/07/2022

O segundo que eu li no ano, pegando carona na animação que eu estava após ler uma biografia completa dos Beatles. Esse livro aqui começa mais ou menos onde "Can't Buy Me Love" termina, mas em vez de observar os quatro, foca apenas em Paul, que cada vez eu descubro mais ser meu ex-Beatle favorito.

Minha irmã comprou esse livro pra mim de aniversário no ano passado e foi um dos melhores presentes que eu já recebi. A genialidade desse livro começa no título: "Man On The Run". Fico feliz que não tenham traduzido, pois além de representar muito bem o contexto da história, também faz um excelente trocadilho com um dos maiores sucessos da carreira solo do Paul.

Acho que os anos 1970 foram o recorte perfeito. Da depressão profunda que o Paul entrou após o fim dos Beatles em meio às disputas judiciais que afastaram ele dos outros três, até a morte de John Lennon em 1980.

Tom Doyle faz seu trabalho de jornalista muito bem, inclusive colocando trechos de suas entrevistas com Paul enquanto conta as aventuras que o ex-Beatle encontrou após o fim da banda. Aqui podemos ver um Paul tentando, errando muitas vezes, mas tentando. Mesmo que todas as suas músicas emplaquem grande sucesso, ele não é mais tão revolucionário quanto sua banda era nos anos 1960. Outras bandas (muitas delas nascidas por causa dos Beatles) tomaram a cena.

É muito bom vê-lo como uma pessoa. Sua relação com a sua família, principalmente com sua falecida esposa Linda. Ler sobre coisas de sua rotina. Ler sobre sua divertidíssima prisão no Japão pela posse de maconha. Ler sobre os altos e baixos de sua relação com John Lennon. Tudo isso de forma muito bem escrita. Talvez realmente o maior defeito do livro seja terminar muito rápido.

Annaplima 24/06/2022

"Realmente tento levar uma vida bem normal — disse ele, repetindo um refrão familiar, antes de revelar certa verdade: — A única anormalidade é ser Paul McCartney."
O livro conta a um Paul reconstruindo sua história, saindo da sombra dos Beatles e se reafirmando como um grande artista.
Amei!!!

pp_durand 11/01/2022

Uma biografia bastante íntima e envolvente
Tom Doyle fez um ótimo trabalho em relatar essa década tão conturbada e, ao mesmo tempo, criativa da vida do Paul McCartney. Ele diversas vezes da mínimos detalhes que pra história pode ser irrelevantes, mas situa melhor o leitor, criando uma melhor experiência para esse.
Também não posso deixar de falar do quanto eu aprendi sobre meu beatle favorito, tirando que chorei nos últimos capítulos quando retrata da morte do John. Esse livro me fez ver a morte do John de um ponto de vista mais humana, eu sempre enxerguei isso como um "tragédia histórica", mas agora vejo completamente diferente

Sergio.Machado 21/12/2021

Desmitificando
A vida pós Beatles de Paul McCartney não foi como muito imaginam (eu mesmo), ele numa crise de identidade e artística imensa não sabia como resolver nada na vida profissional e por uma década ele tomou todas as decisões erradas, claro que muitas se mostraram produtivas e elegeram o ?mito? as alturas mas mesmo assim ele não conseguia enxergar. Biografia que relata os anos 70 do McCartney, a criação do Wings, o processo contra os Beatles, a amizade conturbada com Lennon que na vdd eles
sempre mantiveram contato ?por trás da cortina? da mídia, a criação de seus filhos e a forma como a família dele estava 24h presente em tudo. Aqui vemos um jovem inglês talentoso que duvidava de si mesmo e mesmo assim consegui superar as vendagens dos Beatles com a sua banda Wings. Nesta biografia vemos um Paul ?gente da gente?.

Paulo 23/06/2020

Man on the run, um excelente título
O autor resume bem no título a conturbada trajetória de Paul McCarteny durante os anos 1970. O livro em si é muito bem escrito, apesar de alguns erros de tradução. Mas o que mais me fascinou foi como um ex-beatle que tinha chegado ao ápice criativo caiu e conseguiu se reerguer. McCartney com certeza é um dos grandes ídolos da música e uma inspiração de vida. A primeira biografia que eu leio e não poderia ser diferente, tinha que ser um Beatle.

Kristine Albuquerque 12/05/2020

"Realmente tento levar uma vida bem normal - disse ele, repetindo um refrão familiar, antes de revelar certa verdade: - A única anormalidade é ser Paul McCartney."
O jornalista Tom Doyle reuniu nesta obra, através de múltiplas referências, episódios da vida de Paul McCartney dos anos 1969 a 1981. A abordagem escolhida aqui foi humanizar McCartney, mostrar quem ele era/é por trás da fama de um dos maiores músicos da história, reunindo fragmentos de entrevistas, reportagens e depoimentos, além de contar com os comentários do próprio Paul sobre esses acontecimentos. A sensação é de estar assistindo um documentário ou um programa de entrevistas, de tão casual e íntima que a narrativa consegue ser. Você consegue quase sentir como se estivesse lá, no momento em que tudo foi vivido. A linguagem também é marcada pela ironia, o que causa umas boas risadas ao longo da leitura.

Destaque para a relação de altos e baixos de Paul e John, que é mostrada sem filtro e revelando a cumplicidade da dupla, apesar de alguns ressentimentos. Seu desabafo sobre o assassinato de John me fez chorar, admito. Acompanhamos a dissolução dos Beatles e toda a batalha judicial, toda a trajetória do Wings, os reencontros com os ex-Fabs, o assédio da mídia, a vida familiar hippie-rural de Paul, seu processo de criação e composição, sua prisão de dez dias no Japão, e inúmeros outros episódios inusitados. Inclusive, um dos vários pontos altos do livro é colocar às claras os vários motivos para a separação do grupo antes de sua eventual briga judicial, expondo o machismo da mídia e da população em geral que insistia em colocar a culpa ora em Yoko Ono, ora em Linda McCartney.

Sendo um jornalista de prestígio no meio musical, Tom Doyle acrescenta ainda o contexto em que as músicas foram compostas e lançadas, nos dando um significado ainda maior para os versos já conhecidos. Ainda revisitamos os grandes eventos da época, dos lançamentos dos álbuns às festas particulares e diversos eventos promovidos pela família McCartney, encontrando grandes nomes da música e conhecendo outros. Dá vontade de parar para anotar e ir ouvir cada música citada, mas fiquei tão envolvida na leitura que poucas vezes consegui de fato parar para fazer isso. Vibrei como a fã que sou ao ver os encontros com Michael Jackson, Elton John, Stevie Wonder e tantos outros artistas maravilhosos.

Enfim, é um deleite para os fãs da intitulada, e com razão, melhor banda do mundo de todos os tempos.

Ju Ragni 11/04/2020

Gostei
Sir Paul McCartney é um luxo!!! Adorei saber sobre como foi sua vida nos anos 70, após a dissolução dos Beatles.

Antonio Maluco 05/01/2020

Música
O livro conta a história de Paul McCartney nos anos 70 a 80

isa.dantas 23/11/2016

A vida de Paul entre os anos de 1970 e 1981 é contada com bastantes detalhes, mostrando o quanto foi difícil para ele sair da sombra de ex-Beatle, entre os altos e baixos da banda Wings e de sua relação com as drogas, enquanto tinha o total apoio de sua mulher Linda.