Karmatopia

Karmatopia Karla Monteiro

Resenhas - Karmatopia

Sandrow 21/02/2024

Interessante
Autora conta sua viagem por vários lugares da Índia. Achei interessante, em certos momentos dá a impressão de ser um lugar não muito agradável de viver, mas com muitas oportunidades de aprendizado. Além das viagens por vários lugares da Índia, a autora traz algumas entrevistas com alguns mestres espirituais.

Aline 19/06/2023

Fiquei surpresa por ter gostado tanto desse livro.

No começo tive dificuldades com a narradora, me parecia antipática. Mas depois fui aceitando seu jeito e gostando das suas vivências pela Índia.

Mudou algumas concepções que eu tinha sobre esse país tão exótico e bonito.

Leticia 05/07/2021

Boa viagem
Adoro livros que trazem diferentes culturas e experiências. A escrita é bem fluída, li super rápido e adorei!

Nicole 25/06/2021

Eu preciso conhecer a Índia
Um livro imersivo nas aventuras de uma viajante pela Índia. Rico na descrição dos lugares, sons, cheiros e pessoas. Desperta a mais profunda vontade de viver experiências parecidas.

Kim 02/02/2015

Relatos da Índia nua e crua
Livro de leitura muito agradável e com reflexões interessantes sobre a crescente busca pela espiritualidade indiana/oriental, meditação, yoga, especialmente por parte dos ocidentais.

Apesar da proposta de simples relato de viagem, a autora sempre busca contextualizar tanto historicamente como culturalmente suas experiências. Dessa forma, ela interliga sua narrativa com movimentos históricos como a "Geração Beat" e o "Movimento Hippie".

O interessante do livro é que a autora relata a viagem denunciando todas as mazelas indianas, comentando sobre a falta de higiene, o terrível hábito de negociar tudo nos mínimos detalhes, a pobreza e ignorância da massa marginalizada etc.

Ela conta as experiências e aprendizados com os "grandes mestres" ou mesmo com companheiros de viagem que fez ao longo da jornada. O livro é um misto de conhecimento oriental, temperados com um senso crítico bacana e um toque de humor carioca. Ela não poupa ninguém nos relatos, não tem papas na língua. É a melhor parte do livro: sua sinceridade.

Excelente leitura pra quem deseja ir pra Índia e já ir se preparando psicologicamente pros desafios que estão por vir.

Kinha Fonteneles 06/12/2014

Das viagens que fiz sem sair de casa.
Sou formada em Letras. Dou aulas de português, redação, literatura e espanhol. Os livros fazem parte da minha vida também com objeto de trabalho, de análise... são ferramentas que me ajudam a sobreviver nesse mundo hostil que é a sala de aula.

Um dia, cansei. Cansei dos clássicos, das leituras "obrigatórias", de tudo que tinha na minha biblioteca pessoal. Precisava do novo. Ansiava por uma mudança e não sabia por onde começar. Os sábios diriam que se começa pelo começo. Mas qual era o meu começo?

Num calor escaldante, no verão do Rio de Janeiro, sai do trabalho e fui em busca do novo. Meio-dia, no Centro da cidade maravilhosa. Andando sem rumo, sem pressa, sem um lugar onde, efetivamente, quisesse ir.

Entrei em um Sebo... rs rs... o lugar comum de quem vive e respira livros.
Olhei analiticamente as prateleiras. Mas naquele dia, tudo o que eu menos precisava era ser "analítica". Desisti das prateleiras e me deixei levar pela música de fundo... um jazz que fazia o Centro, acima de mim (o Sebo fica numa galeria subterrânea) parar de gritar.

E foi então que o vi... sozinho... como se alguém o tivesse pego para dar uma "olhadinha" e não o tivesse posto no lugar. Karmatopia estava solto e gritando pra mim.
Peguei. Aquele livro era meu. Paguei e voltei para o trabalho feliz da vida, com a nítida sensação, que depois de anos escolhendo e analisando livros, fui finalmente, escolhida por um.

Sigo o Budismo como filosofia de vida. Mas ultimamente, meus problemas superlotaram a minha mente, e tudo que aprendi durante dez anos, estava se esvaindo como água em uma torneira aberta.

Karmatopia foi a mão a que teve coragem de fechar essa bica.

A leitura me dominou de tal modo, que ao fechar os olhos, pude sentir, ouvir... ser a confusão da índia.
Karla Monteiro traduziu em palavras toda essa busca que anseio... a mudança de caminhos, a questão de perspectiva de vida; a viagem interior, no mundo exterior.
Sem sair do Rio de Janeiro, estive na índia por quatro dias (que foi o tempo que durou minha leitura).
Dois capítulos conversaram comigo de maneira una: Gueshe Lhakdor e Tenzin Palmo. Era exatamente o que eu precisava "ouvir", em meio as minhas crises existenciais, crises de pânico e de identidade.
Ainda não sei quem eu sou, mas sei exatamente o que quero e como fazer para conseguir.
Hoje, vejo meu corpo como meu templo. E minha mente é o centro de comando. Tudo está aqui e parte daqui.

Karmatopia fez com que eu me olhasse no espelho sem medo do que iria ver. E quando terminei a leitura, "o céu estava azul.".

"Só se encontra quem sofre." (p.191)
Acho, então, que estou no caminha certo!
hugaoo 22/07/2019minha estante
Adorei tua resenha. Obrigado!