A Música do Silêncio

A Música do Silêncio Patrick Rothfuss

Resenhas - The Slow Regard of Silent Things

Guilherme 17/02/2022

Auri ?
Embora não tenha sido um livro incrível pra mim, tenho certeza que será para outros leitores...

Em a Música do Silêncio acompanhamos o cotidiano detalhado de uma das personagens mais doces e enigmáticas da Crônica do Matador do Rei...

Você não encontrará nesse livro grandes conflitos, grandes reviravoltas ou mesmo grandes acontecimentos, seu foco é puramente em Auri...

Auri é cativante por sí, e para aqueles que amam detalhes e descrições, escritas um pouco mais poéticas e simbólicas, vão amar esse livro...

E mesmo aqueles que como eu, não são tão ligados a esses elementos, podem gostar desse livro, afinal, é a Auri gente kkk... e de quebra, ainda ganhamos algumas informações que se ligam ao universo da Crônica, e no final, ainda temos um nota do Patrick sobre como foi escrever esse livro...

Zé Silveira 22/11/2022

De fato Rothfuss estava correto, é uma história estranha, sem um monte de coisas que se espera de uma história clássica. Até ai tudo bem, mas daí ser uma história completamente sem ação e sem conflito algum é algo que me desmotivou demais - Para se ter uma ideia, o momento de maior "ação" da história é a protagonista fazendo um sabonete e o autor gasta umas dez páginas só com isso -. Também não comprei o relacionamento da Auri com os objetos inanimados. A única coisa que realmente gostei foram as ilustrações bacanas que a edição possui.

Enfim concordo com Rothfuss: "Se você é uma das pessoas que acharam esta história desconcertante, tediosa ou confusa, peço desculpas. A verdade é que provavelmente ela não era pra você." E realmente não era.

Caio 07/11/2014

Um novo ver
O Autor, Patrick, começa o livro com a seguinte frase; Você talvez não queira comprar este livro.
Entenda que para conseguir compreender esta resenha por um todo, terá que saber o quão fa eu sou de Patrick Rothfuss e a série The Kingkiller Chronicles.
Então quando li esta primeira frase, estremeci. Este tipo de comentário só pode ter dois significados, o Autor realmente crê que seu livro não será apreciado por todos ou uma jogada de marketing; ambas as opções não me pareceram muito apetitosas.
O livro então começa com Auri, uma personagem misteriosa, sem muitas informações sobre suas origens, mas que é meiga, inocente e bastante fora do conceito de normal. Na saga principal, Auri é sempre vista pelos olhos de Kvothe. Neste livro, nós vemos o mundo pelos olhos dela. Em seus olhos, o conceito do mundo em si tem uma perspectiva completamente diferente.
O livro conta a história de uma semana de Auri, enquanto ela espera por Kvothe. Ela vive só nos subterrâneos da Universidade, e neste livro, descobrimos como ela consegue se manter viva.
Se você leu a frase acima e acreditou que há qualquer tipo de ação relacionada, esqueça. Este livro não é para os que buscam aventuras, lutas e romances épicos. Este livro é sobre a tudo isso, mas dentro da mente de uma garota que não vê o mundo como nós.
Vou explicar melhor, Auri é nossa protagonista. Os personagens secundários são uma luz alquímica criada por ela (a qual ela nomeou de Foxen) e uma roda dentada, parte de uma engrenagem. Não há diálogos, não há música, não há o todo que faz The Kingkiller Chronicles tão épico. Há apenas Auri, e sua busca pelo presente perfeito para Kvothe. A trama do livro é essa, não há ápices. Auri parassa o livro todo buscando a harmonia do mundo a sua volta, mudando objetos de local, entendendo suas emoções e vontades.
Se até este momento o livro não foi vendido, ou a resenha parece ser negativa, é compreensível. O livro não é tao simples, e creio que a quantidade de teorias que serão criadas dele será abismal. Não entrarei em detalhes de como creio que este livro reflete diversos campos estudados pela psicologia, de como por trás das simplicidades exóticas de Auri, conseguimos um diagnóstico de diversas peculiaridades mentais. A escrita de Patrick, como sempre, é fluente, bela e tocante. A escolha de palavras é impressionante e o vocabulário é magnífico.
No final do livro, há uma nota, explicando sua criação e para quem ele é direcionado. Nao acho que um livro deveria ter ou necessitaria tantas notas do Autor, e por isso, lhe dei uma nota menor do que gostaria.
Em suma, o livro é diferente de tudo que as pessoas estão acostumadas a ler. Ele não te prende como uma história, mas como uma sensação. A descrição do Underthing (O subterrâneo dos Arquivos) é bem feita, e conseguimos ter uma pequena nocao de quão belo, selvagem e claustrofóbico deve ser a vida de Auri. O livro é o que é. Não há muito o que ser falado sobre ele. Se você estava esperando um bocado da continuação da The Kingkiller Chronicles ficará desapontado. Se você busca entender o personagem Auri, como ela é, vai se deleitar.

OS: Li todos os livros de Patrick em inglês, por isso não sei os detalhes em português.

Cesar Garcia 06/03/2022

Lindo e singelo.
Um livro diferente, sobre uma personagem sensível e peculiar, frágil e poderosa, inocente e cheia de sabedoria.
Auri é solitária, entende os segredo do mundo e nos leva a entender um pouco do que esquecemos de perceber.
Um livro que leva ao silêncio e a contemplação.
Lindo.

Dentro_deumlivro 10/10/2021

Livro fofinho! ?
O livro conta a história de Auri, uma das personagens mais enigmáticas da série a crônica do matador do rei, eu gostei muito dela quando li o livro e queria conhecer mais sobre, pois nos livros principais ela aparece algumas vezes e nada é esclarecido sobre a sua personalidade!

Vi muita gente criticando o livro, que ele é ruim e até o autor avisa que se você quer uma história cheia de acontecimentos arrebatadores, o livro não é para você, mas eu confesso que gostei muito, ele não é um livro a se comparar com a série principal, porque ele conta a história de uma personagem especial, que tem seu próprio jeito de ver o mundo e é isso que é mostrado nesse livro.

Acredito que um pouco da decepção no geral com o livro também se dê pelo tempo que estavam esperando a continuação e o autor lança esse livro que conta uma história que não está diretamente ligada a principal.

Sobre a escrita do autor nesse livro é diferente dos outros, aqui não temos como ele mesmo já disse grandes acontecimentos, neste livro acompanhamos como é o dia-a-dia da Auri e conseguimos perceber o mundo de uma forma diferente, dos olhos dela.

É um livro bem curtinho e a leitura é bem rápida e fluída, sabe aqueles livros que dá para ler em um dia? Então é esse!!

Assis 06/01/2023

Doce Melodia
Patrick nos entrega aqui uma obra incrível justamente por ser uma narrativa simples com uma profundidade maestral. Ainda não li "A Crônica do Matador do Rei" e durante a leitura deste livro não me senti perdido em momento algum. Por que? Porque a história é leve e não tem conexão com a outra obra referida.

O texto de "A Música do Silêncio" é uma narrativa sobre mistérios e sentimentos. Ele realmente mergulha na ideia dos mistérios alquímicos, no entanto, o faz de modo poético e sem didática. Seu foco é a personagem, como ela se sente e como ela percebe as coisas e o mundo.

Adorei ler o livro. Agora lerei com muito mais curiosidade e desejo as outras obras.

Demorei a terminar esta, 1) porque não queria acabar; 2) porque essa primeira semana do ano, tá meio corrida devido a minha agenda de produção.

Mas tenho certeza de que, aqueles que se identificarem com essas páginas assim como eu, irão acabar praticamente num fôlego.

Cruz Santos 30/09/2015

Poesia em forma de Conto
Antes de tudo é bom apresentar pra quem não conhece o escritor Patrick Rothfuss autor da série "Crônicas do Matador de Rei", que vale salientar, é um dos melhores autores de literatura fantástica da atualidade e seus livros são exemplos de como um fazer jus ao adjetivo "fantástica" no termo Literatura fantástica rsrs, e se vc ainda não conhece essa série, pare tudo que está fazendo agora e vá ler esses livros.
Enquanto muitos estão desejosos esperando o terceiro livro da série que deve se chamar " the Doors of Stone", o Patrick nos presenteia com esse incrível conto de 135 páginas.
A Música Do Silencio foi escrito como um spin off sobre uma personagem enigmática e muito querida das crônicas, a Auri. Esse livro é provavelmente diferente de tudo que já li até hoje, e o motivo principal é: não há diálogos ao longo das 135 pág! mas aí vc me pergunta, como isso é possivel?... pois é, o Patrick simplesmente deixou fluir poesia em forma de conto. Toda a estória é sobre a vida cotidiana de Auri. A sensação é que vc é um expectador mudo, apenas observando uma alma que esteja aberta para você, é como se observássemos pedaços da vida da garota, e pra quem já conhece a Auri e já achava ela enigmática nos outros livros, agora é que a coisa fica um pouco mais misteriosa. Embora a livro mostre bastante sobre a personalidade da garota, que é um personagem excêntrico por si só, com seus modos requintados, carinha de anjo, seus cabelos em halo sobre sua cabeça captando toda luz da lua ( já que ela só perambula na superfície durante a noite) é muito fácil confundi-la com uma fada ou um elfo (como diria o Kvothe -o protgonista da série - A Auri é a sua pequena fada da lua), se não fosse as roupas maltrapilhas da coitada rs. Na estória a Auri fica ainda mais esquista e mais misteriosa e por vezes obsessiva -quem leu vai saber pq rsrs-. Embora saibamos que ela foi uma aluna na universidade Arcanista, ainda fica toda aquela dúvida sobre quem é ela de verdade (já que até o nome "Auri" foi dado pelo Kvothe), e o que aconteceu para ela morar nas ruínas subterrâneas da Universidade. No entanto, parece que a Auri vai muito bem obrigado, vivendo da forma em que ela vive ou ao menos ela acha que vive muito bem (?). O livro tem uma questão psicológica que acrescente um grau de complexidade para o leitor quando começamos a refletir sobre a solidão da menina. O nome da historia faz muito sentido conforme a o leitor vai sendo levado pelos fatos cotidianos da vida da Auri. Ela mora só nessas ruínas, não fala com ninguém não é vista por ninguém (alem do kvothe) não mantem contato nenhum, além do necessário, com a parte superior da cidade. Como uma pessoa assim conseguiria viver ? Ora dando vida ao inanimado rs. Uma característica da estória que contribui bastante para a dinâmica do conto, é a forma que a Auri trata as coisas inanimadas dando a elas personalidade, sejam elas lugares, como as mais diversas salas que só ela conhece ( e é uma surpresa para o leitor a cada nova descoberta), ou um simples objeto como um frasco um cobertor, até mesmo comida. tudo isso aos olhos dela tem um porque uma função e principalmente um lugar no mundo, que, de forma estranhamente bizarra, a nossa protagonista parece saber. Nós recebemos a todo momento, por meio das ótima narrativa, as impressões, sentimentos, angustias e alegrias da Auri, e isso acontece nos momentos mais simples que a pessoas comuns passariam despercebidos. O fato de subir com os pés descalços em uma escada conhecida pode ser maravilhosamente aconchegante enquanto encostar em uma parede em o local desconhecido pode ser aterrorizante. Tudo isso faz um sentido absurdo na perspectiva dela no conto, e realmente, a sensação do leitor é que ele de fato está ouvindo uma canção única, repleta de um silencio melodioso criado pela escuridão, e modificado pela luz da lanterna que a aura leva para lá e para cá, criando e dando forma aos sentimentos e sensações da protagonista. Em alguns momentos a musica é tensa, envolta em suspense, em outros calma e as vezes cheia de uma alegria repentina.

Além desse evanescente pedaço da vida da Auri neste conto, parece que ela ainda vai desempenhar um papel muito importante na trama no próximo livro pois ela gosta muito do Kvothe de uma forma protetora ( o sentimento é recíproco),e ela parece saber de coisas demais como se possuísse um conhecimento secreto, como um quebra cabeça a ser desvendado. A narrativa deixa leitor se questionando sobre até que ponto ela é apenas ingenua e bizarra ou uma grande sábia.
Em tom premonitório parece que ela sabe de acontecimentos importantes ainda por se realizar na vida de Kvothe (que nao aparece nesse conto). Enfim , o livro além de todas essas informações, é de uma beleza singular, tem ilustrações, a capa está linda, e tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar com a Auri, as pessoas solitárias principalmente. talvez a Auri seja uma poesia no silencio das coisas para elas.

Ps: esse livro deve ser lido de preferencia por que ja tenha lido "O Nome do Vento" e "O Temor do Sábio" se não vc fica perdidinho.

Boa leitura a todos

@evertoncruzsantos (instagram eu posto fotos das minhas leituras e coisas interessantes lá )

Morais20 21/10/2023

Diferente
O próprio autor diz que talvez você não goste desse livro. Há um motivo para isso. Esta não é uma continuação da maravilhosa história de Kvothe, mas um adendo sobre parte da rotina de Auri. Talvez ajude um pouco a compreender o comportamento da personagem.

Ana_nda 24/12/2023

Assim como o autor diz nas notas essa história não era pra mim (isso explica o pq demorei meses pra acabar).

Fairy 23/02/2023

Não tem nada de emocionante nele, mas não posso avaliar mal pois a proposta do livro não é ter ação, é ser o que ele é.

Cris 20/03/2015

E tudo precisa pertencer a algum lugar
Auri é uma menina especial, com um dom especial, e tudo, para ela, pertence a algum lugar. O livro traz a narrativa de como são os dias de uma jovem que vive nos subterrâneos de uma universidade de arcanistas, possui dificuldade de se aproximar das pessoas, mas tem um talento muito peculiar de trato com os objetos. De onde veio e como chegou até aí são perguntas que ficam sem resposta, mas provam que ela está no lugar em que deveria estar. Spin-off da série "As crônicas do matador do rei", traz um pouco de alívio para a ansiedade daqueles que estão aguardando o fim da saga.

GabrielCohen 26/06/2023

Tenho um novo livro favorito?
Uma história lírica maravilhosa que era tudo o que precisava ser.
Nada mais nada menos. Tudo está em seu devido lugar.
O título sozinho recebe cinco estrelas. É um dos títulos mais agradáveis ??e significativos que já vi.

Eu simplesmente amei a forma como este livro foi escrito. Sim, é uma novela não convencional e não segue as regras de uma história normal, mas mesmo que não acontecesse muito e mesmo que essa história não tivesse absolutamente nenhum enredo, ainda assim funcionou.

Auri é uma personagem que vê tudo exatamente como é e é uma alma gentil que se contenta com as coisas que tem. Ela vive sua vida no subsolo e, acredite ou não, é muito feliz lá. Acompanhamos Auri em uma aventura, ouvimos seus pensamentos e experimentamos o mundo através de seus olhos.

Por baixo de tudo, você pode ver que ela é uma alma quebrada. Quero dizer, obviamente aconteceu algo com ela que a levou a buscar consolo no mundo abaixo da superfície e na repetição de suas ações, sua necessidade de estar limpa, o desejo de consertar as coisas e colocá-las em ordem, de organizar tudo como deveria ser. Conta uma história triste e não é surpresa que ela sofra de TOC. Auri é uma personagem linda e acho que depois de ler ?The Slow Regard of Silent Things? eu a amo ainda mais.

Para mim, The Slow Regard of Silent Things parece quase um conto de fadas. É caprichoso e estranho e mágico. É um pequeno livro estranho, e eu amei lê-lo.

Lívia 20/12/2022

Sensacional
Olha, vou tentar não me estender muito e não deixar a emoção tomar conta na hora de falar do livro (com certeza não vai ser uma resenha técnica)

Realmente, não é um livro cheio de respostas e que de forma unânime todo mundo vai amar. Mas, minha nossa, que livro incrível!!
A forma como o livro é escrito e tudo nele é descrito é perfeita. Nas notas do autor ele comenta sobre ser um livro doce e é exatamente isso. A gente sorri quando ela sorri, fica tenso quando algo perturbador acontece, fica preocupado com a Auri e com toda a delicadeza que ela é e a história nos deixa ainda mais ansiosos para o que vem pela frente.
Nas notas do autor tem uma frase que descreve bem o que é ler esse livro e uma das coisas que faz ele ser tão mágico: "senti mais ligação emocional com os objetos inanimados dessa história do que costumo sentir com personagens inteiros de outros livros".

Vou agradecer meu namorado pra sempre por ter me mostrado O Nome do Vento e tudo relacionado. Patrick Rothfuss ganhou uma nova fã ansiosa pelo próximo livro.

Rodrigo.Artioli 23/10/2022

Auri é uma personagem única....
Todo voltado para uma doce e simpática personagem coadjuvante de As crônicas do matador do rei. O tempo passado lendo sobre ela e suas peculiaridades só me faz amar mais essa personagem única e com diversas camadas....

Ranier.Ferreira 24/10/2021

Para poucos e bons !!
Eu recomendo a leitura, garanto que não é para qualquer um, porque muita gente já falou muito mal desse livro, mas acredito que essas pessoas não entenderam o que o autor quis passar. Eu vi Auri em tudo, e como ela não é uma pessoa simples, pode parecer confuso para alguns, mas para mim, me pareceu apenas Auri. Era o que eu queria, saber mais dela, e eu consegui absorver isso.