Villette

Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

Maristela 25/03/2024

[?] com abnegação e economia agora, e um esforço continuado em seguida, você tem condições de alcançar um objetivo na vida. Não se arrisque a lamentar que tal objetivo é por demais egoísta, muito limitado e sem interesse; fique contente em trabalhar pela independência até você ter provado, conquistando esse prêmio, seu direito de olhar mais para o alto.
Pág 603
[?] Ele acreditava que eu nascera sob a mesma estrela que ele: ele parecia ter espalhado seu brilho sobre mim como um estandarte. Antes, desconhecida e não amada, eu o considerara ríspido e estranho; a baixa estatura, a constituição angulosa, a pele morena e os modos me desagradavam. Agora, permeada por sua influência, e vivendo da afeição dele, tendo o valor dele como força mental, e sua bondade no coração, eu o preferia a toda a humanidade.
Nós nos separamos: ele me deu sua palavra de honra, e então sua despedida. Nós nos separamos; no dia seguinte, ele viajou[?]
Pagina 814

Bruna Carvalho 04/03/2024

Leitura lenta, porém extremamente agradável
Posso dizer que desfrutei cada detalhe desse livro. Me permiti fazer uma leitura mais lenta, como o próprio livro pede. Achei ele bem descritivo em todos os sentidos e isso me agradou muito pois amo a escrita de C. Brontë. O livro não tem muitos acontecimentos porém eu me apeguei muito à personagem principal. Isso também aconteceu em Jane Eyre, acho que a autora tem uma grande habilidade em criar personagens muito instigantes. Foi uma leitura muito agradável. Eu, com certeza, indico esse livro.

Rafaela2255 14/02/2024

[Lido em 2023]
Eu AMEI este livro. Simplesmente não tenho palavras para dizer o quanto amei, é tão bom. Eu me identifiquei muito da protagonista. O romance me emocionou tanto. A escrita é tão boa.
Poderia dizer várias coisas que me fizeram o achar tão bom mas eu simplesmente não tenho palavras para explicar todos os pontos que amei deste livro.

mayalarue 16/01/2024

Bem
Sujeito a releitura e mudança de nota se eu continuar a pensar da lucie, que de longe, é uma das protagonistas mais inacessíveis que eu já li até hoje, tô realmente investida em algum dia estudar melhor esse livro

Eli.Nascim7 06/01/2024

Charlotte sempre à frente de seu tempo
Foi uma leitura meio fria no começo e quando achei que estava pegando o ritmo, vinha aquelas passagens que não fazem muita diferença na história, enfim. Apesar da dificuldade continuei e posso dizer que valeu muito a pena, conhecer Lucy Snowe me fez estar dentro de Villette e imersa nas memórias da protagonista, por mais que seja um livro de época, ele aborda muitos assuntos que hoje fazem parte da nossa cultura, mas que naquela época eram vistos como "anormais", a depressão, a solidão, a religião, a independência feminina e a diferença de classes são descritos em várias passagens e é isto que me faz amar a Charlotte Brontë, creio que o livro tem muito da vida pessoal da autora. A única crítica que tenho do livro são os plots twists que deixaram a história muito previsível.
E esse final eu amei e odiei ao mesmo tempo, muito bonito como foi feita a descrição mas ainda não consigo aceitar, não se tornou um dos meus favs mas mereceu um 5.

anna 04/11/2023

Eu amo a Charlotte Brontte, talvez não tenha existido um livro que eu tenha amado mais o processo de leitura que Jane Eyre.
Mas esse livro é maçante. Eu tive vontade diversas vezes de jogar ele pela janela (não podia porque ele é tão grande que se acertasse a cabeça de alguém, já era).
Brincadeiras a parte, talvez seja a coisa da decepção que a gente coloca em autores que gostamos. Depois de Jane Eyre só me decepcionei com livros dela (ao contrário da Anne).
Esse em específico tirei pouca coisa boa.
A personagem principal é órfã e muda-se para Bruxelas, vira professora de Inglês em uma escola.
Muito me incomodou que o livro inteiro ela é adjuvante da própria história, fica apenas descrevendo encontros de terceiras pessoas, como uma observadora parcial, cheia de comentários passivo-agressivos.
Além disso achei extremamente prolixo, aquela coisa que os românticos gostavam de descrições minuciosas.
Como sempre falo, essas são minhas opniões pessoais apenas. O que eu senti na leitura.
De forma racional, respeito muito essa obra, sei que ela escreveu em um período muito difícil (depois da morte de praticamente toda a família), em um processo de luto. Ela escreveu para se salvar. Então o objetivo do livro foi alcançado. Não acredito que tenha sido para agradar quem quer que fosse.

Amanda3547 24/10/2023

Acho que nunca encostei meus olhos em um livro tão solitário ao ponto de ser maçante, desinteressante. nada cativante.

Talita Teles 17/10/2023

Não tão bom quanto Jane Eyre! Mas um bom livro. Achei alguns capítulos um pouco massacres e senti vontade de parar, mas continuei e fiquei muito feliz com o final e com o que aconteceu com a Lucy. ?
anna 21/10/2023minha estante
O que aconteceu com o professor? Não tive certeza, o final ficou confuso

Vitoria 01/08/2023

Uma história de solidão.
Villette? conta a história de Lucy Snowe, uma jovem inglesa que desde do início de sua história está completamente sozinha e passa por diversas adversidades até achar seu final feliz.
No decorrer dos capítulos, a personagem se aventura em diversas situações, até que por fim decide rumar em direção a Villette, uma cidadezinha francesa. Em Villette, Lucy trabalha no pensionato de Mademe Beck, e vive sua vida dando aulas de inglês. A Srta. Snowe passa por diversas adversidades em toda sua vida mas a pior é que ela está completamente sozinha no Mundo.
Com o passar do tempo, Lucy faz amigos, lembra de antigas amizades e se abre para novos horizontes. Em toda narrativa, Charlotte foca muito nas descrições do conflito religioso entre católicos e protestantes, traz reflexões sobre a solidão e a ética sempre presente da personagem.
Enfim, é um livro muito triste e cansativo, acredito que não é um dos melhores da irmã Brontë, é um livro denso, pouco fluido, mas em geral, vale a pena conhecer essa faceta de uma escritora tão importante da cultura inglesa.
Fábio Yeshua 01/08/2023minha estante
Boa resenha, acho importante ler aqueles livros onde um grande autor não é tão excepcional. Nos faz sentir mais próximos.

Vitoria 01/08/2023minha estante
Sim sim, é uma experiência única!

21/07/2023

Lucy gostava muito de passar algum tempo com sua madrinha e seu filho, e lá ela conheceu Polly, uma criança muito diferente. Algumas tragédias em sua vida tornaram essa convivência com a madrinha impossíveis. Ela teve que se tornar responsável por si mesma muito cedo, arrumou um emprego que a deixou confortável por algum tempo, mas outras fatalidades foram dificultando sua vida.
Ela decide então deixar a Inglaterra, trabalhar num país de língua francesa , num lugar chamado Villette.
Não era o emprego dos sonhos mas ela tinha abrigo, tinha como se alimentar e assim foi vivendo.
Durante esse tempo, algumas coincidências relacionadas a pessoas do seu passado e pessoas que foi conhecendo durante essa nova vida vão compondo esse novo capítulo de sua vida.
Uma vida que parece monótona e cheia de sofrimento. Será que Lucy encontrará em sua jornada uma recompensa por essa vida tão dura?

laysa 14/07/2023

Depois de mais de três meses consegui finalmente terminar esse livro. Confesso que por ler Jane Eyre esperava nada menos do que aquilo, entretanto não gostei muito de Villette. A personagem não me cativou e tão pouco me causou revolta, assim o problema foi essa Lucy Snowe era uma figurante na história... sempre sem saber o que falar ou pensando e não falando.... enfim, pensei em desistir diversas vezes. A única coisa que me acalentou foi o final. Um final feliz, como as mulheres dessa época mereciam.

Ray.Cass 05/06/2023

Villete
Eu não amei o livro, não consegui me apegar tanto aos personagens até bem depois da segunda metade da história. Senti falta de um esclarecimento melhor da vida da Lucy, o que aconteceu com seus pais e tal; o dr John era um apaixonado estúpido, me dava pena e raiva de como ele agia com a fulana lá, mas a partir do esclarecimento da relação da Lucy com sua família, ele se tornou alguém agradável, mas teria gostado mais dele se ele tivesse tratado a Lucy melhor no começo. Paul Emanuel foi a grande surpresa, eu não esperava que ele se tornasse um personagem relevante, que tivesse um passado tão interessante.
A história como um todo tem um ar triste e melancólico, tudo o que acontece parece ser para mostrar como o destino da Lucy é tão diferente dos outros, com poucas oportunidades de ser feliz ou ter um grande romance em sua vida.
Embora o final tenha deixado um certo acontecimento em aberto, na minha cabeça tudo terminou bem e feliz para a Lucy e é o que importa.