O Quinto Beatle

O Quinto Beatle Vivek J. Tiwari...

Resenhas - O Quinto Beatle

Hudsinho 05/05/2023

Uma narrativa excêntrica sobre um dos grandes nomes anônimos da cultura pop do século XX. O quadrinho é incrível e é incrível saber a história do homem que foi responsável de mostrar os beatles pro mundo. Recomendo demais a leitura!.

Amanda 14/09/2021

MARAVILHOSO!!
As ilustrações são lindas e a história mais ainda.
Muito bom saber e ter conhecimento do cara que decidiu "adotar" os Beatles, com a ambição de torná-los mais famosos que Elvis.
Sempre fui atrás de saber mais sobre essa banda que tanto amo, mas não sabia quase do empresário que era como um pai para eles. E mesmo com partes fictícias, é uma ótima HQ para saber pelo menos um pouco da trajetória dele com os Beatles até sua morte.

"Se existiu o Quinto Beatle, ele foi o Brian." - Paul McCartney, 1999

Leandro Matos 11/08/2014

O QUINTO BEATLE | HQ CONTA A HISTÓRIA DO VISIONÁRIO EMPRESÁRIO DA BANDA
Sobre os Beatles, muitos conhecem as músicas, seus integrantes e a história geral da banda. É bem verdade, que outros personagens ao longo da história da banda, também já receberam o título de quinto beatle. Antes de Paul McCartney, houve o baixista Stuart Sutcliffe. Antes de Ringo Star, houve o baterista Pete Best. E também houve outro grande nome de destaque no desenvolvimento deles, o produtor musical George Martin. Mas entre esses e outros, o nome de maior relevância que faz merecido jus ao posto de número 5, na formação e construção de uma das maiores bandas de rock do mundo, é de conhecimento de poucos e sem dúvida alguma, Brian Epstein, o empresário britânico que trabalhou e se dedicou intensamente para projetá-los ao estrelato mundial é o nome final. Paul McCartney já atestava isso em 1997.

Brian nasceu e passou boa parte da infância em Liverpool, mas durante a Segunda Guerra Mundial, seu pai decidiu levar a família para um lugar longe das áreas conflituosas de algumas cidades da Inglaterra dos anos 40. Na adolescência, chegou a pedir ao pai para estudar design de moda e com a recusa do senhor Harry Epstein, um judeu de fortes convicções, Brian se viu tendo que trabalhar no negócio da família. A loja de discos NEMS, ficava na Great Charlotte e ali ele viria ter seu primeiro contato com o nome Beatles quase que por acaso.

Na gerência do lugar, Brian teve seu interesse despertado, quando um cliente veio na loja, procurando um compacto da banda. Como havia um lema no estabelecimento de que qualquer pedido deveria ser considerado, ele anotou:

My Boonie. The Beatles. Verificar na segunda-feira.

Assim começava a história de Brian Epstein, um gerente de uma loja de discos que viria a transformar quatro garotos despretensiosos de Liverpool em um sucesso mundial.

Em 6 de Novembro de 1961, no famoso bar temático Cavern Club, Brian assistia pela primeira vez uma apresentação dos Beatles. Ele ficou extasiado com a sonoridade e personalidade dos 4 músicos no palco e como já trabalhava indiretamente no ramo, resolveu arriscar e oferecer a proposta de empresariá-los. Apesar de bem relutantes de inicio, o primeiro a aceitar as imposições por Brian foi Paul McCartney. E olha que não foram poucas. Sem jamais imaginar as grandiosas pretensões de Brian, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr tiveram que se adaptar uma verdadeira revolução no visual e no comportamento da banda. A partir daquele instante, não era mais permitido usar jeans, jaqueta de couro, beber e fumar durante os shows, dentre outras inúmeras coisas.

Não resta dúvida que o boom da beatlemania teve participação direta de Brian. Ele foi responsável por moldar e direcionar a banda ao merecido sucesso. De natureza singular, Brian foi ativamente presente na gênese do mito em torno dos Fab Four. Incutindo na alma da banda a ideia de que eles estavam predestinados a serem grandes. Além de empresário ele foi amigo, mentor e fã da banda e o grande feito dessa HQ, foi retratar a essência desse período e da figura de Brian como um indivíduo a frente do seu tempo. De um indivíduo vanguardista, que apostou em si e em suas convicções para projetar aqueles quatro garotos ao status que hoje possuem. Em pouco mais de 160 páginas, o título agrega uma proposta arrojada e genuína.

O Quinto Beatle foi o primeiro título em quadrinhos da Editora Aleph, que apostou alto nessa obra inovadora e única em conteúdo. Só o formato já merece um destaque à parte, a HQ possui nada menos que 21 x 31, em papel couché fosco, páginas em alta gramatura e capa cartonada com orelhas. A edição brasileira ainda traz como extras, como foi o processo criativo dos ilustradores, imagens de alguns itens de colecionadores da banda e uma reunião de notas do tradutor. O leitor sentirá o peso dessa HQ de 1Kg (!) mais nas mãos do que no bolso mesmo, pois todo esse zelo para com a edição possui um preço atrativo de R$59,90.

Desde o seu lançamento em Novembro de 2013, o título veio angariando prêmios e indicações em diversas categorias do gênero. Em 29 de Julho deste ano, O Quinto Beatle levou o Oscar dos quadrinhos, o Will Eisner de 2014, por melhor título de não-ficção. E sua relevância foi além, pois a proposta de duas décadas do roteirista Vivek J. Tiwary com ilustrações da dupla Andrew C. Robinson e Kyle Baker já está em desenvolvimento para os cinemas.

Com a proposta de relatar a vida, os sonhos, as desilusões desse visionário, a HQ O Quinto Beatle foi além e expressou com cuidado e certa devoção, um pouco da personalidade de Brian como pessoa e como personagem, por ora protagonista, ora coadjuvante na carreira dos rapazes de Liverpool. Seus dramas e conflitos estão na HQ para incorporar veracidade à construção desse indivíduo. Que deixou como um dos legados a premissa básica de continuarmos sonhando.

site: http://nerdpride.com.br/hq/o-quinto-beatle/

Bruno Silva 15/09/2014

Para curtir este álbum é preciso fazer um exercício difícil, principalmente se você é beatlemaníaco: colocar a banda em segundo plano. Sim, muitas coisas que fazem parte do processo de alfabetização em se tornar fã do quarteto são simplesmente ignoradas ou colocadas fora de lugar, como a total ausência de Pete Best no momento crucial de formação do grupo (vale citar que o próprio escritor Vivek J. Tiwari justifica tais liberdades criativas no posfácio).

Conseguiu aceitar isso? Então vamos em frente descobrir a história do cara que descobriu a banda. A cada página fica claro que o tema central é mostrar Brian Epstein como um cara a frente do seu tempo, com tudo que isso traz de bom e de ruim. Se ser um visionário possibilitou ao mundo conhecer a banda mais talentosa de que temos notícias, não o salvou de questões atreladas ao momento histórico em que viveu como preconceito, perseguição, debate carreira x vida pessoal, uso e abuso de drogas e mais. O legal é conhecer cada face deste cidadão de Liverpool enquanto ele luta para realizar um sonho e se auto-conhecer no meio do processo.

O Quinto Beatle cria mais perguntas do que explicações a respeito da enigmática vida de Brian (esse título seria perfeito para um filme, mas já existe). Mas dá a resposta que precisa: sem ele, a história da cultura pop seria muito diferente. Ou nem existiria.

Joaquim 10/08/2015

ÉPICO!!!
Muito bom MESMO! Está esperando o que para lê-lo!?

Adriana 26/08/2016

O quinto beatle
HQ maravilhosa que conta a história de Brian Epstain, empresário dos Beatles. Nessa história não se fala vários detalhes da história da banda, mas que estão expressos nas imagens e que se você for fã dos Beatles e conhecer a história deles você vai perceber, e é isso que faz esse livro ainda mais maravilhoso.

ThelioFarias 04/12/2016

O quinto
Linda história do empresário que descobriu e transformou quatro garotos de Liverpool nos maiores fenômenos da música mundial. Lindo e belo livro!

Diane 29/05/2019

Essa HQ é o máximo!!!
O Quinto Beatle é a história real e nunca contada de Brian Epstein, empresário que descobriu os Beatles e os levou ao topo do mundo. Mas ele foi mais do que isso: sofrendo em um mundo onde suas escolhas não podiam ser explícitas, o que ele mais queria era espalhar uma mensagem de amor. E o fez junto com a banda que ele descobriu nos porões do Cavern Club.
O mais legal é que, além de ser uma HQ de encher os olhos, O Quinto Beatles nos apresenta um Brian que a gente não costuma ver em biografias sobre os Beatles. Aqui, a estrela é ele, e podemos conhecer a pessoa por trás do empresário da maior banda de todos os tempos. Amei!

Sapere Aude 20/04/2020

O Quinto Beatle - Sensacional
O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein, de Vivek J. Tiwary , conta a trajetória de Brian Epstein, um líder ambicioso e perspicaz que, muito além de guiar os Beatles para a fama sem precedentes, reescreveu as regras da indústria da música pop. Judeu e homossexual, Brian Epstein viveu em uma época de preconceitos à flor da pele, em que o antissemitismo ainda assombrava o mundo e a homossexualidade era considerada crime no Reino Unido. Foi Epstein, que ajudou a difundir a mensagem de amor dos Beatles no mundo todo. Mas, infelizmente, morreu solitário com apenas 32 anos de idade, consumido por uma ambição impressionante e pelas intermináveis lutas trazidas por ela. Em uma obra que vai além do mero relato sobre o visionário empresário que descobriu e projetou Os Beatles. Tiwary nos revela uma história humana, trágica e inspiradora sobre a luta de um homem para superar obstáculos aparentemente intransponíveis.

Gabriel 21/09/2021

O humano responsável pelo mito
O humano responsável pelo mito chamado Beatles. Uma obra que trata o ser humano, muito além da banda.

Lissa Marry 22/10/2023

Muito bom!
Assim como eu não conhecia a história do empresário de Elvis, não conhecia a do Brian, mesmo tendo sido grande fã dos Beatles na minha adolescência.

Interessante reconhecer o trabalho feito pelo Epstein, tendo em vista que ele alavancou a banda de muitas formas. Sobretudo, perceber que o trabalho foi uma das causas de sua morte, me trouxe tristeza.

Muito boa a HQ! Estou em uma ressaca literária terrível, e finalmente poder ler algo, me deixou bem.

etoiletitia 25/04/2024

Meu quinto Beatle
Sempre gostei muito do Brian. Pelo que os próprios amigos e pessoas que conviviam com os Beatles dizem, ele era o maior mentor da banda. Ele moldou esses ?garotos?. Sou a beatlemaniac que acredita que os Beatles não seriam OS Beatles se não fosse pelo Brian ditando o que eles fariam na carreira.

Nunca fui de me aprofundar na história dele, pois, todas as biografias dos quatro integrantes sempre contavam o suficiente sobre o empresário. Ele era elegante, usava terno, amava os ?meninos?, deu tudo de si para eles crescerem. Só que eu não me dei conta que por trás disso, como a história mostrou, tinha um cara com o ego grande e ao mesmo tempo humilde, que se importava muito com as aparências, que era rigoroso e exigia a perfeição, que incentivava John, Paulo, Ringo e George como um pai.

E fiz uma descoberta bem interessante, não sabia que ele era judeu (ou simplesmente não lembrava).

Eu tirei algumas estrelas porque apesar das ilustrações belíssimas do desenhista, os erros de tradução são grotescos, a edição dos balões parece ser coisa de fanbase amadora. Erros que seriam facilmente vistos em uma última revisão. Sem contar que algumas vezes era difícil de seguir o fluxo dos quadrinhos, como naquela entrevista com Epstein com a moça da televisão. Mas isso é liberdade artística onde só faz sentido na cabeça do desenhista e tá tudo bem, eu entendo, só que não deixo de ter críticas.

Belíssima história. Epstein sofreu julgamento dos outros e de si mesmo, se ele se desse conta de que tinha quatro caras que respeitavam ele, dos pais que amavam ele, dos amigos que admiravam ele, ele não teria tido uma vida tão só. As vezes ter o amor de um relacionamento amoroso não é tudo na vida, apenas o amor por si próprio já é o suficiente, só ele não percebeu isso.

Apesar de ter gente que não acha ele tão importante, eu considero o Brian meu quinto Beatle.