Contos e Crônicas do Absurdo Rô Mierling

Resenhas - Contos e Crônicas do Absurdo

Sol 17/02/2023

Um livro muito bom de contos e crônicas (como o próprio nome já diz). São 23 contos baseados em fatos reais e 13 crônicas analisando situações do cotidiano social brasileiro. A parte de contos é realmente muito boa, li toda de uma vez só. Contos sobre o cotidiano, sobre relações interpessoais, decisões que tomamos e as consequências disso. Contos também relacionados a eventos reais, mostrando a dura realidade da vida (e da morte). Contos sobre abuso, descaso, violência e crimes. Contos sobre valores e desvalores.
A parte das crônicas não me satisfez tanto. Algumas crônicas achei problemáticas, a visão da autora em algumas delas me deixou bem incomodada.
Mas a maior parte do livro é sobre os contos e, como eles realmente foram muito bons e impactantes, considero que num geral é um bom livro, com uma leitura rápida e dinâmica.

Bah 03/02/2021

Um livro ruim demais, várias pautas sociais muito mal abordadas e com uma visão nem sempre bem pesquisada para melhor argumentação.

Cristiane 05/12/2017

Eu gosto muito de ler livros de contos e crônicas também. Eu já tinha esse livro faz um tempo na minha estante e como sei que as histórias da Rô Mierling autora de Diário de uma escrava (tem resenha aqui) sempre tem uma mensagem marcante para nos passar, eu já criei uma expectativa boa sobre as histórias que eu iria encontrar.

Não vou falar sobre todos os contos, mais sim dos que eu mais me identifiquei. É um livro com vários tapas na cara, com realidades que ás vezes podem parecer distantes, mas não são. Os temas abordados em cada conto e crônica são fortes e bem intensos, além de a leitura ser bem rápida, retrata nossa realidade nua e crua. Fora que, nesse livro, vamos encontrar vários contos que foram premiados em vários concursos importantes, tanto nacionais quanto internacionais. O livro é dividido em duas partes: na primeira vamos encontrar os contos e na segunda as crônicas.

Então, chega de enrolar, vou apresentar para vocês um pouco desses contos e crônicas, onde até a capa tem um grande significado.

O primeiro conto do livro é baseado no caso do garoto Bernardo Boldrini que foi assassinado pela madrasta na cidade de Três Passos. Com esse inicio de coletânea, não tem como não se sentir impactado logo de cara. O nome do conto é “Nos braços do pai” e ganhou o concurso Portugal em Prosa em 2013.

Gostei muito do conto “Sobrevivência” que ganhou o Concurso Nacional de Contos da Colômbia. Nele conhecemos Eleanor que acabou tendo que ficar no seu trabalho até um pouco mais tarde por conta de uma reunião do seu chefe. Ela fica muito preocupada, pois o transporte público é muito demorado e para uma mulher ficar sozinha até altas horas na rua é extremamente perigoso. Seu transporte demora muito para chegar e coisas ruins estão a sua espreita, ela sente isso, mesmo tentando manter a calma, a única coisa que ela mais quer é ir para casa e ficar em segurança. Me identifiquei em alguns pontos com o conto. Eu moro em São Paulo, capital, essa cidade é gigantesca e ficar até altas horas na rua sozinha, é muito arriscado. Ao ler os fatos narrados, consegui me identificar muito com a personagem o que fez com que a leitura fosse muito proveitosa e dinâmica para mim. Recomendo.

O conto “Cega” foi muito impactante para mim, mostrando uma realidade que muitos já presenciaram na vida real ou até mesmo na ficção. Vamos conhecer Sonia, uma mulher que ama demais. Ela ama tanto ao ponto de não enxergar a verdade que está bem na sua cara. Ela conheceu seu marido de sorriso fácil, mais experiente do que ela e desde então faz tudo por ele. Esse conto mostra a realidade de muitas mulheres que amam demais e acabam deixando passar todos os erros dos seus companheiros, mesmo tendo prova de que tudo que estão contando é verdade, mesmo assim não acreditam, por amar demais e achar que seu companheiro não seria capaz disso. Esse conto ganhou o prêmio Cuentos de Realidad na Espanha em 2014. Recomendo, pois fiquei bem chocada com o desenrolar dos acontecimentos.

A crônica “Menina Assassina” retrata muito o que eu tenho visto por ai. Meninas que são apenas crianças se vestem e se comportam como se fossem adultas. Essa crônica devia ser lida por todos, é um alerta para que o pior não aconteça. Quantas crianças não ficam grávidas, muitas vezes por falta de orientação familiar. Muitas vezes a própria família acaba abrindo brechas para o mau comportamento de seus filhos por passar a mão na cabeça deles, mesmo sabendo que aquilo não é legal. Mesmo a criança sendo nova, limites e conselhos devem ser dados sim, afim de evitar problemas futuros.

Essa coletânea de contos e crônicas superou minhas expectativas. Cada conto e crônica que eu lia era uma surpresa e todos foram bem significativos para mim. Os temas bem atuais foram um incentivo ainda maior para a minha leitura. Para quem gosta de coletâneas de contos e crônicas, recomendo este livro, tenho certeza que a sua leitura vai fluir tão rapidamente que não vai nem se dar conta quando acabar.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/11/resenha-contos-e-cronicas-do-absurdo.html#.WidAmVWnHIU

Arca Literária 03/10/2017

resenha disponível no link http://www.arcaliteraria.com.br/contos-e-cronicas-do-absurdo-ro-mierling/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/contos-e-cronicas-do-absurdo-ro-mierling/

Yara Guez 23/12/2016

Contos e Crônicas do Absurdo
Sabe aquele livro que junta as desgraça da vida tudo? Pronto.
Mas não são aquelas barbaridades repletas de sangue e órgãos a mostra não.
São coisas cotidianas,histórias de vida que acontecem com todo mundo.
Se não aconteceu nada disso com você, senta que vai. Só espera.

A Rô tem uma linguagem bem simples, bem direta e bastante interativa com o leitor.
É aquele livro que tu vai ler em alguma horas, tu vai refletir no final de cada conto, de cada crônica. Algumas são perguntas diretas para te fazer pensar sobre sua vida. Em outros momentos, você se questiona automaticamente.

Acredito eu, que o objetivo da autora é alcançado com sucesso no final de todas essas histórias. São absurdos, são realidades. É a vida.

Nu e As 1001 Nuccias 23/10/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco

Pensa em um livro que uniu diferentes pontos de vista das situações mais bizarras, absurdas, catastróficas e... reais? Pensou? Se não foi esse livro do qual vou falar, você pensou errado!

Contos e Crônicas do Absurdo é uma coletânea diferentona. Neste livro, encontramos um total de 19 contos e 12 crônicas, todos com uma temática diferente, mas envolvendo situações do cotidiano que para uns parecem absurdas, para outros podem ser normais.

Amores perdidos, alcoolismo, estupro, aborto, preconceito, sequestro, adolescência, amizades, inibição... A autora nos mostra que a realidade serve de inspiração para criação literária, não importa o quão crua e desumana a história seja.

Todos os textos sem exceção foram escritos baseados em fatos e casos reais. E isso nos dá uma noção muito leve do que a realidade efetivamente foi, é e será.

Vou falar um pouco dos textos que me marcaram mais. Foram 3 deles: Cega, Um Gesto de Socorro e O Bilhete.

Em Cega, somos apresentados a Sonia, uma menina de 13 anos, que conheceu o seu amor, a quem ama muito, muito mesmo. Com poucos meses de paquera, iniciaram o namoro e logo depois veio o noivado e o casamento. Sonia não podia trabalhar poque seu amor não queria, era ele quem sustentava a casa e pronto.

Mas logo ele começou a paquerar uma outra jovem da vizinhança. Esta engravidou. Sonia não acreditava no que diziam do seu amor. Nunca! Ela o amava demais. Quando ele a deixa, ela sofre. Apenas 22 anos e já largada, sofrendo pela perda do seu amor. Os anos passam, ela conhece e se casa com outro, tem uma filha, formam uma boa família, mas Sonia nunca se esqueceu do seu amor de sorriso fácil.

Quando seu marido falece, Sonia acaba encontrando o antigo amor e eles reatam. Vai morar com Sonia e sua filha, agora adolescente, linda e de olhos negros. Os vizinhos comentam, avisam. Mas Sonia nunca acreditou em nada do que diziam para ela. Afinal, ele era o seu amor, e ela o amava. Muito mesmo. Esse conto me marcou porque eu conheço tantas meninas em situações parecidas, tantas mulheres agarradas a um homem que nem se importam com elas, que as trocariam num passe de mágica assim que conseguissem outra que lhes fornecesse mais ou melhor o que querem delas... Tão triste ser cega desse jeito!

Já em Um Gesto de Socorro, conhecemos J.C., um rapaz com poucos amigos, pouco social, que gostava muito de ficar em casa, em silêncio, solitário. Quando um casal se muda para o apartamento superior e as brigas começam, J.C. sente que perdeu sua paz. Certo dia, ao levar o lixo para fora, conhece Sandra, a vizinha, que destrincha sua vida ao rapaz. Dias se passam, Sandra chora e se queixa de Flávio, seu esposo espancador. Teme morrer em suas mãos.

Então, J.C., que só queria sua paz de volta, tem uma ideia para ajudá-la. Sai à procura de um fornecedor que lhe venda o que precisa. O final deste conto, que parecia previsível, foi bem inesperado, me surpreendeu e até me deixou um tanto chocada. Fecho magistral.

Por fim, um dos menores contos do livro, mas para mim o mais impactante. O Bilhete narra a história de uma pequena menina que sempre quis aprender a ler e escrever. Todos os dias passava em frente à banca de revistas e livrarias e ficava olhando as palavras como se fossem um mundo mágico. No entanto, sua mãe não a deixava aprender a leitura, dizia que palavra escrita e lida não valiam nada sem o pão do sustento.

Entre as idas e vindas do trabalho, lá pelos seus 10 anos de idade, é observada por um homem na rua. Alguns dias depois, o tal homem mostra a ela um bilhete supostamente escrito pela vizinha. O que dizia o bilhete? Sua mãe estava no hospital e ela devia ir com ele até lá. Não vou dizer mais, porque daí contaria a história toda. Porém, cabe dizer que a lição de moral que a história passa é absurdamente incrível. E vem diretamente da garotinha!

Não foram os únicos contos de que gostei, mas foram os mais "UAU!"... Muitos dos textos apresentados foram ganhadores de prêmios e/ou concursos. Nesses casos, há notas de roda é na primeira página do texto informando quando concurso e a colocação.

Só uma coisa, um detalhe mínimo: alguns dos contos pareceram impessoais demais. Sabe, uma narrativa meio jornalística, sem se mostrar o íntimo do personagem, só fatos e mais fatos. Mas, de novo, só em alguns contos!

As crônicas, todas narradas em primeira pessoa, claro, foram bem realistas, todas pertinentes e moderninhas. As críticas sociais estavam bem explícitas, como é o costume. Ri em algumas, especialmente as que tratam das redes sociais, esse vício nosso de todas as horas!

O livro está com uma boa escrita e os temas são variados, logo agradam a todos. Recomendo a quem gosta da realidade como ela é. Se você curte fugir desse nosso mundinho, esse livro não é pra você.

Como a autora mesmo disse em suas notas finais, a escrita do livro é mostrar o mundo, a vida em sua forma mais crua, como podemos ser cruéis, como os pontos de vista variam muito. O seu absurdo pode ser normal para mim. Como boa realista, faz um certo tempo que deixei de catalogar muitas coisas como absurdas... :(

*Resenha com imagens e quotes no link do blog.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/10/especial-outubro-sangrento-resenha-contos-cronicas-absurdo.html

Bruno Oliveira 30/01/2015

Contos e Crônicas do Absurdo [RESENHA]
“É errado expor o corpo como mercadoria sendo vulgar e tornando a mulher um alvo de piadas? Sim, mas e o direito de cada qual fazer o que quiser com sua “vaga”? E o livre arbítrio? Se Deus, que é Todo Poderoso nos deu o livre arbítrio, quem são esses “animais” que se denominam homens para achar que podem estuprar uma mulher porque ela está vestida de forma que “ele” acha que é um convite a um estupro?”

Antes de ler esse livro já havia ouvido falar bastante dele por meio das redes sociais, tinha um certo interesse em lê-lo, mas não havia aquela expectativa que geralmente temos ao desejar ler uma obra. E através de um book tour realizado pela autora tive a oportunidade de mergulhar em suas páginas.

Nunca havia lido um livro do tipo e diferente de muitos outros esse trata de assuntos do cotidiano, assuntos que de fato ocorrem no mundo em que vivemos, alguns até polêmicos. Logo de inicio algo já me agradou, a escrita, que além de ser fácil de ler ajuda no melhor entendimento do conteúdo. Muitos contos me agradaram bastante, ao terminar a leitura de vários tive que parar um pouco para repassar mentalmente o que havia acabado de ler, teve um especial que tente deduzir o que ocorrera e o que imaginei me deixou um pouco chocado. Assuntos como a pesquisa realizada no Brasil que diz que “segundo os homens brasileiros as mulheres com roupas curtas merecem ser estupradas” são tratados na obra e ao ler a opinião da autora, que é a mesma que a minha, temos um momento de total reflexão e indignação.

Essa é mais uma obra nacional que me surpreendeu, um livro ótimo que recomendo a todos os leitores e amantes dos mais diversos gêneros literários. Um livro que te faz pensar e rir de tão incrédulo ao ver retratadas em palavras situações absurdas que muitas vezes nos deparamos e não percebemos.

Lara Duarte 11/11/2014

Contos e Crônicas do Absurdo
Eu preferia não ter o pão, mas ter amor. - pensa Carlinhos"

Estava muito curiosa para ler Contos e Crônicas do Absurdo devido as resenhas positivas que li, estava realmente na expectativa de encontrar um livro muito bom, como já conhecia um pouco a escrita da Rô, pois acompanho seus livros no Wattpad e seus textos, estava preparada para uma leitura forte e envolvente.

Eis que leio o primeiro conto intitulado Nos braços do pai, e nesse momento eu percebi que o livro superaria minhas expectativas, pois eu fui tomada por uma enorme emoção, e um conto de apenas três páginas me fez chorar demais. A Rô sabe como envolver e tocar o leitor no fundo da alma com poucas palavras, ela me fez refletir já na primeira página.

"Não sei como é depois da morte, mas pior não pode ficar."

Os contos me fizeram pensar demais em certas coisas, me deixaram revoltada, me comoveram. Torci e me irritei com os personagens, era como se estivesse vivendo cada história. Vi no livro da Rô histórias de pessoas ao meu redor e até mesmo as minhas. Ela retrata o cotidiano de maneira que nos faz repensar nossas atitudes.

Fiquei chocada e encantada com o livro, ao ler me deparei com um garoto que só queria o amor do pai, vi uma mãe muito jovem que não se preocupava muito em cuidar de sua filha, encontrei um homem comprando lingeries para a esposa e para sua amante, e ainda uma mulher que sai com vários homens enquanto suas esposas e namoradas estão em casa a espera deles. Também vi uma amizade se acabar por pura ignorância e me dei de cara com a enorme hipocrisia da sociedade. Ou seja, histórias reais de pessoas a nossa volta reproduzidas de maneira brilhante.

"Ela senta, suspira fundo, encosta sua cabeça no vidro da janela e chora: acabou de cometer seu primeiro crime."

Nunca tive o hábito de ler contos, lia um ou outro mas nada tão envolvente e impactante. Mas em Contos e Crônicas do Absurdo eu terminava um e ficava ansiosa para ler o próximo e saber se era tão intenso quanto o anterior. Todos eles, sem exceções, expressam a vida real, mas em Despreocupada era como se eu estivesse lendo a histórias de várias conhecidas, O Presente também, nos últimos tempos tenho visto muitos casos iguais e Cega, nossa, esse é marcante, e infelizmente é o que mais acontece.

"Não quero perdê-lo...devo ser liberal, ceder para não perder."

Depois de ler os contos e adorar cada um deles, a autora nos brinda com crônicas, que são também envolventes e tratam de temas atuais que afetam a sociedade.

Impossível citar todos os contos e crônicas aqui, mas uma coisa é certa, é cada um melhor que o outro. A leitura valeu a pena, é super rápida e a escrita da Rô é bem dinâmica, porém não esperem histórias bonitinhas, aqui a autora trata da vida como ela é de verdade, e que na maioria das vezes não possui finais estilo contos de fadas. Sem dúvidas foi uma leitura marcante e que levarei comigo.

Recomendo com certeza!

" As lágrimas desceram no rosto dela, uma desilusão e uma descoberta: ele nem sabia que ela existia, mas já que estava ali, ele aproveitava para usá-la de forma silenciosa e dolorosa na estrada escura"

site: http://www.magialiteraria.com/2014/11/contos-e-cronicas-do-absurdo-ro-mierling.html

Quel 06/11/2014

Absurdos ao extremo
Como já falei, ou melhor escrevi, anteriormente o gênero 'Crônicas' começou a chamar minha atenção recentemente, e confesso que alguns dos melhores livros que li neste ano pertencem a tal gênero, e é claro que essa obra em questão está no topo da lista. Com os 'Contos' a história é outra, esses me acompanhas a vida toda, desde os infantis até os clássicos exigidos para o tão terrível vestibular.

Foi uma incrível surpresa poder fazer parceria neste semestre com a querida autora Rô Mierling, uma fofa mesmo, e participar do Book Tour do livro...quando o livro chegou todo novinho achei estranho ser do Book Tour, pois o meu blog era o 4º da lista e estava esperado um livro com características marcantes de leituras recentes, a desconfiança se agravou ainda mais quando percebi que o endereço do remetente era da própria autora e não de uma das garotas dos blogs participantes...ai a rainha do fora aqui achou que era um exemplar pra ela, a mancada não foi pensar que tinha ganhado um livro, mas a demora em lê-lo, sim, já mencionei que minha pilha de livros está grande e ando muito atarefada, por isso achei que como tinha um exemplar para mim não precisava ler tão rapidamente, pois não precisava enviar para a próxima da lista...sorry meninas e sei que já pedi um milhão de desculpas para a Rô, mas gostaria de me desculpar pela milésima e uma vez.

>> Sendo assim, como essa resenha está atrasada, vamos caprichar!

No início do livro a autora apresenta relatos de sua vida, sua infância, a paixão pela leitura e escrita, seus sonhos, desafios e conquistas ao longo do tempo. Eu achei fantástico, aproximando ainda mais o leitor à autora e fazendo com que o mesmo crie um vínculo afetuoso com a obra. Sem contar que é possível fazer uma conexão entre algumas passagens dos diversos contos com a história da própria autora, uma sacada incrível.

A obra é dividida em duas partes, a primeira composta por 23 contos, histórias curtas, à primeira vista absurdas, mas se pararmos para refletir por alguns momentos veremos que é bem possível que aconteçam com qualquer um...pessoas que não enxergam além da sua própria redoma, ingênuas, hipócritas, sonhadoras, egocêntricas, relapsas, promiscuas, iludidas, carentes...eu poderia citar diversos adjetivos para qualificar alguns dos personagens centrais dos contos apresentados pela autora, mas vou parar por aqui. E a segunda, composta por 13 crônicas que relatam cenas do dia a dia, o cotidiano de muitas pessoas, questões politicas, sociais e éticas, ações que afetam não só o responsável por elas, mas que desencadeiam e repercutem na vidas de outras pessoas, na sociedade como um todo.

Alguns contos e algumas crônicas são verdadeiras lições de moral para o leitor e tendem a elevar as reflexões para outro patamar, será que o que eu ando fazendo está realmente certo? Será que o problema são os outros ou na verdade não passa da consequência dos meus próprios atos? É valido eu ficar reclamando do meu vizinho, amigo e família, ou será melhor ficar calado, refletir e tomar uma atitude que seja realmente proveitosa...falar menos e agir mais, sim é isso que eu preciso na minha vida! Pensar e tomar uma atitude.

Foi difícil simplesmente escolher quais os contos que mais gostei e quais as crônicas que mais me agradaram, pois cada um desses relatos são diferentes entre si e ao mesmo tempo se completam. Mas apesar disso vou falar dos que mais me chamaram a atenção, não por ser melhor que os demais, mas aqueles os quais eu realmente achei um absurdo e completamente anormal, que me fizeram ficar indignada e completamente irritada com a atitude das personagens e o desfecho das ações absurdas.

CONTOS

Nos Braços do Pai
(página 21)

"Seus amigos na escola debatem histórias familiares onde até brigas e discussões são descritas como histórias engraçadas. Mas nem isso Carlinhos tem, ele não tem nem mesmo a atenção de seu pai para brigas com ele."

O Presente
(Página 29)

"Que coisa curiosa, para a esposa a primeira coisa que viu, para a amiga quarenta minutos para escolher algo..."

O Baile
(Página 41)

"Em uma segunda feira qualquer, os vizinhos repararam que a senhora do Valdo não estava mais na cadeira embaixo da árvore como ficava todas as tardes, nem no dia seguinte, nem no outro."

Desencontros
(Página 73)

"...Não quero perde-lo e conforme minhas amigas 'modernas', devo ser liberal, ceder para não perder..."

Cega
(Página 77)

"Sua filha agora tem 14 anos e tenta falar com Sonia sobre seu trauma, Sonia ignora, bate no rosto da filha, a chama de mentirosa e a manda para fora de casa."

O Bilhete
(Página 97)

"Saber ler para que, não é mesmo? O que vale é você saber falar e trabalhar - dizia sua mãe...Escrever e ler, palavra escrita e lida de nada adiantam sem o pão na mesa - outras palavras de sua mãe."

Estou a sua disposição
(Página 105)

"- menina, vamos deixar tudo assim, sem pressão, sem compromisso, funcionou até agora, porque mexer nisso?"

Violentada
(Página 113)

"Ninguém via nada naquela escuridão e ela lá apavorada com ele segurando a mão dela, forçando um carinho em cima da calça dele..."

CRÔNICAS

Fidelidade Desprezada

Tenho certeza que esse tipo de situação já deve ter acontecido com muita gente, você paga por um serviço e não recebe o que foi descrito no contrato, a empresa tenta te enrolar com algumas histórias e te empurra uma nova e "especial" proposta ou promoção, e quando você não aceita é tratado com pouco caso, é quase como se dissessem: - Pode cancelar nossos serviços, some, você está fazendo eu perder o precioso tempo da empresa, você não significa nada para nós...e tenha um bom dia!
Esse tipo de situação é muito comum em empresas de telefonia, cartão de crédito e servições de internet...eles te empurram um serviço dito como incrível, super especial que nenhuma outra empresa vai oferecer...mil maravilhas para você assinar um contrato e depois, quando você já é cliente...ahhhh coitado, fica pendurado no telefone durante horas escutando uma musiquinha insuportável só para resolver a incompetência e descomprometimento da "maravilhosa" empresa...é muita palhaçada com o ser humano!

Criança onde?

Esse assunto é um dos quais mais me revolto, esse sentimento de raiva não foi vivenciado somente ao ler essa crônica, mas o tema geral me revolta de tal maneira que não consigo compreender, como um ser humano pode ser julgado adulto para eleger um representante nacional, tomar decisões pertinentes ao seu futuro e do futuro do país e o mesmo indivíduo ser considerado criança para pagar pelas consequências de um ato que cometeu, isso é hipocrisia. Todos devem ser responsáveis pelos seus atos, independente da idade.

Atrasildo

Essa crônica foi a qual mais me identifiquei, quantas vezes já sofri com a falta de compromisso das pessoas, esse é meu carma, em qualquer época da minha vida tive que lidar com esse tipo de situação, você marca um horário e a pessoa simplesmente não aparece, não cumpre com o combinado.
Qual será o motivo que leva muitas pessoas a pensarem que o tempo delas é mais precioso e importante que o seu? Eu não sei, mas sinceramente gostaria de descobrir.

Bom, resumindo...adorei a obra, a autora escreve de um modo que o leitor sente prazer no momento da leitura, a mesma se torna dinâmica, rápida e fácil. Rô mierling é direta, sem medo de expor seus pensamentos, não mede palavras e nem se importa do que vão falar a respeito...se gostar da minha opinião bem, se não gostar amém! É assim que eu gosto...sem papas na língua.

Nesta obra tudo parece irreal, um compilamento de verdadeiros absurdos, mas absurdo mesmo é não ler, ter medo de pensar e agir...absurdo é não ter sua própria opinião!

site: http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2014/10/resenha-contos-e-cronicas-do-absurdo.html

Aliscia Wendt 20/10/2014

Contos e Crônicas de Absurdo
A leitura de um livro de contos e crônicas, como esse; ou de poemas e poesias, como tantos outros, é sempre prazerosa pelo fato de você não estar preso a uma página, a uma história. Você pode simplesmente abrir em uma página qualquer e encontrar um bom texto para ler.
Dividido em duas partes, esse livro me impressionou pela qualidade dos contos e crônicas da escritora Rô Mierling, que depois eu vi confirmadas pelas demais conquistas literárias da autora que acompanhei pelo Facebook.
A resenha completa dessa obra literária você encontra no blog Resenhando a Arte.

site: http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/2014/09/resenha-isso-nao-e-normal-contos-e.html

Ro Angarten 15/10/2014

[RESENHA] CONTOS E CRÔNICAS DO ABSURDO - RÔ MIERLING
"Quando o encontro fatal aconteceu pela primeira vez, eu tinha 12 anos"

Assim nós entramos no mundo da Rô Mierling e de seus Contos e Crônicas do Absurdo.

Primeiro conhecemos a sua história. Mas não pense naquela biografia padrão, não. Está mais para uma declaração de amor aos livros. Ela descreve seu primeiro amor, como quem conta um romance entre dois adolescentes que viverão felizes para sempre.

Cada linha, cada parágrafo, você descobre as idas e vindas desse amor. E, para quem tem o mesmo amor, também se reconhece nele. Quantos já não passaram por esse encontro fatal? A descoberta desse novo e diferente amor?

"A cada minuto do nosso dia, algo de bom pode acontecer, mas algo de terrível também pode bater a nossa porta."

Após conhecermos o amor, vamos conhecer o absurdo. Que nem é tão absurdo assim.

Espera, mas você não acabou de dizer que era absurdo? É ou não é absurdo?

Depende do ponto de vista, se levarmos em conta os valores humanos, sim é um absurdo. Se tomarmos por base o mundo em que vivemos, com todos os seus crimes, corrupção e drogas, essas histórias parecem normais.

Quantos casos de crianças desaparecidas, sequestradas ou estupradas você já viu? De quantos casos de preconceito você já soube? Quantas pessoas passam por nós sem que saibamos de suas histórias? Quantas coisas engraçadas ou estranhas já te aconteceram?

É tudo isso que a Rô nos mostra nesses contos e crônicas. São histórias reais, que já aconteceram comigo, com você, com algum vizinho, parente ou amigo. Coisas que nós nem prestamos atenção, mas que neste livro são expostas por um novo ângulo.

Quando terminei a leitura deste livro, não fiquei pensando nas histórias dele, mas na simplicidade e absurdo delas. E no quanto estamos acostumados a esses absurdos, que já nem nos importamos mais no nosso dia-a-dia.

Querem exemplos?

Continue lendo em...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2014/10/resenha-contos-e-cronicas-do-absurdo-ro.html#more

Cassy 03/09/2014

Absurdos da realidade
Eu fiquei bem receosa de resenhar o livro, enrolei um pouco até, porque é complicado de se resenhar contos, não é mesmo? São várias histórias diferentes, com vários conceitos e interpretações, mas criei coragem e resenhei.
Na sinopse, e na introdução do livro, ficamos sabendo que os personagens das crônicas e contos são reais, são histórias reais que aconteceram com pessoas próximas a autora, família, amigos e conhecidos, e que podem ter acontecido até mesmo com ela.
Os contos que mais gostei foram os que passaram uma mensagem ou uma lição de vida. Em Anormalidade, temos a história de uma garota que se isolou da sociedade por não se achar normal, não entender o porque as pessoas agem dessa forma. Em Cega, a vida de uma mulher que amava tanto que não enxergava a própria realidade, que não via o que se passava em sua própria família e deixou de lado muitas coisas em nome do "amor". Como água e óleo, duas garotas totalmente diferentes que dividem o mesmo quarto em uma pensão, viram amigas, e depois por uma discussão boba não se falam pelo resto da vida. O Bilhete, a vida e uma menina que por ter que trabalhar, não frequentava a escola e, consequentemente, era analfabeta, que acaba sendo sequestrada por não saber ler e depois mostra isso a sua mãe falando um belo "pra que estudar? Trabalhar é mais importante".
Como é um livro de contos e crônicas, classificá-lo é mais complicado. Eu escolhi a nota 3 de 5, porque tiveram contos que eu gostei muito e contos que não gostei. A Rô escreve bem, tem uma escrita gostosa, não é muito complicada, e foi rápido para se ler. Indico o livro para quem gosta desse tipo de leitura, ou para quem quer mudar um pouco os ares.

site: http://wewantdreaming.blogspot.com.br/2014/08/resenha-contos-e-cronicas-do-absurdo.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 06/08/2014

Contos e Crônicas do Absurdo
O livro é dividido em duas partes: a primeira é de contos e a segunda é de crônicas.
Logo no começo, em "O nascimento de um fantasma: o início de tudo", a Rô conta a sua história: como ela conheceu os livros e se apaixonou por eles a ponto de se tornar uma escritora. Já gostei logo de cara, me identifiquei com a história dela em diversas partes (a importância que uma biblioteca pública teve nas nossas vidas de garotas pobres e do interior foi semelhante).
Talvez a intenção dela tenha sido apenas nos fazer conhecê-la um pouco, mas esse relato tão pessoal foi uma das partes que mais gostei do livro. Abaixo, um trecho:
"Conheci muita gente legal lá na biblioteca municipal, gente que fez parte da minha adolescência, foram meus grandes amigos e confidentes: Machado de Assis, Camões, Victor Hugo, Cecília Meirelles, Aluízio de Azevedo, Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar, esses foram os primeiros que conheci."

Os contos e crônicas tem um elo em comum: falam de situações absurdas que a autora presenciou. O bacana de um conto é que são necessários poucos parágrafos para uma história ser contada, e uma única palavra ou frase pode mudar tudo.
O livro faz jus ao nome, alguns contos mostravam situações tão absurdas (especialmente "Um gesto de socorro" e "Vida Perdida") que eu ficava chocada ao terminar a leitura e tinha que reler para ver se era aquilo mesmo que eu tinha entendido, aí eu pensava: "Não, isso não pode ter acontecido!". Mas depois me lembrava que a autora se baseou em acontecimentos reais para escrevê-los, e que eu também já tinha visto algumas daquelas situações acontecerem.

Alguns contos são mais pesados e mostram absurdos assustadores, outros são bem mais leves e bonitos, alguns tem doses de ironia e humor, alguns falam de coisas antigas e outros de coisas bem atuais. O que comprova a versatilidade da escritora.
"Ela mentia, ela pecava, ela errava, mas não a todo minuto, com todos e a toda hora como era em sua volta." (Anormalidade)
"Ela gostava dele. E ele gostava dela. Mas havia um abismo enorme entre eles. O pai dela dizia em alto e bom tom que ela deveria achar um namorado que fosse mais branco que ela, mais rico que ela, mais espiritual que ela, mais inteligente que ela, mais rico que ela.
Certo, quem seria esse otário que iria se casar com uma moça tudo menos que ele?" (Amizade Colorida)
Em "O Vazio", eu começava a achar a história repetitiva por mais uma vez a personagem do conto ser pedida em casamento, aí a autora foi lá e me mostrou que ela também achava isso, foi como se a personagem tivesse vida própria, gostei:
"(...) Lena conhece Mauro e ele parece ser uma boa pessoa, ele a pede em casamento (mas que droga que todo mundo só quer casar, casar, enfim) (...)"
Na crônica "Somos todos mentirosos", a Rô descreveu uma cena que me enche de ódio quando acontece comigo, e eu achava que não acontecia com outras pessoas:
"- Olá Silvana, como você está? - pergunta Carla encontrando Silvana em uma esquina.
- Eu não estou muito bem, você acredita que ontem...
- Silvana me deixa ir ali que estou atrasada, depois a gente se fala.
E Carla parte deixando para trás Silvana de boca aberta.
- Ela me pergunta como eu estou e depois vira as costas e vai embora? - indaga Silvana para si mesma."

Num geral, gostei mais dos contos do que das crônicas, não dá para fazer uma análise de cada um senão a resenha ficaria enorme. Concordei com a visão da autora em diversos pontos e discordei em vároutros.
Trecho da crônica Big Brother:
"É pessoal, antes usávamos a janela de casa para acompanhar a vida do nosso vizinho, agora não dá mais, se colocamos a cara para fora da janela corremos o risco de levar uma bala perdida, nos recolhemos para dentro de casa e ligamos nossos computadores e acessando o Facebook temos a oportunidade de ver diversas novelas simultaneamente, a vida da Maria, da Excluída, da Beleza Exótica, a minha e a de tantas outras pessoas."
Fato:
"Cidades pequenas ainda cultivam conceitos antigos, mesmo com o advento da tecnologia e da internet." (Despreocupada)

Com uma linguagem fácil de compreender e textos curtos, creio que "Contos e Crônicas do Absurdo" seja sim uma boa indicação tanto para leitores quanto para pessoas que querem criar o hábito de ler. A leitura pode ser feita em pouco tempo, embora eu aconselhe que seja feita aos poucos para que se tenha tempo de digerir e apreciar cada história.

Antes mesmo de ter o meu exemplar (que veio autografado!), já havia gostado da capa. As folhas são brancas e o tamanho das letras, o espaçamento entre uma linha e outra e as margens tem um bom tamanho. A única coisa que estranhei foi a ausência de numeração nas páginas.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/08/resenha-livro-contos-e-cronicas-do.html