O Crédito

O Crédito José de Alencar

Resenhas - O Crédito

Dudu 19/11/2023

Diferente, mas cansativo
O Crédito é um drama que basicamente gira em torno das relações decorrentes do modo de funcionamento do capitalismo financeiro, algo provavelmente bem recente para a época. É um drama bastante original, em comparação aos outros do autor, e também tem lastros de temáticas que aparecem em Senhora, como por exemplo o mercado do casamento, as relações sociais reduzidas a estipulação dos lucros. Mas eita que enredo cansativo da desgraça. Não vou me eximir de grande parte da culpa, porque eu entendo muito pouco de como funcionam esses tipos de transações, compras de letras, estipulações, dividendos, etc. etc. Momentos consideráveis ficaram borrados justamente por essa falta de entendimento minha, o que me levou a ter que deduzir várias coisas. Mas acho que o que mais pesou, foi ter um personagem como o Rodrigo. MEUDEUS, QUE PERSONAGEM PALESTRINHA ENJOADO. É o raisonneur purinho purinho, extremamente irritante, deixava tudo ainda mais pesado e arrastado dando lição de moral a torto e a direito. Pessoalmente, foi o drama de Alencar que menos gostei, apesar de ter uma proposta original.