Dispersa Sequência

Dispersa Sequência Valdemar Valente

Resenhas - Dispersa Sequência

Penalux 31/10/2017

Obras não reveladas
A literatura tem obstáculos a serem vencidos, ou ao menos analisados. Algumas obras de grande valor, ficaram retidas no esquecimento vitimados pela ignorância de uma crítica que as julgou como irrelevantes.
Obras que denunciam o submundo humano, como prostituição, marginalização, ficaram de fora do círculo literário, só tendo seus valores reconhecidos após muito tempo, demonstrando que a sociedade precisa estar culturalmente adaptada para sorver o conteúdo que já foi trazido por alguns escritores vanguardistas.
Como exemplo a poesia de Sosígenes Costa, que foi ignorada pelo público e pela crítica e é possuidora de uma imagética incrível, porém por não ser considerada em consoante as tendências estéticas modernas de sua época, ficou nas sombras do conhecimento.
Dispersa Sequência é um ensaio que estudará alguns casos específicos e nebulosos da história, nos quais algumas obras de grande importância literária foram esquecidas, como “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus.
O livro, como recipiente carregado com conhecimento, discorrerá sobre o processo de transformação da poesia, que perdeu suas características conservadoras e tradicionais, à medida que se tornou mais oral. Desta maneira, a obra traçará um meticuloso estudo sobre as transformações literárias brasileiras, analisando o funcionamento do mercado literário, que exalta determinadas obras em detrimento de outras.
A cultura literária brasileira que é rica e extensa, também funciona sobre a engrenagem de certas censuras, porém, ao se ler “Dispersa Sequência” o leitor formará um repertório literário próprio, que não se esbarra nos julgamentos de críticos, mas vem de sua própria apreciação.