De Sonho e de Lama

De Sonho e de Lama Wilson Guanais

Resenhas - De Sonho e de Lama

Penalux 03/11/2017

Os mundos da Lama e do Sonho
De “Sonho E Lama” é esta passagem entre as dualidades extremas da matéria, da desgraça, até a sublimidade do Sonho. O poeta que se dualiza entre estes dois polos aparentemente opostos, escreve os seus poemas definindo os diversos signos e símbolos que representam estes dois universos, e termina por equilibrar sua definição, construída sob poesia, ligando estes dois domínios da Lama e do Sonho: Lama / : é barro mesmo / não tem jeito / emporcalha tudo / Sonho / : é lugar sagrado / onde o Mistério / descansa dos nomes / e brinca na lama.
A poesia de Guanais estrutura-se pelo quase absoluto equilíbrio, as formas, as palavras, as classes gramaticais, são dispostas em sua poesia de maneira impecavelmente organizada, metrificada, como nos versos: A casa inteira / é um abraço acolhedor / cada filho habita / o melhor espaço no Amor / O neném já corre / mais rápido que a Ana e eu / correndo junto...crescendo junto.../ mesmo sem dizer/ acho lindo o inevitável / : as brigas / o barulho / a bagunça / tantos brinquedos”.
O valor da poesia de “Sonho e Lama” é esta junção entre forma e conteúdo, no qual os temas do amor, do cotidiano, do existencialismo são postos organizadamente sob a mão meticulosa de um escritor, que ao fazer sua poesia une a precisão da forma com a abrangência dos significados que nela se escondem.