A Senhora das Águas

A Senhora das Águas Philippa Gregory

Resenhas - A Senhora das Águas

Ana Bruno 06/06/2020

Amei!
Mais uma autora favorita para minha lista!!! Pra quem gosta de romances históricos ela é uma das melhores! Philippa Gregory, além de escritora é historiadora, e suas tramas são construídas baseadas em extensas pesquisas. A autora completa as lacunas históricas com histórias belas, de força e coragem.
O livro é o terceiro lançado da série "Guerra dos primos" (atualmente a autora refere-se como série Plantageneta e Tudor - abrangendo duas séries que se completam), mas eu comecei por esse pois escolhi ler na ordem cronológica dos fatos e esse, então seria o primeiro, pois retrata a história de Jacquetta de Luxemburgo, mãe de Elizabeth de Woodville - rainha consorte pela casa de York, na Inglaterra do séc XV, a Rainha Branca (é, a da série da Netflix).
A narrativa da autora segue um tom e ritmo deliciosos, com uma notável construção de personagens. Gregory respeita a História, completando de modo cuidadoso e perspicaz. Ela rege uma narrativa imersiva e instigante, que flui com saborosa naturalidade, em 1a pessoa, na voz de Jacquetta, uma mulher forte, inteligente, batalhadora, que a autora questiona o fato dela ter sido negligenciada nos relatos históricos que temos do período.
O cenário, recebe igual carinho e detalhamento, com descrições pertinente e sem exageros.
Amei muito esse livro. Com certeza os demais da série Plantageneta e Tudor serão lidos!!

Fran 10/06/2020

Uma história de força feminina
"Sou uma historiadora de mulheres, de teu lugar na sociedade e de sua luta pelo poder. Quanto mais lia sobre Jacquetta, mais ela me parecia o tipo de personagem de que gosto: uma mulher negligenciada ou renegada pela história tradicional, mas que é revelada quando as evidências são reunidas."

Esta nota de Philippa Gregory sobre sua obra, A Senhora das Águas, explica bem o que é esse livro: um verdadeiro tributo a  mulheres que, embora tenham sido esquecidas pela história oficial, foram tão ou mais importantes que muitos dos homens com os quais conviveram.
Eu AMO romance histórico e, neste gênero, Philippa Gregory é uma das minhas autoras favoritas, principalmente por lançar esse olhar feminino sobre a história e por ter uma escrita viciante e gostosa de ler.

Misturando fatos históricos e pinceladas de ficção, a autora nos conta o início da Guerra das Rosas através dos olhos de Jacquetta de Luxemburgo: descendente de uma das mais nobres linhagens francesas e esposa do duque de Bedford, tio do rei Henrique VI da Inglaterra.

Após a morte de seu marido, Jacquetta coloca em risco sua fortuna e prestígio como membro da família real inglesa para se casar, por amor, com um homem abaixo de sua posição. Mais tarde, como uma das principais damas de companhia da rainha Margarida de Anjou, ela vivencia de perto um dos períodos mais turbulentos e sangrentos da história da Inglaterra: a guerra entre as casas de Lancaster e York.

Além da própria Jacquetta, neste livro conhecemos um pouco da história de outras mulheres, principalmente da emblemática Margarida de Anjou, uma rainha odiada por seu povo, mas com muito mais força que o rei, seu marido. A obra também traz muitas alusões à "caça às bruxas" medieval, e à visão da época de que qualquer mulher com um pouco mais de conhecimento deveria, de alguma forma, estar ligada à magia e ao demônio.

Adorei o livro é já estou aqui me preparando para ler os outros volumes da série.

R. K. 25/04/2021

Um livro sobre mulheres e relações de poder
Os Lordes que a amavam como Rainha não se atrevem a imagina-la como regente. Embora suas esposas administram suas terras quando estão fora, não recebem título ou remuneração. Não gostam de pensar em mulheres no poder, como líderes. A capacidade das mulheres não é  reconhecida, na verdade, é ocultada". Palavras  P. G. para descrever o escanteio para o qual a rainha Margarida foi jogada quando o Duque de York é feito protetor do Reino. Esse discurso se pretendia feminista? Pois eu digo: eu também não iria quere aquela louça, mimada, voluntariosa e pouco amorosa com o meu povo se estivesse em lugar dele. O discurso é ótimo, muito apropriado mas se fosse se referir a outras personagens feminina no livro (bem poucas, na verdade). A autora tenta transformar essas mulheres em marcos do seu tempo, mas elas são mulheres bem simples. na verdade, pelo menos na versão que ela trouxe. Cada vez que essa rainha esteve em cima na Roda da Fortuna, só trouxe miséria, terror e instabilidade ao seu Reino. Há que se ter cuidado. Uma mulher (Ou um homem) não é digno de nota por seu gênero. É digno por seus feitos em favor de todos os gêneros, independente do gênero e com equidade de gênero. Eu passaria sem saber a história dessas senhoras, Margarida e Jacquetta.

Claudia 13/07/2020

Depois de um período de muita leitura, resolvi escolher algo mais leve para descansar. E esta série da Guerra dos Primos e os Tudor da Inglaterra pareceu responder a isso. São15 livros e optei pela ordem cronológica, e não de publicação, sendo este o primeiro. Gostei da forma como a autora desenvolve a narrativa destacando a participação feminina. Leitura agradável.

Bia.RL 07/10/2020

Nesse romance histórico vemos o desenrolar da guerras das rosas, apesar de ter bastante ficção o livro é interessante mas não se tornou um favorito. Os personagens não são bem aprofundados e na verdade são apenas pano d fundo para os fatos históricos que são narrados.
Comprei o livro mas sensação q tive no final foi de que teria sido melhor ler no formato de
e-book.

Beatriz.Porto 13/11/2020

A senhora das águas
O livro foi meu primeiro contato com os romances históricos de Phillipa Gregory, após uma pesquisa, escolhi iniciar a leitura pela ordem cronológica, e não pela ordem de publicação das séries. Foi uma grata surpresa!
Apesar do conteúdo fictício, a narrativa histórica é muito bem construída, várias vezes pesquisei mais curiosidades sobre a vida de Jacquetta de Luxemburgo e ficou evidente o cuidado que a autora teve para retratar de forma fidedigna as passagens históricas.
A personagem principal é, com certeza, uma figura que merece ter sua história estudada e que foi de singular importância para a Inglaterra do século XV!
Seu romance com Sir. Richard Woodville, mesmo não sendo o centro da obra, aqueceu meu coração e sua devoção e obediência à corte de Henrique VI e, principalmente, à Rainha me surpreenderam. Apesar de - creio eu - ser algo típico da época, permanecer fiel a alguém com o temperamento de Margarida de Anjou, ao meu ver, não deve ter sido algo fácil.
Ansiosa para ler os próximos volumes e encantada com a premissa de ler narrativas tão bem escritas e envolventes sobre tantas mulheres históricas notáveis!

Ana@anapwatrin 22/11/2020

A autora incrível e a presença feminina
Até hoje, depois de ler três livros da autora, eu me surpreendo com sua narrativa fácil e viciante. Quem pega pela primeira vez seu livro com certeza deve ficar com receio por se tratar de fatos históricos na era medieval, mas é definitivamente uma preocupação tola visto que a linguagem usada por ela é muito mais simples do que muitos livros de mundos contemporâneos. Ela nunca me decepciona principalmente quando tbm é pra mostrar o empoderamento feminino da época naquelas circunstancias de mundo machista. A histórica de Jacquetta ganhou meu coração ??

Lady Bridgerton 12/12/2020

um passeio pelo inicio, meio e intervalo da guerra das rosas
eu inicio essa resenha dizendo que não vou comentar sobre o vies historico da trama e sim mais sobre se vale a pena ler ou não, por que se eu for falar do vies historico seria um tcc praticamente, na minha opinião eu estava com muito medo de iniciar esses livros e não gostar da escrita ou pior da historia por que assim eu meio que namoro esses livros faz uns 3\4 anos imagine o tamanho da decepção se eu não gostasse mas amem não foi o caso, eu simplesmente me apaixonei pela escrita da autora que consegue nós envolver na trama e nós mostrar pelos olhos da protagonista exatamente tudo o que era na epoca e sem poupar o sentimento mostrando a realidade de uma guerra, ela utiliza um contexto de magia para fazer o leitor mais preso na trama pensando na possibilidade do que poderia vir a seguir pelas visões da jacquie(muito intima dela eu sou ) mesmo para quem não conheça a fundo os detalhes da guerra, não se preocupe por que não tem muito risco de você se perder dos nomes não, e pra quem conhece e um prato cheio de referencias, eu praticamente berrava quando os nomes tudor, warwick ou neville apareciam. e para quem e fã da serie the white queen eu recomendo mais ainda esse livro por que a mãe da elizabeth e uma pessoa bem interessante e maravilhosa e como disse a propria autora nas notas eu queria muito que ela fosse mais documentada

Fabiana.Marino 19/12/2020

Romance histórico muito bom
A melhor forma de aprender é o jeito que a autora faz nesse livro. Um misto de romance com o quadro de fundo totalmente histórico e baseado em estudos sobre a época da guerra dos primos. Maravilhoso! Já quero ler a sequência ??

Denise 07/02/2021

A Senhora das Águas
Muito bom! Primeiro livro da autora que leio, demorei um pouco pra terminar e achei que iria ler outro antes de continuar a série, mas estou com essa história na cabeça. Inclusive estou assistindo as séries no canal da Starz e estou amando.
Amei a Jacquetta e o Richard muito fofo o amor deles e eu adoro os barracos da corte, tem quem ache que vida de nobre é fácil ?

Luisa 10/02/2021

Um excelente livro incomodo
Os primeiros 35% estavam 3 estrelas, não tinha muita coisa acontecendo e a parte mística também não estava me agradando. Depois ficou frenéticos, várias conspirações politicas ocorrendo. Pelo livro ser baseado em fatos que realmente aconteceram e por eu ter uma noção geral de como ocorreu e terminou a Guerra das Rosas, ficava agonizada quando via um personagem que eu gosto tanto fazendo escolhas que eu sei que são ruins pra ele.

Pelo que eu entendi dos livros que a autora escreve, ela tem a pretensão de contar narrativas sobre épocas passadas da monarquia inglesa, misturando fatos com invenções, focando em mulheres que foram negligenciadas pela história tradicional. Dessa forma, o livro aborda como a figura feminina era vista no século 15 e como ela era oprimida pelos homens, onde uma mulher que cobiçava algo só poderia ser bruxa. Duas das grandes mulheres dessa história são Margarida de Anjou e Jacquetta de Luxemburgo. Tive altos e baixos com a Margarida, ela estava sempre tentando reivindicar o poder, mas ao mesmo tempo ela não tinha a destreza ou a sensibilidade de fazer as coisas certas (que estavam escancaradas na cara dela) para mantê-lo, sendo que nesse contexto era a única mulher que talvez conseguiria fazer isso, já que ela era rainha. A Jacquetta é maravilhosa, inteligentíssima, a personalidade que a autora criou pra ela é uma das melhores coisas do livro.

É preciso certa atenção para entender o parentesco entre as pessoas, porque isso é extremamente importante, em especial pra quem pretende ler os outros livros.