As Rosas e a Revolução

As Rosas e a Revolução Karina Dias

Resenhas - As Rosas e a Revolução

Fernanda 16/08/2022

As rosas e a revolução
Livro lindo, com temática LGBTQIA+, que narra a história de uma menina se descobrindo em meio a revolução social na ditadura militar.
A realidade histórica da época muito bem contada e detalhada, sem perder a leveza para contar a história de amor por ela vivida.
O livro é muito bem amarrado, fazendo com que às vezes seja impossível parar em um capítulo sem querer devorar o próximo.
Vale a leitura!

mrsdalloway0 11/05/2021

amar dói. amar a liberdade quando ela não existe; amar outra mulher quando tal sentimento é visto como subversão; amar uma mulher que devolve esse amor e ainda assim não pode ser sua. amar dói, mas amor é o que salva. amor ou por si, ou por outra, ou por um país. mas sempre amor.

Camis 05/04/2021

Prepare-se para se emocionar
Mergulhando no passado histórico da ditadura militar, você conhecerá Vilma, e acompanhará as nuances que permearam sua vida desde a adolecência até a vida adulta; nos medos, reviravoltas e em seus amores... há emoção do início ao fim. Além de uma generosa concientização e compreensão do que era ser lésbica em 1964 e o que ainda hoje não mudou no decorrer dos anos.
Apenas leiam! É maravilhoso!

Ig Literário 20/02/2021

Melhor livro
Quando recebi a sugestão de ler As rosas e a revolução, pela sinopse eu já sabia que o tema é sensível e que me traria muitas emoções. Dito e feito! Sorri, chorei, fiquei angustiada, senti revolta, compaixão e solidariedade. Sentimentos que só são despertados quando a história nos envolve e arrebata. Aliás, essa seria uma boa palavra para descrever o que senti: arrebatamento. Logo de cara o recado: “Sou Vilma Solano, sobrevivente das trevas que tomaram conta deste país. O cerco está se fechando. Estamos mergulhados em anos de grande violência e dor. Querem calar a nossa voz, mas; enquanto me for dada a vida, serei militante do amor que nutro pela liberdade. Podem calar a minha voz, mas não podem calar o meu coração”, um recado para aqueles que ainda propagam ódio e preconceito por ai, até os dias de hoje. O romance se passa entre a cidade do Rio de Janeiro e São Paulo, através das memorias da personagem pelos anos de 1968, com a precisão de fatos que realmente aconteceram naquela década como a passeata dos cem mil e o assassinato de Eson de Lima Souto, pelos militares no restaurante calabouço, centro do Rio.
Tantos fatos importantes emoldurados por um texto fluido, poetico, bem estruturado, documental e o romance que se perpetuou para além da história. Vilma é filha de um general da Ditadura e participa ativamente do movimento de resistência que se desenvolveu na clandestinidade. A humanidade presente nos personagens é de uma verossimilhança impressionante. Se me perguntarem, direi: Sim. Estou completamente encantada. Recomendo a leitura atenta, há muito o que aprender com essa historia. Há muito o que refletir, há muito o que amar.
Obrigada a Karina Dias por esse presente!

Juliana.Magaldi 15/09/2020

O Sol na banca de revista....
Como escrever uma resenha de um livro que te virou do avesso.... Tarefa difícil, mas muito importante porque acredito que esse livro tocará da mesma forma muitas outras pessoas. Há muito tempo não lia nada ambientado nos anos de chumbo. Recentemente, chorando pela morte de Sirkis, folheei Os Carbonários meu livro favorito quando tinha 16 anos, mas não mergulhei de fato neste universo.
As Rosas e a Revolução de Karina Dias me transportou para 1968 e me colocou ao lado de Vilma uma menina de 17 anos, filha de um Coronel do Exército que descobre o horror da ditadura e vê todo o mundo que conhecia ruir. Mas, em meio a todo aquele descalabro ela também é apresentada ao amor na figura da revolucionária de Alda.
O autora foi corajosa ao construir uma narrativa de testemunho. Vivemos cada evento marcante de 68 a 84 olhando de dentro. Envoltas na trama as pessoas morrem, são exiladas e sofrem os horrores da ditadura. Ao lado disto vemos a luta de Vilma em viver plenamente as suas escolhas e a sua sexualidade. As duas batalhas por liberdade se irmanam de forma sensível e delicada.
Além destes dois fios condutores ainda temos personagens secundários apaixonantes. Armando, tio de Vilma, encarna o engajamento, a ética e a serenidade. Um pacifista, apaixonado pelo pais, pelos alunos e que muda a vida de Vilma muito positivamente. Hanna, Alice, Olavo, Beto, Vando e todos que pontuam a história trazem tons e elementos importantes.
Não acredito que será um livro amado por todos para quem eu indicar, mas tenho certeza que encantará a todos que mergulharem de coração aberto. As cenas de amor são belíssimas e intensas. Os momentos de dor são agudos. E, principalmente, a emoção transborda de todas as páginas.

site: www.facebook.com/avessoju

Fanny 01/07/2020

Política, representatividade lgbt e amor
Só a gente do mundo lgbt sabe o quanto que valorizamos os poucos livros que tratam essa categoria! Pra mim, o livro é apaixonante, empolgante e representativo! O ponto marcante do livro são alguns relatos reais que aconteceram durante a ditadura!
Eu recomendo principalmente a adolescentes, que estão iniciando a leitura lgbtqia+!

Sadraque 10/06/2020

Excelente narrativa
A estória contada por Karina Dias é instigante. O modo como ela misturou os fatos e a vida de Vilma foi espetacular. A mensagem final do livro é muito forte e importante. Foi uma ótima leitura, cheia de momentos em que eu simplesmente não conseguia parar de ler.

paloma 23/05/2020

Somos os filhos da revolução...
Termino a leitura desse livro completamente maravilhada. A narrativa é envolvente, vai te prendendo de forma gradativa, os personagens vão te conquistando, os ideais deles te arrebatam, as vitórias passam a ser vitórias pessoais, assim como as derrotas. Não há personagens perfeitos, muito pelo contrário, há erros e conduta errada por todo lado e, talvez seja exatamente isso que torna o livro tão maduro, verossímil.
Um romance tórrido MUITO bem dosado, que não se perde no erotismo, no clichê e a narrativa não se prende unicamente nisso, ou nas personagens principais. Personagens secundários foram muito bem trabalhados.

A história ser ambientada quase que completamente no período da ditadura é surreal. Apesar de ser uma obra ficcional, é perceptível que o livro foi embasado em fatos e relatos, no que diz respeito à esse período e, isso torna tudo mais denso, sensível e interessante.

A escrita da autora é equilibrada, perspicaz, inteligente, bem construída, embasada e madura. O único ponto que poderia ter sido desenvolvido de forma mais profunda é o término da história, achei que essa parte foi um tanto "corrida", brusca, deixou um gostinho de quero mais, acredito que devido a trajetória o leitor merecia um pouco mais. De qualquer forma, é um dos melhores livros que já li.

Daniel.Oliveira 28/09/2019

A Revolução
Um romance lesbico em plena ditadura, maravilhoso romance e uma reflexão sobre nosso passaso escuro.

Didi 23/06/2018

Segundo livro que li da Karina Dias. Tornou-se o meu preferido dela.

Um romance tórrido e ambientado num período histórico conturbado do Brasil. Essa proposta que a escritora trouxe foi muito interessante e uma das coisas que mais me atraiu para o livro.

Este livro é mais maduro e com um enredo mais estruturado do que de outro livro da autora que segue estilo parecido - "Aquele dia junto ao mar". Há um equilíbrio muito bom entre as cenas de sexo e romance e o desenvolvimento das personagens, da trama, até mesmo do ambiente. Só achei que o livro terminou de forma muito brusca, fiquei com um gostinho de "quero mais".

Day 15/04/2016

Terminei de ler o livro agora e sinceramente não sei se consigo traduzir em palavras minha emoção. Eu mergulhei de cabeça na história de Vilma, confesso que chorei muitas vezes durante toda a leitura e agora que á conclui ainda estou muito emocionada e meditando em tudo que li, acho que precisarei ler e re-ler muitas outras vezes para tentar expressar em palavras o quão emocionada estou. Não sei se algum outro livro conseguirá mexer tanto com minhas emoções como AS ROSAS E A REVOLUÇÃO.

Obrigada Karina Dias, por nos presentear com uma história tão linda, tão cheia de detalhes, tão enriquecedora em todos os sentidos

Rose 05/11/2014

"Quando você abrir este livro, perceberá que as linhas tênues de um diário unirão para sempre a vida de Miguel, Vilma, Hanna, Anita e a sua." - Karina Dias sabia muito bem o que dizia ao publicar estas palavras na capa do livro...
"As Rosas e a Revolução" é uma história tão envolvente que a gente começa a ler e não quer mais parar, e quando dá uma pausa, se pega pensando nos personagens e no que ainda há para se descobrir sobre suas vidas.
Um romance adocicado com o mais forte e puro amor, que é capaz de superar todas as barreiras, o preconceito e até mesmo a morte, e que relata dias de muito sofrimento, dor e angústia, causados pela Ditadura Militar, mas superados pela força e responsabilidade de lutar pelo fim da violência e injustiça, e por um país livre e melhor para todos.
Estou apaixonada por este livro. É simplesmente o melhor livro que já li.