No Place Like Oz

No Place Like Oz Danielle Paige

Resenhas - No place like Oz

Matheus 21/12/2014

They say you can't go home again
Uma leitura muito interessante pra quem pretende ler Dorothy Must Die. O livro tem Dorothy Gale como personagem central e narradora, mostrando os seus conflitos internos sobre a vida que leva no Kansas e sobre as decisões que tomou anteriormente. Pra quem é fã de O Mágico de Oz, é certamente curioso ver todo esse mundo novamente, revisitar os personagens e ver como Dorothy enfrenta os novos desafios agora que está mais velha. Bom, se você chegou aqui, provavelmente quer ler DMD e já deve saber que a personagem citada está muito diferente do que era nos livros ou filmes. O intuito dessa prequel é mostrar essa transição do comportamento de Dorothy e a autora faz isso com excelência , tanto que até um ponto você chega a entender o lado da garota do Kansas, mesmo que não concorde com ela. Essa premissa de fazer uma história mais dark inspirada em Oz é formidável, mas não espere nada muito sombrio nesse livro, pois ele serve mais como um guia pra você poder entender a história principal melhor. A leitura é rápida e a história é envolvente, com os seus personagens cativantes que agora retornam, mas cuidado, em Oz nada é o que parece, e talvez você descubra a maldade em lugares que nunca viu antes.

Ivy (De repente, no último livro) 20/09/2016

Conto super necessário para entender o primeiro livro...
"No Place like Oz" é a precuela da série "Dorothy deve morrer", uma das grandes novidades do mês. Confesso que não estou muito familiarizada com a famosa história de "O Mágico de Oz". Sei quem foram Dorothy e seus amigos, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Sei que Dorothy era a garota humana, no mundo encantado de Oz e que ali foi a grande heroína ao haver salvado aquele lugar mágico da destruição que o ameaçava. Porém, em detalhes, conheço muito pouco da história de Oz.

Nada disso impediu que eu desfrutasse enormemente dessa leitura e digo mais, terminei essa precuela com uma vontade imensa de começar imediatamente a primeira parte pois, neste pequeno relato, a autora simplesmente me alucinou ao apresentar uma história diferente, com personagens intrigantes e que possuí uma trama mais sombria do que seu clássico original.

"No Place like Oz" nos traz novamente Dorothy no dia de seu aniversário de dezesseis anos. Dorothy está de volta à Kansas, depois de sua aventura no mundo de Oz, ela agora está vivendo novamente com seus tios, tia Em e tio Henry e ajudando-os a tomar conta da pequena granja onde vivem.
Em Kansas, Dorothy já não é uma heroína, ela nem ao menos tem amigas. Sua única amiga a abandonou depois que Dorothy tornou-se momentâneamente celebridade local ao haver sido tragada pela tornado. E agora, Dorothy passa seus dias solitários relembrando os dias de aventuras e glória ao lado de seus 3 amigos pela terra de Oz.

Quando em seu aniversário, Dorothy recebe um belíssimo par de sapatos, ela à princípio não tem dúvidas de que tia Em acabou gastando mais do que deveria em um presente para ela porém, ao colocar os sapatos, Dorothy percebe que aqueles sapatos são diferentes... mágicos... na verdade, eles exalam um poder que apenas poderiam ter vindo de um lugar: Oz. E esses mesmos sapatos serão a chave para Dorothy retornar novamente ao mundo de Oz.

Após provar a rejeição e o desprezo em sua própria festa de aniversário, Dorothy consegue uma vez mais voltar à Oz, à oportunidade de voltar aos seus verdadeiros amigos. Porém, Dorothy descobre que Oz já não é o mesmo lugar que havia conhecido antes de partir.
A chegada da misteriosa princesa Ozna mudou as coisas por ali. E as intenções de Osma parecem, à primeira vista, muito nobres e puras porém, logo fica claro que algo obscuro paira sobre Oz. Será que a felicidade dos habitantes de Oz é apenas uma ilusão ou efeito de alguma magia? Poderá Oz estar submergida mais uma vez em trevas sem ao menos haver-se dado conta?
E o que aconteceu à Glinda, a bruxa que ajudou Dorothy em sua volta para Kansas? Porque os caminhos do Leão, do Espantalho e do Homem de Lata, seus leais amigos, se separaram?

Dorothy quer responder à essas perguntas e, se preciso for, salvar uma vez mais a terra de Oz dessa nova ameaça incerta e desconhecida. E ao final de tudo, ela deverá decidir se voltar à Kansas ainda é realmente uma opção ou se realmente não há lugar como Oz.

Dorothy, essa personagem que sempre tivemos como alguém tão pura, bondosa e ingênua, na versão de Danielle Paige ganha uma nova personalidade. Dorothy é determinada, ela sabe o que quer e fará o que for preciso para conseguir. Dorothy aparentava ser altruísta, mas também possuí seus desejos próprios de menina: ela quer ser amada, ela quer ser querida e mais do que isso, ela quer ser importante.
A autora nos traz aqui uma Dorothy com várias facetas, e que parece à todo instante revelar um novo lado de sua personalidade. Gostei muito dessa nova Dorothy e tenho certeza que nos livros que se seguem à continuação, muitas surpresas relacionadas à essa personagem ainda estão por vir.

Ainda não dá pra falar muito dos famosos amigos de Dorothy, a autora nos trouxe pouco nessa precuela do Homem de Lata e do Leão, até mesmo o Espantalho tem uma aparição curta que permite apenas que o leitor possa conhecer quem ele é, mas sem se aprofundar na personalidade do personagem que, certamente, será vista com maiores detalhes nos livros principais da série.

A precuela de Danielle Paige é importante, acrescenta informações e detalhes à série e considero que deve mesmo ser lida antes do primeiro livro.
A narrativa da autora à princípio é pausada, porém, em poucos capítulos torna-se muito viciante. Ao princípio, a leitura pode parecer lenta, já que a autora nos apresenta Dorothy vivendo uma vida cansativa e chata no Kansas. Porém, em poucas páginas as reviravoltas da história começam a surpreender o leitor e, quando nos adentamos no universo de Oz, fica impossível deixar de ler essa curta precuela que, termina nos deixando de maneira fascinante e nos deixa com uma vontade imensa de continuar essa história e desvendar um à um os novos segredos que Oz nos trará.

A história está narrada em primeira pessoa, desde o ponto de vista de Dorothy.

Resumindo, No place like Oz foi uma precuela que me permitiu adentrar em cheio no mundo mágico de Oz. Com uma ambientação impecável e uma narrativa viciante, Danielle Paige nos apresenta nesta precuela uma prévia do que encontraremos em Dorothy deve morrer, e os garanto que vale totalmente à pena.
Recomendo muitíssimo.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/09/review-99-no-place-like-oz.html

J. J Coelho 01/11/2018

"I'll tell you one thing. If I ever get the chance to go somewhere else again, I'm going to stay there."
Eu nunca esperei o quanto eu acabaria me apaixonando por essa série.

O primeiro livro, Dorothy Must Die, havia sido uma quase decepção para mim, coisa que foi completamente corrigida a partir do segundo livro, no qual eu me vi conectado aos personagens e ao mundo reescrito por Paige. E, a cada edição que eu lia, mais eu queria mais daquilo tudo. Então, quando eu finalmente cheguei ao último volume, The End of Oz, ainda não me vira satisfeito. Eu precisava de mais. Mais dos personagens, dos cenários, da prosa da autora, e muitos outros pontos que não haviam sido explorados na série principal.

É com grande prazer que eu venho dizer que estou adquirindo exatamente o que eu queria ao ler os contos que narram a história antecedente aos eventos de Dorothy Must Die. É impressionante o quanto Danielle Paige consegue jogar tanta luz nos mais minuciosos detalhes nessa novela. O desenvolvimento dos personagens é perfeito, principalmente da Dorothy (levando em conta que este volume propõe explicar as origens da sua história), uma das maiores surpresas para mim desde o último volume da série.

Após ter lido os capítulos narrados no ponto de vista dela em The End of Oz, eu queria justamente ler um volume em que mostrasse justamente o lado dela no enredo. Então "No Place Like Oz" satisfez esse meu desejo. E de forma esplêndida. Ainda estou impressionado com o tanto eu acabei gostando da vilã da série. A verdade é que eu nunca esperei me identificar tanto nela. Enquanto eu lia toda a edição, assistindo a Dorothy discorrer sobre seus inúmeros monólogos interiores, eu não podia evitar de muitas vezes exclamar comigo mesmo o quanto aquilo era identificável. Eu estava quase gritando em voz alta para a personagem, "Sim! Eu te entendo! Eu também já passei por isso! Você não está sozinha." O que fez desse livro uma experiência mais pessoal do que crítica para mim, e da Dorothy a minha personagem favorita da série inteira (surpreendentemente).

E foi essa maneira que a escritora manejou de me fazer sentir no lugar da Dorothy que auxiliou tão bem no restante do livro. À medida em que a história se prolongava e se aproximava do seu desfecho, eu via a personagem se modificando, tornando-se mais corrompida com o decorrer da trama, virando, por fim, a tal vilã que ela já estava destinada a ser desde o princípio. E isso me assustou demais, uma vez que eu me via perfeitamente na Dorothy, e comecei a me perguntar: "Se eu estivesse no lugar dela, também aconteceria a mesma coisa comigo? Se eu tivesse sido inserido num mundo que me oferecia tanto poder, tendo o passado similar ao dela, eu também acabaria sendo uma pessoa tão ruim quanto Dorothy? Ou eu seria a Amy?"

São pouquíssimos livros que me fazem pensar assim. Eu sinceramente não sei qual foi a última vez em que uma obra me inseriu nessa profunda meditação sobre mim mesmo, mas eu simplesmente amo quando um autor consegue induzir isto em mim. Por isso, "No Place Like Oz" não poderia ganhar outra nota a não ser a de cinco estrelas.

~

"For everything that's wonderful, there's something wicked, too. That's the price you pay for magic. It's worth it, I thought. Even here, standing at the mouth of a place that radiated the purest evil I'd ever felt, I knew it would always be worth it. Because without magic, you're just left with Kansas."