Contos Amazônicos

Contos Amazônicos Inglês de Sousa

Resenhas - Contos Amazônicos

dre26 15/12/2023

Acauã meu fav
Tem muitas características regionais do interior do Pará, como o dialeto, as histórias, os personagens e tem muito sobre a historiografia da Amazônia, vale a pena.

kamillyoliveira 16/09/2023

Contos amazônicos
É uma coleção de contos muito interessante, sou paraense, como o autor, e muitas coisas que ele relatou nos seus contos eu não sabia e achei interessantíssimo. Alguns contos não me prederam muito, mas tenho meu preferido que é o Acauã. Achei maravilhoso, não sabia da superstição sobre ouvir o canto do Acauã.
Recomendo, principalmente para quem gosta de saber mais sobre a região norte.

Jonathan153 28/06/2023

A verdadeira obra-prima de Inglês de Sousa. O naturalismo do século XIX se junta ao estranho e ao fantástico, gerando um efeito único. Destaque para A Feiticeira, Acuã, O Missionário e O Rebelde.

Karolen.Susan 02/05/2023

Relatos sobre a população de Óbidos do século XIX
Quando comprei o livro esperava por abordagens folclóricas e mitológicas, comuns da região norte. No entanto, os contos abordam a vivência da população nortista no século XIX: as vilas, a população miscigenada, a cabanagem e as incertezas do período imperial. Os contos se passam na cidade de Obidos e redondezas, onde o autor nasceu e viveu grande parte de sua vida.
Meu preferido foi ?O rebelde?, último e maior entre os contos do livro.

Lurdes 08/04/2023

Que bela surpresa a leitura destes Contos Amazônicos.
Nunca tinha lido nada do autor e dele sabia pouquíssimo.

Com minhas andanças literárias pelo mundo e pelo Brasil, sentia muita falta de incluir mais leituras das regiões Norte e Centro Oeste, mas me faltavam mais referências.
Sou gaúcha e, como a maioria dos brasileiros, conheço muito pouco, além do Sul, Sudeste e Nordeste.

Coincidentemente vi um post da @izabelarn , que estava criando um grupo intitulado Lendo o Norte e, claro, entrei para o grupo.

Um grupo incrível, onde cerca de 90% dos integrantes são do norte. Me surpreendeu a pouca presença de habitantes das outras regiões, mas isto é papo para outro post.

Aqui quero falar desta obra que traz muito da cultura local e dos costumes da população, principalmente a ribeirinha, em meados do Séc XIX.

Me conectei com o autor pela sua sensibilidade e seu posicionamento denunciando as condições precárias da população, em educação, saúde, as péssimas condições de trabalho e a exploração da população local pelos poderosos.
Estamos em pleno período da Cabanagem, da Guerra do Paraguai, um Brasil ainda escravagista e tremendamente elitista.

São 9 contos que abordam desde fatos ligados a momentos históricos, como o meu conto preferido, O Voluntário, que trata do recrutamento de soldados para lutar na Guerra do Paraguai, até histórias envolvendo lendas, feitiços ou, simplesmente, o dia a dia da população mais desassistida.

Recomendo muito.

Levi Lima 27/02/2023

Escrita tão rica.
O autor sabe descrever os cenários tão bem que acho que mesmo pessoas que nunca estiveram na amazônia podem saber como aquele lugar é. O contos são todos muito interessantes, apesar de eu não ter entendido dois deles muito bem (a mensagem que queriam passar). O português é mais antigo, mas muito enriquecedor para quem o lê, pois descobrimos novos (antigos) jeito de usar as palavras e deixa nosso cérebro trabalhar um pouco. Recomendo muito.

Ana 21/02/2023

''Contos Amazônicos'', é uma coletânea de contos, como o próprio nome diz, que trata de pedaços da história do Pará no século XIX, com todas as suas particularidades que até hoje vemos no clima, nas habitações, no homem, no ambiente... e até nas lendas e crenças do povo, tudo isso tendo como pano de fundo as agitações políticas da época. As histórias se passam ora em Faro, ora em Óbidos, ora em Vila Bela, etc.
Meus contos preferidos dessa coletânea são ''Acauã'', ''A quadrilha de Jacó Patacho'' e ''Voluntário'', que de tão triste e trágico, me arrancou até lágrimas dos olhos. Os contos carregam nas tintas trágicas e melancólicas, algumas vezes até mesmo enveredando pelo sobrenatural.
Li ''Acauã'', ''Voluntário'' e ''A quadrilha de Jacó Patacho'' para o vestibular em 2007, e gostei demais, fiquei até mais entusiasmada com Contos Amazônicos do que quando tive que ler ''Os Lusíadas'', cuja grandiosidade só fui entender anos e anos mais tarde.
''Acauã'' mistura terror psicológico com realismo fantástico e tragédia;
''Voluntário'' trata do triste destino de quem tem de obedecer aos poderosos pela força;
''Amor de Maria'' fala de um romance que tem um final trágico;
''A feiticeira'', um conto com um pé no terror, nos mostra a importância de não mexer com o que não é da nossa conta.
Eu só não gostei muito de ''O donativo do Capitão Silvestre'', achei chato. Mas isso não desabona o valor do livro todo.
O paraense que não conhece ''Contos Amazônicos'' está pecando, sem exageros.

Everton.Paulo 11/02/2023

Não achei que lerá rápido
Então comecei a ler um livro pouco mais longo que 160 páginas com muito folclore nacional e achei que leria rápido. Ledo engano. As histórias são cheias de camadas e desafiadoras. E apesar de curto e de formato pequeno, de bolso, o livro tem diagramação difícil com fonte pequena e muito texto em cada página.
Mas pela dádiva dos brasileiros em contar histórias como ninguém, vale a pena.
Um obra naturalista, voltada às tradições das regiões mais ao norte, com suas crenças, cultura, sociedade e riqueza histórica.

cecilia 14/01/2023

conhecendo o norte
os contos apresentados no livro de inglês de sousa, nos fazem viver o período da ?cabanagem? no grão-para. pequenos contos que nos prendem do início ao fim, nos apresentando palavras e costumes locais da época.

Alessandra.Dias 08/01/2023

Sangue, selva e superstição
O livro apresenta o total de nove contos. Retrata tradições, a vida cotidiana no interior do Pará em tempos idos e as crendices do povo local.
São histórias curtas, mas que prendem a atenção por conta do desenrolar inesperado dos fatos...

Carla.Ligia 27/11/2022

Conhecer autores do séc XIX
Nada melhor do ler sobre terror e suspense, sob os olhos de um autor paraense do século XIX.
Super recomendo se você está procurando resgatar autores brasileiros esquecidos.

Larissa 18/04/2022

É sempre bom ler livros de autores brasileiros e melhor ainda quando eles falam sobre o Norte do país.
A leitura de Contos Amazônicos não é muito fácil devido a sua forma de escritas, um português mais antigo e também percebe-se muitos termos racistas mas isso é em decorrer da época que ele foi escrito.

Gostei da história.

Thiago.Moreira 30/01/2022

Uma viagem ao norte do país no século XVI
O livro possui linguagem bastante acessível, o que me surpreendeu considerando a data de publicação (1893). Os primeiros contos são os melhores na minha opinião, principalmente "A feiticeira". Não curti o fato de alguns contos terminarem de forma abrupta mas faz parte. Recomendo!

Suli 06/06/2021

Crítico, histórico.
Conheci inglês de Sousa há muito tempo, acho que cheguei a ler apenas um livro dele na época do vestibular...Em maio um amigo me indicou este livro e fiquei muito empolgada pra lê-lo pois Inglês de Sousa foi um escritor paraense. E a minha empolgação foi maior porque além dele ser naturalista, os contos desta obra tem uma pegada folclórica, algo que eu amo demais. Em seus contos o cenário amazônico está sempre presente e a população ribeirinha é colocada em evidência . A crítica social também se faz presente. Alguns contos também falam sobre a Cabanagem, que foi uma revolta popular que aconteceu na Província do Grão- Pará ( 1835 a 1840). Os contos são breves, exceto o último, que é bemmm maior e que foi o meu favorito, chamado " o Rebelde". Um conto maravilhoso, surpreendente, porém triste.

Biel 17/05/2021

Contos Amazônicos
Mais um achado na biblioteca da minha cidade, desta vez parti para uma viagem na região norte do país, no calamitoso séc.19.

De contos fantásticos, flertando com um interessante terror à brasileira, à contos históricos sobre a cabanagem, Inglês de Souza encanta com sua forma fluída e econômica de se conduzir o leitor. Entre as leituras mais gostosas do ano. Recomendo.

Atenciosamente,

Gabriel Ap.