O Universo Contra Alex Woods

O Universo Contra Alex Woods Gavin Extence

Resenhas - O Universo Contra Alex Woods

Carolina165 06/06/2020

"É sempre mais fácil seguir o que todo mundo pensa. Mas ter princípios significa fazer o que é direito, não o que é fácil. Significa ter alguma integridade, e é algo que você controla. Ninguém mais pode controlar isso". Pág. 133
O livro começa pelo final, com Alex em uma situação embaraçosa; mas não sabemos como ele foi levado à essa situação. Isso vamos descobrir no decorrer da leitura.

Esse livro foi bem diferente do que eu esperava, embora eu não saiba exatamente o que eu estava esperando. Só sei que até o momento em que estou escrevendo esta resenha eu ainda estou em dúvida em relação a qual nota dar a ele.

Acho que eu estava esperando, pela sinopse e título, que depois de o Alex ser atingido pelo meteorito, vários acontecimentos mirabolantes e situações diferentes e inusitadas aconteceriam na vida dele. Mas na verdade o foco foi a amizade dele com o Sr. Peterson.

Todos os acontecimentos não foram surpresa para mim, pois já estava tudo na sinopse. Algumas coisas não gostei. Outras, porém; quero levar para a vida.

A leitura foi muito fluida, porém os últimos capítulos foram meio arrastados. Nos últimos capítulos o tema eutanásia foi tratado de forma explícita e detalhada; o que causou certa angústia. Foram páginas angustiantes e de enorme peso emocional.

Esse livro trata de:
Amizades verdadeiras,
Fazer e saber decidir o que é certo,
Fazer escolhas difíceis,
Olhar através de um outro ângulo.

Enfim, foi uma boa leitura; mas preciso digerir melhor, e quem sabe voltar aqui e editar esta resenha, pois no momento me faltam as palavras certas para definir esta leitura.

Ah, já estava me esquecendo...essa capa é linda mas não é aleatória. Tem tudo a ver com a história. Essa capa é nada mais, nada menos, que Glastonbury Tor, a montanha de sete níveis em cujo pico fica a Igreja de São Miguel. Descobri isso por acaso no google, mas gostei muito, rsss.

Yasmin 24/09/2014

Uma amizade improvável, um garoto diferente, uma bela amizade, descobertas e escolhas.

Sabe quando você olha para um livro, mas sabe que ele vai te tocar de uma forma única? Pois bem, com Alex Woods foi assim e por isso foi com imensa felicidade que esperei a Rocco lançá-lo. Gavin Extence presenteia o leitor com uma narrativa singular e pessoal, uma voz narrativa inteiramente diferente, nova e com um tom despreocupado ao mesmo tempo que profundo. Um presente ao leitor, sobre tudo e sobre nada, sobre amizade, sobre palavras e sobre o universo. Uma história tocante pelos motivos mais inesperados. Conheçam a singular história de Alex Woods.

A história começa depois do final. Começa com Alex depois que tudo terminou e é a partir desse encontro que ele nos conta como sua vida o encaminhou para uma das amizades mais improváveis e significativas. Tudo começa quando algo quase impossível acontece, ele é atingido por um meteorito de ferro-níquel de aproximadamente dois quilos, o que é muito raro e ninguém esperava que ele acordasse. Porém depois de dez dias Alex acordou, com um mês de memória apagada, tudo o que sabe do acidente ouviu dos médicos, da mãe e de ler todas as notícias que saiu no jornal. Foi a partir desse fatídico acontecimento que a trama que levou Alex Woods até a porta do Sr. Peterson. Depois do meteorito, Alex começou a ter convulsões, por causa delas mudou-se para o apartamento minúsculo sob a loja da mãe, e passou um ano em seu pequeno quarto lendo, lendo e lendo, quando finalmente suas as convulsões chegaram a um número controlável ele pode voltar para a escola, o lugar que Alex carinhosamente de casa dos macacos, um lugar onde ser diferente é o maior crime e Alex se encaixava em todas categorias de crimes. Ele gostava de ler, ele não praticava esportes, ele gostava de estudar, ele não tinha videogame ou celular. Foi fugindo dos trogloditas de sua escola que ele foi parar na casa do Sr. Peterson, e para não se complicar ainda mais ele não contou quem havia quebrado os vidros da estufa, mal sabia que a partir dali surgiria uma amizade inusitada com o viúvo, mal-humorado e veterano da guerra do Vietnã, que tinha uma estante recheada de Kurt Vonnegut e uma plantação de maconha clandestina. Mal sabia Alex que o universo pregaria outra peça cruel nele, no mesmo dia, anos depois, algo que mudaria sua vida de novo e algo único, terrível, e sem palavras para explicar.

É a partir dessa premissa que a história de Alex se desenvolve. Narrado em primeira pessoa, de forma direta e inteligente, a história é única. A voz narrativa de Alex é mais do que gostosa, é perspicaz e profunda. Ao lado de seus pensamentos e comentários singulares entendemos a complexidade e a profundidade de sua história. A sensação que fica é que Gavin Extence foi apenas a mão que nos levou a história, apenas o intermediário inevitável para o mundo conhecer Alex Woods e sua história. E por conseguir isso o autor é brilhante, conseguir levar sua história tocando-a o menos possível e deixando o leitor com a incrível sensação de quem em algum universo paralelo Alex segue sua vida.

É impossível colocar em palavras tudo o que senti com o desenrolar da história, não sei se agiria da mesma forma que Alex, mas visto minha experiência em hospitais não posso deixar de concordar com tudo o que aconteceu. Estou feliz por ter conhecido Alex, o Sr. Peterson e sua história de improbabilidades, escolhas difíceis e acasos. A história tão perfeitamente entregue por Gavin Extence ao mundo é uma daquelas que precisam ser lidas, sentidas e compreendidas. Sem preconceitos com as decisões finais dos personagens, apenas aceitando a tristeza da situação, e o que a vida nos leva a fazer por aqueles que amamos. Até onde você iria, até onde eu iria é algo completamente diferente, com sorte nós nunca saberemos, nunca precisaremos passar por algo parecido, mas Alex passou e nos presenteou com sua história.

Leitura rápida, instigante e agradável. A narrativa flui em um ritmo único, como um relato pessoal e íntimo, a história cativa e surpreende o leitor a todo momento. Rica pelos personagens, rica pela mensagem e rica pelas diversas citações de literatura a ciência a história entregue por Gavin Extence é única. Sua escrita e sensibilidade é palpável, mal posso esperar por outras histórias assim, mas como disse, Alex Woods é único. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/07/resenha-o-universo-contra-alex-woods.html

Alê 06/05/2017

E no fim... Tudo
Inicialmente, percebi como devagando em sua centralidade. "Assisti" a construção de cada cenário e personagem para enfim compreender o que queria ser dito. E foi dito.
Alexander Morgan Woods vira manchetes mais vezes do que esperava. Das formas mais fantásticas. Inteligente e puro, beirando a ingenuidade.
É um livro simples e cheio de sabedoria, ensinamentos que vão dá astrofísica, neurologia à filosofia. Fala de morte e vida e de como uma precisa da outra para existir e deixar de fazer qualquer coisa.
Ao conhecer o Sr. Isaac Peterson descobrimos a acidez, os palavrões, e Kurt Vonnegut. Somos capazes de escutar a trilha sonora instrumental e o cheiro das lilares nos jardins.
Não consigo resumir em palavras chave, mas é um livro sobre percepções de vida pelos olhos de um adolescente (e sua história a partir dos dez anos de idade) com epilepsia.
Uma obra que conquista e se alastra por dentro de nossa mente, e nos faz perceber que tudo vai muito além do que compreendemos. O livro em si é um Teoria de tudo.

Mike Willian 16/08/2022

"Acho que a integridade pode se mostrar de várias formas...
...e às vezes você pode quebrar as regras e ainda agir com integridade."

Alex Wood é um garoto que foi atingido por um meteorito quando criança. Essa peculiaridade foi o princípio dos acontecimentos que sucederam suas experiências.

É uma história sóbria que aborda grandes assuntos com clareza e simplicidade. Uma história sobre amor gratuito, empatia e compaixão.

Traz diversas reflexões sobre a vida, como a morte, o universo, o início, o fim, propósitos, fundamentos, ética e moral, de forma muito bem ilustrada e sensata.

É uma leitura extremamente satisfatória e bem-feita.

Bart 17/02/2020

O universo contra Alex Woods
*Gavin Extence*

Esse livro me pegou de surpresa, julguei a capa, achava que fosse bem infantil... e não é... o escritor nos entrega um livraço que nos faz pensar até onde nós ajudaríamos quem realmente amamos. O tema já apareceu em outro livro que virou filme de romance trágico... não vou falar sobre isso...

A trama gira em torno de Alex Woods que se envolveu num acidente com um meteorito (foi atingido na cabeça... leia) aos 11 anos, vc acha que o livro vai tomar um rumo, e é surpreendido por outro totalmente diferente (não costumo ler a sinopse, isso é uma faca de 2 gumes)... o rumo que nós tomamos junto com a historia me tirou p/pensar no quanto nós temos liberdade, e o que podemos fazer com ela de fato nos piores momentos de nossa vida... Alex não entra pelo viés da religião, mas vai cativar o leitor com sensibilidade e respeito.

A trama tem palavrões , drogas, amizade, rebeldia, morte e questionamentos que colocam mts pessoas em cheque.
Um p$#@ de um livro excelente.
Ps. Alex cresce durante a trama, e nós com ele.

Erica 12/07/2023

Muito boa a amizade do Alex com o Sr. Peterson!
E não consigo entender qual o problema em apenas respeitar a vontade das pessoas.
O Alex estava totalmente certo!

Mapa de personagens:

Alexander Morgan Woods, o protagonista
Rowena Woods, sua mãe
Sr. Peterson, um vizinho
Dr. Patel e Dr. Enderby, médicos de Alex
Dra. Monica Weir, astrofísica
Elizabeth Fitzmaurice, a amiga Ellie

Sra. Griffith, Fiona Fitton, John e Barbara Blessed, Sophie Haynes, Gregory Adelmann - pessoal do clube do livro

Luciana 20/03/2018

Por onde começar!?
Não sei por onde começar, mas vou tentar...Peguei este livro para ler, mais pela capa, e passei alguns capítulos sem entender o objetivo do livro, mas não poderia parar, porque a leitura era fácil e fluida!
Quando estava mais ou menos no meio, eu entendi toda a razão do livro, e a partir daí foi impossível parar, e não se emocionar!
Um livro de fácil leitura, com um enredo bastante inusitado e que faz você pensar...E talvez chorar um pouco!!
Não leia nenhum ?spoiler? ou sinopse, apenas mergulhe na história!!

Matheus Figueiredo 11/06/2019

O UNIVERSO CONTRA ALEX WOODS
Uma leitura surpreendente que te prende do começo ao fim no desenvolvimento da história.
Uma linda amizade entre Alex e Sr. Peterson.

Fellipe 31/05/2020

Inesquecível! [SPOILER NO FINAL]
No começo, parecia ser um livro chato... Não imaginava que iria gostar tanto! É engraçado como o autor dá spoilers do final durante a obra. Você já sabe o que vai acontecer, mas quer saber tudo o que levou isso a acontecer. É um livro cativante! Mesmo se tratando de alguns assuntos sérios, é um livro divertido, e um tanto irônico. Fico pensando em quais seriam as chances das coisas que aconteceram com o Alex acontecerem na realidade... Tipo, não é um livro fantástico ou surreal, já que mostra coisas que poderiam, sim, acontecer... Mesmo assim, penso, para acontecer tudo isso com alguém, deveria ser alguém com muita sorte, ou com muito azar, se é que me entende. É um livro surpreendente, e houve momentos em que me perguntei: "Como esse livro chegou a esse ponto?". Como li em alguma das resenhas do livro, é uma amizade improvável, e achei isso muito bonito, eles eram important noes um para o outro, e procuravam entender um ao outro e suas decisões, a um nível acima do normal, hehe, quem já leu, sabe. Acho que já falei demais, não imaginava que iria entrar pra lista dos meus favoritos...

?ALERTA DE SPOILER?

Cadê o beijo de Ellie e Alex? Eu shippei desde que ela entrou na história, e esperei até o final do livro pra ver se

Elisa 23/08/2014

Segundo a sinopse, este livro relata a sequencia de estranhos acontecimentos que regeram a vida de um garoto comum, Alex Woods, desde ser atingido na cabeça, aos 10 anos de idade, por um meteorito, até ser detido, aos 17 anos, tentando atravessar a fronteira da Inglaterra com as cinzas de um homem, um punhado de maconha e bastante dinheiro, em moedas diferentes. É um livro bom, realmente, mas não conseguiu me convencer de que Alex estava, de fato, em uma luta contra o universo. Tirando o episódio inicial do meteorito, não houve nada que, na minha opinião, não aconteça no dia a dia de bastante gente por aí. Não a ponto de alguém poder imaginar uma conspiração do universo contra ele, pelo menos.

A narração é bem divertida e, pelo fato de Alex ser completamente nerd, está cheia de informações e curiosidades aparentemente inúteis sobre o funcionamento da galáxia e do cérebro humano. O que me incomodou durante a leitura foram as vírgulas, tanto as que estavam faltando quanto as que estavam no lugar errado. Talvez este tenha sido um erro do autor também, mas a maioria delas me pareceu erro na tradução (em inglês, por exemplo, usa-se vírgula antes de "and", mas, em português, não usa-se vírgula antes de "e" em sentido aditivo).

De qualquer jeito, foi um boa estréia e um livro diferente do que se costuma ver (nada de romance, será Alex assexuado?) (o beijo com a Ellie não conta). Eu acho que o próximo livro do Gavin vai ser melhor.
Fellipe 30/04/2020minha estante
Assexual. Porque assexuado é o ser que não precisa de outro para se reproduzir, como os cogumelos, a ameba e a estrela-do-mar.

kelly 04/09/2022

LEIAM ESSE LIVRO!!!
que livro incrível, é extremamente interessante, Alex é muito bondoso o que comove muito, e sempre tende a fazer o melhor pelos outros. eu amei.

howbruno 10/01/2017

Por que ninguém lembra que esse livro existe?
"O Universo Contra Alex Woods" é mais um daqueles livros praticamente esquecidos por todo mundo que, de um jeito ou de outro, eu acabei conhecendo (e amando). O livro é basicamente um relato -- feito pelo próprio Alex Woods -- de tudo o que o levou a ser descoberto com drogas ilícitas e as cinzas de um homem enquanto dirigia na direção da fronteira da França com a Inglaterra. E ele começa a partir do momento em que se torna uma celebridade nacional depois de ser atingido por um meteorito. Na cabeça. Punk, né?

Quando comecei a me questionar sobre os porques de eu ter gostado tanto desse livro, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o estilo da narrativa. O Alex, tanto como personagem quanto como narrador, não é especialmente sarcástico ou irônico, e mesmo assim o Gavin Extence conseguiu introduzir momentos bem divertidos na história. E isso não se deve tanto a comentários especialmente engraçados, mas ao modo como alguns personagens lidam com certas situações ou interagem entre si (a mãe do Alex, Rowena, é um ótimo exemplo disso; adorei ela, btw). Nem preciso dizer que achei isso genial.

Outra coisa que eu reparei é que o episódio do meteorito é só isso: um episódio dentro da narrativa, ao qual se seguem diversos outros acontecimentos. E, mesmo assim, é um fator determinante na construção da personalidade do Alex, como ele mesmo reconhece: "Sem o meteorito, eu seria uma pessoa completamente diferente. Eu teria um cérebro diferente -- conexões diferentes, funções diferentes. E não estaria contando a você agora essa história. Eu não teria uma história para contar."

E é claro que eu não podia deixar de comentar o principal tema do livro: a amizade do Alex com o Sr. Peterson. A relação deles é tão linda e tão verdadeira que, contra as minhas próprias expectativas, eu terminei o livro chorando (pois é). Uma das maiores provas de que essa amizade é genuína é a atitude do Alex em relação a uma determinada escolha do Sr. Peterson (que a política de spoilers me impede de dizer exatamente qual é).

E foi nessa parte que o autor poderia ter transformado a sua obra em mais um drama como tantos outros, só que ele quis fazer diferente; e se saiu muito bem nisso. A maneira como os personagens lidam com a situação em que se encontram no final é lindo. Sério. Adorei.

No mais, gostei da forma com que o Alex lida com a epilepsia e de conhecer um pouco os interesses dele -- astronomia, física, neurologia, etc. --, que foram "moldados" pela sua experiência de vida (um detalhe bem interessante).

Termino essa resenha com a certeza de que não consegui falar sobre tudo o que dá pra tirar desse livro, mas desconfio que essa história vai continuar comigo por um bom tempo, então, numa releitura, quem sabe? Talvez eu acabe escrevendo mais sobre ele um dia.

Melyssa 05/01/2018

Surpreendente!
Fui ler por indicação do Canal Geek Freak, achando que era um YA comum (não é). Alex Woods não é, na minha opinião, o mais cativante dos personagens. Até a metade do livro fiquei me perguntando o que havia de tão especial no livro. A história do Alex ser atingido por um meteoro é relevante, mas o livro conquista nos detalhes sutis ao longo da história. A melhor coisa desse livro é o Sr. Peterson, pessoa que já aparece no primeiro capítulo. O livro traz muitos temas interessantes/inteligentes. E entre eles um bem difícil de tratar. Alex Woods é um livro que vc só compreende o que viveu depois da última página.

Dan 20/05/2020

Esse livro deveria ser mais conhecido
O Universo contra Alex Woods começa de um jeito e vai por um caminho totalmente diferente, me emocionou e me fez pensar sobre muitas coisas. Se passaram dias desde que terminei e mesmo assim ainda penso sobre ele e ainda sinto o que senti no dia que terminei, eu não sei explicar de outro jeito a não ser um "triste conforto". Só lendo para entender kkkkk. Esse livro deveria ser mais conhecido, ele tem muito a oferecer.

bardo 14/07/2022

Talvez o maior elogio que se possa fazer a este livro é, ele cumpre com louvor àquilo a que se propõe, homenagear o escritor Kurt Vonnegut. Qualquer um que já tenha lido as obras mais conhecidas do autor vai reconhecer elementos caros a este, inclusive essa deveria ser uma advertência, o livro contém spoilers das principais obras de Kurt. As Sereias de Titã, Matadouro Cinco e Café da Manhã dos Campeões são citados aqui, inclusive com trechos. Além disso o livro é também uma história que o próprio Vonnegut poderia ter escrito. Somos apresentados a Alex um pré-adolescente que é atingindo por um meteoro dentro de casa, somos apresentados a ele entretanto, muito depois desse ocorrido, quando ele é parado por um policial e se põe a nos contar sua história. O que começa como uma divertida e sarcástica história de formação aos poucos vai tomando contornos de uma história densa e profunda sobre amizade e princípios. Classificar esse livro como Young Adult talvez não se aplique já que ele se propõe a tratar de temas espinhosos, a despeito do tom bem humorado, do meio para o fim a trama adquire um peso que descontados os absurdos propositalmente incluídos nada tem de superficial. É uma bela homenagem a Vonnegut, à amizade e ao poder transformador da leitura.
PS:Recomendo fortemente pegar o lenço ao se aproximar do terço final.