Inimigo Sombrio

Inimigo Sombrio Cate Tiernan

Resenhas - Inimigo Sombrio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gisele 20/03/2024

Três estrela pela trilogia, a estória até que é boa mas, muitooooo prolongada demorada. Acho que dois livros dava pra ter resumido bem essa trilogia.

Yves2zzz 31/01/2024

É um saco criar expectativas...
São 3hrs da manhã e eu estou louca para destilar ódio!

Esse livro foi uma provação e uma decepção tamanha que me arrependo horrores de criar expectativa. Gostei tanto do primeiro, qual o problema? O segundo já era medíocre, mas esse se superou!

Imagine um livro lotado de informações irrelevantes e repetitivas. Agora entupa de personagens que você não dá a mínima porque não tem tempo ou necessidade de desenvolvê-los. Por fim, incremente uma “ideia de vilão” para justificar a trama, sendo superficial e nada ameaçador.
Imaginou? Agora simplifique ainda mais, pois aposto que você imaginou algo melhor que essa história rasa e amontoada.

Eu juro que queria gostar, quem reler meus comentários durante a leitura - principalmente referente aos dois livros anteriores -, vai entender o que eu quero dizer. Mas sendo sincera, o primeiro livro funciona pela novidade, por ser uma ideia em construção. Se ela se mantém em construção dois livros mais tarde, passa a ser cansativa, frustrante e supérflua. Simplesmente não avança e quando avança parece forçado e superficial.

Nenhum personagem é importante, nem mesmo o par romântico da protagonista. A própria não lidou com NENHUMA questão levantada a trilogia toda, pois no fim a conclusão foi de qualquer jeito e nós, como leitores, que lute para dar profundidade a isso. Se você tiver apego em um ou dois personagens é muito, e digo só de lembrar o nome dele ou quem ele era quando a situação for mencionada.
A história não vai para lugar algum. Tudo é resolvido nas coxas. E o final... Eu quero morrer!

Quando teve a quebra do final, de uma cena de batalha para “tudo são flores” eu quis morrer. A única parte interessante do livro foi a tão mencionada batalha final, e por um tempo ela de fato foi emocionante, mas então veio uma solução de roteiro preguiçosa e inconveniente para derrubar o pingo de esperança que eu tinha. É sério, eu queria intensificar como o final desse livro foi uma porr4da na minha cara!

Tenho muito mais para reclamar, mas sinceramente? Eu só vou dormir e aceitar que finalizei as leituras de janeiro com um gosto amargo, mas que sou boazinha demais - lufaninha demais - para ignorar uma experiência, por pior que seja. Talvez no futuro eu não sinta tanto rancor, porém no momento é doloroso pensar que terminou assim. Valeu a intenção, ouso dizer, mas é só isso.

Emile.Darcy 27/12/2023

Dava para ser uma duologia
É com tristeza que digo que me forcei a ler esse livro. Foi o primeiro livro em muito tempo que senti que devia abandonar.
Se o segundo livro já tinha sido repetitivo com vários capítulos de pura enrolação, esse aqui conseguiu ser ainda pior e me fazer detestar os personagens no processo.
Somos forçados a comprar a atmosfera de desconfiança e perigo dentro e fora da casa, enquanto nos dividimos entre aulas de meditação, jantares sem graça e conversas "engraçadinhas".
Os vilões surgem literalmente nos últimos capítulos com motivações esfarrapadas. Pior, a autora tem a audácia de tentar nos convencer a ter pena do vilão do segundo livro e colocar todo mundo como "vítimas das circunstâncias".
Nastasya parece mais que nunca uma adolescente de 15 anos, e não uma imortal de quase 500 anos. Isso fica ainda mais visível com o flashbacks que a autora joga no livro só para aumentar os números de página.
O livro não tem final.
Ele só acaba mesmo.
Yves2zzz 01/02/2024minha estante
Nossa, eu pensei a mesma coisa quando fiz minha resenha
Se juntasse os dois últimos livros e picotasse as coisas inúteis, ainda faltaria pano pra manga!

Cams.camila 19/11/2023

Um bom livro
Meio estranho isso, basicamente li os dois primeiros livros faz uns 4/5 anos ai pensei " ou q legal pq nao finalizar???" E okay ai entrei em uma boa jornada e reli os 2 primeiros e tanana tanana... e finalmente comecei esse hoje!! Realmente gostei, muito mais pela memória que tinha da infância e do carinho q tinha pela história, mas gostei bastante sim.
Infelizmente foi um livro q aguardei por muitos anos, sempre me pegava lembrando da história e pensando nela, acho q criei muita expectativa e fiquei triste com o capítulo final, acho q esperava mais... De todo modo achei bom no patamar geral, não acho q vale a nota q dei, sei q ela é muito mais ligado ao sentimental do q do real, mas valeu a pena finalizar.
Espero q gastam também dessa história

Emanuele36 08/08/2023

Boa triologia
Gostei do final, do ritmo do livro, mas o que me chamou a atenção desde o primeiro livro foi a personalidade da personagem principal. Ela é extremamente doida, teimosa e problemática, não é aquelas personagem "perfeitas" das histórias, e ver sua evolução aos poucos com o encerramento neste livro foi divertido.

Célia Roberta 21/06/2023

Inimigo Sombrio
Esse é o pior livro de fechamento de uma trilogia que eu já li. Ele é basicamente um resumo dos acontecimentos do primeiro e segundo livros, com %5 de história nova.
A protagonista tem 500 anos e não amadurece nunca.

A autora teve tantas oportunidades de levar a protagonista e o pessoal para os locais mágicos que ela descrevia, mas eles simplesmente passaram o livro todo dentro da casa ?

Jessica 19/06/2023

Inimigo sombrio
Gostei do último livro da trilogia, me prendeu queria saber o que ia acontecer, quem estava por trás dos acidentes, mas fico impressionada que apesar dela ser velha ser tão imatura, mas ela está melhorando.

Malu Silva 09/06/2023

Desfecho bom
Nas volta para a fazenda para lidar com suas emoções, os personagens novos aparecem.

O relacionamento de nas e Reyn se desenrola, Reyn se torna mais gentil. Nas amadurece.

Muitas reviravoltas acontecem, o livro também é marcado por flashbacks da protagonista. O final é previsível mas agradou muito.

A leitura é leve, bem escrito. Gostei muito.

Ester.xd._ 01/06/2023

Resenha de ?Inimigo Sombrio?
O que eu gostei e o que eu não gostei?
Eu gostei de grande parte do livro ?tudo?, amei a forma como todos amadureceram e evoluíram, superam seus medos e tudo mais, não gostei do final ter sido corrido, queria que uma pequena parte tivesse sua devida exploração com mais calma, mas mesmo assim eu amei cada pedacinho dessa história incrível

A quem eu recomendo esse livro?
Aos que gostão de ir na última página pra ter um pequeno alívio no coração, pq o final é um teste pro coração

Porque eu dei essa avaliação?
Pq? Eu amei o livro, os personagens, à história, tudo!

Carla.Cristine 04/01/2023

Um final épico para as (não tão) épicas aventuras de Nastasya e a incrível elite de heróis do Rivers Edge!

Samia Feio 11/10/2022

É sério? difícil acreditar que gastei 24h da minha vida lendo esse livro. Era uma história diferente que tinha tudo pra desenvolver bem?

A protagonista é uma chata. Tem quase 500 anos e é mais insuportável do que uma adolescente de 15. ?Ah mas esse que é o papo, ela nunca amadureceu e bla bla bla?. 500 ANOS SEM AMADURECER, PELA MÃE DE DEUS!

TUDO essa menina acha que é culpa dela. Que é com ela. Que é por ela.

A escrita é maçante, a autora se prende em detalhes desnecessários e descrições enormes que coisas que só fazem dispersas a nossa mente. Um saco TODA SANTA VEZ ele citar, lembrar ou coisa do tipo, da morte dos pais. Em detalhes. Sempre.

O final MEGA tosco. Sem explicação pra absolutamente nada e juro que quando li a última frase eu até reiniciei o leitor pensando que tinha dado algum bug e o livro tava incompleto pq não é possível!!!!!

Nota zero pra esse livro
Nota 10 pra minha leseira em perder tempo com ele.

Priii Reis 11/10/2022

Mistérios resolvidos! Muita tensão, drama, cabeças cortadas.
Nesse terceiro livro temos a continuação da luta de Nastasya contra a força maligna que a persegue "O mestre".
Ela precisa aprender urgentemente
a se defender para não ser subjugada como na última batalha contra seu "amigo" louco que tentou tomar seu poder e matou os outros amigos.
A garota de 459 anos é teimosa, fechada a sentimentos e não aceita elogios,muito menos amor ou carinho,e ao longo desse livro voltamos ao passado onde ela teve seu melhor momento o filho,e seu pior momento perder a família.
O "relacionamento" com seu antigo inimigo tem altos e baixos,mas ele a ama mais que tudo e só precisa saber que é amado.
A mulher finalmente tomou coragem e lutou por sua vida e por quem amava,foi difícil lidar com as mortes, mas quando podia acabar com o traidor ela não deixou,não queria carregar isso.

****RESUMO - com spoilers****

E no meio desse drama Ottavio irmão de River,(e rei de sua casa em Génova)apareceu com muito ódio de Nastasya,acusando-a de fazer Magik das trevas e querer tomar o poder de River e todos ali.

E mesmo a tamanhas ofensas,ela conseguiu dizer em alto bom som a verdade que poucos sabiam.

*Meu nome é Lilja de Ùlfur - Filha de Ùlfur, o Lobo,rei da casa da Islândia*
River confirmou,e com todo o alívio Nastasya sentiu que pertencia aquele lugar,e abraçou seu passado.

Ainda assim ela parecia muito longe de aprender sobre sua magia,de se controlar e pensar enquanto usa,o que a faz se sentir inútil já que sempre tudo foi assim pra ela se está difícil,ruim ou complicado foge e recomeça.
Mas em River's Edge tudo parecia ser maior,o processo da cura era sobre voltar ao passado com toda a força,e tratar a partir daquilo. Nem todos estavam prontos para saber o que vão ser o final dessa transformação,o que causava medo.
Até surtar do quão naturalmente ela tem se habituado a ser essa nova pessoa boa,altruísta,que deixa ser ajudada e que pensa no próximo.

Não está nada fácil para Nastasya, além do irmão rei,apareceu o príncipe Daniel que também tem a provocado pra ir embora,ambos escutaram de algum lugar tudo que aconteceu quando ela estava com Innocencio e que era obra dela também.Mas como ela bem aprendeu,até objetos podem trazer magia ruim e assim propagar brigas e sentimentos.E então aparecer Joshua o outro irmão que mesmo em poucas palavras, deixava claro que a queria fora dali.

River pede que ela encontre um projeto,e já com algumas ideias em mente ela sai pra espairecer e volta com notícias de que comprou várias lojas e que pretende montar um café/livraria,lojas de moda, sorveteria o plano era reviver a cidade e gerar empregos,o que fez rapidamente os irmãos ficarem calados.

Na tentativa de tirar Reyn do estado esquisito e fechado novamente,ela pede que ele ajude com as lojas e ele a responde de maneira rude.
O que para Nastasya significa "mais tarde a gente resolve"então, quando ele subia,ela o puxou para o quarto.Após o susto ela pediu que ele falasse o que estava acontecendo,ele não conseguia explicar;então,ela teve a ideia de usar o medalhão para entrelaçar suas mentes,e viu pelos olhos dele o que foi o horror daquele dia que os marcou pra sempre na pele e na alma.

Quando tudo está calmo demais...
O último irmão de River Roberto aparece com notícias de mortes nas casas descendentes do poder, em vários países mortes sem nenhuma explicação.Logo em seguida a tia de River foi assassinada e Innocencio fugiu.O dia passou como um borrão para todos.
O medo de ter uma descendente com eles,agora estava soando como um alvo enorme.Ficou decidido fariam uma magia forte de proteção com todos os irmãos, professores e alunos para que o alcance fosse maior o poder do anel de Ottavio e o medalhão de Nastasya eram muito importantes.

Mesmo assim coisas estranhas começaram a acontecer fantasma apareceu no prédio que ela estava construindo,uma denuncia anônima de assassinato e reféns,todas as plantações mortas,até as que estavam guardadas e as galinhas que estavam congeladas e mortas.
tudo estava sombrio e mortal em outros países,ninguém sabia de nada nem se era de fato humano ou espíritos.Até um pacote chegar direto para Nastasya,lhe causando muita dor,e como o dia não poderia ser pior Reyn perguntou se ela o amava,se queria ficar com ele de fato ter um relacionamento,ela simplesmente perguntou porque não podiam só dormir juntos,pq tinha que ter algo a mais.

Tudo ficou casa vez pior,e então eles sentiram a guerra esta a chegando,o medo dominava,
alguns foram embora e mesmo que Nastasya quisesse muito ir também.
Ela sentia precisava provar pra si mesma que era corajosa, mesmo odiando as guerras era um volta no tempo.

Descobriu que Daniel era um dos traidores e trabalhava para alguém maior. O tio de Nastasya esquecido por 400 anos no calabouço do castelo onde o pai nunca, falou de sua existência.Ela descobriu que, seu pai tinha tirado toda a sabedoria do irmão preso.

Então Roberto irmão de Ríver perguntou se ela estava bem, mas ela sentia que nada disso era fácil ou justo.
** Os homens sempre irão para a guerra, por todos os motivos ou por nenhum. **

Tiveram muitas perdas dolorosas principalmente para River.
O tio de Nastasya e a prima de River,e Daniel foram presos na reabilitação de imortais

Nem todos se recuperaram,mas a esperança veio para alguns,e River mesmo abatida estava tentando.
Nastasya estava construindo um Império imobiliário na cidade,Reyn se acertou com ela.

Elane.Magre 27/09/2022

"? Ah, não ? falei, com desconforto, e me lembrei das cinco folhas no galho da minha visão. ? River é diferente. É claro que ela deve experimentar uma vez. Mas ninguém quer ficar fazendo isso.
Reyn só deu um sorrisinho.
Humm."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6