A Profecia

A Profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

Heloiza71 26/03/2024

O pior pecado do autor, foi ter pressa.
Estava achando o livro maravilhoso, tava numa ressaca literária de meses e conseguindo ler ele de boa. Até que me chega um pouco depois do meio do livro. A sensação que eu tive lendo, a partir desse momento, foi a mesma de quando nossos pais estão com pressa pra sair de casa e ficam nos apressando. Me senti quase intrusa e me perguntando "Espera, o que tá rolando aqui?". Momentos que poderiam tomar uns três capítulos do livro, só tomam um, e (dentro desses capítulos) têm mortes que, sei lá, tem três estrofes de cinco linhas cada?? O pior é que a escrita do autor é boníssima, leria fácil esse livro com umas 400 páginas...

Clio0 20/03/2024

A Profecia é o livro que romanceou a ideia do Apocalipse religioso com o filho do diabo. Não estou dizendo que não houve histórias pregressas, mas esse foi o grande marco das produção do século XX.

Um casal tem seu bebê trocado na noite de seu nascimento, em seu lugar Demian é criado por Robert e Catherine que não tem ideia de quem ele é. Com o passar dos anos, seus pais começam a notar pequenos sinais e é então que temos a famosa trama.

Robert é um homem que não quer acreditar que está no meio de uma guerra divina, mas que está suficientemente preocupado para investigar. O amor por seu filho é o que o leva a tais atos, a ânsia de de encontrar uma maneira de protegê-lo da influência do Diabo através dos empregados e amigos - todos satanistas.

Embora haja um certo apoio - mais pelo ponto de vista - de outras religiões, fica claro que essa é a narrativa de alguém se descobrindo o pai do anticristo. Tópicos como aborto, pedofilia, abuso e tortura são recorrentes, porém não banalizados.

É uma boa leitura, principalmente para os fâs do gênero que vivem encontrando referências.

Maria290 05/03/2024

666, the number of the beast
Ah, assim, realmente é um livro bem sinistro, atende ao que propõe no quesito terror, mas não é nada demais também...
Nos últimos capítulos a história realmente fica bem interessante e você não consegue parar de ler, mas o começo é meio chatinho.
Foi legal ler algo que foge ao meu costume, mas é, foi meio cansativo também...
Algumas partes são meio confusas e os personagens são tudo uns doidos... mas é, legal

deardebs180 02/03/2024

Igual ao filme
Li o livro muito tempo depois de ter visto as duas adaptações para o cinema. Como esperado seguia a linha do filme, ainda assim gostei muito da introdução do livro contando sobre o casal e as questões internas entre eles. Recomendo a versão dos anos 70 que não por acaso é uma trilogia, a de 2006 não considerei boa pq o ator que interpretava o menino não passava aquele ar de inocência necessário para fazer-nos acreditar na inocência dele.

Nelson.Junior 14/02/2024

🤬 #$%!&
Que merda, o livro é bem aterrorizante, pqp o final foi do 🤬 #$%!& . Não esperava esse final, esperava um final mais feliz. 🤬 #$%!& , agora queria saber oq acontecerá...

skuser02844 18/01/2024

Vade retro satana
Um livro antigo mas que prende por ser do tamanho certo.
O filme original e o livro são basicamente a mesma coisa.
Recomendo

Leonardo1217 23/12/2023

Curti
Fiquei um pouco decepcionado com o final, mas a expectativa foi toda minha! No geral é um livro muito bem escrito e com a história ótima

Wander.Santos 15/12/2023

O livro é bem frenético, tô acostumado com King dando muitos detalhes, que estranhei o fato de não ter muito. Mas a história passa veloz, e o final eletrizante.

Eduardo 02/12/2023

Terminado a "tríade" do horror - O Bebê de Rosemary, O Exorcista e A Profecia.
Posso dizer que foi um deleite a leitura desses três livros, e todos eles foram maravilhosos.

Nesse aqui, temos uma narrativa viciante e que cativa muito fácil. É curto e extremamente direto, dificilmente você se sentirá entediado nessa leitura. Finais de capítulos que fazem você perder a hora no dia seguinte, que deixar de ler para ir dormir.

Só em alguns momentos achei um pouco de dificuldade de me conectar com os personagens, mas acho que teve mais a ver comigo.
Cenas de ação muito bem contadas e um final incrível.

"Tenho medo do que é bom porque sei que vai acabar... Tenho medo do que é ruim porque sou fraca demais para suportá-lo."

"Ele estava impotente. Todos os homens estavam. Não pediam para nascer ou para morrer. Eram obrigados a isso. Mas por que, entre o intervalo de nascimento e morte, era preciso haver tamanha dor? Talvez a humanidade fosse mais divertida assim. Talvez proporcionasse um entretenimento melhor.
Vania.Cristina 03/12/2023minha estante
Estou com os tres na minha estante mas só li A Profecia e já faz muito tempo.

@tigloko 25/10/2023

Muito eficiente em transmitir medo
Esse era o terror que estava procurando! Não consegui parar a leitura em determinado momento, pois o autor abusa em terminar os capítulos com reviravoltas, deixando a curiosidade para o próximo ser grande, além da fluidez. O terço final foi um dos melhores que já li em um livro de terror, tensão lá nas alturas, muito bom.

Há também traços de investigação durante a narrativa, quase um romance policial, o que eu curti bastante e aumentou meu interesse no desfecho. Especialmente quando são citados alguns trechos da Bíblia, com certo destaque para o Livro do Apocalipse, sempre relacionando com o contexto da época.

As cenas de terror me deixaram realmente assustado, descrições e cenários perturbadores, uma reunião de situações bizarras ao redor da família. A cena do cemitério vai ficar um bom tempo na minha memória. Foi muito eficiente em gerar o medo na maior parte da leitura. Em algumas partes me lembrou o filme Premonição, trazendo a sensação de que a qualquer hora tudo pode desandar em uma tragédia.

Enfim, ótimo livro do gênero, recomendo.
c a r o l 26/10/2023minha estante
Esse livro é uma delícia de ler. A cena do cemitério e do zoológico são inesquecíveis! A tensão e o horror são palpáveis.

@tigloko 26/10/2023minha estante
Nossa verdade, a cena do zoológico é tensa tbm ?. Livro que passa voando ne, muito bom

Bibs 23/10/2023

É praticamente uma forma escrita do filme
Não tenho conhecimento se o filme veio primeiro ou o livro, porém, de qualquer forma ambos são idênticos, claro, o livro tem detalhes a mais que enriquecem a história, mas nada muito diferente que pudesse alterar minha percepção sobre a obra. Portanto, estou dando mais ou menos a nota que eu dei quando assisti o filme.

Everton.Paulo 22/10/2023

Sem fôlego o tempo todo
Um político influente e sua esposa tinham o grande sonho de serem pais, mas nunca conseguiam. Num hospital italiano sua esposa tentava mais uma vez e seu filho nascera supostamente morto. Assim, após uma série de discussões uma criança que havia nascido naquele mesmo dia cuja mãe morrera no parto foi adotada por eles, sem o conhecimento da esposa. E a partir daí muita coisa estranha começou a acontecer com a família até que o protagonista da história, o pai, começassem a relacionar tais fatos ao filho adotado.
Gostei muito da narrativa, da história, sem enrolação e com cenas icônicas a cada capítulo. A tradução pecou um pouquinho mas nada que tirasse o brilho da obra.
A conclusão é angustiante e digna do tamanho desse clássico do terror.
Agora irei reassistir ao filme (talvez o remake mais recente) e fazer as devidas comparações.