A profecia

A profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

KeniaCandido 19/04/2024

Sensacional!
A Profecia é um clássico do terror que acredito que quase todos os leitores, especialmente os fãs do gênero, já ouviram falar. Seja através do livro, escrito originalmente em 1976 por David Seltzer ou pelas duas adaptações, a primeira em 1976 que rendeu continuações e o remake de 2006. Que por sinal eu conheci a história primeiramente através do remake. Só depois que descobri que tinha um clássico antes e agora conhecendo a versão literária da Pipoca & Nanquim. Fiquei ainda mais fã da história e entrou facilmente na minha lista de livros favoritos.

A história apresenta o casal Robert e Kathy Thorn. Robert é embaixador americano no Reino Unido e futuramente, um forte candidato a presidência. Ao seu lado, Kathy é a esposa perfeita. Sempre o acompanhando em vários eventos importantes, contudo Kathy acreditava que eles tinham que ter um filho. Após ter sofrido dois abortos, Kathy estava novamente grávida e dessa vez tudo parecia bem com a gestação. Entretanto, ao chegar no hospital, onde Kathy estava em trabalho de parto, Robert recebeu à triste notícia que seu filho não sobreviveu.

Desesperado e com receio de Kathy não aguentar mais uma perda e entrar novamente em depressão, Robert acaba aceitando o conselho do padre Spilletto. Naquele mesmo dia, exatamente sexta hora, do sexto dia, do sexto mês, uma criança tinha nascido e havia perdido a mãe, que morreu durante o parto. Sem ter nenhum parente próximo, Robert decide trocar seu filho morto pelo órfão recém-nascido e quando Kathy acordou no leito hospitalar, Robert apresentou Damien como filho deles. Ao longo dos anos, Damien foi crescendo como uma criança normal, perfeitamente angelical e bastante saudável. Não era uma criança tagarela, preferia permanecer calada e observar tudo ao seu redor.

Porém ao longo dos anos, alguns acontecimentos estranhos sempre rodeavam a família Thorn. Um dos primeiros acontecimentos foi quando Robert e Kathy levaram Damien na igreja para ser batizado. Na ocasião Damien era um bebê e chorou tanto que os Thorn, mesmo sendo católicos, precisaram sair da igreja sem o batismo concluído. Outro episódio bastante interessante na família Thorn foi à festa de aniversário de quatro anos de Damien. De maneira misteriosa, a babá de Damien resolveu tirar a própria vida durante a festa na presença dos convidados, os fotógrafos e dos jornalistas que estavam presentes.

Gente que livro! Meu amor por este clássico aumentou, da mesma maneira que foi com os clássicos O Exorcista e O Bebê de Rosemary. Eu tenho uma listinha de livros preferidos na minha estante do terror, horror e suspense e A Profecia é aquele livros que conquistei com bastante emoção. Até demorei a lê-lo, pois fiquei tão eufórica quando comprei que fiquei com receio das emoções atrapalharem a leitura. Posso até ser suspeita para indicar este livro para outros leitores, pois comecei a leitura bem empolgada e terminei a leitura abraçando o livro e com a minha expectativa completamente saciada. Que livro!

A Profecia não é um livro que vai provocar sustos durante a leitura, mas todos os elementos e a atmosfera do horror estão presentes para mexer com a mente do leitor. Principalmente em torno do nascimento de Damien. Acho que não é nenhum spoiler em dizer que contém ligação com o movimento das galáxias com vários trechos da bíblia, que acaba transformando uma criança com traços inocentes no vilão. David Seltzer deixar claramente que Damien é uma criança destinada a ser o anticristo logo nas primeiras páginas. Um exemplo disso é o trecho que mostra quando Kathy resolve levar Damien ao zoológico. Damien está todo empolgado com os animais, porém os animais do zoológico ficam loucos e amedrontados com a presença do menino.

Destaco o momento que Kathy levou Damien para visitar os macacos. Os acontecimentos foi um dos pontos mais fortes da história, confesso que fiquei arrepiada. Além da família Thorn, outros personagens enriquecem bastante a história. O casal de funcionários que trabalham na casa dos Thorn que acabam afastando após a chegada da Sra. Baylock, deixando Kathy isolada na casa, pois Robert dá mais importância para carreira política que está construindo. A nova babá de Damien, Sra Baylock, também é uma personagem importantíssima na trama, especialmente nos momentos que ela enfrenta os Thorn dando prioridade à proteção de Damien. Outros personagens que não posso deixar de lado são o padre Tassone e o fotógrafo Haber Jennings.

O padre Tassone revelou para Robert o nascimento de Damien e o fotógrafo ajudou Robert a descobrir sobre o passado da mãe de Damien. Mesmo conhecendo a história através do filme, a leitura da versão literária de A Profecia trouxe vários momentos de surpresas, porque explicou algumas cenas que no filme foram resumidas. Eu não assisti o filme de 1976, mas o remake é praticamente fiel ao livro, com pouquíssimas diferenças. A narrativa do livro é na terceira pessoa, isso dá uma oportunidade para o leitor enxergar a história por todos os ângulos. A escrita de David Seltzer é bem tranquila com uma linguagem simples e direta. Isso trouxe um desenvolvimento maravilhoso para a leitura.

Portanto, se você é fã do gênero e ainda não leu A Profecia, eu arrisco em dizer que é uma leitura obrigatória. Assim como O Exorcista e O Bebê de Rosemary, que também são clássicos do terror, eu recomendo que leia os três livros, pois eles falam sobre fé. Eu preciso reler O Bebê de Rosemary com urgência. A Profecia é uma história brilhante e sombria.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/03/a-profecia-david-seltzer.html

Adriana Scarpin 14/04/2024

Nunca fui muito fã de A Profecia do Richard Donner, me parecia um filme mediano se comparado a outras obras-primas satanistas como O Bebê de Rosemary ou O Exorcista. Mudei levemente minha opinião na última vez que o vi, ainda está longe de ser uma obra-prima, mas é um filme honesto entre muitos que surfaram no sucesso de O Exorcista nos anos 70, especialmente pela direção do Donner que soube capitalizar nas cenas das mortes, pois são o ponto alto do filme.
O livro foi escrito inversamente, Seltzer escreveu o roteiro e só depois novelizou o filme, por isso também faz sentido eu ler o livro só depois de ver o filme. Como era de se esperar, é um livro mediano, se o pico do filme são as cenas de morte, a descrição delas no livro não são tão intensas quanto o que Donner fez.
Um dos motivos de não gostar muito do filme é porque achava toda a coisa satanista muito tolinha, o problema é que as coisas tolinhas do livro/filme foram retiradas diretamente da Bíblia, então tenho que culpar a mitologia judaica-cristã por isso, né.

esrtwhille 01/04/2024

Maligno
A atmosfera da leitura é densa, e parecia que em qualquer momento algo muito ruim aconteceria. Katherine e seu marido, o embaixador Jeremy Thorn, sonhavam em ter um filho, então no dia 6/6/1976 ela dá a luz, mas seu filho nasce morto. Thorn, com medo da mulher se afundar na depressão, aceita a sugestão do padre de adotar uma criança que nasceu no mesmo momento, porém a mãe morreu no parto. Damien cresce como uma criança normal e super saudável, mas situações bizarras o acompanham, seja em sua festa de quatro anos, ou no zoológico, onde sua presença faz os animais terem atitudes singulares. O que você faria se seu filho fosse o centro de algo maligno?

O horror aqui envolve a vida diária. Tudo se dá em meio a um ambiente familiar, berço de onde talvez esteja concentrada a força maligna da dita profecia. A Profecia é um daqueles livros que não querem deixar mensagens de esperança aos leitores. A história é contada friamente e nós entendemos que, talvez, na briga de bem e mal nem sempre a humanidade consegue fazer alguma coisa. Porque ela é facilmente manipulada.

Heloiza71 26/03/2024

O pior pecado do autor, foi ter pressa.
Estava achando o livro maravilhoso, tava numa ressaca literária de meses e conseguindo ler ele de boa. Até que me chega um pouco depois do meio do livro. A sensação que eu tive lendo, a partir desse momento, foi a mesma de quando nossos pais estão com pressa pra sair de casa e ficam nos apressando. Me senti quase intrusa e me perguntando "Espera, o que tá rolando aqui?". Momentos que poderiam tomar uns três capítulos do livro, só tomam um, e (dentro desses capítulos) têm mortes que, sei lá, tem três estrofes de cinco linhas cada?? O pior é que a escrita do autor é boníssima, leria fácil esse livro com umas 400 páginas...

Clio0 20/03/2024

A Profecia é o livro que romanceou a ideia do Apocalipse religioso com o filho do diabo. Não estou dizendo que não houve histórias pregressas, mas esse foi o grande marco das produção do século XX.

Um casal tem seu bebê trocado na noite de seu nascimento, em seu lugar Demian é criado por Robert e Catherine que não tem ideia de quem ele é. Com o passar dos anos, seus pais começam a notar pequenos sinais e é então que temos a famosa trama.

Robert é um homem que não quer acreditar que está no meio de uma guerra divina, mas que está suficientemente preocupado para investigar. O amor por seu filho é o que o leva a tais atos, a ânsia de de encontrar uma maneira de protegê-lo da influência do Diabo através dos empregados e amigos - todos satanistas.

Embora haja um certo apoio - mais pelo ponto de vista - de outras religiões, fica claro que essa é a narrativa de alguém se descobrindo o pai do anticristo. Tópicos como aborto, pedofilia, abuso e tortura são recorrentes, porém não banalizados.

É uma boa leitura, principalmente para os fâs do gênero que vivem encontrando referências.

Maria290 05/03/2024

666, the number of the beast
Ah, assim, realmente é um livro bem sinistro, atende ao que propõe no quesito terror, mas não é nada demais também...
Nos últimos capítulos a história realmente fica bem interessante e você não consegue parar de ler, mas o começo é meio chatinho.
Foi legal ler algo que foge ao meu costume, mas é, foi meio cansativo também...
Algumas partes são meio confusas e os personagens são tudo uns doidos... mas é, legal

deardebs180 02/03/2024

Igual ao filme
Li o livro muito tempo depois de ter visto as duas adaptações para o cinema. Como esperado seguia a linha do filme, ainda assim gostei muito da introdução do livro contando sobre o casal e as questões internas entre eles. Recomendo a versão dos anos 70 que não por acaso é uma trilogia, a de 2006 não considerei boa pq o ator que interpretava o menino não passava aquele ar de inocência necessário para fazer-nos acreditar na inocência dele.

Nelson.Junior 14/02/2024

🤬 #$%!&
Que merda, o livro é bem aterrorizante, pqp o final foi do 🤬 #$%!& . Não esperava esse final, esperava um final mais feliz. 🤬 #$%!& , agora queria saber oq acontecerá...

skuser02844 18/01/2024

Vade retro satana
Um livro antigo mas que prende por ser do tamanho certo.
O filme original e o livro são basicamente a mesma coisa.
Recomendo

Leonardo1217 23/12/2023

Curti
Fiquei um pouco decepcionado com o final, mas a expectativa foi toda minha! No geral é um livro muito bem escrito e com a história ótima

Wander.Santos 15/12/2023

O livro é bem frenético, tô acostumado com King dando muitos detalhes, que estranhei o fato de não ter muito. Mas a história passa veloz, e o final eletrizante.

Eduardo 02/12/2023

Terminado a "tríade" do horror - O Bebê de Rosemary, O Exorcista e A Profecia.
Posso dizer que foi um deleite a leitura desses três livros, e todos eles foram maravilhosos.

Nesse aqui, temos uma narrativa viciante e que cativa muito fácil. É curto e extremamente direto, dificilmente você se sentirá entediado nessa leitura. Finais de capítulos que fazem você perder a hora no dia seguinte, que deixar de ler para ir dormir.

Só em alguns momentos achei um pouco de dificuldade de me conectar com os personagens, mas acho que teve mais a ver comigo.
Cenas de ação muito bem contadas e um final incrível.

"Tenho medo do que é bom porque sei que vai acabar... Tenho medo do que é ruim porque sou fraca demais para suportá-lo."

"Ele estava impotente. Todos os homens estavam. Não pediam para nascer ou para morrer. Eram obrigados a isso. Mas por que, entre o intervalo de nascimento e morte, era preciso haver tamanha dor? Talvez a humanidade fosse mais divertida assim. Talvez proporcionasse um entretenimento melhor.
Vania.Cristina 03/12/2023minha estante
Estou com os tres na minha estante mas só li A Profecia e já faz muito tempo.

@tigloko 25/10/2023

Muito eficiente em transmitir medo
Esse era o terror que estava procurando! Não consegui parar a leitura em determinado momento, pois o autor abusa em terminar os capítulos com reviravoltas, deixando a curiosidade para o próximo ser grande, além da fluidez. O terço final foi um dos melhores que já li em um livro de terror, tensão lá nas alturas, muito bom.

Há também traços de investigação durante a narrativa, quase um romance policial, o que eu curti bastante e aumentou meu interesse no desfecho. Especialmente quando são citados alguns trechos da Bíblia, com certo destaque para o Livro do Apocalipse, sempre relacionando com o contexto da época.

As cenas de terror me deixaram realmente assustado, descrições e cenários perturbadores, uma reunião de situações bizarras ao redor da família. A cena do cemitério vai ficar um bom tempo na minha memória. Foi muito eficiente em gerar o medo na maior parte da leitura. Em algumas partes me lembrou o filme Premonição, trazendo a sensação de que a qualquer hora tudo pode desandar em uma tragédia.

Enfim, ótimo livro do gênero, recomendo.
c a r o l 26/10/2023minha estante
Esse livro é uma delícia de ler. A cena do cemitério e do zoológico são inesquecíveis! A tensão e o horror são palpáveis.

@tigloko 26/10/2023minha estante
Nossa verdade, a cena do zoológico é tensa tbm ?. Livro que passa voando ne, muito bom