A Profecia

A Profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

Clio0 20/03/2024

A Profecia é o livro que romanceou a ideia do Apocalipse religioso com o filho do diabo. Não estou dizendo que não houve histórias pregressas, mas esse foi o grande marco das produção do século XX.

Um casal tem seu bebê trocado na noite de seu nascimento, em seu lugar Demian é criado por Robert e Catherine que não tem ideia de quem ele é. Com o passar dos anos, seus pais começam a notar pequenos sinais e é então que temos a famosa trama.

Robert é um homem que não quer acreditar que está no meio de uma guerra divina, mas que está suficientemente preocupado para investigar. O amor por seu filho é o que o leva a tais atos, a ânsia de de encontrar uma maneira de protegê-lo da influência do Diabo através dos empregados e amigos - todos satanistas.

Embora haja um certo apoio - mais pelo ponto de vista - de outras religiões, fica claro que essa é a narrativa de alguém se descobrindo o pai do anticristo. Tópicos como aborto, pedofilia, abuso e tortura são recorrentes, porém não banalizados.

É uma boa leitura, principalmente para os fâs do gênero que vivem encontrando referências.

Aline MSS 10/07/2022

Livro rápido e envolvente demais!
Sensacional! Um dos melhores livros q li esse ano.
A história te pega desde o comecinho e te faz ficar ansioso pelo final. A sensação é de estar assistindo um filme clássico de terror, mas sem aqueles sustos repentinos com aquele áudio aumentado pra te dar uma tremida na base.?

Oq tem no livro:
- história linear rápida;
- diálogos curtos e bem estruturados;
- personagens desenvolvidos sem enrolações;
- passagens bíblicas em contexto bem explicado;
- descrições na medida, sem serem cansativas;
- vc sente mais nervoso do q medo;
- final coerente e pouco previsível.

Vale cada centavo gasto e ainda indicaria pra dar de presente p/ um amigo q curte filme de terror. Me arrependi de ter optado pelo e-book, deveria ter comprado o físico ??.
Pedro 10/07/2022minha estante
Sou um leitor à moda antiga: sempre prefiro livros físicos.

DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 11/07/2022minha estante
Eu tbm, Pedro. Na hora de comprar eu opto pelos físicos, mas dependendo da promoção acabo levando e-book. Esse aqui em específico vale ter o físico, pq é mto bom e dá vontade de compartilhar.

Pedro 11/07/2022minha estante
Agora você me pegou, Aline. Sou muito receoso na hora de emprestar meus livros...kkkkkk
A única pessoa que eu confio é meu primo. A maioria das pessoas não gostam de ler, e justamente por isso tendem a ter pouco cuidado com os livros.

Aline MSS 11/07/2022minha estante
Eu entendo e não julgo, sou taurina e apegada às minhas coisas. Alguns livros tbm não empresto. Opto por compartilhar nos q li e não pretendo reler. Já os mais xodós não saem das minhas asas ???.

Pedro 11/07/2022minha estante
Ainda bem que você me entende. Às vezes eu me sinto culpado pelo meu "egoísmo"...kkkkkkkk

Aline MSS 12/07/2022minha estante
Não é egoísmo se vc batalhou pra conseguir e se sente confortável preservando oq é seu. ???

Pedro 12/07/2022minha estante
Muito bem dito, Aline. Eu nunca ganhei um livro de presente na minha vida. Todos os livros que eu já comprei foram frutos do meu trabalho.
Obrigado por me entender. ?

Aline MSS 17/07/2022minha estante
Eu super te entendo. Eu ganhei pouquíssimos livros ao longo da vida, tudo q tenho tb foi com mto esforço. Hj com essa carestia dá ainda mais receio em emprestar oq foi tão custoso conquistar. Sinta-se acolhido.?

Albatroz2 18/07/2022minha estante
Estou DOIDA por esse livro ?

Pedro 20/07/2022minha estante
Uma vez eu emprestei um livro pra minha prima. O livro voltou com orelhas em algumas páginas e algumas manchas. Eu fiquei doente quando vi.
Sim, eu sou um psicótico com meus livros...kkkkkkkk
Eu até gosto de incentivar as pessoas a lerem, mas não confio muito para emprestar meus livros. ????

Aline MSS 21/07/2022minha estante
Eu tbm já passei por isso, Pedro. Por isso não te julgo. ??Os xodós eu não tenho coragem de emprestar, me prontifico a pagar o e-book pra pessoa, RS. É mais seguro!

Aline MSS 21/07/2022minha estante
Albatroz, acompanho a sua time line de leituras e acredito q vc deve curtir bastante esse livro. É meio uma "leitura obrigatória" pra quem gosta dessa temática. ??

Pedro 21/07/2022minha estante
Se as pessoas soubessem do amor que temos pelos nossos livros, elas teriam mais cuidado. Mas esse é o tipo de comportamento que apenas leitores têm.

Carla Maria 02/01/2021

O mal em forma de criança
Há muito tempo atrás eu lembro que assisti o filme A Profecia. E diante deste fato e também de que eu não recordava de quase nada, resolvi pegar o livro para ler.
E eis que me arrependi. Essa era pra ser minha última leitura de 2020, mas por conta da leitura extremamente pesada, só vim a finalizá-lo agora.

Pra quem curte leitura desse gênero, vai fundo sem medo de errar. Ah! Saiba que eu amo terror, mas esse livro é altamente carregado de algo muito pesado. É uma leitura onde você consegue sentir MAL.
Lelouch_ph 02/01/2021minha estante
Mds, tô é com medo desse livro sksksksksks.

Carla Maria 02/01/2021minha estante
Lelouch, eu ri com o seu comentário, mas não deixa de ser uma verdade.?

Lelouch_ph 02/01/2021minha estante
Kkkkk. Quando eu me sentir maduro o suficiente vou ler.

xxValeria 04/04/2022minha estante
eu não sou muito de ler suspense, mas achei esse livro nada de mais, embora eu seja muito medrosa, esse livro não foi pesado pra mim, até achei o final intrigante, pois pensei: o que vem depois? Será que vai ter outro livro? fiquei decepcionada e um pouco insatisfeita com o final.

Marcos 06/03/2023

A Profecia
O Embaixador Thorn acaba de perder seu filho? em prantos, Thorn é aconselhado por um Padre (super suspeito) a adotar uma criança abandonada no hospital (no estilo This is us). Thorn tinha acabado de dar o ponta pé inicial ao apocalipse.

A Profecia é um bom clássico de suspense!

Quem não assistiu o filme, vai ficar vidrado no suspense e o mistério que percorre Damien.

A minha experiência com o livro não foi tão boa em razão do filme, que mesmo sem assistir a anos, está bem fresco na minha memória.

Thorn é um bom personagem, assim como a babá do mal.

Bom livro, bom suspense, eu recomendo.
Marcy 06/03/2023minha estante
Esse coitado tá mofando na minha estante ?

Marcos 06/03/2023minha estante
Faz parte kkkkkkkk

Se você não assistiu o filme, pega ele pra ler ????????

@tigloko 25/10/2023

Muito eficiente em transmitir medo
Esse era o terror que estava procurando! Não consegui parar a leitura em determinado momento, pois o autor abusa em terminar os capítulos com reviravoltas, deixando a curiosidade para o próximo ser grande, além da fluidez. O terço final foi um dos melhores que já li em um livro de terror, tensão lá nas alturas, muito bom.

Há também traços de investigação durante a narrativa, quase um romance policial, o que eu curti bastante e aumentou meu interesse no desfecho. Especialmente quando são citados alguns trechos da Bíblia, com certo destaque para o Livro do Apocalipse, sempre relacionando com o contexto da época.

As cenas de terror me deixaram realmente assustado, descrições e cenários perturbadores, uma reunião de situações bizarras ao redor da família. A cena do cemitério vai ficar um bom tempo na minha memória. Foi muito eficiente em gerar o medo na maior parte da leitura. Em algumas partes me lembrou o filme Premonição, trazendo a sensação de que a qualquer hora tudo pode desandar em uma tragédia.

Enfim, ótimo livro do gênero, recomendo.
c a r o l 26/10/2023minha estante
Esse livro é uma delícia de ler. A cena do cemitério e do zoológico são inesquecíveis! A tensão e o horror são palpáveis.

@tigloko 26/10/2023minha estante
Nossa verdade, a cena do zoológico é tensa tbm ?. Livro que passa voando ne, muito bom

Francisco 20/09/2021

O Anticristo
Em Roma, Kathy Thorn estava grávida, mas infelizmente seu marido Robert é avisado por Padre Spiletto, um membro do hospital Ospedale di Santo, que a criança faleceu durante o nascimento. Então, ao Spiletto sugerir a adoção de um recém-nascido órfão a Robert, este não hesita em adotá-lo sem o conhecimento de Kathy, a qual pensaria que trata-se de seu próprio filho e daria o nome de Damien.

A família Thorn é politicamente importante nos Estados Unidos, onde conferem a Robert o cargo de Embaixador na Inglaterra, para onde toda a família se muda. A partir daqui membros da família passam a observar alguns aspectos insólitos de Damien: aversão às atividades religiosas, demora em falar, uma introspecção exacerbada para uma criança e o trágico acontecimento com sua babá.

Com o desenvolvimento do livro, Thorn toma conhecimento da origem demoníaca de Damien por meio de algumas investigações do jornalista Haber Jennings, uma origem de uma vertente de praticantes de satanismo em Roma cujo principal é o padre Spiletto.

A profecia de um anticristo não reside somente nas Escrituras Bíblicas fundamentais ao Cristianismo, mas também em obras de ficção literária e cinematográfica como é o caso deste livro de Seltzer: o resultado da novelização de um roteiro do filme homônimo dos anos 1970 de grande sucesso. Obra literárias com uma temática análoga são "O Bebê de Rosemary", de Levin (o qual ainda tenha como muito melhor que "A Profecia") e "The Servants of Twilight", de Dean Koontz.

Próximo ao desfecho, as influências do horror cósmico de Lovecraft e Machen são explícitas e isso torna esse livro único em termos de uma construção do horror e uma estética de escrita assaz cativante. Portanto, deixo aqui minha recomendação dessa leitura como indispensável aos admiradores do gênero de horror.
Flávia Menezes 20/09/2021minha estante
Influência de Lovecraft como o King! :)

Francisco 20/09/2021minha estante
Exatamente. Lovecraft é um dos favoritos dele em conjunto com Machen, Ketchum, Shirley Jackson, Dickens e Poe :)

Flávia Menezes 20/09/2021minha estante
Preciso ler Dickens rsrsrs E vc? Vc gosta de Lovecraft?

Francisco 21/09/2021minha estante
Do Dickens eu li Grandes Esperanças, Oliver Twist, David Copperfield, Um Conto de Natal e Nicholas Nickleby. O melhor é Grandes Esperanças. Eu tenho um livro do Lovecraft mas nunca li, mas pretendo ler em breve. ;)

Flávia Menezes 21/09/2021minha estante
Eu estou com Grandes Esperanças na fila de leitura. Até tentei começar, mas não é o momento. rsrsrs Fico no aguardo pra ver oq vc acha de Lovecraft ;)

Francisco 21/09/2021minha estante
Kkkk Grandes Esperanças é impossível parar de ler. Em breve te conto sobre Lovecraft ;)

Marlon Teske 27/10/2010

Medo desse moleque.
Já faz alguns anos que li, mas ainda tenho boas (e terríveis) lembranças desse livro de Terror. A Profecia 666 é um daqueles tomos que você lê com medo de apagar a luz. Adaptado recentemente para as telas, o filme não conseguiu nem de longe se aproximar das temeridades descritas nessas páginas.

A trama geral é até meio engraçada, e talvez minhas lembranças estejam me pregando uma peça. Pelo que me lembro, o filho de Jeremy ( o protagonista) nasceu morto, no mesmo dia em que uma outra mãe pereceu durante o parto. O padre responsável pela maternidade lhe aconselha a não contar nada para a frágil esposa, entregando-lhe então o menino que sobreviveu ao trágico nascimento. Ele aceita e leva a criança para casa.

Com o passar dos anos, o casal nota que o filho é um tanto quanto cruel. Cruel demais. Além disso, ele tem uma estranha ligação com um cão capa-preta e a babá, uma velha que é a única pessoa com quem a criança realmente se dá. Entre uma tentativa de matar a mãe e outra, descobre-se que o fedelho é na verdade o Anti-Cristo, que havia regressado, a babá é uma cultista e o cão também tem parte com demônio. Sério, não riam que o livro é bom =)

Vale muito a pena a leitura, especialmente pelo final do livro que eu acho genial até hoje. Recomendo.

Lido em algum mês de 2003
Felipe 24/02/2010minha estante
Como assim, ela leu o número 2?

Tem mais de um livro? Então a história faz sentido, afinal?

Eu achei que fosse um só, não gostei muito do final, apesar de ser bem inusitado.

Karen * 17/02/2011minha estante
Comprei numa banca de usados por apenas 1 real!
Lendo essa resenha me empolguei e vou começar a ler hoje mesmo.
(Espero que seja tão bom ou melhor que o filme)

Wêidila 13/12/2011minha estante
Eu li os três livros, peguei na biblioteca da minha escola, quando estava no ensino médio, só que procurei pra caramba na internet e não achei nem pra comprar o segundo e o terceiro livros. Pena, porque gostei muito, e nem sei se lá na biblioteca onde eu peguei emprestado ainda tem eles..

otavio_lima 30/04/2013minha estante
Cara, eu li primeiro o livro e digo quando assisti o filme (o de 1976, insuperável!) na cena da igreja, cara me arrepiei: foi exatamente como eu tinha imaginado enquanto lia! :O

Claudia 22/06/2013minha estante
Lendo sua resenha,me lembrei perfeitamente da história do livro,li há muitos anos atrás (só durante o dia, rsrs).Assisti um filme , mas não supera o livro!

Thiago 30/09/2013minha estante
No Estante Virtual eu comprei o segundo e o terceiro livros.

Só um adendo, os livros foram adaptações do roteiro e foram escritos e lançados como peça de publicidaded para o filme, os filmes não são baseados nos livros, e sim o contrário.

mariioliva 29/06/2015minha estante
Thiago, os outros dois livros são de David Seltzer também? Achei no estante virtual, mas os autores são outros nomes.

Belle 03/04/2016minha estante
Mariioliva, o segundo livro é do autor Joseph Howard e os outros três são de Gordon McGill, mas não sei se forem traduzidos para o português. :-(

Alinesmne 03/05/2022

Que livro! Narrativa espontânea, muito gostoso de ler. É um livro pequeno, de um suspense que dá um frio na espinha por conta de ser sutil. E o final é de tirar o fôlego. Quem já assistiu o filme sabe como termina, mas o final no livro é muito mais angustiante e perfeito. Agora, da tríade de terror americana, só falta ler o "Bebê de Rosemary".?
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Maria 18/03/2023

Ai, gente! É um livro pra ler fazendo o sinal da cruz o tempo inteiro ?! As mortes são bizarras e a narrativa viciante.

Um político importante tem um filho, que supostamente nasceu morto. Um ?padre? então substitui a criança por outra, que não sabemos de onde vem. Algum tempo depois algumas coisas estranhas começam a acontecer no entorno do filho deles (Damian).

UFA! Pode ler COM medo!
Lucas.Oliveira 18/03/2023minha estante
Ta na Minha lista a muito tempo já, tomando coragem!

Maria 18/03/2023minha estante
Pega pra ler, nenhum arrependimento! Só muito medo mesmo ??

Otávio Oliveira 15/03/2021

Tenso demais!
Nunca fiquei tão assustado lendo a um livro. O David Seltzer gera tensão como poucos, e sempre consegue te surpreender com reviravoltas inteligentíssimas e extremamente bem construídas. Ele preenche a história com eventos dos mais esquisitos e que, apesar de aparentemente aleatórios, em determinado momento passam a revelar um padrão horripilante.

Simplesmente ADOREI a leitura. Talvez seja meu livro preferido da vida.
Campos 15/03/2021minha estante
Perdi de comprar esse livro na Black Friday ?

Cinara... 22/10/2020

"Ele estava impotente. Todos os homens estavam. Não pediam para nascer ou para morrer. Eram obrigados a isso. Mas por que, entre o intervalo de nascimento e morte, era preciso haver tamanha dor? Talvez a humanidade fosse mais divertida assim. Talvez proporcionasse um entretenimento melhor. "

Então... Pra alguém que tem como favorito o livro O Exorcista é difícil achar muita "graça" em A Profecia. O autor se baseou em suas interpretações do Apocalipse para fazer este livro.
Só sei que não me convenceu ?

Mas a edição está linda!?
Beta 22/10/2020minha estante
Gostou?

Cinara... 22/10/2020minha estante
Beta prefiro o Exorcista ?

Beta 22/10/2020minha estante
Nunca li o exorcista mas tá nainha lista

Cinara... 22/10/2020minha estante
Super recomendo ?

Angélica 23/10/2020minha estante
Concordo com você. Prefiro os outros livros de terror da época. Muito mais psicológicos. Gosto mais.

Cinara... 23/10/2020minha estante
Simm Angélica ? Ah o bebê de Rosemary eu amo também! E o filme!!

Angélica 23/10/2020minha estante
Também gosto muito de ambos. Tanto o filme como o livro são muito bons.

Beta 23/10/2020minha estante
Li o bebê de Rosemary gostei mais dele também

Cinara... 23/10/2020minha estante
Temos o mesmo gosto meninas ?? A Profecia não colou com a gente?

Bela 27/12/2020

a trama em si demora um pouco para se desenrolar, mas uma vez que a primeira morte ocorreu, o ritmo pega dramaticamente e os acontecimentos estranhos tornam-se cada vez mais frequentes. até o momento eu estava a meio caminho andado folheando as páginas do romance, eu não poderia colocá-lo para baixo até que eu tivesse terminado. a trama rapidamente se move de uma forma completamente assustadora com o avanço da leitura. eu fiquei muito impressionada com o fato de que a história conseguiu me deixar nervosa.

iammoremylrds 06/02/2023

uma leitura muito macabra, dinâmica e bastante perturbadora, é tensa do início ao fim, um livro bastante fluido com uma trama bem amarrada, trazendo elementos essenciais do thriller e com um final nada previsível, é simplesmente um clássico

c a r o l 02/11/2022

"666"
Esse livro foi muito nostálgico e gostoso de ler, mas o problema é que ele não é 100% imersivo e/ crível. Algumas vezes o autor me perdia por causa da passividade e curta memória dos pais (em nenhum momento fica claro que é a influência do diabo. Acabei supondo isso pra poder seguir em frente) e de algumas atitudes incoerentes do fotógrafo e do padre. Queria que o nosso vilão inocente, Damien, tivesse mais presença, igual aos filmes. É uma pena não ter uma continuação para ver o desenvolvimento do garoto.

"Já olhou nos olhos dele? É como olhar nos de uma fera. Eles ficam nos observando. Nos vigiando. Eles sabem de algo que nós não sabemos. Estiveram em lugares onde nós não estivemos."

"A Profecia" me provocou diversas emoções. Teve momentos em que eu fiquei irritada com os personagens, mas depois eu só queria protegê-los. Eu conseguia sentir o desespero, a agonia e a dor deles. Não posso deixar de mencionar a sra. Baylock que fez vir à tona vários sentimentos ruins hahah

"A vida tinha mudado agora de forma irremediável; era como se eles tivessem sido amaldiçoados."

Minhas cenas favoritas foram a do centímetro e do zoológico. A tensão que há nelas é surreal.

"O fotógrafo deu uma olhadela nos animais, que haviam enlouquecido, batendo contra a cerca e uivando de fúria. Um deles tentou saltar por cima dela e quase conseguiu, mas acabou empalado em uma das lanças. Um jato de sangue jorrou do seu pescoço como uma fonte e os outros animais, desvairados, atacaram-no, devorando-o vivo enquanto as pernas ainda se sacudiam selvagemente e uivos de raiva escapavam da garganta."