República de Ladrões

República de Ladrões Scott Lynch

Resenhas - República de Ladrões

Cleverson 26/03/2024

Confesso que não gostei muito do final do livro. Percebi que é o estilo do escritor criar uma trama muito intrincada pra depois finalizar ela de forma apressada no fim do livro. Foi assim nos outros dois e foi assim nesse, a trama política acabou se desenrolando sem causar grande interesse no leitor. O mais interessante de tudo foi conhecer um pouco mais sobre o romance de Locke e Sabeta, foi o ponto alto de todo o livro, porém o final ficou em aberto, com motivações pouco claras e a certeza de que tem um próximo livro, que até hoje não foi lançado no Brasil.

Giovana.Cirino 14/02/2024

Emocionante
Eu não esperava que o romance do Locke com a Sabeta fosse ser tão aprofundado durante esse livro, por mais que o constante mistério e as vagas menções a respeito dela deixassem claro que ela teria alguma importância posterior na história, jamais esperei que fosse haver esse destaque, que eu particularmente achei muito agradável! Às vezes eu ficava com raiva do Locke, as vezes da Sabeta, e na próxima página eu já estava me divertindo novamente com a dinâmica dos dois, Sabeta foi um grande acréscimo a esse terceiro livro.
Não posso falar de dinâmica sem citar Locke e Jean, eles seguem a dupla perfeita e eu entendo o ciúme de Sabeta em relação a essa amizade, as vezes até eu tinha! Eles se completam de forma absurda, e como já dizia Jean: ?Você é capaz de derrubar reinos apenas por capricho. Só precisa de alguém para garantir que não seja atropelado por uma carruagem ao atravessar a rua.? E o Jean é totalmente esse alguém.
A trama politica por trás do livro, apesar de interessante, foi a que menos me prendeu em relação as dos livros anteriores, que me agradaram muito mais.
Já o plot twist no final, não me pegou necessariamente de surpresa, mas dou pontos para a trama por eu não ter descoberto em momento nenhum a verdade.
Quanto ao final? não sei dizer com certeza se gostei ou odiei, acho que as duas coisas em doses parecidas, finais abertos não costumam me agradar, mas esse em particular foi bastante agradável e instigante, me deixou curiosa e sedenta por mais.

?? E admiro você. Admiro tudo em você. Até seu temperamento, seu mau humor e o modo como você se ofende quando eu respiro errado perto de você. Eu preferiria estar confuso com relação a você do que totalmente certo com relação a qualquer outra pessoa.?
Ps: Locke Lamora é o maior romântico de Cammor.

RAgis.Ferraz 20/11/2023

A vitória que 🤬 #$%!&
Um dos melhores livros dos últimos anos, após diversas tentativas de encontrar uma fantasia para curar a ressaca de got e as crônicas do matador de rei, enfim encontrei algo tão genial quanto.

O Scott é genial em diversos sentidos, mas o fato de conseguir dar desfechos as suas tramas é o ponto alto de sua genialidade, cansado de autores que se perdem eu seu próprio mundo e criam desfechos rápidos e sem emoção alguma.

O livro em si te prende por horas e horas e te leva para um universo rico em pilantragem e tramas extraordinárias.

Que prazer passar um tempo com esses nobres vigaristas.

Thiago741 20/08/2023

Os Nobres Vigaristas
"Coloque dez duzias De ladrões órfãos numa toca úmida feita de abóbadas e túneis embaixo do que antes havia sido um cemitério, deixe-os sob a supervisão de um velho parcialmente aleijado e logo você descobrirá que controlá-los se torna um negócio delicado".
Eu sempre li livros em uma vibe mais "medieval" com Reis, guerras e cavalheiros, essa saga foi a mais diferente e interessante q ja li, o humor é maravilhoso além do toque de magia, politicagens e a personalidade do maquiavélico Locke Lamora me fizeram amar essa série.

jeanfz 26/04/2023

Leitura muito instigante e cheia de ganchos
[Sem spoilers]

República dos Ladrões se divide em dois atos que vão intercalando entre si, um no passado e outro no presente, ambas as tramas se intercalam ao longo de toda a história e até mesmo parecem dois livros independentes, mas que se conectam entre si, especialmente para contar mais sobre a origem dos protagonistas.

Eu particularmente gostei muito mais desse livro do que do segundo, o triste é que não fazemos ideia de quando sairá uma continuação e essa história ainda tem muitos pontos em aberto para responder.

Jhonata 12/08/2023minha estante
Podem me dizer oq a Paciência disse pra sabeta? N consegui pegar kk

Jemilly 26/08/2022

Uma rinha de ladrões geniais
Como já diziam os irmãos Sanzas, lá no primeiro livro da série dos Nobres Vigaristas, ?... a única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora... É Locke Lamora?, e digamos que eles não poderiam estar mais certos, mas a cada aventura que ele e Jean sobrevivem nos livros anteriores, mais enrolados eles começam a se encontrar. Em Mares de Sangue mesmo enquanto eu lia não sabia como Locke ia sobreviver para continuar a série, mas vemos aqui que conseguiu (risos). ? Leia a resenha do segundo livro, Mares de Sangue.

"Quer uma lição, garoto? Se você se pegar nascendo, suba de volta o mais rápido que puder, porque a vida é um festim de bosta sem fim."

Dessa vez Locke e Jean se encontram mais uma vez enrolados com os Magos-Servidores e tendo que se envolver com um mundo acostumado com Ladrões... o mundo da política! (risos). O jogo político que eles são ?obrigados? a participar faz com que eles reencontrem uma Nobre Vigarista que foi comentada durante os dois livros anteriores, mas que ainda não havia aparecido, a famosa dona do coração de Locke: Sabeta.

"? Você não tem tempo de ser charmoso. ? Sabeta lhe deu um soco de leve no ombro. ? E eu certamente não tenho tempo de cair no charme de ninguém."

Inteligente, bonita e vigarista de primeira, a ruiva aparece na história finalmente dando um novo rumo aos acontecimentos. Em República de Ladrões, a história vai se intercalando novamente entre o presente e a infância/adolescência de Locke, mas dessa vez nos mostrando o envolvimento dos dois e o treinamento deles como Nobres Vigaristas de Correntes, desenvolvendo como nos livros anteriores uma trama a parte, que aconteceu no passado de Locke.

"? Concordo. Você é o brutamontes; eu, o gênio charmoso. Mas não faz sentido esticar demais as coisas antes mesmo de sabermos com quem estamos lidando. Seja um brutamontes que banca o gentil até ser provocado.

? Então não estamos representando papéis, não é?"

Durante a leitura acabei tendo sentimentos conflitantes sobre Sabeta, apesar de achar ela tão genial quanto Locke. Ela é uma personagem às vezes irritante e difícil de se lidar em vários momentos, fica claro que Locke a ama incondicionalmente e ela do jeito dela também o ama, mas até para o leitor fica confuso as justificativas dela de as vezes o repelir, acredito que os dois acabam tendo química, mas vejo bem mais companheirismo, lealdade e amor na amizade de Locke com Jean do que no par romântico. A amizade deles com certeza é o que tem de melhor na série e nenhum outro relacionamento pode competir com isso.

"? Nosso plano anterior era evitar Kartane... ahn... para sempre ? respondeu Jean."

Outro fator importante que foi adicionado é que nos é explicado mais sobre os Magos-Servidores, seu jogo político além do jogo político de Kartane, a cidade que eles residem e que os Nobres Vigaristas são envolvidos na política. Confesso que achei um pouco confusa a história dos Magos, mas, apesar da confusão, deu um gancho muito grande para que uma história nova fosse desenvolvida no 4° e último livro da série. O final deixou um gosto de que tudo que eles passaram não vai se comparar com que vem por aí, e não consigo imaginar como eles vão sobreviver dessa vez, se é que vão (rindo de nervoso).

Apesar de ter achado esse terceiro livro muito bom, achei mais fraco comparado com os dois anteriores, eu o vi mais como uma ponte até que bem construída para a aventura final que vai acontecer no 4° livro intitulado The Thorn of Emberlain (título em inglês). Eu realmente estou muito ansiosa para saber o que vai acontecer com os Nobres Vigaristas e espero ansiosa para ler e contar pra vocês o que achei, mas por enquanto indico muito vocês conhecerem a história desse ladrão genial.

Igor Ouverney 26/12/2021

Série perfeita
O último livro fecha a saga de Locke Lamora de forma maravilhosa. Uma série que com certeza deixa a vontade de ter mais livros!

cavaleiro_da_leitura 26/11/2021

Bem abaixo de como eu esperava...
É o terceiro livro da série Nobres Vigaristas e conta as aventuras de Locke Lamora e seu amigo Jean Tannen após os acontecimentos do segundo livro intitulado Mares de Sangue.

Jean e Locke não estão nada bem e quando estão a ponto de perder as esperanças em relação à saúde de locke, eis que surge uma saída: se aliar à Arquidama Paciência, uma das principais Magas de Kartane, a cidade dos magos-servidores, onde os nobres vigaristas deverão com suas habilidades ajudar um dos dois principais partidos políticos da cidade, no chamado jogo dos cinco anos em troca da cura de Locke. O que não imaginam é quem será o adversário que tentará de todas as formas levar a vitória para o partido adversário, alguém que eles conhecem muito bem e por quem Locke nutre sentimentos antigos.

A narrativa do autor segue da mesma forma dos livros anteriores; com um ritmo ágil e linguagem simples ele segue duas linhas de tempo: o presente onde os protagonistas precisam criar e se livrar de estratagemas para mudar o lado do partido vencedor na eleição e nos mostra também o passado dos nobres vigaristas se envolvendo com uma companhia de teatro para apresentar a peça que dá nome ao livro, além de introduzir o grande amor de locke na trama.

Infelizmente o terceiro livro não funcionou pra mim e achei a trama bastante forçada, principalmente a história secundária que foi inserida para justificar certas atitudes que são tomadas no tempo presente. Os protagonistas continuam com ótimos diálogos entre si e a lealdade entre eles funciona muito bem, porém eles ficam submissos à trama e às decisões das outras personagens, aceitando certas situações que não fazem sentido diante de todo o potencial que foi apresentado no começo da série. Achei a trama um pouco rasa e o final não foi satisfatório.
Achei que o autor tentou criar um suspense na trama incluindo uma revelação que não teve utilidade no fim da história, além de um romance que para mim soou forçado.
EuSouRose 29/11/2021minha estante
Eu não consegui terminar.

cavaleiro_da_leitura 30/11/2021minha estante
Foi difícil mesmo rsrs

Esperanza.Villanue 03/07/2022minha estante
Acho que o término ficou bem claro da existência de um quarto livro. Vc tem notícias disso? E o falcoeiro vem com sangue nos olhos ...

Esperanza.Villanue 03/07/2022minha estante
Fiquei esperando mais do livro. Mas tem faces que v foi bem estranho. A revelação para Locke sem sentido, que não serviu pra nada na trama. O falcoeiro do nada fica forte, depois de três anos quase morto. Mas sou insistente. Fui até o fim. Esperei um desfecho da trilogia e nada! Um monte de pontas soltas. E esse quarto livro que não vejo em lugar nenhum. Seria o título O Espinho de Emberlane. Alguém já viu esse livro por aí?

EuSouRose 03/07/2022minha estante
A editora não deu continuidade a essa série aqui no BR.

Pedro.Afonso 01/09/2022minha estante
Estou contigo!

Campos 07/09/2021

O último traduzido
O último livro da série traduzido no Brasil o que é frustrante, confesso que não amo essa saga, mas leria de boas o resto dos livro.
Esse livro assim como os outros tem a mesma fórmula, ele estica a corda ao máximo, deixando no final a solução de todos os problemas, uma fórmula que acho meio padrão do escritor. O que me frusta, é que o final promete um acréscimo a história, que seria interessante além de um mistério que se lance e que até alguém traduzir, ou se você se arriscar a ler em outra língua, ficará sem desfecho.

AleixoItalo 23/01/2021

Mesmo com o passar dos anos e das mudanças constantes de interesse, ainda continuo atraído pelas fantasias e aventuras em mundos mágicos que povoam nosso imaginário. Porém poucas coisas interessantes realmente surgem nesse meio, já há muito saturado. A saga dos Nobres Vigaristas, apareceu alguns anos atrás com uma narrativa cinematográfica, num misto de thriller e fantasia bem interessante e original, mas a tendência de transformar tudo em "maxisagas" acaba estragando e tornando a experiência maçante!

E continuam as aventuras de Locke Lamora e Jean Tannen, que agora são contratados para manipular uma eleição. Os contratantes? Seus grandes antagonistas, os magos servidores... o rival? Sabeta Belacoros, a grande paixão de Lamora...

Hmmm, todos os elementos de quem foi cativado pela série ainda estão presentes, com destaque para a boa construção dos cenários e da inserção de personagens interessantes, porém é um livro extremamente apático, que desenvolve muito pouco a trama dos nobre vigaristas e nem entrega uma boa aventura para passar o tempo.

'República dos Ladrões' tem dois objetivos: apresentar o romance entre Locke e Sabeta; e entrelaçar o destino de Locke aos magos servidores. O primeiro objetivo ocupa quase toda a obra, com momentos narrados no presente e flashbacks ( uma história tão chata...) do passado, moldando um típico romance adolescente, com direito a todos seus clichês. O segundo objetivo, que promete impactos no seguimento da série, é repleto de resoluções forçadas e profecias estranhas, numa verdadeira síndrome de Harry Potter. Alheia à isso tudo, está a trama principal, completamente descartável.

Enfim, 'República dos Ladrões' é só mais um produto dessa safra "thriller/fantasia" que rende milhares de séries por ano (muitas abandonadas) , com algumas coisas boas , e muito "mais do mesmo". 'As Mentiras de Locke Lamora' surgiu como uma agradável surpresa no nicho da fantasia, mas agora cai na mesmice e nos clichês, se não nos do gênero fantástico, pelo menos nos clichês narrativos!

Olívia 10/12/2020

Valeu a pena!
CONTÉM SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES!
Esse livro é definitavemente o melhor da série que li até agora! Como o próprio título diz, valeu muito a pena ter continuado, na resenha anterior eu disse que cheguei a ficar em dúvida sobre continuar ou não com a série e eu não me arrependo! Esse livro foca bastante nos flashbacks o que foi ótimo para mim, achei mais interessante do que a história do presente na maioria das ocasiões, mas infelizmente isso faz com que a trama seja deixada um pouco de lado, se comparada com a trama dos dois primeiros volumes. O final é de cair o queixo e eu quero muito continuar a série, uma pena ela ter sido abandonada pela Arqueiro no Brasil.

Felipe 07/12/2020

República de Ladrões
Mais um livro espetacular de Scott Lynch. O autor consegue de forma magistral surpreender, instigar e emocionar o leitor. Com certeza uma das melhores séries de fantasia já escritas.

kauzzara 20/09/2020

Em comparação com os livros anteriores eu achei esse meio entediante, o começo fez com que eu tivesse mais expectativas achei que os personagens iam se envolver em mais um plano complicado e perigoso mas na verdade o livro não foca tanto nos planos, eles são descritos rapidamente e logo depois eles têm que lidar com as consequências tão rápido quanto, mas aí o livro foca no que então? No romance, um romance antigo. Os interlúdios contam o começo desse romance que foi apenas citado nos primeiros livros, Sabeta tá de volta e ela é uma personagem bem legal, apesar de as vezes ela entender algumas coisas de forma errada, enfim eles se reencontram e tentam resolver sei lá o que que tinha que resolver, o autor não explicou isso, eu acho, porque se foi o fato dela ter ido embora pra mim ele fez muito alarde com uma coisa tão simples. Li esse livro fazendo umas pausas porque no começo é legal e tudo mais só que aí começa a ficar repetitivo com eles brigando por besteira, até aí normal todo mundo briga por besteira isso mostra que eles não são perfeitos, então eles se entendem mas começa tudo de novo e de novo e de novo, e tem uma hora que irrita e não dá, mas também no final tem umas revelações que deixa tudo mais interessante.
Aline.Moreira 20/09/2020minha estante
Eu adoro essa série. Apesar das situações horríveis que acontecem com o personagem principal. Descobri num notícia que o autor sofre de depressão, quando li isso entendi muito porque ele escreveu assim esses livros (foi o que eu presumi é claro).