O fundo do céu

O fundo do céu Rodrigo Fresán

Resenhas - O Fundo do Céu

Boniex 18/04/2017

O que dizer quando se acaba de ler um livro que te deixa sem o que dizer? Mas eu tenho muito a dizer; tanto que prefiro não dizer. Porque não dizer, neste caso, é dizer muito. E muito nem sempre é muita coisa, muito, às vezes, é só um amontoado de coisas. Muitas coisas. Muito, muitas vezes, é o que deveria ser calado.

Mas, insisto, o que posso dizer? Nada posso dizer, posso só insistir em dizer. Insistir em dizer que é a mais bela história, não "de" mas "com" ficção científica que já li. E já li algumas coisas desse gênero "com", li em Borges, em Murilo Rubião, em J. J. Veiga, em Bioy Casares (um livro muito lido aqui "Morel"), li em Bradburry, mas nada, nada pôde me convencer (me comover) tanto quanto este Fundo do Céu.

A profundidade deste céu me fez crer no céu realmente profundo que é esta arte que tanto amamos, a literatura. Que pode pintar um quadro tão colorido com apenas palavras pretas em um fundo branco. Um fundo de céu, que já vai desmoronar, em incontáveis fins de mundo, em inumeráveis finais de mundo. Mas que também se perpetuará em energia pura num esforço sobre-humano para projetar-se até o fundo de um outro céu.

Eu pouco disse, repito: tenho muito a dizer. Mas é melhor emudecer. Deixar aos novos viajantes intergalácticos a pureza de uma experiência sem influências pequenas. Deixar que os viajantes contemplem seus próprios entardeceres eternos e depois digam se foi bom ou não viajar até o fundo do céu.

Fabio Di Pietro 04/04/2017

Surpreendente
Por estar em promoção, fui ver do que se tratava esse livro. Me deparei com uma sinopse interessante e com diversos leitores que se apaixonaram por ele.
Nunca tinha lido algo parecido. Para quem curte metáforas, filosofias, explicações nada ortodoxa dá nossa realidade, com uma pitada do fantástico, esse livro é para você. A escrita, no início, acaba sendo confusa (de forma proposital, mas compreensível), uma profusão de pensamentos que nos fazem refletir. Gostei muito desse livro que me inspirou a ler mais ficção científica.

Karollyna 14/07/2014

Muito lindo!
Gostei bastante. A leitura é bem densa mas também bastante poética, ao falar sobre a vida, o amor, a história e o tempo os personagens recorrem a ficção científica para explicar coisas tão humanas mas tão sem sentido. As últimas páginas para mim foram desinteressantes mas nada que estragasse totalmente a leitura.

site: www.miniquiteria.blogspot.com.br