Subconsciente

Subconsciente Camila Dornas

Resenhas - Subconsciente

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/04/2020

Amei!
Olga é uma mulher batalhadora que luta para criar seu irmão Jean, da melhor forma possível no período após a primeira guerra.
Para o sustento dos dois ela usa seu dom de cantar no famoso Moulin Rouge.
Acontece que esse não é o único dom que ela possui. Olga tem a habilidade de entrar no sonho das pessoas, porém tudo que acontecer a ela no sonho, acontece na vida real.
As coisas se complicam quando uma colega da garota desaparece, e Olga começa a acessar o sonho do assassino.
O livro é de uma grandeza inimaginável, cada linha é cuidadosamente pensada para que tudo faça sentido no final, nem uma informação é jogada ao leitor sem propósito, fazendo com que a experiência da leitura seja inesquecível.
Até mesmo o romance introduzido na obra é cercado de mistério e incertezas.
E no final, quando se revelam os culpados, e se explica o dom de Olga, o leitor tem a certeza de que nunca leu ou conheceu nada parecido.
Destaque para a relação entre os irmãos que é tão bonita que acaba se tornando uma das únicas constantes da trama.
O trabalho de pesquisa sobre o local e a época em que o livro se passa são dignos dos melhores elogios.
Indico este livro para todos os tipos de leitores, principalmente para aqueles com preconceitos literários com os livro nacionais, este livro é bem superior a muitos livros internacionais que eu li.
Subconsciente está disponível em formato digital pela Amazon, e no mês que vem estará disponível em formato físico pela editora The Books.

Daiane 27/04/2020

"Eu não era uma donzela em perigo, era uma mulher que acreditava em lutar e em fazer sua própria sorte" (Subconsciente - Camila Dornas)

O livro simplesmente é magnífico!
Te prende do começo ao fim. A protagonista é posta a prova milhares de vezes, só sendo uma mulher muito forte para aguentar tudo. Neste livro tem ação, aventura, drama, suspense e romance. É um livro completo, não tem como não se apaixonar.

Aline Cristina Moreira 28/01/2020

Criativo e envolvente!
Olga é uma jovem cantora francesa que trabalha no Moulin Rouge e que, a muito custo, sustenta a si mesma e a seu irmão. Porém, além disso, ela também tem o poder de entrar nos sonhos das pessoas. Na verdade, na maioria das vezes, ela é sugada para estes sonhos contra sua vontade, o que a coloca em situações muito inusitadas. O livro se inicia com uma delas.
A vida de Olga não é perfeita, mas segue de maneira razoavelmente tranquila, até que ela é arrastada para os sonhos de um assassino. A jovem fica assombrada e, aos poucos, descobre que estes crimes estão ocorrendo muito mais perto do que imaginava. E, ao perceber isso, decide desvendar esse mistério e ajudar a colocar esse criminoso atrás das grades. Algo que é mais fácil falar do que fazer.
Em sua busca por justiça, Olga se depara com inúmeros problemas, porém também descobre mais a respeito de si mesma e conhece pessoas que mudarão sua percepção da vida e seu coração por completo.
Amei demais esse livro!! É o segundo livro que leio da Camila e não posso deixar de afirmar que ela é uma autora maravilhosa! A forma como ela escreve nos prende a cada capítulo e a atenção aos detalhes é perfeita! Isso sem falar nos personagens que ela cria. Mais uma vez me vi participando da trama como se fizesse parte dela e já estou com saudades da Olga, do Vincent e de todos os outros. Os personagens da Camila são, em primeiro lugar, humanos; e isso os aproxima muito de nós.
Outro ponto de destaque é a trama do livro que é cheia de reviravoltas e que consegue manter o mistério de quem está por trás das mortes até o fim. Os detalhes históricos também são ótimos e as citações no início de cada capítulo apenas complementam isso. Recomendo muito a leitura!!

Liara 03/05/2020

Mais um livro espetacular
Eu estou sem palavras pra mais esse livro da Cá!
Gente, que livro, que mulher, que história.
Mais um livro que flui de maneira gostosa e tranquila!
Eu amei ??
Guilherme.Ribeiro 04/05/2020minha estante
Quero leeeer

Mz. Hyde 06/12/2018

Entre Capas e Letras
A história começa com uma situação embaraçosa, temos Olga (nossa personagem principal) andando pelas ruas de Paris tarde da noite e sozinha; eis que um ladrão começa a persegui-la e eles acabam entrando em combate. No meio da confusão, o dom de Olga começa a se manisfestar e ela sente seus sentidos se desligando... Nesse momento aparece Vincent Lefevre, ele a ajuda, impede o assalto e o mais curioso para o inicio de um livro: ele não faz perguntas sobre o que aconteceu no momento em que Olga perdeu os sentidos e volta quase se afogando.
Seu pai faleceu na Grande Guerra, sua mãe saiu para trabalhar em um determinado dia e nunca mais voltou, então Olga se viu responsável por Jean, seu irmão caçula; na época eles tinham 16 e 11 anos respectivamente, eles perdem a casa que moram e por medo de serem enviados para um orfanato e separados na adoção, eles foram morar na rua.
Olga aprendeu desde nova como ser uma mulher independente, algumas infrações foram necessárias, assim como aprender a se defender para cuidar de Jean (mataria se fosse preciso), para não perecerem nas ruas Parisienses.
1922, Olga está com 20 anos e Jean com 15. Uma mulher de personalidade, ruiva, dos olhos violeta, a é cantora no Moulin Rouge desde os 18, dona de uma voz que faz o mundo se calar para ouvi-la. É com dinheiro dessas apresentações que, paga o aluguel em um cortiço e junta o seu "pé de meia" para ter um futuro melhor com seu irmão; por isso, nunca se rendeu a Cortesã, ela tem o sonho de ser vista por algum olheiro e se tornar uma cantora famosa. Tudo o que ganha vem da música; por ela trabalhar em um Cabaré, é discriminada por seus vizinhos, mas não se deixa abalar por isso e pelo fato de escolher não se tornar uma cortesã, frustra muitos frequentadores do lugar e principalmente o diretor do cabaré, mas nem por isso ela se deixa intimidar pelas ameaças.
Vincent foi comandante de Batalhas na Grande Guerra, ele é um sobrevivente mas que tem suas marcas das trincheiras. Ele e Olga tem uma ligação muito intensa (lá no inicio, naquela cena do assalto, lembra?). Ele, sempre muito misterioso, principalmente sobre seu passado, entra em uma investigação de assassinato com Olga, quando uma de suas colegas de trabalho morre nas dependências do Cabaré; o dom dela e o instinto de guerra dele, os guiam até desvendar o mistério deste assassinato.

Foi o primeiro livro que li da Camila; Subconsciente é narrado em primeira pessoa (pela própria Olga) mas super envolvente, detalhado e casa bem com a época que a história é contada. A autora criou personagens fortes, de atitude e todos eles tem uma grande contribuição pra história, o romance não é algo meloso e clichê e orna bem com os acontecimentos do livro; no inicio de cada capítulo, tem uma frase que afina com o que vem pela frente.
Haja coração pra terminar esse livro, pois sempre que eu pensava "agora vai ficar tudo bem", Camila tinha mais uma surpresa. O desfecho do livro foi incrível, é um final que você senta e pensa sobre ele, porque em nenhum momento do livro tem indícios de que é daquele jeito que via terminar.
A história de Olga e Vicent é fechada perfeitamente, assim como o remate de Jean; espero que a Camila nos presenteie com algo sobre mais uma personagem, que tem uma influencia grande na história, pois ficaram umas pontinhas soltas sobre ela, haha.
Tem mistério, assassinato, romance, vingança, rejeição e muito mais, tudo misturado e muito bem dosado (sem contar essa capa linda, que retrata Olga com todo seu charme). Camila está de parabéns pela obra!

site: https://dehvicente.blogspot.com/2018/12/subconsciente-camila-dornas.html

@laladoslivros 01/05/2020

Um livro perfeito pra quem ama um bom suspense com mistério
Um livro com um mistério super bem construído, que te instiga a saber o que vai acontecer a cada novo capítulo, com uma narrativa que faz ser um livro muito visualizável, fora que tem cenas que vai te deixar de boca aberta, literalmente. Com personagens com muita personalidade e uma heroína que faz você querer ser ela quando crescer. E, pra completar, com um toque de romance, pra deixar seu coração quentinho depois de toda a adrenalina que esse livro vai te proporcionar.

Patricia.Cartaxo 28/04/2020

Demorou a prender minha atenção e tem alguns erros de revisão.
Porém, apesar disso, é um livro muito bom.
Personagens consistentes, trama bem elaborada e diferente da maioria dos livros! ?

Jéssica 11/06/2018

Melhor leitura, livro empolgante.
Olga é uma moça de personalidade forte e que desde cedo aprendeu a se cuidar sozinha e que além de ser uma cantora possui um outro dom, que é o de entrar no subconsciente das pessoas.
Ao perceber que algumas de suas colegas estão sendo assassinadas, Olga acaba se envolvendo em um mistério e acaba conhecendo Vincent, uma pessoa que possui coisas mal resolvidas em seu passado.

Pensem em uma história maravilhosa. A autora soube prender o leitor do começo ao fim, com sua escrita leve, tornando assim uma leitura fluida e de fácil entendimento.
Me surpreendi com os acontecimentos o começo já é super empolgante e possui ação, fiquei apaixonada desde o primeiro capítulo e cada um dos outros me deixou mais curiosa e foi impossível largar o livro enquanto ele não acabou. Quanto maior é sua curiosida, mais interessante a história fica.
Os personagens foram muito bem criados e são encantadores de uma forma inexplicável.
É narrada em primeira pessoa aos olhos da protagonista, Olga, que se tornou minha personagem favorita por sua garra e força. As cenas foram muito bem detalhadas e parecia estar dentro do livro.

Ele tem 471 páginas, um livro grandinho até, só que ele é tão bom que a gente nem nota ❤ .

Essa foi uma das minhas melhores leituras.

Renata Floro 12/11/2020

Surpreendente
Não posso falar que a história me prendeu desde o começo, mas isso se deu por minha falta de tempo para ler. Mas assim que peguei o ritmo de leitura, só tenho elogios para esse livro! A Camila, como sempre não decepcionou, esse é o 3° livro que leio da autora e fico querendo ler mais e mais livros dela pq sei que não irei me arrepender. Nesse livro a autora soube construir muito bem os mistérios da história que me fez casa vez mais tentar desvendar o culpado das coisas que iam acontecendo, eu duvidei de cada pessoa que respirava perto da Olga e fui surpreendida pelo culpado. Amei demais essa história, mas preciso saber o que a Agatha n contou para a Olga, pelo amor de Deus Camila, preciso saber.

Jéssica 07/10/2016

Subconsciente, de Camila Dornas, foi publicado pela editora Literata. Depois de A Linhagem, outro livro da autora, estava com muito medo de sofrer novamente, pois Camila sabe como acabar com as estruturas de um leitor. Esse novo livro dela logo me chamou a atenção pela capa maravilhosa e depois pela sinopse (uma coisa rara porque não gosto de ler sinopses), então embarquei na leitura desse romance maravilhoso.

Olga Chevalier perdeu o pai por causa da Grande Guerra e logo depois sua mãe desapareceu misteriosamente e, com isso, foi obrigada a cuidar de seu irmão, Jean, sozinha. No começo acaba morando nas ruas e, diante da situação desesperadora, furtas algumas lojas para ter algo para comer. Mas em 1922 já trabalha há dois como cantora no Moulin Rouge, um dos mais famosos cabarés de Paris, e é de lá que consegue cada centavo para pagar o aluguel num cortiço e pode sobreviver com o irmão. Além de todas as dificuldades, Olga lida com um dom incomum: ela pode entrar nos sonhos das pessoas. É como se fosse uma nova dimensão no subconsciente das pessoas e ela tem acesso a isso, mas se for ferida ou morrer no determinado sonho, isso acontece de verdade com ela.

Olga acaba conhecendo Vincent Lefevre num momento de tensão e os dois sentem uma conexão inexplicável e poderosa. Vincent acaba fazendo parte de sua vida e adorei como a autora trabalhou essa questão, fazendo com que a relação não pareça tão rápida, mas ao mesmo tempo, conduz essa paixão de forma avassaladora e quente. Mas a trama também leva esses dois para uma investigação, quando uma das cantoras do Moulin Rouge é assassinada e Olga acaba indo parar nos sonhos do assassino, onde ambos não mediram esforços, principalmente a protagonista, para descobrir quem é essa pessoa.

Temos algumas referências sobre A Linhagem e quem leu vai reconhecer de imediato, mas se você não leu não se preocupe, não vai interferir no entendimento da narrativa. Gostaria de explorar mais a história desse livro e, mesmo que algumas coisas não sejam spoilers, prefiro não dizer nada e deixar a curiosidade de vocês aguçada.

É perceptível a evolução da escrita da autora e fiquei muito feliz com isso. Eu gostei muito de A Linhagem, mas Subconsciente a narrativa é mais madura e forte, além de a protagonista ser muito independente, forte e guerreira. É um livro que mostra os piores defeitos de um ser humano como também suas melhores virtudes, onde a trama envolve um mistério bem amarrado e quando descobri tudo fiquei de queixo caído sobre o que estava bem na minha frente e não percebi. Da metade do livro ao final está cercado de ação, quando pensava que as coisas estavam calmas, novamente acontecia outra coisa que deixava meu coração em frangalhos.

Vincent é um ex-comandante das batalhas da Grande Guerra, acabou sobrevivendo, mas ainda carrega em seu corpo e alma os traumas que passou nas trincheiras. É um homem sedutor e com muito charme, mas ama incondicionalmente e é apaixonante. Olga foi a personagem que mais me impressionou e, apesar da época ser contra as mulheres, não abaixa a cabeça para nenhum homem e sabe dar um gancho de direita como ninguém..rsrsrs. É uma mulher batalhadora, destemida, lida com um dom inconstante e perigoso, mas não deixa de viver por isso. Não fica chorando por causa de seus problemas e nunca faz aquele mimimi insuportável que estamos acostumados em alguns livros, ao contrário, está sempre disposta em lutar para sobreviver e proteger quem ama.

Mesmo cantando no cabaré e sendo condenada pela sociedade por isso, Olga jamais se tornou uma cortesã, o que frustra muito os frequentadores e o diretor de Moulin Rouge. Apesar de não ser um lugar adequado para uma dama, sonha que neste lugar algum olheiro vai percebê-la e, quem sabe, transformá-la em uma cantora muito famosa. Além do fato que é no cabaré que consegue o dinheiro para sua sobrevivência.

Durante a leitura vamos conhecer mais sobre os dons da Olga, a história de Vincent, o passado de Olga e Jean. Tem uma personagem, que não posso revelar o nome, que estou desesperada para saber sobre sua história. A trama de Olga foi concluída com destreza e sem pontas soltas, mas essa personagem secundária em questão fica algo no ar e espero sinceramente (Por favor, Camila!) que tenha algum livro dela futuramente, já que desperta uma curiosidade sobre seu passado.

Já mencionei, mas digo novamente, que a capa desse livro é linda. A diagramação é básica, encontrei alguns erros de revisão que espero que sejam consertados em uma nova edição e o único ponto negativo é a letra. Ela está pequena para leitura e, mesmo que eu use óculos de grau, acabei forçando muito à vista e demorando mais para terminar o livro. Em suma, mesmo com essa questão, eu recomendo esse livro e vocês devem embarcar nesta história alucinante e misteriosa.

‘‘Às vezes, as lembranças são capazes de formar uma realidade tão crível quanto os sonhos, e ainda mais dolorosas.’’

‘‘Não se pode subestimar um homem que não tem nada a perder.’’

‘‘Ninguém é cem por cento bom ou ruim, Olga. Nem mesmo eu. Somos imprevisíveis e todos têm algo sombrio em nós mesmos, que podemos ou não mostrar ao mundo.’’

site: http://www.leitorasempre.com/2015/09/resenha-nacional-subconsciente-camila.html

Liara 02/11/2020

Como não amar?
Sou fã assumida de Camila Dornas, e Subconsciente me faz refletir em algumas coisas.
É um livro completamente incrível de se ler. Vale a pena cada minuto lendo ?.
Camis se superou mais uma vez.

Simone 12/12/2017

Uma grata surpresa!
Esse é o meu primeiro contato com um texto da autora, e afirmo que me apaixonei por sua escrita e criatividade. Contudo, não posso dizer muito sobre a trama, pois corro o risco de soltar spoilers.

SUBCONSCIENTE é um enredo envolvente, com uma trama e personagens bem construídos. A protagonista, Olga, se mostra de personalidade forte e corajosa —, e mesmo os personagens secundários são de suma importância na história. Trata-se de uma trama original e que leva consigo uma dosagem certa de suspense, investigação, sobrenatural e, claro, romance. Uma leitura fruível e instigante, que me prendeu do início ao fim. E, por esse motivo, afirmo: "Eu leio até mesmo a lista de compras da Camila Dornas!". o/

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2017/12/falando-em-subconsciente-de-camila.html

Fran 06/05/2018

IG @rassumido
Paris, 1922.
Uma garota de cabelos vermelhos e selvagens olhos violetas possui um talento muito incomum. Ela pode vagar nos sonhos das pessoas, sentir o que as pessoas estão sentindo nesse momento e além disso, pode morrer neles também. Um dom? Depende do ponto de vista de cada um.
A doce e determinada Olga Chevalier tem 20 anos e teve que aprender desde cedo a cuidar de si e do irmão mais novo Jean.
Sua mãe saiu para trabalhar e não voltou mais. O pai foi chamado para a guerra e não retornou. Sozinhos, foram parar na rua aonde conheceram Joe, um menino forte e corajoso para a pouca idade. Joe ensinou tudo o que sabia para Olga, mas ela teve que seguir em frente sem ele, já que a gripe espanhola o tirou de suas vidas.
Ela também é cantora no Moulin Rouge, lugar onde conhece Vicent Lefreve, um militar assombrado pelos seus próprios medos. Os dois começam a se relacionar, mas como se não bastasse toda sua vida de sofrimento, agora ela terá que lidar com um assassino indo atrás dela.
O que você faria com um talento desses? Olga prefere usar para salvar aqueles que ama e até aqueles que não conhece, mesmo que acabe se machucando pelo caminho. Determinada, corajosa e persistente, a estonteante mulher de cabelo de fogo é capaz de loucuras para livrar o mundo desse assassino. Ao longo do caminho ela reconhecerá os verdadeiros amigos e conhecerá outros também.
A história é muito bem escrita, tem um enredo de prender o fôlego, sem contar a capa que é de muito bom gosto. Amei a história, adorei a Olga (apesar de acha-la teimosa, as vezes), e sempre tenho que gostar dos mocinhos sombrios e cheios de fantasmas passados... Fazer o quê? Vicent é o charme de todo o enredo.

Ingrid.Oliveira 21/05/2018

Nota 5 amei, diferente de tudo que já li
Livro: Subconsciente
Autora: Camila Dornas @dornascamila1
Páginas: 471
Estrela: 5/5 Olga Chevalier, uma jovem cantora no cabaré Moulin Rouge, uns dos mais famosos cabaré de Paris no 1922, é como cantora que Olga consegue sobreviver com o seu irmão em um cortiço. Seu irmão é o único parente que ela tem,pois perdeu seu pai em uma grande guerra e logo depois sua mãe desapareceu misteriosamente. Além de todas as dificuldades, Olga lida com um dom incomum: ela pode entrar nos sonhos das pessoas. È como se fosse uma nova dimensão no subconsciente das pessoas e ela tem acesso a isso, mas se for ferida ou morrer no determinado sonho, isso acontece de verdade com ela.
Em um momento de tensão Olga acaba conhecendo Vincent Lefevre e logo uma conexão inexplicável e poderosa nasce. É quando Olga acaba indo parar nos sonhos do assassino de uma das cantoras do Moulin Rouge que Olga e Vincente vão parar em uma louca investigação, onde ambos não mediram esforços, principalmente Olga, para descobrir quem é essa pessoa.
A autora é muito detalhista e a obra, narrada em primeira pessoa, é muito bem escrita, a leitura flui tranquilamente, com um pouco de: ação, mistério, suspense,drama e amor. Nota 10