Se alguma vez...

Se alguma vez... Meg Rosoff

Resenhas - Se Alguma Vez...

Gabi 27/01/2022

Confesso que esse livro precisa de Rivoltril
A história toda é uma maluquice sem tamanho, todavia, acho que foi intenção da autora causar no leitor este estranhamento entre realidade e insanidade. O fundo poético sobre o destino, a morte e a descoberta de si mesmo são são possíveis de compreender depois do fim da leitura. Se for ler, já aviso, reflita bastante a cada passagem, acho que está cheio de entrelinhas naquilo que foi escrito. Tem cenas que vão te fazer revirar os olhos, outras vão te dar ânsia, outras estranhamento e medo, depois dúvida...e assim, vai. Ladeira abaixo.Tem uma boa mensagem, juro.

Markarroni 04/07/2018

Na real?
A autora deveria pedir desculpas às árvores que morreram para esse livro poder ser publicado.

Aborda bem superficialmente alguns temas relacionados ao gênero YA, mas não desenvolve nenhum, deixando um vazio na trama.

❝ - Às vezes eu fico imaginando como o cérebro deles funciona, se há um mecanismo pelo qual a serotonina é liberada no processo de tentar humilhar os outros. Explicaria muito sobre a natureza endêmica do bullying.
- Talvez não passem de idiotas. Talvez tenham sido afetados pela síndrome do imbecil fetal no útero. ❞

No começo do livro você já imagina que Justin é bem maluco, mas quando a história vai se passando, você percebe que ele é mesmo. Ou é portador de alguma psicopatologia que faz ele ver o mundo de uma maneira diferente (para não dizer louca). Como exemplo, o cachorro imaginário dele que também é visto por todas as outras pessoas.

Odiei a capa, odiei os personagens, odiei a história, odiei principalmente o fato de o livro ser direcionado para adolescentes e possuir diversos momentos onde o personagem fala sobre sexo. Quase um livro erótico. Não tenho nada contra livros eróticos, inclusive amo, mas não dá pra ficar falando direto sobre sexo em um livro para adolescentes, né, gente!?

A leitura flui? Sim, eu li bem rápido. Entretanto, no enredo acontece tanta coisa que eu não sabia mais distinguir o que era real e o que não era, o que deixou tudo muito confuso. Realmente não entendi o propósito do livro. E o final do livro termina em umas quatro páginas. Parece que a autora ficou com preguiça de terminar decentemente o livro e escreveu qualquer coisa pra entregar à Editora.

site: https://www.instagram.com/p/Bk0vtauHAKw/
Rosi 09/07/2018minha estante
Livro bem tosco mesmo.?

Karini.Couto 11/07/2014

Meg Rosoff nos presenteia com uma história graciosa, clara e ao mesmo tempo tão intrínseca, pois a autora trata de questões frequentes como relacionamentos, sexualidade e demais dúvidas que surgem na adolescência, assim como nos mostra a ansiedade de um personagem em mudar aquilo que não se pode controlar.. O destino!

"Então é aqui que começamos: um menino à beira da morte.
Outro à beira de algo um tanto mais complicado."
pág.10

Se alguma vez.., nos apresenta David Case, um jovem de 15 anos que após ver seu irmãozinho Charlie de um ano e meio quase cair da janela do quarto passa a vislumbrar sua morte onde quer que vá; então resolve que precisa mudar tudo que há em si, incluindo seu próprio nome para que possa fugir do destino que está tentando alcança-lo a todo custo com tragédias e situações devastadoras.. Com isso passa a chamar-se de Justin Case; dando sequência à suas mudanças, Justin vai a um brechó encontrar roupas que sejam mais adequadas ao seu novo "eu" e lá conhece Agnes, uma jovem de dezenove anos que imediatamente demonstra interesse por Justin e a coisa de fugir do destino e o ajuda a escolher suas roupas, assim como o "clica" com sua máquina fotográfica a toda troca de roupas..

"Talvez ele estivesse escutando, mas de alguma forma
não tivesse capacidade de entender."
pág.15

Justin acredita que com todas essas mudanças sua vida irá melhorar em todos os sentidos, assim como irá conseguir manter-se longe do destino. Para enfrentar a escola, ele cria um cão imaginário, seu Galgo Cinza chamado "Garoto"; porém na escola as coisas não acontecem bem assim, pois as pessoas o vêem como louco com essa coisa de mudar de nome; mas Justin parece vestir a própria indiferença em sua carne e demonstra total falta de interesse no que acham de si.. Mas no meio de tantas pessoas que se afastam a todo instante, Peter parece ser o único que de certa forma entende Justin e acabam tornando-se amigos.. E de alguma forma parecia que Peter podia sentir ou ver "Garoto".. Essa sensação é nítida..

"Garoto trotou até ele e encostou-se em Peter brevemente
enquanto Justin observava pasmo. A fronteira entre a realidade
e a fantasia oscilou perigosamente."
pág.41

A história realmente me encantou, no início não dei nada pelo livro, achando que seria bobo ou mesmo infantil demais, porém isso demonstrou ser um engano, pois em meio a personagens jovens e um enredo simples, Meg Rosoff nos mostra que mesmo que tentemos a todo custo evitar situações em nossas vidas, apenas nos colocamos de caro com o inevitável. Não podemos e não devemos deixar de viver o que a vida tem para nós por conta de traumas ou mesmo de querer evitar sofrimento e dor.. nem tudo está em nossas mãos para que possamos ou não evitá-las!

Justin é um personagem imensamente sensível, e muitas vezes até acreditamos que ele de fato seja completamente louco, porém ao chegar ao final do livro podemos entender todo o enredo com total clareza e um ar de tristeza no coração, pois percebemos coisas que desconfiávamos em alguns trechos e depois deixamos de lado.. imaginando outras coisas.
Peter é um amigo muito bondoso e generoso, e gostei muito da sinceridade de sua irmã Dorothea..
Agnes foi um personagem fundamental para a evolução de Justin; em alguns momentos me chateei um pouco com ela por achar que ela "usou" uma situação para seu próprio benefício!
Os pais de Justin me incomodaram muito com toda sua ausência e conivência com a situação de seu filho, ao menos isso que o leitor vê inicialmente!
Charlie, irmão de Justin, é um personagem singular e muito fácil de se gostar; até mesmo Justin, que tentou não se aproximar tanto, não resiste!

Bom.. Infelizmente não tenho como dar detalhes sobre a história sem contar spoilers, só o que posso dizer é que a leitura vale muito a pena e que o livro deve não apenas ser lido, mas apreciado.. degustado pouco a pouco para melhor entendimento!
A capa tem tudo a ver com o enredo e não imagino nada melhor do que ela para representar o que li. A diagramação e revisão estão ótimas!

Convido você leitor a ler Se alguma vez.. e compartilhar conosco suas impressões!
Boa leitura!

"A VISTA É ÓTIMA daqui de cima. Posso olhar pelo mundo
e ver tudo.
Posso, por exemplo, ver você."
pág.255

kau 05/04/2023

Irreal
Eu gostei da ideia do livro por isso não dei 1 estrela.
o que eu n gostei: do livro kkkkk ele é entediante não me apaguei aos personagens, de quem eu mais gostei foi o destino kkkk. Tinha hora que eu tinha que ler duas vezes pra saber de quem era a vez de falar. não gostei da forma que foi escrito sei lá... achei ruim.
Gabi e livros 19/04/2023minha estante
Compartilhamos da mesma opinião kkkk Embora eu tenha gostado da escrita teve horas que eu me via confusa igual ao David Case kkkkk

kau 19/04/2023minha estante
é meio lele esse livro, mas a ideia é boa kkkkkkkk

Sanchez 15/09/2022

Psicopatologia
Li algumas resenhas aqui, e espero que tenha sido pq o tema não era tão discutido até algum tempo atrás que essas pessoas não entenderam e até classificaram o "Justin" como muito dramático, quando claramente ele sofre de alguma psicopatologia, eu diria que grave. Não sou capaz de afirmar qual, mas no mais básico diria que crises fortíssimas de ansiedade pra dizer o mínimo. Porém com chances de ser algo mais com todo o imaginário tão ativo dele. Além da questão patológica em si me levantou algumas reflexões diante de algumas divagações e diálogos dele com terceiros. Acho que tem mta coisa entre linhas. Não é um livro pra todos e também não achei poético, talvez mais filosófico já que temos também falas do próprio Destino como personagem. Achei o final muito simplista diante de toda a magnitude da situação, não encaixou com o desenvolvimento da história toda.

Geovanaolvr 10/02/2023

É impossível ler esse livro e não se lembrar de Tartarugas Até Lá Em Baixo do John Green. Ambos seguem a jornada de protagonistas que não enxergam o mundo como pessoas "normais" e, quase sempre, são egoístas.
A maior diferença deste dois livros com certeza é a escrita de cada um. Enquanto o John Green escreve com maestria e deuma maneira muito verdadeira, Meg Rosoff nos deixa em confusão mental com suas palavras o que, para mim, deixou a desejar.
A ideia e mensagem do livro são boas, porém não acho que o personagem consegiu cativar os leitores para que todos a compreendesem. Porém este é um assunto muito importante que deve ser melhor retratado

Fernanda 30/05/2014

Resenha: Se Alguma Vez...
Resenha: “Se alguma vez...” ganha destaque inicial, principalmente, por sua simplicidade e inovação. Com uma narrativa dinâmica e habilidosa, a autora Meg Rosoff também usufrui bastante do lado imaginário do protagonista, fazendo as adaptações necessárias de acordo com o ambiente apresentado.

David Case tem 15 anos e vive de maneira bem acomodada e tediosa, seguindo os padrões típicos de uma família que vive numa rotina básica, ao qual nem pensam em mudar alguma coisa. O fato é que esse protagonista passa uma impressão necessária de que precisa provar para si mesmo e para as pessoas ao seu redor quem é realmente. Para poder apontar suas principais características e ser diferente em algum sentido. Quem é ele?

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-se-alguma-vez-meg-rosoff.html

Camille 22/06/2014

As peças do destino... - Beletritas.com
David é absurdamente ansioso, nada o assusta mais que a imprevisibilidade do futuro. Um segundo antes, você morre, um segundo depois, permanece vivo: coisas sobre as quais não se tem o menor controle.

Então ele decide tomar a iniciativa e fugir o próprio destino, torna-se Justin Case, uma quase piada para "no caso de". Então acompanhamos, através de uma narrativa interessante, um pouco da história do garoto que mudou completamente para enganar algo maior (ou, talvez, apenas a si mesmo).

A primeira coisa que penso sobre o livro é: por que diabos escolheram uma capa tão ruim? Não sei vocês, mas ela não me agradou e, se não tivesse lido a sinopse, nunca que ia olhar novamente para o livro.

Entretanto, li e Meg Rosoff conseguiu o que precisava: deixar-me curiosa. Então logo comecei a ler, esperando uma história muito infanto-juvenil, mas interessante e até mesmo fofa. Algo muito sensível.

E Se Alguma Vez... de fato é sensível, mas de um jeito completamente diferente do que você está pensando. O tempo inteiro a autora coloca Justin de cara com questionamentos infinitos sobre coisas que não dependem dele.

Ela explora seu medo, sua paixão, sua adolescência, sua falta de conhecimento e a vontade de fazer o que quiser quando os pais não sabem o que fazer com ele. Ao mesmo tempo, há as falas do destino, às vezes tão assustadoras, mas que se mostra tão bom quanto ruim.

Sim, o destino é bom e ruim. Com ele falamos de sorte e azar, de vida e morte, de interesse próprio e compartilhado. Mostra como nem tudo é o que parece ser, nem as pessoas, nem um cachorro imaginário e um coelho verdadeiro, ou uma raposa com fome.

O livro encanta nesses momentos e surpreende com o final, que consegue ser esperado e não-esperado, fazendo completo sentido assim. Não é uma narrativa romântica, nem engraçada; é absolutamente questionadora.

Se recomendo a leitura? Sim, mas com seus devidos preparos. Não creio que Se Alguma Vez... seja para pessoas muito novas, pois elas talvez não entenderão sua originalidade.

Pelo menos eu tenho absoluta certeza de que precisarei ler de novo, sabendo que deixei muito passar por não ter entendido por completo. E olha que de ansiedade eu entendo bastante...

site: http://beletristas.com/resenha-se-alguma-vez-de-meg-rosoff

Gabi e livros 19/04/2023

O tema poderia ser mais explorado...
Nesse livro temos o protagonista David Case, um rapaz de 15 anos que ao se separar com seu irmão caçula Charlie na beira da janela querendo "voar" o impede de tal loucura e quase que ele, David, cai para salvar o irmão. A partir daí david começa a acreditar que o Destino quer o matar de qualquer forma.
Então David tenta de tudo, até mudar de nome para tentar despistar o Destino e começa a se chamar Justin Case e junto com seu cachorro imaginário (ou não) chamado "Garoto" eles tentam fugir do destino e acabam fazendo novas amizades como a apaixonante Agnes e como seu mais novo amigo Peter e suas irmãs.
Bom, o livro deixou muito a desejar, o tema é excelente mas, com certeza, poderia ser mais explorado. Justin aparenta, algumas vezes ser mimado, outras aparenta sofrer de algum transtorno ou depressão, não sei dizer ao certo mas o fato disso não estar claro no livro me deixou mais confusa do que o próprio protagonista. Tem momentos que dá vontade de pegar na mãozinha dele e dizer: vamos ali na psicóloga, conselho que muitos personagens poderiam ter dado a ele mas nem cogitaram. Acredito que esse livro seja daqueles "Ou ame ou odeie". Eu não indico e confesso que não consigo explicá-lo direito mas uma leitura vale sempre a pena.
Um 2 estrelas ??

Mel B 25/02/2023

Com todo respeito, esse livro é um horror?
O principal problema dessa história é apresentar transtornos mentais que estão escancarados no personagem principal, e simplesmente todo mundo ignora, completo descaso. Não tem UM pra pegar na mãozinha do menino e levar ele pro psicólogo.

Justin passa por um momento traumático quando o irmãozinho dele quase se joga pela janela (a criança já com princípio suicida, mas até aí ok ?). Esse trauma desbloqueia umas crises de ansiedade no menino, que progride para paranóia e outras milhões de loucuras.

Sendo bem sincera, esse livro foi bem bem bem ruim, horrível seria a palavra certa.

É um montinho de páginas de um menino adolescente coringando nível hard, saindo de casa e os pais não tão nem aí, indo morar na casa de uma mulher mais velha que acha que é uma boa ideia transar com um menor de idade que está no meio de um surto psicótico, e do nada tem um cachorro imaginário que simplesmente todo mundo consegue enxergar (???).

Esse livro podia tratar o tema de doenças mentais de uma forma muito boa, mas a autora deixou tudo jogado, e tudo muito ruim. Só terminei de ler pra falar mal com propriedade?

@mylifeasreader 04/01/2018

O final eu não entendi um pouco direito..
"Se alguma vez..." conta a história de David Case, um garoto de 15 anos, que após ter salvado seu irmão caçula de uma tragédia, acredita que o destino tem algo de muito ruim preparado para ele. A paranoia é tanta que David muda seu nome para Justin e tenta adquirir uma nova personalidade e aparência para enganar o destino. Durante essa transição Justin conhece Agnes, uma garota de 19 anos que ele acaba se apaixonando e Peter, o seu mais novo melhor amigo.

"Por dentro, no entanto, ele se sentia deprimido por sua coleção cada vez maior de oportunidades perdidas."

No começo do livro você já imagina que o Justin é bem maluco, mas quando a história vai se passando, você percebe que todo mundo é maluco.

A leitura é bem fluida, foi um livro que li rapidinho. Fiquei surpresa com algumas coisas na história, mas outras me incomodaram, tipo o cachorro imaginário dele, eu ainda não entendi muito o que a autora quis passar com esse personagem.
Justin é um tanto dramático, mas eu entendi que essa é uma das coisas da adolescência, o medo paralisante que você tem do que o futuro, ou nesse caso o destino, reserva para você. Mas será que tem como fugir do destino? Apesar de muita gente não acreditar que isso exista, é uma boa indagação.

Os outros personagens são todos uns amores, Peter, Charlie, Dorothea, Anna, menos a Agnes, eu gostava tanto dela no começo, mas depois fiquei muito decepcionada com suas atitudes.

Ah e a capa, eu odiei, achei ela bem feia. Isso mostra como não devemos julgar o livro pela capa.

Eu recomendo o livro sim, mas só para quem tem a capacidade de ver Justin mais além de um adolescente dramático.

Mayara.Maria 20/10/2022

Livro péssimo
entendo que se trata de problemas psicológicos, é algo muito relevante nos dias que vivemos, porém meu deus que história sem sentido, basicamente é o menino reclamando o livro todo e no final não existe nenhuma explicação, não acontece nada bom e nada ruim!
Convenhamos, que pai e mãe deixa seu filho de 15 anos vagando por aí perdido sem ir atrás da ajuda de um profissional? pasmem

Irene Moreira 09/10/2014

A vista é ótima daqui de cima. Posso olhar do outro lado
do mundo e ver tudo.
Posso ver, por exemplo, um menino de 15 anos e seu irmão.

Se alguma vez... você conhecer um jovem adolescente como David Case será que conseguirá entender seus conflitos e acompanhá-lo nesse mundo imaginário? Uma história bem original e posso dizer até um pouco louca, mas como de louco todos nós temos um pouco segui em frente para saber até onde ele conseguiria mudar seu destino, ou melhor, escapar de si mesmo.

David Case é um rapaz um pouco complicado e apesar de não reclamar acha sua vida uma chatice. Tanto a escola como seus pais e seu irmão mais novo é um tédio para ele. Depois que pega seu irmão, Charlie, querendo voar pela janela se vê cara a cara com a morte.
De repente, para onde quer que olhe, ele vê catástrofe, desastre, a ruína da raça humana, a morte do planeta...

Achando que o destino o persegue resolve primeiro mudar o seu nome para Justin Case e para completar vai mudar por completo a sua forma de se vestir. Vai até um brechó e lá conhece Agnes Bee - jovem de 19 anos com uma franja cor-de-rosa - que o ajuda a escolher as roupas para o seu novo visual. Por último ele adota um cachorro imaginário e dá o nome de Garoto, pois a ideia de um animal de estimação mesmo sendo imaginário o confortava.

veja a resenha completa no blog Saleta de Leitura

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/10/resenha-do-livro-se-alguma-vez-de-meg.html