A Tradição Cristã

A Tradição Cristã Jaroslav Pelikan

Resenhas - A Tradição Cristã

Giovani Aguiar 21/03/2018

Uma excelente obra introdutória ao pensamento cristão (especialmente patrística)
Esse livro me foi recomendado por um teólogo luterano, doutor em literatura grega paleocristã, quando eu lhe pedi uma dica de livros sobre patrística. A obra é o primeiro dos cinco volumes sobre a história da doutrina cristã escritos por Jaroslav Pelikan, pastor luterano que, posteriormente, tornou-se membro da Igreja Ortodoxa. Possui um texto muito rico, inúmeras citações de autores da época e, no geral, a linguagem não é muito difícil (excetuando-se os capítulos sobre a Trindade e as duas naturezas de Cristo). Entre os assuntos tratados, temos: a relação dos primeiros teólogos cristãos com seus "panos de fundo" judeu e helênico, a consolidação da ortodoxia, o surgimento das doutrinas em relação ao pecado original, graça e predestinação, além das já citadas abordagens sobre a Trindade e as duas naturezas de Cristo, entre outros assuntos. Uma obra indispensável para quem quer se enveredar no pensamento dos Pais da Igreja(primeiros teólogos cristãos).