O Planeta Neymar: Um Perfil

O Planeta Neymar: Um Perfil Paulo Vinicius Coelho

Resenhas - O Planeta Neymar: Um Perfil

Raffafust 08/07/2014

Ao ganhar de meu namorado o livro " O planeta Neymar ( um perfil)" um dia depois do craque se machucar e ter sua participação encerrada na Copa do Mundo 2014, a dois jogos de chegar ao título sonhado me perguntei se deveria ler logo ou esperar passar o calor da emoção. Nunca fui fã do jogador, não porque ele tivesse me feito algo, mas sim porque estava cansada de vê-lo fazendo propaganda de tudo e ficando " lindo" pelo simples fato de ser jogador de futebol. Entendam como penso : eu acho que os jogadores tem todo direito de fazer propagandas de sorvetes, carros, etc Mas no caso de Neymar vê-lo de cueca cabeçeando uma bola toda vez que passeava no shopping e entrava na loja para comprar uma meia-calça não era uma imagem agradável.
Mas voltando ao livro, meu namorado estava certo, o jornalista que o escreveu e eu que na minha ignorância futebolística não conhecia me ganhou de cara ao não endeusar o jogador, mas sim ao contar a história do craque de 22 anos de um jeito muito bacana de ler para os leigos e de um interesse ainda maior para os experts. Em 146 páginas ( o livro tem o dobro disso porque a versão é bilingue, o que achei muito interessante também!) descobrimos melhor o como funciona o mundo do futebol fora dos campos , claro que com reflexos do que ocorre dentro. As altas cifras, a fábrica de craques, as transferências para times gringos, bem , quem não entendia tem uma verdadeora aula com Paulo Vinícius Coelho, o PVC.
O autor conta a história de Neymar Jr. desde que ele foi descoberto pelos times de Santos e pelo Santos, que criou principalmente por ele os Meninos da Vila, já que antes teria que ter pelo menos 13 anos e ele tinha 10 quando se encantaram com os dribles perfeitos e gols.
O pai, um verdadeiro leão defendendo o filho e fazendo através dele a realização de seu antigo sonho que não deu certo, já que jogou profissionalmente e acabou se contundindo e acabando com a carreira, levou o filho a auge vendo nele não só uma galinha dos ovos de ouro mas também colocando em primeiro lugar as vontades de filho. Exemplo disso foi a demora da família de aceitar morar na Espanha, Neymar Jr . não queria deixar o Brasil.
Na comparação com Messi vemos algumas particularidades que podem levar ao eterno quem é melhor ou pior, mas o autor não foca nisso, importante aqui é mostrar como dois garotos excelentes com a bola foram parar no Barça.
Não foca na vida pessoal, e por isso é ainda mais envolvente ler um livro onde o foco é realmente o futebol , conhecer a vida do jogador e até ataques infantis como a briguinha com o ex treinador do Santos Dorival Junior que acabou sendo demitido .
Se Neymar encanta as crianças, ele mesmo já teve atitudes que nem crianças aprovariam como jogar uma garrafa d ´água em um auxiliar técnico por não ter sido escalado para cobrar um gol.
Na briga entre técnicos e jogadores sabemos que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e o caminho para Neymar chegar onde está foi longo mas não sofrido como o de outros jogadores. Porque ele sempre teve a família a seu lado, seu pai principalmente que mesmo com o salário de 2 mil reais nunca deixou faltar nada ao menino .
O livro é muito bom, para quem quer conhecer mais da história do menino da Vila que tem chances grandes de ser o melhor do mundo .

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-planeta-neymar-um-perfil.html
Gui 13/07/2018minha estante
Ótima análilse, me fez ter ainda mais vontade em ler o livro.