Imagens de Pensamento

Imagens de Pensamento Walter Benjamin

Resenhas - Sobre o haxixe e outras drogas

Gustavo.Romero 11/01/2020

Sou franco admirador de Benjamin, mas este livro foi um desastre. Ainda não entendi o motivo da Autêntica não incorporar a primeira parte deste livro (Imagens de pensamento) no mesmo volume da "Rua de mão única ", por vários motivos:
- as aforias partilham do mesmo leitmotiv, ainda que as do Imagens de pensamento ( Com exceção das aforias "Moscou", "Desempacotando minha biblioteca", "O caráter destrutivo", "Escavar e recordar ", Rosa dos ventos do exito" e "Pequenas habilidades ") sejam mais superficiais;
- as notas do tradutor na "Rua" remetem a várias das Imagens de Pensamento, e as notas das Imagens são quase todas meramente cronológicas; ou seja, as notas estão "desparceiradas";
- a segunda parte, Sobre o Haxixe, é péssima, dispensável, compartilha daquele modismo insosso do começo do séc XX em entorpercer-se sob a pretensiosa ideia de relatar os aspectos "proveitosos" da experiência (só interessaria um pouco para quem está recompodo a biografia do autor, que não é o intuito da coleção da Autêntica, nomeada "Filo Benjamin").
Enfim, para aqueles que estão pesquisando o autor e detém tempo exíguo, o Rua de mão única cumpre tranquilamente o papel de acompanhar o início do amadurecimento intelectual do autor.