Heróis Comuns

Heróis Comuns Scott Turow

Resenhas - Heróis Comuns

Fabiana 06/02/2024

Diferente
Já li muitos livros que se passam na segunda guerra mas esse foi o mais diferente de todos. Ele aborda muito da parte jurídica o que foi novo pra mim. O encontro do campo ao final do livro foi uma apresentação diferente do que já conhecia também bem cru.

NicolasSouzaSC 18/08/2023

Cumpre o que promete
Esse livro ficou em minha estante por mais de 10 anos, não sei o motivo de ter enrolado tanto para iniciar a leitura, mas por obra do destino, acabei lendo no melhor momento possível.

Gosto de avaliar livros por aquilo que ele se propõe, Heróis Comuns, por sua vez, é um livro de Segunda Guerra, com bastantes referências históricas e também muita ficção em cima dos acontecimentos, o que particularmente engrandece a narrativa.

As personagens são bem desenvolvidas, o romance foco da história é muito interessante e a reflexão final me tocou muito.

Falo que li no momento correto, pois recentemente conclui a série Band of Brothers e essa leitura serviu de um gostinho extra na obra.

Recomendo a leitura deste romance do Turow, foi meu primeiro contato com o autor, fiquei bem surpreso com a qualidade, esperava algo estilo Patterson ou Grisham, mas foi uma grata surpresa, simples e efetivo.

otxjunior 03/06/2021

Heróis Comuns, Scott Turow
Não é o primeiro livro do autor, especialista em dramas de tribunais, que leio. Já observei sua maestria como romancista e não me surpreendeu sua investida para além do thriller legal. O que não quer dizer que Heróis Comuns não tenha também sua parcela de temas jurídicos. Scott Turow faz uso de sua ampla experiência no campo do Direito adicionada às histórias que ouvia quando criança de seu pai sobre a Segunda Guerra Mundial para relatar eventos dos últimos meses sangrentos do combate numa narrativa de segredos familiares.
Partindo da premissa de que poucos de nós realmente conhecemos nossos pais como as pessoas que eles eram antes de se tornarem nossos pais, Turow desenvolve lentamente, até para seus padrões, temas demais. Dos horrores do conflito à revelia contra tradições ancestrais, passando superficialmente por racismo e parecendo chegar em uma mensagem do tipo "é melhor viver no presente do que no passado", apesar dos debates filosóficos de manual e até teológicos em alguns trechos. Enfim, caótico. Mas assim é a guerra, suponho.
Quanto ao componente de mistério, este funciona melhor na história de espionagem do que quando envolve descobertas, que antecipei, referentes à arvore genealógica do protagonista ou a adição despropositada de um elemento de homicídio como provocador do suspense. Já o romance, porque sempre cabe mais um argumento, é formado por figuras não longes do clichê, o que me lembrou filmes de dramas românticos de guerra dos anos 2000, como Três Vidas e Um Destino.
No longo tempo que levei para ler o livro, parecia uma grande história, bem escrita, mas que não estimulava o leitor a continuar. E quanto mais eu demorava, mais se diluía. De maneira que perdi a sutileza da divisão em partes, esperando até o final (este comovente até cair em um curto monólogo explicando o título) para o livro começar. Em uma passagem, o personagem conclui que não há muitas histórias dignas de menção que podem ser reduzidas a uma ou duas frases. Complemento que, no entanto, existem muitas que podem ser reduzidas de uma ou duas centenas de frases sem prejuízo. Heróis Comuns é uma delas.