O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia

O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia Ed René Kivitz

Resenhas - O livro mais mal-humorado da Bíblia

Paula 18/04/2024

Muito interessante e vale super a pena a leitura, leitura clara e de fácil entendimento. Explicação do livro de eclesiástes.

Guilherme.Parada 01/03/2024

Uma sucessão de fatos sem sentido ou um conjunto de sentidos sem nenhum fato? Seria essa a vida que você deseja? Qual o tipo de vida que você tem vivido? Muitas pessoas passam anos de sua vida, senão toda ela, buscando um sentido para vivê-la. Alguns o encontram, outros não. No mundo de hoje é fundamental que o ser humano reflita sobre o tipo de pessoa que é e o que está construindo. Eclesiastes é fruto das reflexões de Salomão, o qual - após viver de tudo e desfrutar de tudo, depois de alcançar o trono de Israel, poder e riquezas - conclui que a vida não passa de "vaidade". Ed René Kivitz investiga a mensagem deixada por Salomão em busca das respostas que a humanidade persegue desde os primórdios e com rara habilidade desvenda o nó da existência humana. Em sua releitura de Eclesiastes, Kivitz nos mostra que é possível vencer os amargos obstáculos da vida e ultrapassar as barreiras do tédio, do utilitarismo, da morte, da injustiça, da religião, do dinheiro, da pretensão, do crime, da fatalidade, da insensatez, da luta pela sobrevivência, do tempo e da ausência de sentido. Eclesiastes retrata a vida como ela é, suas facetas mais obscuras, sem floreios e amenizações. Ed René mostra que existe um sentido para nossa existência e permanência na Terra e revela como encontrar esse sentido tomando as decisões certas, atendo-se ao que realmente importa. Ele enfoca que, mesmo com tantas adversidades, a vida vale a pena ser vivida!
Luisa Cruz 01/03/2024minha estante
Gostei do nome hehehe

Guilherme.Parada 01/03/2024minha estante
Leia, muito bom. Mudou minha forma de ver a vida

Vanessa Prado 24/07/2023

Gostei muito, inteligente, instigante, profundo e reflexivo.

Me apropriei de muita sabedoria através dessa leitura.
Sempre gostei muito de Eclesiastes então não seria diferente.

A capa e o título chamativo fazem jus a qualidade do conteúdo.
Um livro que provavelmente irei reler!

priscyla.bellini2023 31/01/2023

Não passa de um Manifesto Comunista disfarçado de Cristão
Cara, eu teria vergonha de escrever um livro onde uso as lentes Marxistas para analisar a Bíblia. A Bíblia não é um panflentinho para dar base para sua ideologia. Pior ainda é ver que tantos gostaram desse livro e acham que tudo o que esse cara fala aqui tá certo, meu pai.

Hugo 16/01/2023

Sobre viver...
O livro é simplesmente INCRÍVEL!

Ed conduz o leitor a uma caminhada pelos capítulos de Eclesiastes, buscando entender a percepção de Salomão sobre a vida e como vivê-la intensamente!
O livro é empolgante, bem escrito, profundo, mas ao mesmo tempo leve e bem humorado.

Daqueles livros que tem o poder de mexer como sua forma de ver a vida!

Priska 22/07/2021

Incrível
Simplesmente maravilhoso esclarecimento do livro de Eclesiastes! A mensagem é sempre ?escolha viver?! A leitura é leve e bastante agradável! Recomendo demais! Que Deus nos ajude, a nos satisfazermos com nossas vidas e que saibamos aproveita-lá da melhor maneira!

Valeria 04/06/2021

Eclesiastes
Uma visão direta e objetiva do livro de Eclesiastes mostrando a sabedoria que há por trás do, à primeira impressão, "mal humor" dele.

saraalmeida.reading 28/03/2021

Não é um livro fácil de ler, mas muito bom, abre horizontes.

Franklin Moreno 10/11/2020

Lenha
Acho que dá pra fazer uma boa fogueira com esse livro. Pessoal que tiver ainda fogão a lenha, mistura lá com os pedaços de madeira e tava fogo. Essa é a única finalidade do livro. Fraquíssimo...

Lua 15/04/2020

Excelente!
Ed René Kivitz no leva a olhar o livro de eclesiastes da bíblia de maneira diferente e ensina muito a quem está disposto a aprender.
De uma maneira simples e leve o autor nos faz refletir sobre diversas coisas.

site: https://www.instagram.com/p/BfWRWKpF66q/?utm_source=ig_web_copy_link

Luan 22/08/2019

Com a vida de Deus, até o mal-humorado traz esperança
Admiro muito o pastor Ed René.
Esse livro foi o primeiro que li dele e gosto do jeito ousado e politicamente incorreto que ele trata assuntos que veríamos com sacralidade devido ao misticismo criado pela religiosidade.
Particularmente, o livro de Eclesiastes parece um livro de idoso amargurado e que não alcançou a alegria que tanto queria pois procurou a felicidade em si mesmo e ela como destino final.
O pastor Ed nos auxilia a termos uma nova visão do livro de Eclesiastes e ver os aspectos de que esse livro do cânone bíblico nos convida a aproveitar a vida da melhor maneira possível, sendo essas baseadas no temor do Senhor.
Entenda que a vida tem sua melancolia, mas devemos vencer a monotonia dos dias com nova mente e ação.
O irônico é saber que até o "livro mais mal-humorado da Bíblia" nos traz esperança em suas palavras.
Tudo baseado em Cristo traz novo sentido.

Bela 18/05/2019

Decepcionou
Esse é um livro que eu tinha muita curiosidade de ler, primeiro porque eu gosto do livro de Eclesiastes e depois porque o título dele é muito instigante, um livro mal humorado na bíblia? Isso certamente é inusitado e chama a atenção.

"Você dormirá bem, o sono do justo, quando fizer "tudo para a glória de Deus, seja comer, seja beber ou qualquer outra coisa a fazer", como ensinou Paulo, apóstolo."

René tece diversos comentários sobre o livro de Eclesiastes e ele traz muitos questionamentos pertinentes. Ela fala, por exemplo, sobre como o fato de nós desejarmos tantas coisas, nos torna pessoas insatisfeitas com o que temos e nos leva a uma vida muito atribulada para conquistar esses sonhos e desejos. Mas a vida é tão incerta, que não há garantias de que teremos saúde para aproveitar tudo quando finalmente alcançarmos, por exemplo. Não seria melhor aproveitarmos aquilo que temos hoje?

"Essa sim é uma proposta radical para os nossos dias: competir menos, conquistar menos, e viver mais. Pode parecer um convite à preguiça, mas não é. [...] Tolo é aquele que não se esforça, não trabalha e só consome. Quem se contenta com o que tem é mais sábio do que aquele que vive se consumindo de inveja e desejando o que não tem."

E, esse é só um dos temas que ele aborda, René fala ainda sobre tédio, morte, injustiças, sobre religião, dinheiro, luta por sobrevivência, entre outros assuntos. Inclusive, eu marquei diversas citações durante a leitura. Mas, confesso que este não foi um livro que prendeu muito a minha atenção e eu acabei levando muito mais tempo que o normal para terminá-lo, pois eu passava dias inteiros sem me lembrar de lê-lo.

"Deus não tem nenhum problema com esse negócio de pensar, duvidar e questionar, pois sabe que a fé sem arestas é uma fé que se acomodou no confortável, isolou-se em um mundinho cor-de-rosa que inventou para si, é uma fé que já morreu mas ainda não foi enterrada."

Porém o que me deixou mais frustrada com a leitura não foi o fato dela não ter me prendido tanto. Porque é comum eu me sentir desta maneira com este tipo de literatura, que não conta uma história com inicio, meio e fim, como nos romances ou fantasias que tenho o hábito de ler. Na verdade, a principal questão foi que eu não concordei com algumas afirmações do autor e houveram dois pontos específicos que ficaram gravados na minha mente.

O primeiro foi quando ele falou que devemos ser agnósticos com fé. E, essa afirmação não faz o menor sentido para mim. Recorri ao Google para buscar a definição exata da palavra agnóstico e o que encontrei foi que enquanto os ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, os agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas não são capazes de saber com certeza. Então um agnóstico com fé, seria uma pessoa que pode afirmar com certeza a existência de deus. Eu definitivamente não concordo que devemos ser assim. Creio que Deus nos chama à ter uma vida de intimidade com ele e isso é muito mais do que simplesmente reconhecer a Sua existência, é desenvolver um relacionamento pessoal com Ele.

O outro ponto que me incomodou muito foi quando ele falou que devemos olhar a bíblia como uma "referência para peregrinação espiritual". René relativizou a verdade bíblica, ele disse: "Tudo o que está na Bíblia é palavra inspirada por Deus, mas isso não quer dizer que toda a Bíblia é pronunciamento de Deus, que automaticamente receba seu aval." Nessa hora eu quase abandonei a leitura, mas como já estava no finalzinho, decidi finalizá-la.

Seja como for, o livro não foi de todo ruim, foi possível tirar muitos aprendizados interessantes. Mas não é uma leitura que eu recomendaria. É importante que não tratemos um livro cristão com o mesmo nível de confiabilidade que depositamos na bíblia. Na verdade, a bíblia deve ser o nosso parâmetro de análise e comparação desta literatura. Finalizo esta resenha com a mesma frase que escrevi para finalizar a resenha de Guerreiras de Oração: que sejamos como os cristãos de Beréia que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. (Atos 17:10-12)
Resenhas Cristãs 18/05/2019minha estante
Ótima resenha. Eu não leio nada desse autor. Já li muitas críticas negativas a respeito dele. Quanto mais leio as resenhas, mais sinto repulsa pelas suas obras. Se quiser um dia ler um livro realmente instigante sobre Eclesiastes, recomendo o livro "Vivendo à beira do Limite" do Charles Swindoll, publicado pela Central Gospel. Trata-se de um diário do Rei Salomão, onde o autor descreve os pensamentos do monarca, seus erros, acertos e como o diário do Rei pode nos ajudar a viver com mais satisfação sem colocar nossa esperança nas posses. Até hoje não li nenhum livro do Swindoll do qual eu tenha me arrependido. Vale muito a pena dar uma chance a ele, Bela. Fuja desses autores novinhos que fazem fama no Youtube. Prefira os mais experientes e provados na fé, como Swindoll. William Macdonald, Erwin Lutzer, David Jeramiah, C.H.Mackintosh, Josh Mcdowell e outros. São autores já idosos, com uma carreira imaculada, sem escândalos nas costas e com uma carteira de livros que tem ajudado a muitos na caminhada espiritual. ;)

Bela 21/05/2019minha estante
Oi! Obrigada pela dica! Esse livro foi uma indicação do clube do livro que participo, por isso que eu li. A reunião para debatemos o livro será quinta, mas acho que a menina não leu o livro antes de indicar, então isso pode acontecer. Beijos

Lê Tavares 17/05/2018

Uma visao diferente e humana... achei incrivel

Resenhas Cristãs 19/05/2018minha estante
Boa resenha. Sincera. Honesta e verdadeira. Precisamos de resenhas como essas!