O Maravilhoso Agora

O Maravilhoso Agora Tim Tharp

Resenhas - O Maravilhoso Agora

1 | 2 | 3 | 4

Ana Eliza 29/06/2019

A capa me enganou (e que bom)
Eu achava que seria mais um romance clichê água com açúcar, só comecei a ler porque ganhei do meu pai. Não podia estar mais enganada pois a história não passa nem perto de ser classificado como romance.

O livro é uma reflexão sobre viver o agora e planejar o futuro. Há uma linha tênue entre aproveitar o momento e ser um completo irresponsável.

A trama é envolvente logo de cara, andamento excelente e descontraído. Me surpreendi e muito com esse livro.

Ah, e se você não odiar o Sutter em algum momento da história você ta lendo errado!
Bianca2515 22/08/2019minha estante
Terminei de ler o livro hoje, fiquei preocupada com o futuro que ele vai levar, ficou meio incerto para mim o final do livro.

Ana Eliza 24/08/2019minha estante
O final divide opiniões ksksks Acredito que era pra ser meio incerto mesmo. [SPOILER] Em mim, deu a impressão de q ele não mudou e continuou alheio à questões do futuro. Na adaptação cinematográfica, tem um final mais feliz, por assim dizer kkkk Inclusive, recomendo q vc assista, agr e já leu o livro :) ? bem fiel (com excessão do final jsjsjs) Vc vai gostar xD

Bianca2515 27/08/2019minha estante
kkkkk ah obrigada vou assistir e te falo o que achei rs

Fernanda 09/07/2014

Resenha: O Maravilhoso Agora
Resenha: “O maravilhoso agora” é aquele tipo de livro que a gente não se cansa de pensar a respeito ou citar novas características aos personagens e ao enredo realista. É uma história melancólica e reflexiva, que apresenta suas passagens divertidas e irreverentes, mas também exibe muitas outras ocasiões tristes, comoventes, delirantes e dramáticas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-o-maravilhoso-agora-tim-tharp.html
Rosacarla 15/08/2014minha estante
Aí tô louca pra ler este livro, primeiro porque amei a arte da capa e segundo porque achei a sinopse muito boa, parece ser um livro promissor

Maristela 16/08/2014minha estante
Eu já algumas resenhas sobre esse livro e tenho visto que ele é nem aceito. Gostaria muito de ler e gostei muito da resenha.

tiagoodesouza 24/07/2014

O Maravilhoso Agora | @blogocapitulo
Eu sabia da existência do filme muito antes de saber que havia um livro. Mas por algum motivo, acabei não assistindo. O que foi bom, porque eu normalmente prefiro ler o livro antes de ver o filme pra ter na minha mente a visão que o autor mostra dos personagens e não a aparência dos atores.

Sutter Keely tem uma namorada fora do padrão de beleza, mas ele pouco se importa com isso. A verdade é que ele a ama e a considera a garota mais perfeita do mundo. No entanto, seu namoro está por um fio e Cassidy o intima a mudar se quiser seguir em frente com o relacionamento. Desconfiada de que Sutter pisará fora da linha, Cassidy acaba o flagrando numa situação comprometedora. E quando ele vai atrás a fim de se explicar, acaba levando um pé na bunda.

Um certo dia, ele acorda num gramado após dirigir bêbado e conhece Aimee, uma garota bastante doce e cheia de planos com quem ele estudou uma vez mas mal se lembra. É a partir de então que eles começam a se conhecer melhor e a modificar algumas coisas um na vida do outro.

"Acho que as coisas mudam quando você cai no mundo e não tem mais as mesmas vivências todos os dias como acontecia quando estava na escola. Mas essas pessoas nem sequer têm piadas internas ou histórias antigas ou teorias sobre como o universo funciona nem nada parecido. Não existe nenhuma conexão mais profunda. É como se mal se conhecessem."
Página 69.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Sutter. Tim Tharp conseguiu me convencer que Sutter não tem realmente um bom discernimento sobre suas atitudes. A gente pode não concordar com algumas de suas escolhas, mas mesmo quando o cara é confrontado ele arruma um jeito de se safar. Ele brinca, mexe e modifica a vida dos que estão ao seu redor e quando percebe que teve esse poder transformador parece não aceitar a responsabilidade e, se não consegue trazê-los de volta ao status quo, transfere a culpa.

Sutter é apresentado como um cara despreocupado, que pensa no bem dos outros em primeiro lugar. Bom, algumas vezes, uma vez que ele não se tocou sobre o que Cassidy gostaria que ele fizesse. Isso lhe arruma algumas confusões, dando-lhe um ar de azarado. Ou de alguém que não pensa muito nas consequências de suas ações. Acontece que Sutter quer se sentir vivo, experimentar o que o agora tem a oferecer. Ele não quer o tédio de uma vida sem novidades, como presume ser a vida adulta. E, por isso, ele não se preocupa com o futuro - ele quer saber de se agarrar ao agora.

Neste livro, vocês vão encontrar uma narrativa bem escrita e madura, mas que mesmo assim consegue alcançar o público jovem de forma magnífica. Recomendo!

"(...) Quando se trata de sonhos, nunca importa. Eles não passam de boias salva-vidas a que se agarrar para não morrer afogado. A vida é um oceano, e quase todo mundo está agarrado a um tipo de sonho para se manter na superfície."
Páginas 189/190.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-maravilhoso-agora.html
Maristela 26/07/2014minha estante
Como disse na resenha do blog,não conhecia o livro e nem sabia que existia um filme também. Vou procurar para assistir e quero ler o livro pois gostei muito da sua resenha.

Georgia 26/07/2014minha estante
Livros que trazem uma reflexão para a nossa vida são sempre bem-vindos!! Gostei de saber mais sobre o livro e também um pouco sobre o filme, que nunca assisti.

Talititinha 01/08/2022

O Maravilhoso Agora
Primeira vez que leio um livro desse escritor, a leitura super fluiu, a escrita é simples e te instiga a querer saber mais.
Não é nenhuma história que vai te despertar um misto de sensações  e emoções, é um pouco morno, foi feito uma adaptação e mil vezes o filme,no livro a realidade é muito crua e o final não tão feliz..
Me fez refletir muito,em como as atitudes dos nossos pais,nos moldam como adulto,como isso afeta diretamente a nossa vida na adolescência e na fase adulta.
Não é um livro que eu faria uma releitura,mas é uma boa história.
Henrique673 02/01/2023minha estante
Penso o mesmo, NAO LEIO MAIS NUNCA. Mas gostei e mais ainda do filme. Mas da uma sensação de melancolia no final!!!

Talititinha 02/01/2023minha estante
@henriquecs1.6 sim ele poderia ter escolhido outro caminho, invés de se conformar em ter o mesmo destino do pai.

Lu s2 13/06/2014

O Maravilhoso Agora- Tim Tharp
Olá galera,
Li esse livro no ano passado em inglês e confesso que fiquei muito triste por não haver uma publicação traduzida, principalmente agora que havia um filme...Finalmente e atendendo às minhas preces: Galera Record publica uma tradução de The Spectacular Now, O Maravilhoso Agora traduzido.
Bem, a estória gira em torno de um adolescente digamos, problemático: Sutter Kelly. Ele é um daqueles protagonistas anti-heróis que só pensam em balada, mulheres, nele mesmo, bebida...principalmente bebida. Sutter é um alcolátra (mesmo que nunca tenha admtido isso), ele possui uma namorada, vive brigando com os pais e só vive no presente, para ele o futuro não existe e é isso que pode mudar sua vida para sempre, porque o futuro existe e é uma caixinha de surpresa...ignorem a pieguice rs

Um dia nosso "mocinho" acorda no gramado qualquer, numa casa qualquer e sem seu carro, é a partir deste momento que nossa narrativa se anima (ate´essa parte estava sem nada de interessante u.u), ele descobre que na verdade acordou no gramado da casa de uma menina qualquer, a doce e inocente Aimee, uma garota que estudou com ele durante anos,a qual ele nunca se recordaria, mas que o futuro iria faze-lo lembrar para sempre...

Continue lendo (ou não)...

Bem, se você houver parado por aqui, obrigado por ter lido e gostado (ou não) de um pedaço da minha resenha, quem quiser seguir o blog, é só clicar no link rs Ah e deixem suas opiniões aqui em baixo :*
Até a próxima!

site: http://chacomaalice.blogspot.com.br/2014/06/o-maravilhoso-agora-tim-tharp.html

Letícia 19/06/2014

Para ler sem se preocupar com o tempo
Tudo o que importa a Sutter Keely, o maior festeiro de Oklahoma, é o seu "Maravilhoso Agora" - e um copo de uísque. Apaixonado pela ex-namorada e cada vez mais distante de seu melhor amigo, Sutter conhece a tímida e recatada Aimee Finecky. Se é verdade que os opostos se atraem, então também é certo dizer que ambos se influenciam; é o que ocorre entre o Sutter e Aimee. O que o futuro reserva a eles, no entanto, é a última coisa em que Sutter quer pensar.
Por meio de capítulos curtos e tão imediatos quanto o presente, Tim Tharp nos conta uma história totalmente adolescente e, exatamente por isso, fascinante; afinal, quem nunca passou por uma fase em que queria apenas viver o presente e deixar todo o resto de lado?

Marcos 10/07/2014

Sutter Kelly é um jovem de 17 anos que está terminando o seu último ano no colégio. Vivendo em uma cidade do interior dos EUA, ele é querido por todos os que o rodeiam, sempre fazendo muitos amigos por onde passa. Ele mora com sua mãe e com seu padrasto, com os quais mantém um relacionamento bastante conturbado, pois vive trazendo problemas para a família, fazendo com que sua mãe sempre o compare ao seu pai, que se mudou para longe e até então não mais mandou notícias. Seu relacionamento com Cassidy, sua atual namorada que está acima do peso, mas que ele a ama desse jeito, não está indo bem até que, após ser flagrado numa situação embaraçosa, ambos resolvem se separar. Além disso, Sutter tem o hábito de ser viciado em bebidas alcoólicas, sempre tendo o seu 7Up batizado com uísque à mão. No dia que descobre que Cassidy está com outro, ele acaba descontando na bebida toda a sua frustração e acorda no outro dia pela manhã em um local desconhecido, por uma garota de olhos claros que até então lhe é desconhecida.

Aimee é uma jovem que também está terminando seus estudos no mesmo colégio que Sutter, dividindo algumas aulas com ele. Ela vive com seu irmão mais novo, seu padrasto e sua mãe. Seu pai faleceu, viciado em remédios. Para ajudar no sustento de sua sua família, ela divide com sua mãe o trabalho de entregar jornais pela cidade e, num dia de trabalho em que está sozinha, pois sua mãe passou a noite em um cassino indiano, ela se depara com Sutter embaixo de uma árvore. Ao conversarem, ele pede ajuda a ela, para ter aulas de álgebra, disciplina a qual ele está quase em recuperação. Ao conhecê-la melhor, Sutter descobre que Aimee é uma garota doce, que adora livros de ficção científica e que tem o sonho de cursar faculdade em St. Louis e ir morar com sua irmã, fora do estado. Porém, ela não alimenta esse sonho para que não atrapalhe no trabalho de sua família.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-maravilhoso-agora-de-tim-tharp.html

Bruna Roque 17/07/2014

Gostei!
O enredo é bom, mas sem fortes emoções. Gostei muito da leitura, mas esperava um outro final.

Enfim... recomendo.

C. Aguiar 19/07/2014

Esse livro é legal e ao mesmo tempo me deprime!
Sutter é um rapaz festeiro que vive a vida intensamente com um copo com uísque em sua mão o que me deixa mais triste em relação a isso é que ele é apenas um adolescente que nem se formou.
Ele se vê em uma situação muito complicada pois sua namorada Cassidy (a gorda e linda Cassidy, quando vocês lerem vão entender porque a chamo de gorda) acabou de dar um "pé na bunda" dele e o mesmo se vê em um momento muito ruim.
Bom, não que o Sutter seja um rapaz ruim, só que ele bebe demais e apesar desse enorme defeito ele tenta arrumar uma namorada para o melhor amigo, tem um bom coração e deseja salvar a alma de uma menina chamada Aimee que antes de conhecer ele não é muito popular no colégio. Claro que também após conhecer ele ela não fica na lista de populares, mas as pessoas começam a nota-lá.
O livro é engraçado e chega a ser fofo em alguns momentos, eu vejo Sutter se esforçando para tentar fazer o que acha certo e salvar Aimee de uma mãe que a explora e não quer deixar que ela viva a sua própria vida, mas ao mesmo tempo vejo um Sutter egoísta que só está seguindo o fluxo nesse relacionamento que ele acha que não tem com a Aimee e parece não se importar que vai acabar magoando a doce Aimee num futuro bem próximo.
O livros nos traz capítulos curtos que eu não sou muito fã, mas que não me incomodou nenhum pouco e tem uma história que flui muito bem fazendo com que o leitor seja voraz em sua leitura.
Vemos muitos dilemas nessa história e apesar de tudo dá para tirar lições muito boas, mas não vá esperando um final feliz como os filmes da disney. Esse livro infelizmente não tem um final legal, e é tão improvável o modo como acaba que estou sem reação até agora.
No mais é um bom livro.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

@cheiade9h 22/07/2014

O Maravilhoso Agora o é mais novo lançamento da Editora Record, e ele foi adaptado para os cinemas também! Eu assisti primeiro o filme (há um tempinho já) e me emocionei bastante e o com o livro não deu outra.

Sutter é o garoto problema, é aquele que vive o carpe diem do maravilhoso agora. Narrado em primeira pessoa, somos incluídos na mente complicada e inteligente de Sutter. Ele é um jovem que não larga seu uísque com 7Up e gosta do "estranho", é aquele garoto engraçado, que chama atenção por onde anda. Mas tudo isso é uma máscara (que ele não aceita), porque o Sutter é um cara sem "salvação", sua mãe e seu padrasto pensam em mandá-lo para uma escola militar, ele não tem uma boa relação com a irmã e por fim, tem um pai ausente.

"- Não preciso de álcool para me divertir.
Então eu disse:
- Também não preciso andar de montanha-russa para me divertir, mas ando."
Página 24

Sutter deveria ser meu amigo, deveria ser um personagem real (tocável, abraçável, etc), ele deveria ser meu vizinho ou amigo da faculdade. Sutter não dá nem um real por si mesmo, mas eu daria 100 milhões e o infinito. Ao mesmo tempo que ele é um garoto ovelha negra, ele é o garoto mais esperto/realista do mundo. Ele solta em sua narração tanta sacadas, tantas analogias sobre a vida, que é impossível não querer dar um abraço nele. Suas aflições, conflitos e dúvidas sobre tudo que acontece e aconteceu com ele, são os pontos máximos na leitura.

"- Qual é o problema dela? - pergunta Tara atrás de mim.
- Expectativas muito altas - digo. - Muito altas e na pessoa errada."
Página 46

Sutter seria o cara mais sortudo, se não tivesse levado um pé na bunda de sua atual namorada, Cassidy. E no meio disso, Sutter solteiro, ele tenta arranjar uma namorada digna para seu melhor amigo e acaba conhecendo Aimee.

Aimee é aquela garota quieta, responsável e nerd. Ela não chama atenção e quando tenta chamar atenção Sutter vê que prefere a Aimee natural (gente, como adorei o Sutter falando que não curtia ela de batom... Porque ela só passava batom por causa dele

site: http://www.livroterapias.com/2014/07/resenha-o-maravilhoso-agora.html

Psychobooks 29/07/2014

Classificado com 3,5 estrelas

Eu não conhecia o livro até ver seu lançamento pela Editora Record, recebi um kit lindo em casa e fiquei muito empolgada com a leitura.

- Enredo

Sutter Kelly tem 17 anos, está no último ano do colégio, não faz planos para o futuro e procura aproveitar seus dias geralmente regado a 7Up com uísque. Sutter mora com a mãe e o padrasto, o relacionamento deles não é muito bom. Sua irmã é casada e o garoto não é muito próximo a ela, seu pai foi embora quando ele era criança e nunca mandou notícias.

Cassidy é a atual namorada de Sutter e ele a ama, mas ela o vê conversando juntinho com uma garota e resolve terminar o relacionamento depois de ter conversado várias vezes com Sutter sobre a falta de comprometimento do garoto. Sutter fica arrasado ao descobrir que depois de alguns dias Cassidy já tem um novo namorado e se entrega à uma noite de bebedeira. Ele acorda na manhã seguinte sem saber onde está e ao lado de Aimee, uma garota tímida que estuda na mesma escola de Sutter.

Aimee e Sutter conversam, ele a ajuda entregar jornais, a amizade dos dois cresce, o garoto percebe que Aimee é doce, sonhadora e deixa que sua família a sufoque. Os dois descobrem sentimentos que não sabiam existir, Sutter usa a desculpa de querer apenas ajudar Aimee mudar sua vida encorajando-a tomar as rédeas do seu destino, mas o envolvimento dos dois vai muito além da amizade.

- Narrativa e Desenvolvimento do Enredo

O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Sutter. A escrita do autor é ágil, simples e direta. Não há 'enrolação', nem descrições extensas. Mesmo com capítulos curtos, o ritmo de leitura é um pouco lento pela falta de cenas de ação e a presença de bastante reflexão.

Os temas propostos pelo autor são muitos, ressalto a tendência ao alcoolismo de Sutter, a insegurança de Aimee, o questionamento do 'padrão de beleza' feminino, amizade, relacionamento familiar.

- Personagens

Na minha opinião, o grande mérito do livro fica por conta dos personagens, que são tão tridimensionais, com suas características, questionamentos e problemas, que parecem saltar das páginas e contar suas histórias diretamente para o leitor. Ao final da leitura, senti como se fosse amiga de Sutter.

- Concluindo

'O Maravilhoso Agora' é um livro jovem-adulto mais maduro, coming of age (saiba mais aqui), que tem seu foco no amadurecimento dos personagens.

No geral, gostei da leitura, mas faltou algo que me arrebatasse completamente. O que mais me incomodou foi a falta de um fechamento para vários temas abordados e não há respostas para algumas questões. Fiquei com a sensação de que faltou uma parte da história. Mas talvez essa tenha sido a intenção do autor, afinal, na vida real nem sempre temos todas as respostas para nossas perguntas...

"(...) É o máximo estar na rua tão cedo de manhã, antes mesmo de o sol nascer. É uma sensação de estar supervivo. É como saber um segredo que todas as pessoas caretas dormindo dentro de casa ignoram. Ao contrário delas, você está alerta e ciente de que existe, bem aqui, neste exato momento, entre o que aconteceu e o que ainda vai acontecer. (...)"
Página 82

site: www.psychobooks.com.br

Jéssica 29/07/2014

O Maravilhoso Agora, de Tim Tharp, finalista do National Book Award foi publicado aqui no Brasil pelo Grupo Editorial Record. O livro deu origem ao filme The Spectacular Now, estrelado por Miles Teller e Shailene Woodley, dirigido por James Ponsoldt e com roteiro adaptado por Scott Neustadter e Michael H. Weber (500 Dias com Ela). Lembrando que o filme ainda não foi lançado no Brasil.

Sutter Kelly, mais conhecido com Sutterman (o rei das festas), é um jovem do último ano do colegial que gosta de aproveitar o momento. Pra ele, a vida deve ser levada despreocupadamente e nunca pensa no futuro, essa palavra é altamente proibida no vocabulário dele. Sutter é um cara legal, simpático e que gosta de ajudar as pessoas, mas nunca espera um ''obrigado'' disso, faz porque é o certo. O problema do protagonista é que ele é um alcoólatra, mas não admiti isso em nenhum momento. Sutter bebe todos os dias e sempre tem uma garrafa de 7UP - refrigerante dos Estados Unidos - batizado com uísque.

''Você não é uma pessoa ruim, Sutter. Você é um cara legal. Só não tem um conceito muito bem definido das consequências.''

Ele participa de várias festas, é popular, tem um melhor amigo, Ricky, e uma namorada bonita. Sutter é bem-humorado, não se preocupa em ir para uma universidade e gosta de aproveitar o maravilhoso agora. Sua situação em casa é o oposto, sua mãe e padrasto não aceitam a vida que ele leva e o considera irresponsável, Sutter ainda lida com a saudade do pai biológico que faz tempo que desapareceu e nunca mais deu notícias pra ele ou para Holly, sua irmã mais velha.

Depois de alguns acontecimentos, sua namorada termina o relacionamento, Ricky começa a namorar e quase não tem tempo para Sutter, e em um momento de solidão tem uma noite de bebedeira e no outro dia acaba acordando num quintal de uma casa desconhecida e quem o ajuda é Aimee Finecky, uma jovem doce, tímida e fã de ficção científica. Eles estudam no mesmo colégio, mas Sutter nunca reparou nela. Ambos tornam-se amigos e ele decide ajudar Aimee a ser mais popular, já que ela é considerada nerd, com poucos amigos e é um desastre social. Os dois acabam indo em várias festas, bebem e ficam bastante próximos, surgindo um sentimento novo e confuso entre eles.

Aimee é muito meiga e não vê maldade em nada, por isso as pessoas adoram se aproveitar dela e Sutter fica indignado com isso. Ela é apaixonada por livros, seu sonho é trabalhar na NASA e, posteriormente, morar num rancho. Aimee é tão delicada que você quer protegê-la a todo custo, então quando Sutter faz isso não tem como não se encantar por ele.

''Aqui, no domínio dos livros, ela se sente segura. E tem um pouco do controle que lhe falta lá fora.''

O Maravilhoso Agora é um livro descontraído e leve, onde conhecemos a vida de um jovem que não se importa com o futuro e deseja apenas ser feliz. Sutter é divertido, mas peca muito em não querer algo para si, não sabe o significado da palavra responsabilidade e o álcool é um outro caso bastante delicado. Ele não bebe só nos fins de semana, mas todos os dias.

O final do livro foi bonito, porém eu espera mais e eu concordo com algumas pessoas que disseram que seria interessante ter um segundo livro para saber mais detalhes.Tim Tharp mostra problemas familiares, vícios e os dilemas adolescentes em sua obra, mas também mostra que é importante as pessoas aproveitarem o agora, de que devem realizar seus sonhos, porém é importante valorizar o presente.

site: http://www.leitorasempre.com/2014/07/resenha-o-maravilhoso-agora-tim-tharp.html

PorEssasPáginas 18/08/2014

Pensem em um personagem cativante, que tem luz própria. Agora pensem em um personagem cativante, que tem luz própria e que você queira bater muito, mas MUITO nele. Surrar, até. Dar vários tapas para ver se ele acorda pra vida REAL. Esse é o Sutter.

Mas Lucy, como assim? Eu vou explicar: O Sutter é autodestrutivo e leva à risca o Hakuna Matata dele. Ele não sabe, mas ele já é um alcoólatra viciado em 7UP (lembra o gosto de Sprite) e uísque. Para tudo o que ele faz, ele encontra uma justificativa para beber. Ele precisa ter uma ideia brilhante? Ele toma um drinque. Ele precisa ter coragem para falar alguma coisa? Mais uma dose.

“Tudo o que faço quando estou bebendo é ser criativo, expandir meus horizontes. Na verdade, é bem educativo. Quando estou bebendo, é como se pudesse ver outra dimensão do mundo. (…) Sou misericordioso e engraçado. E me engrandeço na beleza e no senso de humor de Deus.
A verdade é que sou o bêbado de Deus”. (página 25)

Quando ele se via em um problema, entrava com seu “Hakuna Matata” + 7UP e uísque. Engraçado que esse termo do Rei Leão não aparece nenhuma vez no livro, mas sempre que via Sutter pensar em seus problemas e tentar fugir deles ou elaborar alguma justificativa para eles, eu lembrava dessa expressão. E em vez de apenas dar as costas, ele também bebia e curtia o seu “Agora”.

“É besteira ficar largado e melancólico. Hoje é sexta-feira. Estou maravilhosamente livre. Tenho a noite inteira pela frente. (…) Que se danem Cassidy, o Mr. Leon’s, a aula de álgebra e o dia de amanhã. Vou cair na noite e aproveitar cada minuto dela, até ficar só o bagaço”. (página 75)

À primeira vista, Sutter é um jovem muito superficial e egocêntrico, que se acha o salvador do mundo e das festas. Ele não tem tanto discernimento quanto ao que faz, e não se responsabiliza por suas atitudes quando confrontado. Muito pelo contrário, ele tende a transferir a culpa. Ele não quer se comprometer e não acredita no futuro. Problemas? É passado, estão todos esquecidos, enterrados. Planos? Só seguir em frente, bem no estilo “deixa a vida me levar”. E com sua garrafinha de 7UP batizada com uísque, claro.

Para não ter que encarar os próprios problemas, Sutter buscava inspiração (na bebida) para ajudar outras pessoas a encarar seus problemas. Foi assim com seu melhor amigo, Ricky, quando Sutter o ajudou a conquistar uma garota. E seria assim também com seu grande projeto, Aimee. Pelo menos era o que Sutter tinha em mente.

Aimee é uma garota ingênua e pura, no sentido de não ter malícia para nada (ou quase nada). Embora sua vida não seja muito fácil – sua história é contada a Sutter ao longo do livro – ela é aquela garota insegura, porém otimista e sonhadora. Muito sonhadora e ingênua e, infelizmente, muito influenciável.

“A vida é um oceano, e quase todo mundo está agarrado a um tipo de sonho para se manter na superfície. Eu estou só nadando cachorrinho por minha conta, mas a boia de Aimee é lindíssima. Estou encantado por ela. Qualquer um ficaria se visse o jeito como seu rosto se ilumina enquanto se agarra aos seus sonhos com toda a força”. (páginas 189, 190)

Quando Aimee surgiu, achei que seria uma luz no fim do túnel para Sutter. Mas no decorrer da leitura, eu fiquei com muito medo por ela. Em todo o caso, toda pessoa que entra na nossa vida, seja quem for, deixa uma marca. E não foi diferente em relação a Sutter e Aimee: ela conseguiu deixar uma marca na vida de Sutter e vice-versa. O que isso influenciará em suas vidas só o tempo dirá.

“- Esperança? Tá de brincadeira? A única coisa que aprendi com absoluta certeza é que a esperança é inteiramente desnecessária. Não descobri ainda o que existe no lugar dela. Até lá, a bebida vai ter que dar conta.” (página 292)

A narrativa do livro é bem leve e rápida, sem muitas explicações, apenas algumas reflexões que não faziam a leitura desacelerar. O autor escolheu fazer de seu protagonista o narrador, o que foi uma ótima ideia. Talvez, se o livro fosse narrado em terceira pessoa, eu passasse a odiar o Sutter com todas as minhas forças e jogasse o livro na parede. Como ele é o narrador, conseguimos ter empatia por ele – e muita raiva, porque ele fazia muita burrada - mas ao mesmo tempo em que eu queria bater nele (e jogar o livro na parede, para depois pegar e voltar a ler), eu queria dar um abraço e dizer para ele que o Agora é importante, mas tenha uma visão do que você pode ou quer fazer agora, para no futuro colher seus frutos.

O final ficou meio em aberto e me deu uma sensação de vazio, de desesperança, como se nada tivesse mudado, afinal. Para falar a verdade, foi até bem realista, porque isso pode acontecer mesmo: temos a tendência de tentar uma mudança na nossa vida, mas aí voltamos a nos conformar com nossa realidade e permanecemos estagnados. O final foi muito condizente com o tema, mas não resta dúvida que Sutter me desapontou com algumas decisões que tomou, tanto em relação à Aimee quanto a si mesmo.

Eu gostei muito da história como um todo. A mensagem não se resume a simplesmente valorizar o presente, ou sobre a influência do álcool na vida das pessoas. Fala sobre encarar seus problemas de frente, se valorizar como pessoa (sem a necessidade do álcool), valorizar sim o Agora, mas também pensar nas consequências que o Agora trará em seu futuro. Embora eu tenha pintado o Sutter como um grande vilão ou talvez um anti-herói, o livro vale as quatro estrelas que coloquei, acho que traz uma ótima lição de vida, apesar de ser pelo ponto de vista de Sutter, que não é o melhor exemplo de pessoa. A leitura é super recomendada.

O livro foi adaptado para o cinema ano passado, mas pelo visto ele vai direto para o DVD aqui no Brasil, como aconteceu com Academia de Vampiros. Foi inclusive o trailer que me fez querer ler o livro. A capa brasileira, inclusive, é uma cena do filme. Sinceramente eu não gostei, raramente gosto de capas que sejam de cenas de filme. A diagramação está ótima e as “orelhas” nos dão uma visão de que nem tudo serão flores.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-maravilhoso-agora

1 | 2 | 3 | 4