Marcados

Marcados Caragh M. O’Brien

Resenhas - Marcados

Elis 12/05/2021

Bom, pena que não pude ler a sequência
Mais uma distopia, de.uma maneira geral com pano de fundo bem próximo dos estilo jogos vorazes e divergente. Comprei na promoção na Bienal, não sabia que teria sequência.
Boa a história, bem construída e cativante, porém não sei o que rolou pq na época as continuações não haviam sido publicadas. Não sei se agora foram. Chateada.

Nesta distopia, o mundo está divido entre aqueles que moram dentro da muralha, o enclave e os vivem foram dela, na miséria. Me lembra a série 3% de certa forma lembrando disso. Aqui a gente tem gaia (adorei o nome) , de 16 anos que exerce a função de parteira como sua mãe e sem questionar entrega a cota de crianças para dentro do enclave. Porém, quando seus pais são presos ela fará de tudo para salva-los.

Como disse, o problema e não ter tido acesso a continuação.

Ivy (De repente, no último livro) 12/04/2016

Uma distopia original que desperta a curiosidade
Marcados é a primeira parte de uma trilogia que já tenho há algum tempo esquecida nas minhas prateleiras. Não sei, apesar de sempre ter me chamado a atenção, parecia que sempre me apetecia ler outras coisas, de maneira que a trilogia acabou em completo esquecimento por um tempo. Faz alguns dias, eu finalmente me animei em começá-la.

Nesta primeira parte conhecemos Gaia, uma garota de 16 anos que conseguiu me deixar a impressão de ser uma das protagonistas mais obstinadas e valentes que já vi em um livro refletindo alguém dessa idade. Me alegra muito já que, em parte, estas novelas juvenis, possuem o costume de trazer protagonistas adolescentes demasiado inocentes, sonhadoras e imaturas, e Gaia acaba por ser o contrário de tudo isso.

Gaia é uma garota diferente das outras. Por toda a sua vida, ela foi vítima do desprezo e das piadas de seus colegas, tudo por conta da enorme queimadura que ela possui no lado esquerdo de seu rosto, uma marca quase desde o nascimento.

Gaia, assim como a sua mãe, é uma parteira, que vive em uma parte bastante humilde do Setor 3, uma parte fora da zona do Enclave.
Cada um dos setores deve prestar obediência ao Enclave, entregando os seus bebês recém-nascidos, os 3 primeiros nascidos em cada mês. Estes bebês serão adotados pelas famílias do Enclave e serão criados por eles, privados de qualquer vínculo com suas verdadeiras famílias biológicas. Mas, porque o Enclave necessita tomar os bebês que nascem do lado de fora? O que está passando com as mulheres do Enclave que não ficam grávidas?

Gaia aprendeu com seus pais à sempre seguir as regras do Enclave, jamais questioná-las, jamais rebelar-se. E assim ela o faz, até seus pais serem presos e levados pelo Enclave, como se fossem criminosos. O motivo para isso é um mistério, e como se não fosse nada, Gaia em poucos dias descobre que além disso seus pais foram condenados à morte.

Para Gaia a única opção agora será rebelar-se contra o Enclave, formulando um plano para tirar seus pais da vigiada fortaleza. Á partir desse ponto a trama se desenvolve, e o leitor termina por devorar as páginas do livro rapidamente, ávido por respostas. Porque o Enclave condenou os sempre tão obedientes pais de Gaia à morte? Onde estão os seus irmãos, os dois bebês que foram tirados de sua mãe e levados ao Enclave há muitos anos? Que passa com os cidadãos do Enclave que parecem ignorar a situação dos que vivem fora?

Marcados é seguramente uma daquelas leituras que prende, em virtude da trama bem idealizada e das diversas perguntas que surgem ao leitor. Os personagens fortes são um ponto positivo da primeira parte da saga, em especial a protagonista. Gaia é uma muchacha bastante inteligente e que não se faz de vítima, ao contrário, ela luta forte pelos seus, possuí personalidade forte e ideais próprios.
Também temos a León, um belo soldado do Enclave, que não termina por convencer-me. Eu não gosto de personagens bipolares, destes que mudam de opinião em um passar de páginas e jogam no lado que lhes for mais conveniente. León, oras se posiciona como um forte aliado de Gaia, oras é um defensor feroz do Enclave, e o personagem parece se debater entre essa lealdade o livro inteiro.

Outo ponto que destaco como um ponto negativo é a falta de importância dada aos personagens secundários, que foram muito pouco desenvolvidos. Tudo se contra em León e Gaia e personagens interessantes como o Sargento Bartlett terminaram não ganhando nada de destaque.

Concluindo, Marcados é uma distopia original, com personagens diferentes, uma protagonista forte e intrigante. Um princípio de saga promissor que, apesar de algumas falhas, termina por me deixar uma boa sensação ao finalizar a leitura.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/04/review-66-marcados.html

Ana Gabriela 26/11/2015

Em um ano muito distante, quando a humanidade com sua ganância teve que se reconstruir, um muro foi levantado, a fim de proporcionar a população segurança, alimentos, agua e crianças. Sim, crianças perfeitas, que são geradas muitas vezes foras desses muros, por habitantes que não são "bons o suficientes" ou que trabalham a troca de pouco ao protetorado. Voltamos ao mundo das castas, onde a cor da sua vestimenta te distingue, e se você é de fora dos muros, você não existe. E é ao olhar para fora, dentro dos quartos onde as mães dão a luz a seus filhos, que encontramos Gaia, uma menina doce, determinada, com um que de ingenua, mas que sua força que se desenrola nessa trama a torna uma garota de 16 anos, cheia de dor, perda e cicatrizes uma das heroinas mais fortes (até ouso compara-la a Katniss Everden). Então, minha dica, mergulhe no futuro, mas não espere por cyborgues e alta tecnologia, mas perceba que em meio a tanta destruição, ainda existem bons corações e uma grande jornada.

Dressa Oficial 13/07/2015

Resenha - Marcados
Olá, tudo bem com você?

Marcados é o primeiro livro que li para a #MLI2015 (Maratona de Inverno) no gênero Distopia, ele não estava na minha meta literária mas quando vi o tema e olhei na estante foi esse livro que mais me chamou a atenção, e como também foi um livro que ganhei por sinal foi de Amigo Secreto da Dani do blog Livros a Janela da Imaginação já consegui eliminar 2 metas da maratona com apenas um livro.

Marcados conta uma distopia que se passa no ano de 2400 e a protagonista da história é apenas uma jovem de 16 anos se chamada Gaia onde ela vive em uma sociedade que é dividida para os ricos que moram dentro da muralha que se chama Enclave e no caso de Gaia ela mora fora das muralhas mais precisamente no Setor Oeste 3.

Quem mora do lado de fora do Enclave não tem uma vida de muitas regalias a não ser que você sirva e ajude o governo que comanda o Enclave, e no caso de Gaia seus pais ajudam o Enclave, sua mãe é a parteira do Setor Oeste 3 e todos os três primeiros partos que ela realiza desde que o bebê seja saudável ela precisa entregar para o Enclave, lá ele se tornará uma pessoa com mais oportunidades e será adotado por uma família que lhe dará muito amor e melhores condições de vida.

Em troca disso a mãe de Gaia ganha comida, água e conforto para sua casa o que faz com que ela e seus pais tenham uma vida um pouco mais confortável do que a maioria.

Porém Gaia por já estar com 16 anos e longe da sua mãe ela acaba ajudando uma moça a ter um filho e como seria a primeira criança que Gaia faria o parto o certo é ela levar a criança para o Enclave, ela apenas segue as regras e tudo que aprendeu com sua mãe marca a criança com uma tinta e a entrega para o Enclave.

Porém ao voltar para sua casa ela descobre que sua mãe e seu pai foram presos pelo Enclave pois desrespeitaram a lei e agora Gaia se encontra sozinha sem saber o motivo pelo qual seus pais foram presos e sem saber o que fazer de sua vida.

Então Gaia tenta com ajuda de vizinhos e alguns amigos a entrar no Enclave sem ser percebida e tentar salvar os seus pais.

Porém dentro do Enclave é bem diferente do que Gaia sempre imaginou ela descobre muitas coisas inclusive que quem comanda o Enclave esconde um segredo da sociedade e começa a se questionar sobre a maneira de como sempre viveu a sua vida.

A leitura é feita em terceira pessoa, e os diálogos são feitos através de "aspas" o que me incomodou um pouco, as letras estão em bom tamanho, páginas amareladas porém contém capítulos muito grandes e a leitura se tornou monótona, por vários períodos eu tinha aquela sensação de que tinha lido muito e quando ia ver não tinha lido quase nada.

Além disso esse livro se trata de uma série e a editora não deu garantias de que vai continuar publicando os seus livros o que torna a leitura ainda mais desanimadora.

Apesar destes pontos negativos é uma distopia diferente e que eu gostei bastante, achei muito inteligente e adorei a ideia da autora, agora é torcer para que os outros livros sejam lançados no Brasil.

E descobrir se Gaia vai entender os códigos que sua mãe usava em seus partos e o impacto que isso terá na vida de muitas pessoas.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/07/resenha-marcados.html

Simone 10/06/2015

Faltou algo!
Serei sucinta:

"Marcados" tem algo que não me fez crer completamente na proposta da trilogia. A escrita é impecável. A personagem principal, Gaia Stone, apresenta, em sua composição, considerável originalidade. Todavia, o enredo não me convenceu. A todo momento, um sentimento que me perseguia era o da artificialidade da trama.
Basicamente, num futuro distante, temos um mundo hostil e pouco convidativo à vida. Gaia Stone, 16 anos, mora com a mãe e o pai fora das muralhas, fora do Enclave. A obrigação do população "pobre" é a de servir a população "rica", que são os habitantes do Enclave. Por isso, Gaia e a mãe exercem a função de parteiras e, mensalmente, entregam um cota de bebês aos guardas, na porta da muralha. Tudo vai mais ou menos bem até que os pais de Gaia são presos. Aí ela precisa descobrir o que está por trás da cota de bebês e de um código criado/mantido pelos pais, ao passo que começa a questionar o quanto da sua vida é verdade. É aos poucos que a trama vai se desenvolvendo e novos personagens vão sendo inseridos.

Não acho justo eu contar qual é a originalidade em Gaia. Julgo ser um spoiler.

Enfim, livro lido. Estava esperando algo diferente, que me convencesse mais. Entretanto, sempre penso que o livro não tem culpa por não atender às minhas expectativas altas. Eu é que não deveria idealizá-lo tanto antes de lê-lo rsrs.

site: simoneluizy, no Instagram.

Pri Belato 07/01/2015

Marcados – Caragh M. O’Brien
H I S T Ó R I A & C O N S I D E R A Ç Õ E S
O livro é uma distopia que retrata um lugar onde algumas pessoas vivem dentro do enclave, uma “cidade” cercada com muros enormes e com todos os recursos fornecidos a vontade e oportunidade para que todos possam viver felizes, e outras pessoas vivem em setores, fora dos muros, pessoas pobres, que passam necessidades e que aparentemente são esquecidas pelo protetorado.
Vemos toda está historia pelo lado de Gaia, que faz parte de uma família que mora fora do enclave, mas que é muito feliz, sua mãe é a parteira oficial do setor oeste três e Gaia está seguindo os mesmos passos da mãe.

Neste mundo criado pela autora, no mês existe uma cota para cada parteira que os três primeiros bebes nascidos no mês e em perfeito estado são entregues ao enclave para viver dentro das muralhas e como todos pensam ter uma melhor oportunidade de vida.

Quando os pais de Gaia são presos a sua vida, que ela achava ser ótima, tem uma revira volta que ela não poderia nem imaginar.

site: http://www.garotaagridoce.com/2014/12/27/marcados-caragh-m-obrien/

Dreeh Leal | @dreehleal 23/10/2014

Marcados - Livro 01 - Caragh M. OBrien
Quanto mais distopias eu mais, mais agradeço pelo mundo caótico onde vivemos.

Após terríveis problemas climáticos, a Terra do ano de 2400 se tornou um lugar árido, onde seus moradores são castigados pelo sol. Ao que parece, não sobrou muita coisa além do Enclave e da pequena e paupérrima cidade que cerca seus muros. Gaia vive no setor oeste três junto com sua família composta por seu pai um costureiro habilidoso e sua mãe uma parteira de renome, de quem ela herda os ensinamentos.

Todos na cidade servem ao Enclave, em troca de itens básicos a sobrevivência como água potável e barrinhas de proteína. A função de uma parteira é simples: entregar a eles os três primeiros bebês nascidos todo mês. Lá dentro, eles são adotados por uma família rica e vão usufruir de uma vida plena e cheia de regalias, sem nunca saber conhecer suas origens. Gaia nunca questionou o quão cruel aquele ato era para os pais biológicos, ela simplesmente fazia. Um dia, após o seu primeiro parto sem qualquer ajuda, ela chega em casa e se depara com o Sargento Grey. Ela é informada que seus pais estão detidos e que caso ela saiba de algum código feito por sua mãe, que ela deve informar ao Enclave.

Porque seus pais foram presos se eles sempre foram cidadãos exemplares? Que código é esse e o porquê ele é tão importante assim? Impulsionada por essas perguntas, Gaia procura descobrir um jeito de ultrapassar as muralhas. Seus pais precisam ser salvos e ela precisa de respostas.

Marcados apresenta uma história descritiva, narrada em terceira pessoa, sempre sobre a ótica da protagonista. Ele é dividido em capítulos nomeados e apresenta bastante ação em suas páginas, mas infelizmente peca na quantidade delas. Mesmo com uma escrita fluida e gostosa de ler, a autora por vezes se tornou repetitiva e um tanto monótona, trazendo cenas que pouco acrescentavam ao enredo. E isso quebrando um pouco o ritmo da leitura.

Gaia é uma mocinha determinada e impulsiva, que não teve uma vida fácil, mas que ainda sim era feliz com sua família. Infelizmente seus pais pouco aparecem na história e a maior parte dos momentos em que nos deparamos com eles, são em memórias da personagem. A força dela é admirável para sua pouca idade. Em diversos momentos a sua impulsividade e teimosia me irritaram, mas não da para culpá-la. Com um governo autoritário, que não mede esforços para conseguir o que quer, ela não podia confiar em ninguém. Mesmo que a pessoa em questão provasse ser de confiança.

Existem muitos personagens secundários na trama e todos, de alguma forma, tiveram seu momento de influenciar na história. Mas como em toda boa distopia, é bom não se apegar muito a esses personagens... vai que alguém morre! A parte mais legal com relação a eles é que, assim como Gaia, nós também não sabíamos ao certo em quem confiar.

O Sargento Grey tem sua aparição logo nos inicio do livro, mas quando nos deparamos com ele novamente logo percebemos que Grey será importante para o desenrolar da história. Ele é lindo, charmoso, mas tem aquele pequeno defeito de não conseguir falar o que deve ser dito. Não digo que ele é ingênuo, mas com certeza é uma alma de bom coração. Essa não é uma característica muito útil em mundos distopicos e por isso ele tem várias revelações ao longo das paginas.

A diagramação é simples: folhas amareladas, boas margens, fonte com tamanho confortável. Apenas um detalhe me incomodou muito, e acredito que possa ser incomodo para alguns de vocês, as falas são indicadas com aspas ao invés de travessões. A capa é lindíssima e tem tudo a ver com a história do livro. Cada detalhe dela deve ser sido milimetricamente pensando, porque ficou perfeita!

O final é avassalador. E por isso é que eu já estou adquirindo o meu Tortured - que é o livro 1,5 da série e que infelizmente está disponível apenas em inglês. Assim, quem sabe, eu agüento até o lançamento do próximo volume.

Aos amantes de distopia, essa é uma parada obrigatória. Por isso corram para ler e depois me contem o que acharam.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/09/resenha-marcados-caragh-m-obrien.html

Lais.Alencar 21/08/2014

O livro conta a história de um lugar onde existe uma clara divisão da sociedade: um muro. De um lado o povo menos favorecido que luta por sua sobrevivência com alguma ajuda do Enclave. O povo de dentro das muralhas são privilegiados e vivem em conforto e harmonia. Existem algumas regras: todos os 3 primeiros bebês nascidos de cada mês do lado de fora da muralha precisam ser entregues ao Enclave imediatamente. Assim é a realidade de Gaia e sua mãe que são parteiras.

Até que um dia, quando Gaia volta do seu primeiro parto sozinha, encontra a casa sem seus pais. Somente um guarda do Enclave aguarda por ela para interrogá-la: Leon. A partir daí tudo muda e todas as verdades que Gaia conhecia começam a ser questionadas. O que seus pais fizeram para serem presos? Por que os bebês precisam ser entregues?

"Tem algumas coisas que, uma vez que são feitas, nunca podemos questionar, pois se fizermos, não conseguiremos seguir em frente." pág. 120

leia o restante no Blog Lais Doce

site: http://laisdoce.blogspot.com.br/2014/08/livro-marcados.html

Felipe Miranda 14/08/2014

Marcados - Caragh M. O’Brien por Oh My Dog estol com Bigods
A empolgação sempre me acompanha ao descobrir boas estórias. A obra distópica de Caragh M. O'brien é original e bem escrita. Fãs do gênero que se preparem, Marcados tem tudo para ser uma febre.

O cenário futurístico da vez é dividido por uma grande muralha. O Protetorado é a força interior maior que administra a sociedade e reside no conforto do Enclave. A parcela considerada inferior é mantida com recursos mínimos no lado de fora da muralha sendo assim privados de tecnologia e educação. Gaia Stone sempre acreditou que a vida dentro das muralhas era o ideal de bem-estar e felicidade. Afinal, como poderia ser plenamente feliz sobrevivendo entre doenças e miséria enquanto pessoas consideradas melhores que ela desfrutavam de luxos como comida e banho quente?

O grande barato, me permitam usar esse adjetivo, está no fato do Enclave determinar que as três primeiras crianças a nascerem em cada início de mês devam ser entregues nos portões da muralha. A garantia de uma vida melhor acalma o coração das famílias que perdem seus bebês. Em troca recebem velas, micro proteínas, tecidos, lenhas e água. Não que isso signifique que elas tenham alguma opção... A cota é lei. As responsáveis pela difícil tarefa são as parteiras, e nesse ponto se encaixa nossa protagonista. Gaia Stone não foi entregue ao Enclave devido a queimadura no rosto que deixou cicatrizes que a classificaram como defeituosa e estranha. Um fardo que carrega desde sempre e moldou seu jeito de enxergar o mundo. Seus dois irmãos perfeitos foram entregues e ela nunca os conheceu. Quando seus pais são levados na calada da noite pelos soldados do Enclave, Gaia é obrigada a assumir as funções de sua mãe no Setor Oeste Três de Wharfton. O que estaria acontecendo?

A Velha Meg fugiu para a Terra Perdida mas não antes de deixar um pacote para Gaia. Um pacote com um segredo de sua mãe. Um segredo envolvendo as crianças entregues e informações que o Enclave daria tudo para ter. Quando Gaia descobre que seus pais correm risco de vida ela toma uma decisão perigosa: invadir a muralha. Preciso avisá-los antecipadamente, mortes em praça pública são comuns e fazem parte da realidade opressora da trama. A sobrevivência de alguém é decidida pela sua serventia ao Protetorado. A perfeição que o Enclave sustenta para boa parte da população de fora das muralhas é apenas uma fachada para a brutalidade que ali habita. Escrevi bastante e não expliquei metade das coisas necessárias para compreensão da grandiosidade do enrendo. E nem tentarei! Há incontáveis regras de relacionamento envolvendo as pessoas que vieram de fora da muralha por uma única razão: as pessoas de dentro estão morrendo. Estão fracas demais.

O romance está presente mas não é o foco, ele cresce lentamente e ganha força nos capítulos finais juntamente a toda ação que acompanhamos desde a primeira atitude corajosa de Gaia. Não tenho comentários negativos a respeito dos personagens, a autora fez um trabalho excelente ao dosar a insegurança de Gaia pela sua aparência com a bravura de lutar pelo que acredita e ama. É apaixonante. O Sargento Leon é a cereja do bolo e dá graça, vida e momentos únicos a narrativa que é feita em terceira pessoa. Minha única ressalva vai para as repetições que o enredo apresenta, em determinados momentos parece que estamos lendo a mesma coisa mais uma vez. Isso me cansou e foi responsável por prolongar um pouco a leitura. Os detalhes a respeito de tudo são tão instigantes que não é possível ficar muito tempo longe do livro, não se preocupem. A sede de justiça e vingança que se instala é revigorante e nada impedirá Gaia de ir até o fim. A genética explica quase tudo que envolve os bebês. O amor ainda pode salvar vidas...

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2014/08/resenha-marcados-caragh-m-obrien.html

Quel 28/07/2014

Um romance surge , um amor proibido , e muitas coisas ainda a serem reveladas .
A história foca no ponto de vista de uma jovem chamada Gaia Stone ( eu sei esse nome é estranho ) .

Srta . Stone tem 16 anos e já carrega uma grande responsabilidade em suas mãos , como a mãe , ela também será uma parteira , mas o que é isso ?

Parteira é um nome pouco usado hoje em dia e praticamente essas mulheres não existem mais , mulheres que são como médicas e fazem o nascimento do baby na hora certa .

Sua mãe ensinou desde de cedo tudo que ela tem que saber para quando chegar a sua hora , no caso já chegou , ela tem 16 anos e apesar da pouca idade não pode esperar .

Cada parteira fica responsável de entregar 3 dos bebes , no caso os 3 primeiros para Enclave , que é como uma cidade onde vivem somente pessoas de níveis altos , ela obviamente mora do lado de fora onde vivem muitas pessoas em más situações bem diferente de quem mora do lado de dentro da muralha , que é como o muro de Berlim que divide o lado Oriental e Ocidental , os ricos e os pobres , que não podem se misturar , se relacionar .

Mas não é só isso , se fosse só isso seria um livro chato , e como toda distopia á sempre conflitos e personagens com histórias de vidas marcantes , e a principal é de Gaia .

Gaia teve uma infância boa , mas nem sempre , as coisas mudam e ela se torna uma " adulta " de 16 , que só pensa no que tem que fazer todos os meses , que é á entrega dos bebes, não tem uma adolescência comum , de curtir , se divertir por conta de um grande problema em sua aparência , é triste ver que isso incomoda muito , é triste ver os olhares dos personagens para ela , Gaia quando ainda pequena teve um acidente em sua face , era uma garota de 10 meses já bem esperta ou quase e acabou se queimando , queimou toda o lado esquerdo de seu rosto , segundo ela é um cicatriz bem marcante , mas ela nem imagina a verdade por trás dessa cicatriz .

Eu sei que Gaia é um menina bem bonita , mas no livro não mostra tanto isso , não conta quase nada de sua aparência , isso é um lado negativo da narração , mas em uma parte ela diz que seu lado direito é lindo , então imagino que ela seja bem bonita mas a cicatriz incomoda bastante , ela sempre se esconde por trás de seu longo cabelo , e um capuz .

Na sua primeira experiência como parteira , no momento , em sua casa seu pai e sua mãe são levados presos para Enclave , era para ser um dia feliz , de comemoração pela coragem que ela teve , ter realizado tudo sozinha , mas ao chegar em casa se depara com um grande vazio , antes disso uma amiga de sua mãe a encontra no caminho a alerta do que esta por vir , e relata todo o fato que aconteceu , entrega para ela um pacote que a mãe dela havia lhe entregue para dar a Gaia no momento certo e pede sigilo .

Ao chegar em casa e ver o vazio , percebe que não esta tão vazia assim e nela se encontra um jovem soldado , ela não o conhece mas ele se apresenta .

O último sopro de esperança de que sua mãe estaria ali para recebê-la se evaporou . Em vez disso , um homem apareceu do lado da lareira , e Gaia imediatamente viu o uniforme preto e o rifle preso ás costas . A vela iluminava as lateria do rosto e a borda larga do chapéu dele , escondendo seus olhos nas sombras .

" Gaia Stone " , perguntou ." Sou o sargento Grey e gostaria de lhe fazer algumas perguntas " .
- Pag. 24

Sargento Grey é breve e logo faz várias perguntas suspeitas , eu já disse que ela é bem esperta e diz somente a verdade , mas sem deixar pistas para que os seus pais não sejam prejudicados . Ela teme que ele descubra do pacote , mas nada acontece além das perguntas . E como sempre , ele se interessa em saber como ela conseguiu aquela cicatriz , Gaia fica em jeito , é uma jovem e Grey é jovem , até um tanto atraente demais , tem belos olhos azuis , além de um ótimo físico , não foi só eu que notei , Gaia também , mas nesses momentos ela fica sem chão .

Os dias seguem e Gaia não esquece do Sargento Grey , e de seus pais , e o que vai acontecer com eles . Ela tem uma ideia , não vai deixar que nada aconteça com eles , quer velos e como nenhum dos soldados deixam ela passar pela muralha , entra na fortaleza com a ajuda de um homem chamado Derek , um senhor bem gentil que ela conheceu , em troca da ajuda ela da ingressos de eventos á ele , vários , são difíceis de ter , e como ela tem muitos não viu mal nisso , tudo que queria era entrar em enclave e saber onde estavam seus pais .

Enclave é um lugar cercado por soldados , e ela não passa muitas horas la dentro sem ser reconhecida , é capturada pelos soldados depois de uma ação bem louca , ela faz o parto de uma mulher que foi enforcada ainda grávida .

O Sargento Grey novamente fica a frente do acontecido a a trata com mais delicadeza que qualquer outro soldado que ali estava , mas não deixa o seu papel de soldado , a leva para um lugar seguro , mas que não deixa de ser uma prisão , mas pelo menos tem comida , antes disso ele faz um novo interrogatório e nessa hora que ele mostra a ela que se preocupa , e que tentará a deixar no máximo de segurança possível se ela colaborar é claro .

A muitos segredos envolvendo seus pais e eles acham que Gaia sabe de alguma , claro ela sabe , tem papeis e a fita , a fita com uns símbolos bem estranhos , a fita da capa do livro . É justamente essa fita que é o ponto chave dessa história , são códigos que ela , Gaia terá que desvendar .

Infelizmente ela acaba descobrindo que seu amado pai faleceu ao tentar fugir , para se encontrar com sua mãe , que ainda esta viva algum lugar de Enclave .

Há muitas aventuras ainda para acontecer nessa história , isso é só o início de uma bela trilogia de tirar o fôlego , que desperta á vontade , o interesse de ler até chegar a pagina final desse volume .

Gaia ainda passará por muitas dificuldades , mas terá sempre ao seu lado o Sargento Grey , um jovem de aparência , essa é a única coisa que posso dizer dele , nem tudo é o que parece em Enclave .

Um romance surge , um amor proibido , e muitas coisas ainda a serem reveladas .

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/

Psychobooks 21/07/2014

A primeira vez que li Marcados foi em inglês no começo de 2012, é uma distopia diferente e que me conquistou, com o lançamento em português resolvi reler a obra e reforçar minha indicação de leitura.

- Enredo

O mundo sofreu com sérios problemas climáticos e por volta de 2.400 uma muralha divide as pessoas que moram do lado de dentro - Enclave - onde as pessoas vivem de forma confortável longe da pobreza e as que moram do lado de fora e trabalham para o Enclave, vivendo com os recursos mínimos, beirando a pobreza.

Gaia é uma garota de 16 anos que vive no Terceiro Distrito de Wharfton - do lado de fora dos muros -, por ser uma parteira, deve entregar ao Enclave os três primeiros bebês saudáveis nascidos em cada mês. Ao voltar para casa depois de realizar seu dever, ela descobre que seus pais foram levados por soldados para serem interrogados, mas ninguém sabe dizer o motivo. A mãe de Gaia fazia uma marcação em todos os bebês que ajudava a nascer e tinha uma lista, Gaia recebe da Velha Meg um pacote e uma fita com códigos que apenas ela poderá decifrar.

Os bebês que são levados para dentro dos muros, são adotados por famílias ricas, terão tudo do bom e do melhor, nada faltará enquanto eles viverem sob a proteção do Enclave. Aparentemente é um favor que eles fazem ao aceitar esses bebês que nasceram fora dos muros, mas as intenções são muito mais complexas do que se imagina.

- Narrativa e Desenvolvimento do enredo

Narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista da Gaia, a escrita da autora é envolvente, alguns momentos são um pouco repetitivos o que diminui o ritmo de leitura. O livro começa com pouca ação, mas quando Gaia descobre que seus pais serão executados, ela vai ultrapassar a muralha e ver como a Enclave domina a todos.
O livro é uma distopia e seu foco está na razão da Enclave precisar das quotas dos bebês. O romance está presente, no entanto ele é discreto e cresce de forma gradual.

-Personagens

Gaia tem uma cicatriz de queimadura no lado esquerdo do rosto, durante sua infância sofreu discriminação por sua aparência e hoje ela tem que lutar para distinguir um olhar de pena ou pura simpatia. Não vai ser fácil para ela conseguir confiar em quem não conhece, mas sem isso, seus planos irão por água abaixo. Com sua personalidade forte, quando ela acredita em alguma coisa, não mede esforços para conseguir o que quer, desafia tudo e a todos.
Leon a princípio não é nada confiante, muito menos conquista o leitor, mas fica claro que ele terá um papel importante na trama. Com o desenrolar dos fatos, vamos conhecendo aos poucos e simpatizando com esse garoto que tem muita coisa para contar.

- Concluindo

Marcados é uma distopia diferente, o livro é envolvente com personagens cativantes e um enredo repleto de segredos e ação. O final é de tirar o fôlego e deixar o leitor ansioso pelo próximo livro da série.

"(...) Gaia perdeu Rita de vista, pensou que reconheceu um vislumbre de pena nos olhos da outra garota. Ou foi solidariedade? Talvez Sephie estivesse certa. Talvez Gaia, na pressa de assumir que as pessoas estavam rindo dela, não conseguisse interpretar como as pessoas de fato olhavam para ela."
Página 133

site: www.psychobooks.com.br

Calma Sem Pressa 13/07/2014

Diferente de todas as distopias que já li
O enredo é riquíssimo em informação, achei a temática sensacional, diferente de tudo que já tinha lido. É preciso até estar muito atento durante algumas cenas para não se perder nos detalhes tão importantes para o desenrolar da história.

Como eu queria contar tudinho nos mínimos detalhes para vocês, mas não posso, ou vou estragar as surpresas tão incríveis que aparecem a cada página virada.

Para conferir a Resenha na Integra:

site: http://jessicadventuretime.blogspot.com.br/2014/07/resenha-marcados.html

Clã 08/07/2014

Clã dos Livros - Marcados
O livro se passa num futuro distante, por volta de 2.400. A região é dividida por uma muralha, chamada de Enclave. As pessoas que lá vivem possuem uma vida cheia de privilégios, longe da pobreza. Vivem seguros e protegidos pelo Protetorado. Do lado de fora da muralha, vivem as pessoas que trabalham para suprir as necessidades do Enclave. São pessoas pobres e simples, que vivem com muito pouco. É de lá que vem a família de Gaia Stone, do setor Oeste Três.

Gaia é uma menina de 16 anos, que possui uma enorme cicatriz no lado esquerdo do rosto provocada quando ela tinha 10 meses. Gaia se considera feia, um monstro em certos momentos, foi alvo de piadas e piedade das pessoas por toda a sua vida. E ela cresceu com essa marca, achando que jamais seria amada, que jamais seria desejada.
A baixa autoestima de Gaia é visível em vários trechos da história:

Eu envergonhei você! Gaia exclamou. Olhou para os guardas logo atrás e baixou a voz. Ele me insultou. O que eu poderia querer com um espelho? Uma chance de ver meu rosto horroroso de perto?
Gaia, assim como sua mãe, é parteira. Os três primeiros bebês nascidos em cada mês deveriam ser entregues ao Enclave. Os bebês eram criados dentro do Enclave e não tinham mais contato com sua família biológica.
Lendo o livro, surge a curiosidade: Por que os bebes eram entregues? Essa pergunta é respondida no decorrer da história, deixando o livro cada vez mais interessante.

Certa noite, Gaia é abordada pela velha Meg, uma vizinha que lhe diz que seus pais foram presos pelos guardas e levados ao Enclave. Velha Meg deixa com Gaia um embrulho marrom a pedido de sua mãe. Ao voltar para casa, Gaia é abordada pelo Sargento Grey, que lhe pergunta se ela sabe sobre registros dos nascimentos dos partos de Bonnie, sua mãe.

No início do livro, achei Gaia um pouco passiva, seus pais estavam presos e mesmo assim ela continuava fazendo os partos e entregando as crianças ao Enclave. Essa situação muda quando Gaia descobre que seus pais serão executados e então ela decide invadir o Enclave para resgatá-los. A partir daí a trama vai se desenrolando, descobrimos os verdadeiros motivos para a prisão de seus pais e o motivo de sua mãe Bonnie marcar as crianças nascidas. Assim como o verdadeiro motivo de sua cicatriz.

Em sua incursão pela busca de seus pais, Gaia é presa e encontra novamente o sargento Leon Grey que acaba se tornando um dos protagonistas da história. Demorei a compreender de que lado ele realmente estava, lutando por Gaia ou lutando pelos ideais do Enclave. Mas a história se desenrola de uma maneira surpreendente.
Me apaixonei pelos dois! Ele realmente visualiza Gaia do jeito que ela é: corajosa, determinada, linda por dentro!

Você foi extremamente corajosa. E impossível. Olhe tudo o que você fez. Entrou na torre do Bastião para salvar sua mãe. Quem mais poderia ter feito isso. Encare os fatos Gaia. Quando você decide uma coisa, não há nada que possa impedir você de fazer.

Gaia descobre que o que impera no Enclave é a injustiça, que não há nada de perfeito como aparentava ser. Ao longo do enredo, surgem outros personagens que são pouco explorados pela autora. Confesso que fiquei um pouco frustrada, gostaria de saber um pouco mais sobre a vida destas pessoas.

Realmente Gaia é uma heroína. Seu sofrimento durante a história, suas perdas, suas descobertas vão aguçando nossa curiosidade e vamos lendo sem parar! Rs É uma pena não poder entrar em muitos detalhes, pois acabarei soltando algum spoiller.

Livro recomendadíssimo, o final é daqueles que te deixam ansiosa para ler a sequência logo.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-marcados-livro-1-da-trilogia.html

Aline Natália 26/06/2014

Marcados - Caragh M. O’Brien
"Custa muito alimentar as pessoas Gaia. Nós nos esquecemos disso. Temos sorte aqui. Há pessoas inteligentes dirigindo o Enclave..."

Narrado em terceira pessoa em um ritmo de leitura alucinante, iniciamos a jornada com uma protagonista forte, determinada, com uma coragem inesgotável.

A história trata de maneira futurística problemas que não são desconhecidos pela nossa sociedade atual, como a desigualdade e a forma abusiva utilizada pelos governantes, em contrapartida também é retratado de maneira simples as diferentes formas de amor, companheirismos, solidariedade.

Com contrastes em fosco e brilhante na capa, o livro tem páginas amarelas, uma diagramação caprichada contendo mapa e os códigos deixados por Bonnie que somados com a trajetória enfrentada por Gaia, prende o leitor até as ultimas linhas ansiando pela continuação. ______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias