O Cristianismo e a Nova Era

O Cristianismo e a Nova Era Conselho Pontifício para a Cultura...

Resenhas - O CRISTIANISMO E A NOVA ERA

Luiz 17/12/2023

Separando o que é Cristianismo e o que é Nova Era
Livro: O Cristianismo e a Nova Era - Jesus Cristo, portador da água viva
Autor: Conselho Pontíficio da Cultura & Conselho Pontíficio para o Diálogo Inter-Religioso

Sendo hoje tão influente quanto o Materialismo, o Marxismo é até mesmo o Niilismo, o chamado Movimento Nova Era esta imerso na cultura atual em tantos níveis quanto se possa imaginar. Talvez seja o movimento mais complexo a ser estudado, possuindo inúmeras formas distintas de se apresentar e se camuflar, a Nova Era, não possui um corpo "sólido" ou uma forma definida, mas consegue ser tão fluído a ponto de se amalgamar a todo tipo de teoria ou pensamento, possuindo fortes vínculos com a psicologia, a física quântica, a biologia, a química, as filosofias e religiões orientais, o espiritismo, o gnosticismo e tantas outras áreas de conhecimento.
Costumo dizer que a mentalidade moderna, e contemporânea, tem seu imaginário completamente povoado por ideias fruto dessas correntes de pensamento, quanto mais se estuda esse tema, mais o mundo atual parece fazer sentido em suas explicações "místicas e espirituais".

Assim, o objetivo desde livro é apresentar ao leitor as várias faces da Nova Era, seus pressupostos básicos, e além disso, diferenciá-lo do cristianismo para que o Cristão atual possa fazer um filtro e compreender que é muito influenciado pelos ditos "produtos" da Nova Era, entendendo o que eles representam, sua origem, e o como eles influenciam no seu imaginário.

Mesmo tendo estudado diversos livro que tratam do tema da Nova Era, seja de forma direta ou indireta, descrever e comentar o que é este fenômeno não é fácil, visto que a cada forma que ele assume pode possuir maior ênfase em determinadas áreas, podendo claramente confundir o seu público devido ao próprio gosto dele.

Recomendo como complemento de leitura:
1) O Ponto de Mutação - Fritjof Capra
7) A Nova Era e a Revolução Cultural - Olavo de Carvalho
8) Hereges - G. K. Chesterton
9) Crise do Mundo Moderno - René Guénon
10) Reino da Quantidade e Sinais dos Tempos - René Guénon

Dentro dessas recomendações possuem aqueles que são livros frutos de autores que defendem a Nova Era, como por exemplo o Aldous Huxley, Marilyn Ferguson e Fritjof Capra, e possui aqueles que descrevem e denunciam esse movimento como o Lee Penn e o Olavo de Carvalho (ainda que o livro do Olavo não se aprofunde bem no tema).
No caso de H.G. Wells, é um autor que inicia parte da ideia de uma Nova Era pra uma Nova Ordem Mundial, é um autor mais mais "embrionário" nessas idéias. Já G.K. Chesterton, contemporâneo de Wells, denuncia em sua época a crescente aceitação em ideias que irão culminar nessa perspectiva, já fazendo um certo contraste com o Cristianismo.
Guénon, por conseguinte, propõe um retorno da tradição e numa forma de espiritualidade anterior as religiões e pseudo-religiões atuais, compreendendo os conhecimentos primeiros e originais delas.

Mas enfim, o que seria exatamente essa "Nova Era" e quais são suas características?

Pode-se tentar responder de alguns formas:

1 - Alguns autores, como Aleister Crowley, defendem, com base na Astrologia, que a Era de Peixes, caracterizada pelo espiritualismo do cristianismo e de Jesus Cristo, teve seu momento de destaque, mas que agora deveríamos dar lugar a Era de Aquário, em que um novo tipo de moral será estabelecida, uma nova forma de amar será propagada, a religião tomaria uma forma mais ampla e universal, as tradições, ritos e costumes perderiam seu foco, o ser humano seria mais criativo e mais conectado com a natureza e os astros.

2 - outros autores, como o caso de Fritjof Capra, defendem que a Nova Era representa a mudança de paradigma no conhecimento da humanidade e das ciências. Enquanto a antiga ciência e filosofia se baseiam em Newton e Descartes, a ciência atual busca antes de mais nada uma visão menos materialista, menos mecanicista, assim ela deve ser mais sistêmica e holística. A ciência tradicional não possui as respostas adequadas a diversos problemas, porém as novas formas de ver a ciência lhe permitem integrar um conjunto de conhecimentos oriundos da Física Quântica, da Psicologia, da Sociologia, da Biologia e da Química, respostas essas que há séculos as filosofias e religiões orientais já possuíam.

3 - a Nova Era propõe um novo tipo de religião para a humanidade, as religiões tradicionais, tanto quanto o pensamento científico clássico, com seus sistemas de pensamento não oferecem as respostas que essa época atual precisa, assim religiões antigas oriundas do Egito Antigo, Xamanismo, Neo-paganismo, Druidismo, a Cabala, o Espiritismo e muitas outras religiões são convidadas a responderem tais questões de forma mista, logo suas diferença essenciais são deixadas de lado para dar lugar à um saber e um conhecimento Perene que cada religião possui. Cada pessoa é convidada a um diálogo "Ecumênico" capaz de mudar a forma de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas, com o mundo e com Deus.

4 - alguns corretes defendem uma espécie de "evolução humana e espiritual", assim como a teoria da evolução de Darwin, se pressupõe um evolucionismo inerente capaz de elevar o Homem a uma condição diferente, por meio de saberes ocultos ou específicos, o ser humano pode atingir uma condição superior física e espiritualmente. Essa condição pode ser alcançada inclusive por meio da ciência, que poderia ser capaz de "melhoramento" genético.

4 - a Nova Era propõe, também, uma nova forma de responder o que é ou quem é Deus, pois nessa concepção Deus não é um ser fora da nossa realidade, mas é algo que esta intimamente conectados conosco e com a natureza, de forma que existe um intercâmbio entre o indivíduo e Deus, existindo a possibilidade de me conectar com Deus por meio de uma compreensão melhor do próprio indivíduo e de mim mesmo; conectando-se melhor com a natureza é possível entrar em conexão com Deus; existe algo de "Deus" em cada pessoa ou ser. Deus implica em uma noção psicológica também, ou uma energia imanente do mundo.

Outras tantas respostas poderiam ser dadas, mas fica evidente uma espécie de Sincretismo Religioso, a qual tenta apagar as diferenças e formar uma "caldeirão religioso" capaz de conectar tudo e a todos, assim também uma espécie de "Fusão" entre ciência e religião de modo que uma responda necessariamente às questões do outro campo. E por meio dessa união é possível o homem evoluir biológica, psico e até espiritualmente.

"Dentre as tradições que convergem para a Nova Era, podemos destacar: as antigas práticas de ocultismo do Egito Antigo, a cabala, o gnosticismo cristão primitivo, o sufismo, as tradições dos druídas, o cristianismo celta, a alquimia medieval, o hermetismo renascentista, o zen-budismo, o ioga, e etc."
(Conselho Pontífice, p.30)

"Há uma notável variedade de enfoques que promovem a saúde holística, alguns derivados de antigas tradições culturais, em conjunto com as teorias psicológicas desenvolvidas em Esalen durante os anos 60 e 70. A publicidade relacionada com a Nova Era cobre um amplo espectro de prática tais como a acumpuntura, o biofeedback, a quiropraxia, a kinesiologia, a homeopatia, a iridologia, a massagem e vários tipos de bodywork (tais como ergonomia, Feldenkrais, reflexologia, rolfing, massagem de polaridade, toque terapêutico, etc.), a meditação e a visualização, terapia nutricionais, terapias psíquicas, vários tipos de medicina à base de ervas, a terapia utilizando cristais (litoterapia), metais (metaloterapia), música (musicoterapia) cores (cromoterapia), as terapias de reencarnação e, por último, os programas de doze passos e os grupos de auto-ajuda."
(Conselho Pontífice, p.38)

Essa última citação é interessante, e ressalto que pra quem está apenas lendo esta resenha, mas não tem tanta informação sobre o tema, pode eventualmente se questionar se todas essas "terapias" são ou não associadas a Nova Era, e se isso implica dizer que são "ruins", e sobre essa questão, caso surja esse questionamento, esclareço que o livro em si não se aprofunda nesse tema, porém no Livro: A Conspiração Aquariana, essas "terapias alternativas" ou até esses meios de "melhor controle corporal" como o Biofeedback e outros, são citados como formas de possibilitar uma "mudança de mentalidade" favorável à este tipo de ideia que apresenta a Nova Era. Então caso ache estranho, basta ler o livro recomendado e tirar suas conclusões.

Sem dúvida nenhuma é um tema extremamente amplo e complexo, com diversas nuances, abordagens e leituras diferentes tornando quase impossível esgotar o tema mesmo dedicando anos de estudo, porém esse livro consegue sintetizar as principais idéias, conceitos, temas e práticas relacionadas à Nova Era de forma brilhante. Mesmo já tendo lido aqueles livros e alguns outros temas tangenciais, esss livro se mostrou ser um grande norte pra compreensão do tema em si, da Nova Era, como o seu contraste com o Cristianismo.

Talvez dentre todos os livros "introdutórios", que se propõe a explanar temas complexos em poucas páginas, esse talvez tenha sido o melhor deles, se mostrou uma grande preciosidade. O capítulo 3, especialmente, é a alma do livro pois é onde o contraste entre Cristianismo e Nova Era acontece. Lógico que o livro se volta pra um público católico, porém em nada deixa a desejar pra outras vertentes cristãs que tenham o interesse em compreender melhor o tema.

Enfatizo também que outro ponto muito interessante do livro é que ao fim ele coloca algumas recomendações de leitura, dentre elas o próprio Fritjof Capra e Marilyn Ferguson, o que me pode proporcionar uma certa segurança de que a ideia do que eu tinha sobre o tema, não estava totalmente errada, mas eu estava, na verdade, no caminho certo, e que sim, as impressões que que eu tinha sobre o tema, minhas críticas principalmente, estavam em concordância com o que a Igreja Católica ensina.

Confesso que particularmente não sei dizer se pra mim o livro valeu tanto devido já ter uma certa bagagem de conhecimento, que o livro ajudou a melhor organizar a quantidade de informações que eu tinha, ou se pra quem de fato não sabe nada sobre o tema conseguirá absorver e compreender a abrangência do tema, mas fica de recomendação assim mesmo.

Coloco como recomendações também:
Documentários:
1) Deuses da Nova Era
2) Zeitgeist 1 (primeira parte)

Livros (que ainda não li, mas se correlacionam com o tema):
1) Do Ocultismo na Política Moderna - Daniel Ferraz
2) Contra as Heresias - Irineu de Lyon
3) Antropoteísmo - Orlando Fedeli

Drika 20/01/2018

Nova Era, a Era de Aquário e Jesus A Fonte de Água Viva
O Movimento da Nova Era não é um movimento uniforme, não tem um credo definido e não exatamente uma religião, mas se interessa pelo divino. Pode-se dizer que é uma miscelânea difusa, informal de filosofias e conceitos das religiões orientais, ocultismo, bruxaria (wicca), esoterismo, ufologia com pinceladas de Cristianismo apresentando ao homem teorias e doutrinas sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo, isto em várias roupagens como a música, o cinema, os retiros, as terapias, e tantos outras atividades.
A obra em questão é uma resposta do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso da Igreja Católico aos apelos de Bispos e fiéis frente ao fenômeno Nova Era que vem se infiltrando até mesmo em comunidades católicas, haja vista se utilizar de partes da doutrina Cristã.
O livro é muito bom e apresenta os pontos comuns nas diversas vertentes desse Movimento e as contradições deles com a Revelação Cristã. De um lado uma ou várias divindades, um deus que é uma energia, uma busca centrada no eu, imperfeições no lugar do conceito de pecado e uma "salvação" por si próprio, um Jesus que é apenas um mestre iluminado; e do outro lado um Deus pessoal, que vem em busca do ser humano decaído por causa do pecado; um Deus que é Uno e Trino, cuja Segunda Pessoa da Trindade (Jesus Cristo) despe de Sua Glória, assume nossa carne para nossa salvação através de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Uma excelente obra para refletirmos e fazermos nossas opções uma vez que não é possível servirmos a dois senhores, "porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro" (Lc 16,13).