Só Freud Explica

Só Freud Explica Joel Levy

Resenhas - Só Freud Explica

@pedro.h1709 08/01/2024

Só Freud Explica
O livro "Só Freud explica", apesar do nome, não se retém aos estudos e curiosidades da psicanálise. Na verdade várias abordagens da psicologia são alvos de comentários do autor. São apresentados muitos experimentos científicos, eticamente questionáveis, mas que são populares nas áreas de estudo do comportamento; além de vários efeitos psicológicos e alguns transtornos mentais.

Esse título me lembrou muito o livro "50 ideias de psicologia" e, na verdade, alguns temas são comuns aos dois livros. A leitura é bastante dinâmica, com linguagem acessível, apesar de que alguns trechos podem suscitar dúvidas ao público leigo. Há muitas curiosidades dignas de conhecimento, portanto, julgo o livro como agradável e interessante.

Capivara 01/02/2021

Um ótimo livro pra se saber de coisas que as vezes estão em nosso cotidiano e nem sabemos de onde vem, recomendo demais, se tiver a oportunidade de ler esse livro, leia, você vai se surpreender

Nathália Medina 26/10/2020

Comecei a ler há muito tempo e acabei parando antes de ter o Kindle. De primeira achei bem interessante as curiosidades colocadas neles, depois achei bem simples.
De qualquer forma é um livro tranquilo e fácil de ler, e mesmo o autor criticando algumas coisas que eu gosto muito, continuo achando um bom livro.

Romário 24/07/2020

Bem basico
Achei bem médio porem é bem rápido a leitura dele e muitos vão gostar devido isso.
porem no geral, ele levantou assuntos que não me interessei muito.

Andressa 04/06/2020

Interessante
É um livro curtinho que dá explicações rápidas e básicas sobre teorias psicológicas.

Clayvison 22/08/2017

Divertido
Um livro que traz, de forma direta é clara, interpretações sobre a psicanálise, trazendo para exemplos do cotidiano e esclarecendo dúvidas de senso comum sobre o que seria essa ciência e como vivemos ela diariamente mesmo sem saber do que se trata!

Israel 03/03/2017

Não gostei
Leitura fácil, extremamwbrw básico! Básico demais...

Paulo Silas 08/09/2014

Uma leitura agradável que proporciona de forma bastante resumida os mais variados e atrativos conceitos da psicologia.

Escrito em estilo jornalístico, o livro expõe diversos conceitos dos ramos da psicologia, psicoterapia, psiquiatria e psicanálise, proporcionando ao leitor a exposição dos temas tratados numa linguagem de fácil acesso, sendo, portanto, rápido, objetivo e direto.

Dada a intenção da obra (apresentar os conceitos de forma simples), nem de longe ocorre uma análise ou estudo profundo sobre os temas expostos, os quais são divididos pelos capítulos do livro, cada qual possuindo no máximo cinco páginas. Assim, o livro leva a objetividade e simplicidade a sério, possuindo uma abordagem bastante modesta, mas ao mesmo tempo sem deixar de ser interessante.

Questões como lavagem cerebral, sonhos, delírios, falsas memórias, atos falhos, fobias, sinestesia, placebo e diversos outros atrelados à psicologia são explicados sucintamente pelo autor.
O ponto interessante da obra é que, mesmo levando em conta a limitação das exposições dos conceitos, o autor ainda apresenta as críticas existentes a algumas das ideias que são explanadas. Assim, quando narra as principais ideias de Freud ou Jung, por exemplo, o autor expõe e explica em seguida as críticas que tais conceitos receberam ou que ainda recebem por outros estudiosos da área.

Um manual prático que, desde que levada em conta a sua objetiva simplicidade, serve como consulta rápida de vários conceitos e pensadores da psicologia.
Recomendo!