Metamorfose Adriano Siqueira...

Resenhas - Metamorfose

Caverna 07/07/2013

Não preciso comentar sobre o que este livro em especial retrata, right? Porém, não aborda aquele tipo de lobisomem que muitos leitores estão acostumados, como por exemplo em Crepúsculo ou Calafrio. É totalmente ao contrário, mostra detalhadamente a vida verdadeira de um lobisomem, querendo ou não estar daquela forma, sem conseguir controlar a fúria e índole do lobisomem real. Cada conto tem aproximadamente no máximo cinco ou seis páginas, sendo alguns menores, capazes de chegar até somente duas páginas, mas provando que duas folhas podem conter uma história inteiramente surpreendente.
Para explicar a nota que dei ao livro, não é pelo fato de ser ruim ou qualquer coisa do tipo. Eu adorei, de verdade! Só que, de acordo com meu estilo, eu prefiro histórias do que contos. Sempre dei preferência a aquelas histórias grandes com conteúdo prolongado. Até pra escrever, nunca me dei bem com contos, porque minha imaginação ia além daquilo, e eu não gosto de me privar a tão poucas páginas. Sendo assim, nunca tive vontade de verdade de pegar um livro contendo só contos, para ler, já que até Tripulação de Esqueletos do Stephen King, que podemos considerar várias histórias do que contos num único livro, eu não tinha muita paciência. Mas Metamorfose foi um livro super tranquilo de ler, a ponto de eu devorá-lo em poucos dias.
Descobri e conheci contos maravilhosos, e percebi que, não é necessário uma história gigantesca cheia de detalhes, que às vezes - dependendo do livro, e da montagem - se torna até monótono e enjoativo. Um conto resumido, mas direcionado diretamente ao fato central, se torna até mais interessante, pois não tem partes desnecessárias que você sente vontade até de pular. Cada parte é extremamente excencial, para formar um conto surpreendente e inesquecível.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2011/11/metamorfose.html

Carol Rodrigues 24/11/2011

Metamorfose
Mas, com certeza, é mais difícil fazer uma resenha de contos, do que de uma história inteira de um livro, já que são TANTOS, e eu não posso entrar em muitos detalhes, já que sendo pequena, se eu acabar soltando spoiler, perde a graça, haha.
Mas tentarei comentar de dois contos, que dentre tantos que eu adorei, acabei me apegando mais. Um, é O Filho do Lobo (Armin Daniel Reichert), que cita até deuses da mitologia Nórdica, como o principal Odin. E eu, como sou completamente viciada por mitologia, amei mais ainda! O outro, é Boa Noite (André Catarinacho Boschi) onde o pai da criança vira em todas as luas cheias um lobisomem, mas inocente, ele acha que seu pai está sendo infiel e traindo sua mãe, tendo nojo de toda vez que seu pai ia lhe dar um beijo de boa noite, até o dia em que ele resolveu segui-lo e desvendar esse mistério.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com/2011/11/metamorfose.html

AndreLSarausa 09/10/2011

Resenha - Metamorfose: A fúria dos lobisomens
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/10/resenha-metamorfose-furia-dos.html

O livro Metamorfose: A fúria dos lobisomens, é uma seleção de 37 contos sobre lobisomens.
São todos de autores diferentes, o livro foi organizado por Ademir Pascale.

Todos os contos falam de...Lobisomens!!
Claro, o livro É de lobisomens, mas não são todos contos iguais, alguns são de mulheres lobisomens, crianças, uns no tempo medieval, outros em tempos modernos.

Claro, sempre tem os melhores contos e os nem tão bons...
Mas o livro é bem legal!....

Liêvin 31/01/2011

Metamorfose, A fúria dos lobisomens - Ademis Pascale (originalmente postada em www.sobrelivros.com.br)
Olá meus queridos leitores do Sobre Livros. Recebi pelas mãos dos próprios organizadores, (literalmente, autografado e tudo \o/) este livro, editado pela All Print, para mostrar a vocês um trabalho muito bem feito sobre as feras mais furiosas da literatura.

Em meio a uma época aonde os vampiros vêm tomando conta de boa parte da fantasia de horror surge um brasileiro para nos apresentar os Lobisomens. O nome dele? Ademir Pascale. Ademir reuniu contos de 37 escritores nacionais neste livro. Escritores que possuem um gosto em comum, contar histórias de horror!! Buhahahahaha.

Poderia uma maldição mudar o rumo da história da humanidade? Por que há tantos relatos de homens lobo, em épocas e lugares diferentes?

Mais que contos, sobre uma besta-fera interessantíssima, o livro apresenta versões de possíveis surgimentos dos lobisomens. Tudo pela visão dos autores em contos inéditos. Mas, como poderei mostrar a vocês o valor que isso tem para nosso conhecimento, a respeito dos uivantes da lua cheia, que possa ser acrescido e utilizado (usar alguns desses contos em um jogo de RPG de lobisomem idade das trevas..)?

Posso simplesmente afugentá-los e começar a comentar cada um dos 37 contos ou comentar os mais legais entre todos os legais. Que tal? Vamos começar.

Razão e Fúria – Marcelo Hipólito
Narra o surgimento do lobisomem por outra ótica. Só conhecemos essa fera partindo do princípio de que antes se era homem e na lua cheia virou lobo, mas Marcelo Hipólito faz um sentido inverso. Antes era um lobo e na lua cheia virou homem. É um conto bem melancólico e muito bem escrito. Uma espécie de gênesis e apocalipse para essa versão de lobisomem.

E como ser pensante, o homem-lobo descobriu-se existir. E seu pensamento inicial foi: quem sou eu?

O Anjo da Escuridão – Almir Pascale
Um menino surge em meio a uma floresta e é salvo pelas autoridades locais. Sem ter pra onde ir nem onde morar o jovem consegue um emprego em um hospital. O emprego é no turno da noite, pois o jovem sobre de insônia. Sim, isso mesmo, é de um lobisomem que estamos falando. Mas um lobisomem diferente, um salvador.

Ajudando os pacientes em estágio terminal de vida. Mas nosso salvador entra em um jogo diferente daquele que achava que estava fazendo e passa a ser um justiceiro. Temas como tráficos de órgãos estão neste conto, mas lembrem-se, um lobo é um lobo e sua natureza é implacável.

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

O Pacto de Carcassonne – Dione Mara Souto da Rosa
O Príncipe Andrew é um lobisomem com uma fúria incontrolável e não sabe mais o que fazer contra isso. Uma bruxa resolve explicar a ela sobre o mal que lhe acomete (ele é herdeiro da maldição do loup-garou, a maldição do lobisomem) e para se libertar dessa maldição só se casando e gerando um filho com uma sacerdotisa que serve a deusa Blodeuwedd, a deusa da vida, do amor e da magia. Encontrando a sacerdotisa ela resolve casar, mas não poderão ter relações sexuais.

O Sétimo – Georgette Silen
Sete crias ela pariu,
Sete machos ela amamentou,
O primeiro Deus chamou,
Quando o sétimo vingou.
Sem o primogênito para abençoar,
Mortos os dedos a banhá-lo na pia,
O sétimo cumprirá a sina,
Eternamente viver para matar!
Sete dias de hoje a contar.

Preciso falar mais algo sobre esse conto? Acho que não, leiam \o/.

O Filho do Lobo – Armin Daniel Reichert
Nada contra nenhum outro conto do livro, mas como sou fissurado por mitologia nórdica, esse é o meu favorito. O conto começa em algum momento da era viking, aonde os moradores de uma tribo sentam-se ao redor de uma fogueira para beber do melhor hidromel e ouvir as histórias dos anciões.

A história da vez é sobre a cria do Deus trapaceiro Loki, O Grande Lobo Fenrir. O Fenrir surge no mundo de Asgard sob uma profecia de que no Ragnarök (apocalipse nórdico) ele devorará o Pai de todos os deuses, o todo poderoso Odin. Como é de praxe em todas as mitologias, as traições e reviravoltas também são evidenciadas nesse conto fantástico, culminando em um desfeche digno dos nórdicos.

…que o sangue do lobo jamais seja invocado à luz do sol ou do luar.

Indico esse livro aos que gostam de misturar lendas mundialmente famosas com nossas terras e conhecer um pouco mais da fúria desses seres míticos e místicos. Por fim, assino em baixo a frase que o Ademir Pascale cita no livro (e no autógrafo \o/):

“Aventure-se nestas páginas, mas tenha cuidado ao lê-las nas noites de lua cheia…”

M. Scheibler 03/01/2011

Nunca tinha me aventurado por histórias de lobisomens, mas confesso que me surpreendi positivamente com essa obra. Horripilante e ao mesmo tempo encantadora. Diversos autores expõem nessa obra pequenos contos amedrontadores que, para aqueles que tem coração fraco, pode ser um o prenúncio de uma noite mal dormida, ainda mais se for lido em noites de lua cheia.

Dominique 23/10/2010

Muito sangue e ação
Lobisomens são seres da mitologia que surgem com a chegada da lua cheia. Tomados de fúria e poder, esses seres assombram as noites e destroem tudo pelo caminho. Alguns seres humanos regozijam-se por se transformarem em seres lobisomens, outros, no entanto, vivem em constante pavor e agonia, sobresaltados com medo do que podem causar. Conheçam o livro "A Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens", organizado por Ademir Pascale, que reúne 37 autores para compor os contos exibidos nessa obra, entre eles, está sua amada Elenir Alves e seu irmão, Almir Pascale.

Todos já ouviram falar nas histórias fantásticas sobre o temível lobisomen, um ser humano, que nas noites de lua cheia, transforma-se em um terrível animal, que estraçalha e destrói tudo por onde passa. Se você leu, "Lua Nova" e achou mega cut os lobos da alcatéia de Jacob e achou que eles faziam parte da verdadeira história sobre lobisomens, saiba que você ainda não viu nada. Os verdadeiros lobisomens são ágeis, fortes, invencíveis, ferozes, destruidores. Apenas podem ser mortos pela temível bala de prata. Uma vez transformados, não reconhecem nada, nem ninguém, por isso, são seres solitários, que vivem em paralelo a sociedade.

Os contos narrados em "A Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens" reúne o que existe de melhor na literatura fantásticas sobre esses seres. Com vários tipos de histórias, alguns lobisomens são criados através de laboratórios, outros pelo contato com o outro lobisomen. Claro que como em toda obra do gênero, nem todos os contos se destacam, deixando a desejar alguns, para sobressair outros. Serão destes que falarei.

Quando você um livro com 36 contos sobre lobisomens, você deve pensar que alguns são repetitivos e iguais aos outros. Nesse livro, porém, você percebe que a maioria dos contos são bastante diferentes um do outro. Muito criativos, os autores reinventam de uma forma própria essa lendo tão antiga.

Como todos sabem, os vampiros e os lobisomens são seres inimigos desde que o mundo existe e que a mitologia os criou. Os nossos preciosos vampiros também dão o ar da graça no conto "O Vampiro e o Lobo", do autor Adriano Siqueira. Claro que em um livro de lobisomens, quem saí perdendo é o vampiro.

Enfim, lido os contos, apresentarei-lhes os meus preferidos:

* Anomalia, de Elenir Alves. Esse conto passa uma atmosfera de medo. E o final deixa uma mensagem aterrorizante. Adorei!

* O melhor amigo, de André Bozetto Junior. Putz! É de revirar o estômago. Fiquei com os olhos arregalados de medo e horror. Credo!

* Sina, de Jocir Prandi. Acho que foi o conto mais triste que li, apesar disso, gostei.

* Lobo Homem, de Pedro Moreno. Nossa! Esse conto é sensacional. Adorei!

* O Anjo da Escuridão, de Almir Pascale. Mais um conto triste e devastador. Quando você pensa que está fazendo a coisa certa, percebe que se enganou completamente. Um dos melhores contos!

* O Último Baile - Pontos de Vista, M.D. Modesto. Na minha humilde opinião, o melhor conto.

Uma das coisas que não apreciei muito é que os melhores contos estão organizados no início do livro, sobrando um ou outro para a metade e final. Quer dizer, da metade pro final, alguns contos começam a oscilar, fazendo o leitor perceber essa modificação, entre um super conto, de um conto bonzinho. Acredito que se distribuir os contos, de forma que intercale um bom com outro fraquinho, o leitor não perceberá tanto essa diferença.

Mais uma vez eu ressalto que a literatura nacional tem me emocionado e surpreendido bastante. Mais um livro lido para reforçar o que tenho dito, nossos autores tem tanto ou mais criatividade para criar boas histórias, quanto os estrangeiros.

Se você quer conhecer um pouquinho mais sobre os lobisomens e suas odisséias, leia esse livro. Super recomendo!

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Escrever sobre determinado tema é bastante desafiador. Trinta e sete escritores foram selecionados para a coletânea Metamorfose - a Fúria dos Lobisomens organizada por Ademir Pascale e prefácio de J. Modesto, autor de Trevas e Anhangá - a fúria do demônio. Sinceramente nunca havia lido uma coletânea até o final e esta experiência foi bastante agradável. Alguns dos contos têm idéias muito interessantes, porém foram mal desenvolvidas. Outros são fracos, e deles não falarei, aproveitarei o espaço para citar alguns dos contos que se destacam.

Razão e Fúria, Marcelo Hipólito
"O homem-lobo surpreendeu-se (...) E ele sentiu vergonha de sua nudez."
A maldição também pode ser ao contrário e atingir o lobo, transformá-lo em homem. E para quem seria o pior castigo na transformação, para o homem ou para o lobo que adquire consciência em sua nova condição? Ao ler este conto imaginei que poderia bem se tratar de um romance.

A alcatéia, Lino França Jr.
Admiro o trabalho do escritor e este conto não poderia ser diferente, flui sem cenas e palavras colocadas desnecessariamente.
Um comboio de caminhões devidamente protegidos com prata, afinal em seu interior os seres temíveis, os lobisomens que foram capturados e, nesta tentativa de levá-los à capital pela ambição humana por poder que desafia até o desconhecido, mas nunca sai impune.
"(...) quando se lida com o sobrenatural, tudo que parece certo, pode deixar de ser em poucos segundos."

Lobo Homem, Pedro Moreno
"Entre os rugidos de dor do animal e as gargalhadas dos homens estava meu rosnar."
Aqui, uma criatura se preocupa com os animais da floresta em que vive, com a toda a destruição causada pelo homem - o verdadeiro mal. Mas ele é um instrumento da Natureza para afastar os seres cruéis que só fazem destruir.

O melhor amigo, André Bozzetto Junior
O horror de não se ter um amigo, de ser sozinho, leva Bruno a se aproximar de Jarbas, que descobre ser um lobisomem. Neste conto há momentos de aversão como quando
"(...) caído no chão e gastava suas últimas forças gritando por sua mãe, enquanto a criatura bestial lhe arrancava as pernas."

Sina, Jocir Prandi
"Numa mão, amor, carinho; na outra, rígida, cerrada, uma crescente fúria vingativa."
A vingança que faz gerar mais vingança, uma bola de neve que sempre acaba por voltar. Quem mais sofre é aquele que permanece. Apesar de ser uma fera, também é possuidor de sentimentos.

O último baile: Pontos de vista, M. D. Amado
O conto é dividido em três partes: "A dança", em que a criatura fala enquanto toma para si a moça; "A caça", o caçador busca e vinga a terrível cena que vê
"Teu erro, besta fera, foi roubar minha Marcelina."
"A fúria" é Marcelina quem fala sua tristeza.
Três visões diferentes do mesmo terrível momento em um belo, suave e poético texto sem deixar de ser terrível.

O Vampiro e o lobo, Adriano Siqueira
Num conto rápido, sem perder tempo, o lobo, grande inimigo do vampiro, se entrega, depois de tentar diversas vezes mata-lo, sem sucesso.
"Lobo! Não é pela tua fúria que conseguirá me atingir."

Apavore-se com diversas versões pra uma criatura.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
www.mundodefantas.blogspot.com

Fabio Shiva 31/08/2010

Essa bela coletânea de contos versando sobre o tema do lobisomem foi organizada por nosso querido Ademir Pascale, e foi bastante comentada durante uma recente e divertida promoção que rolou em nossa comunidade:

Bela porque incentiva novos autores a exercitarem seu caminho literário. Bela também pela edição bem cuidada, com uma capa excelente (Carlos Guimarães). Aliás todas as ilustrações (Evandro Guerra) são muito bem feitas e a diagramação (Suzy Aguiar) também ficou muito atraente. Esses detalhes demonstram que o livro foi feito com muito carinho, com muito cuidado.

Massa essa ideia de fazer uma coletânea sobre esse tema do lobisomem. Uma história que gostei muito foi “Razão e Fúria”, de Marcelo Hipólito, que teve uma ideia realmente interessante.

Uma boa diversão para os amantes da lua cheia!!! :)

(17.04.10)

Yaya 26/01/2010

gostei
Gostei bastante do livro.

As histórias são contadas de forma suave, apesar do tema que sempre é assustador.

Uma das melhores histórias é Maldito de André Paim, queria continuar lendo a história.

J. Modesto 15/01/2010

Muito boa Leitura!
Sou suspeito para falar dessa coletânea que reune contos sobre os lobisomens por dois motivos. Primeiro porque sou fã dessa criatura hibrida homem-lobo e segundo porque fui o responsável pelo prefácio do livro. Mas independente isso, como qualquer antologia que reune contos de diversos autores, o livro apresenta altos e baixos, mas que não comprometem sua qualidade. Num tempo em que os vampiros estão em alta, conhecer um pouco de seus inimigos naturais é uma boa pedida.

Pedro Moreno 31/12/2009

Entre os lobos
Posso começar afirmando que esta resenha é uma marmelada. Afinal, faço parte deste livro com o conto Lobo Homem.

Deixando o paternalismo de lado, aconselho a leitura desta obra organizada por Ademir Pascale. São 25 autores desfiando contos sobre lobisomens e sua eterna fúria. Capa de qualidade e prefácio pelo excelente autor J. Modesto.

Deixe-se levar pela maravilhosa narrativa de M.D Amado. O lirismo de Luciana Fátima. O misticismo nórdico de Armin Daniel. O terror bruto de Alex Mir e um grande bocado de qualidades dos autores que deixariam esta resenha melada demais.

Recomendadíssimo.

Elenir Alves 29/12/2009

Metamorfose
Uma deliciosa coletânea com 37 autores e 37 contos, organizada por Ademir Pascale! Recomendo a todos. Quem ainda não comprou o seu exemplar do livro Metamorfose, não sabe o que está perdendo, não perca mais tempo, compre logo o seu. São muitos contos fantásticos.