Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi

Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi Marcos Bagno

Resenhas - Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi

Mariana113 06/05/2024

A língua portuguesa no Brasil foi imposta por um projeto de séculos de apagamentos (literais e figurativos) dos povos que aqui já estavam. A resistência se faz também na língua, em palavras e nomes que sobrevivem a séculos de exploração e se infiltram no português e em outras línguas hegemônicas. Esse livro é um esforço dos pesquisadores Marcos Bagno e Orlene Lúcia C. Carvalho de mostrar, de maneira didática e explicativa, algumas dessas palavras que sobrevivem no nosso dia a dia provenientes do tupi, a maior das línguas indígenas pré-colonização.

Por ser um material com o propósito de ser didático, a leitura é tranquila para crianças/jovens e pessoas sem conhecimentos de linguística profundos. As ilustrações são bem presentes e ajudam a colocar em imagens o que os textos apresentam. As palavras aparecem em ordem alfabética no português, sempre com a reconstrução para o original em Tupi e explicações históricas e de uso coloquial. Cada letra-tópico está em cor diferente, criando um visual divertido e instigante.

É uma leitura para se fazer aos poucos, com tempo para observar e perceber, na nossa própria fala, essas heranças.

Para mim, foi uma leitura também de novidades, já que muitas palavras não são tão usadas onde eu moro ? uma região que foi mais fortemente colonizada, e que antes desse período, tinha maioria linguística Macro-Jê, outra família linguística separada do Tupi.