Nosferatu

Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

Rafael2157 17/02/2022

Foi minha primeira experiência com o Joe Hill. E embora a nota seja "baixa", sinto que o saldo foi positivo.
O jeito de escrever do autor é bem visceral e instigante. Eu gosto desse tipo particular de escrita que faz com que o leitor se sinta dentro da cabeça do personagem. Não somente o que ele tá sentindo, mas como seu subconsciente reage as situações que ele passa. Eu realmente gostei dos personagens, do vilão, e da mitologia. E principalmente de como o livro é opressivo, angustiante: algumas partes foram bem difíceis de digerir. (e isso são definitivamente pontos positivos num livro de terror!)

Mas... O meu timing de leitura estragou completamente o livro pra mim. Sinto que se tivesse lido em algum momento diferente da minha vida (e irei) ela seria bem mais proveitosa.

Foi um mix de algumas coisas: a saturação do gênero de terror, a pouca empolgação q eu tava pra ler livros longos e a demora que tive pra terminar.

Enfim, apesar disso recomendo o livro. Pra quem gosta do gênero é tiro e queda.

bruxadecopas 19/11/2022

? Vic McQueen não é como as outras pessoas que ela conhece. Ao subir na sua bicicleta, ela consegue atravessar uma ponte que a leva exatamente para o lugar que ela precisa ir para encontrar objetos perdidos.

? Em uma dessas aventuras únicas de Vic, ela encontra um homem que dirige um Rolls Royce com a placa NOS4A2 e que promete levar as crianças para a Terra do Natal. Nesse lugar, todos os dias são Natal e todas as crianças vivem para sempre em eterna brincadeira e felicidade. Seu nome é Charles Manx e o que ele faz na verdade está longe de ser uma boa ação, ele está r a p t a n d o crianças. Vic consegue escapar das garras de Manx e causar sua prisão e tudo parece estar acabado.

? Anos depois Vic McQueen não é mais uma garota em sua bicicleta, ela é agora uma mulher com muitos problemas, tentando superar traumas e ser sua melhor versão para seu filho, mas isso se torna impossível, já que Manx decide voltar dos m o r t o s (literalmente) e caçar Vic para se vingar e levar seu filho para a Terra do Natal.

Joe Hill acertou mais uma vez na escrita de Nosferatu!

Através desse livro nós acompanhamos um homem que está convencido e conseguindo convencer outras pessoas, de que o que ele faz é apenas o melhor para todas as crianças. Ele está tão crente nisso e as pessoas que ele consegue convencer também estão tão crentes em sua palavra, que seus atos parecem nada menos do que justificáveis e é aí que está o problema!

Acompanhamos também e principalmente a Vic, que cresceu em um lar caótico, se tornou uma pessoa caótica e depois do contato com Manx, ficou eternamente em pedaços. Ela está diariamente tentando ser melhor e falhando muitas vezes no processo, mas não há nada que a fará desistir de trazer seu filho de volta pra casa.

O final tem um impacto grande e talvez não fosse exatamente o que eu queria, apesar de já desconfiar que seria essa a realidade.

Malu 31/05/2022

Terrível e sensível
Nosferatu me despertou sentimentos diversos. Me fez sentir medo, me fez rir, chorar e me identificar com Vic McQueen. Joe Hill tem o dom das palavras e do suspense e cria personagens tão complexos que poderiam muito bem existir neste mundo. Este livro se tornou muito precioso pra mim, Victoria McQueen é agora uma das minhas personagens preferidas da literatura ??

Eliete 23/05/2023

Quase perfeito
Eu amei a experiência dessa leitura. Toda a história criada funcionou bem demais pra mim, foi um tema diferente, muito bem escrito e recheado de referências. Quase todos os personagens, desde o vilão até os mocinhos e a própria Vic foram muito bem construídos, humanos e passando todo o sentimento que deveriam a partir das suas escolhas e atitudes. A fluidez do livro também é ótima, um livro de 600 páginas que quase não dá pra sentir passando e seria facilmente um 5* favoritado não fosse o final que foi um balde de água fria. A resolução não me agradou, o destino dos personagens também não e não senti o peso merecido no final que a narrativa foi construindo ao longo do livro.

Larissa.Cifarelli 02/04/2021

5/5
Primeiro livro que leio do Hill, da para ver claramente as influências do pai no desenvolvimento da obra.
Livro dinâmico, bem escrito, surpreendente. Estou realmente maravilhada.
Terror sem defeitos.

Bigas 25/10/2022

NOS4A2
Terra e natal na mesma frase? Nunca mais kkkk.
Enquanto lia, ficava tentada a pular as linhas para saber o que ia acontecer mais adiante, tamanha foi minha ansiedade. A forma como é descrita cada detalhe te faz imaginar todo o cenário e você se sente incluída nele.
É realmente uma obra magnífica, e apesar de ser meu primeiro contato com o autor, me impressionei muito.
Fiquei sabendo que há uma série baseada no livro e não perdi tempo, já comecei.
Recomendo o livro e logo na sequência a série, que apesar ser um pouco diferente, ainda é bem viciante.
E tenho que dizer, o Charlie na série é um galã de novela, se comparado ao que minha imaginação criou.

Alexandre.Medeiros 13/07/2021

Meu natal nunca mais vai ser o mesmo.
Uma leitura leve e pesada ao mesmo tempo. Leve por ser muito fluída, com uma escrita fácil, Joe Hill sabe o que faz. Pesada por ter bastante suspense, terror, dentinhos afiados, desaparecimento de crianças, enfeites de natal e muito sevoflurano. Recomendo a leitura, recomendo entrar para a terra do natal.

Dhiego Morais 13/07/2020

Nosferatu
Um ruído estranho ressoa através da ponte velha sobre o rio. Vibrações misteriosas ecoando por meio de um objeto que atravessa a ponte em grande velocidade, rasgando-a em dois planos espaciais. O crepúsculo finaliza um cenário que não deveria pertencer à realidade alguma, dum semitom escurecido e manchado pela despedida do sol da tarde. O som cresce em poder, e, lá do fundo, uma sombra fragmentada ameaça irromper, uma nuvem barulhenta, dotada de fome e medo: morcegos explodem pela saída da ponte velha, seguida por um curto flash humanoide; uma menina derrapando em sua bicicleta.
“O mundo é um ladrão que rouba de você a própria infância e todos os seus melhores cachorros.”
Nosferatu, ou no original Nos4a2 finalmente caiu em minhas mãos, depois de muito postergar sua leitura. Reconhecida como a obra mais aclamada de Joe Hill, o ânimo finalmente surgiu pela combinação de dois fatores difíceis de ignorar: a insistente recomendação de amigos e a ciência de que a série de TV (produzido pela AMC) estava há menos de um mês de estrear!
Publicado originalmente em 2013 no exterior, em Nosferatu Joe Hill guiará seus leitores por uma história de horror natalino. Victoria McQueen é uma garota americana típica que usa sua imaginação para se divertir, enquanto seus pais passam por um relacionamento conturbado: o pai apresenta indícios de cometimento de violência doméstica, ao passo que a mãe sofre com os problemas do alcoolismo. A menina, por si só cresce rebelde.
Vic, entretanto, não aparenta ser uma criança comum. Pelo contrário, a jovem possui um dom especial ligado diretamente à bicicleta que ganhara há pouco tempo de seu pai: Vic consegue encontrar qualquer coisa que deseje; qualquer coisa que esteja perdida, independentemente de se o objeto ou pessoa estejam a milhas de distância. Em sua bicicleta ela atravessa a ponte do Atalho e cruza dimensões.
Enquanto a garota tenta compreender seu dom (e as consequências de usá-lo), Hill nos apresenta Charles Talent Manx, um excêntrico personagem que, assim como Vic, também possui o seu curioso dom: a bordo de seu Rolls-Royce, Charles Manx leva crianças para passear por vias ocultas delineadas por sua mente diabólica, estradas desconhecidas que conduzem a um único e singular destino: a Terra do Natal, lugar no qual nenhuma criança é infeliz! O trabalho de Charles é “resgatar” crianças de lares corrompidos, de famílias que destruiriam os seus futuros e de pais que Manx considera condenados. A viagem pela autoestrada misteriosa, a Via Panorâmica São Nicolau transforma seus pequenos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes e estranhos quanto seu imponente motorista.
Com Nosferatu, concluo o meu terceiro livro de Joe Hill, seguido de A Estrada da Noite e Mestre das Chamas, e, como já era de se esperar, não me decepcionei com a aventura de horror tecida pela mente de um integrante da família King.
Dotado de uma escrita ágil e cativante, recheada de personagens bem caracterizados e com uma história densa e complexa, verossímil, Nosferatu entrega um romance que merece seus elogios, configurando-se como uma das melhores obras do autor, de fato.
Ao reconstruir o mito dos vampiros, de Nosferatu, Hill produz uma história viciante, que sabe se apoiar e que consegue mesclar os tempos entre o passado e o presente, enquanto conduz a trama e as personagens por um cenário comum, mas não menos aterrorizante.
“Era um lugar ruim e seu primeiro pensamento foi que, quando a polícia o revistasse, encontraria cadáveres enterrados no quintal dos fundos.”
A trama avança uma série de degraus quando as figuras de Vic e Charles Manx finalmente colidem. Rapidamente, Vic se torna a única criança a escapar do diabólico psicopata. No entanto, Charles não descansará enquanto não conseguir se vingar completamente.
Embora Vic cresça como uma adulta problemática, tendo construído sua própria família sustentada de maneira tênue, é a figura de Charles Manx que rouba parte das cenas. Ainda que reconheçamos sua nítida crueldade e mantenhamos certo grau de desconfiança quanto a sua excentricidade e quanto aos mistérios que cercam sua figura quase mitológica, Manx é capaz de momentos de reflexão, expondo frequentemente seu ideal de mundo e sua visão daqueles que agem como “maus indivíduos”, desvirtuados, à margem de seu padrão de sociedade e de suas próprias necessidades mundanas.
Uma das melhores coisas nesse livro são as referências às demais obras de Joe Hill e, inclusive, a algumas clássicas de seu pai. O leitor atento perceberá conexões com A Estrada da Noite, O Pacto, romances de próprio autor, bem como referências a IT: a Coisa, à prisão de Shawshank, à Torre Negra e a A Dança da Morte. Pesquisando mais a fundo, descobre-se que Nosferatu possui conexões inclusive com obras ainda a serem publicadas pelo autor! E, por fim, há também uma homenagem ao nome da mãe do autor, cedida a uma das personagens do livro.
Nosferatu nasce como um romance fascinante, a prova da habilidade nata de contador de histórias que permeia as veias de Joe Hill. Com uma narrativa carregada de emoção e do horror fantasmagórico de obras que nasceram efetivamente para assombrar seus leitores, esta é definitivamente uma joia entre tantas obras do gênero.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-nosferatu-joe-hill/

Bryan 31/03/2021

Terra do Natal enche o saco...
Muito bem escrito. Para mim o melhor personagem do livro é o carro e o bing. A vic quando não da sono da raiva. Depois de ouvir um milhão de vezes sobre a terra do Natal pensei que se tratava de um conto de Natal gótico.

João 23/12/2021

Nosferatu ?
Um livro surpreendente, que prende o leitor do início ao fim, em alguns momentos da história é um pouco arrastada pelo fato de ter muita descrições, mas a maioria das coisas contribuíram para a história e para o desenvolvimento dos personagens, e o que dizer do vilão Charles Manx, o cara é o doidão quando ele aparecia na trama ele marcava presença sem sombra de dúvidas.

Primeiro livro que leio do autor, e foi uma experiência muito boa! Gostei do desenrolar da história do final; uma leitura que recomendo.
Karol Alencar 24/12/2021minha estante

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Eduardo.Staque 24/01/2022

Incrível! Perfeito!
Joe Hill escreve muito bem, sabendo instigar e manter o leitor preso na história querendo sempre mais e sem parar.

O desenvolvimento dos personagens, as obviedades da trama sendo usadas com maestria, personagens muito cativantes, um vilão carismático demais, e um fechamento bem encaixado e condizente com tudo o que se passou desde o começo da história (pode sem que alguns achem ele fraco), fazem desse livro um dos melhores que já li e uma das leituras mais gostosas dos últimos tempos.

Quero, com toda certeza do mundo, ler mais livros de Joe Hill.
Fabi 24/01/2022minha estante
Muito bom!

23/04/2021

Boa experiência
Não é que eu não tenha achado o livro legal e bem escrito, massss eu fui com a expectativa lá no teto e caí de cara no chão. Esperava muito mais da história, fui convicta de que seria mais um favorito da estante. Infelizmente não consegui me conectar com nenhum personagem e achei tudo meio chato, nem as cenas de ação me deixaram empolgada. Mais para uma primeira experiência com o autor até que não foi de todo ruim e acredito que vale dar mais uma chance pras histórias do Joe Hill.

luadepaginas 17/06/2023

Meu primeiro contato com Joe Hill e foi uma agradável surpresa. Ele criou personagens brilhantes e um cenário encantador. O humor ácido presente na história é impecável e divertido.
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 17/06/2023minha estante
Também foi meu primeiro contato com o autor, amei demais esse livro.