Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

JuliaRaitz 16/01/2021

Um bom começo
Esse livro foi o meu primeiro contato com o autor, até então só conhecia as obras de seu pai, gostei muito da temática do livro a tal da Terra do Natal é bem assustadora. No entanto acho que algumas coisas poderiam ser diferentes... o final principalmente, muito corrido e pouco memorável. Algumas partes a leitura pode ficar um pouco arrastada, mas foi bem divertido conhecer a estória de Vic.

Jimmy Deyvid 23/01/2021

Um livro pra vida
Difícil largar essa obra do Joe Hill, um livro com personagens intrigantes e de personalidade bastante forte, história maravilhosa e muito acima da média, uma evolução unânime na carreira do autor, esse entra pra um dos melhores livros que li na vida

yomaeli 08/08/2021

Que experiência do cara***!! Não tem outro jeito de definir esse livro. Eu fico muito feliz de ter lido o terceiro livro do autor e ainda terminar sempre curiosa pela próxima leitura dele.

Nosferatu nos conta a história de Vic, uma menina que tem a habilidade de encontrar coisas, usando sua bicicleta como instrumento para isso. Ao crescer, muitas coisas mudam na vida de Vic, incluindo seu instrumento, mas acompanhamos como ela vai se transformando obrigatoriamente uma mulher forte.

Além dela, outras pessoas também conseguem transitar no mundo das coisas e no mundo das ideias, como o temível Charles Manx, o nosferatu. Uma entidade que amedronta com suas atitudes e propósitos. Habitante da "Terra do Natal", Manx leva sempre crianças para esse reino conhecido como sempre feliz. Obviamente isso não é tão puro como ele vende, é macabro, envolve violências e mentiras. Uma das vítimas de Charles é Bruce, filho de Vic, e isso desperta nela uma luta extrema pela sua sobrevivência e dele.

Joe Hill consegue criar personagens dimensionais que se apresentam de um jeito muito humano, sendo muitas vezes erráticos, polêmicos, irritantes, perdidos, etc. Vic e Lou são incríveis em suas histórias compartilhadas e é fácil se compadecer principalmente pela vida de Lou Carmody. Ele é imensamente gentil e até ingênuo. Menção honrosa a como o autor desenvolveu Manx, que é de fato um personagem desprezível, que causa medo e não passa despercebido.

O último ato do livro é de tirar o fôlego, tudo somado às descrições de Hill que são completas e ao mesmo tempo não cansam quem lê. Só me decepcionei um pouco pois aqui rolou aquela fórmula batida de formar uma aliança que, aos meus olhos, não convence. É vista como uma substituição fraquíssima de um componente que era super importante da obra.

No mais, recomendo demais para quem quer começar a ler o autor.

Eline 03/11/2020

Nosferatu
Incrível, em um certo momento, o livro não me largava ou eu acabava de ler ou ele me engoliria

julinha 26/11/2022

muito enrolado
no começo eu até tava curtindo, mas começou a enrolar demais, ficar bem repetitivo e detesto isso!!!

Camilla.Conti 06/11/2021

Terra do Natal
Gostei muito como o autor aborda os diferentes ?universos? que os personagens têm e como cada um o utiliza. Eu simplesmente amei como a personagem Vic foi criada e seu desenvolvimento ao longo do livro. Achei que o enredo se perde um pouco na metade do livro e começa a ficar com um ritmo mais lento, porém satisfatório da mesma forma. A gordofobia escancarada no livro me causou certo incômodo também.

No geral, foi uma leitura que eu gostei bastante!

Rapha 22/01/2023

Joe Hill é muito criativo, o texto é bem articulado.
Gostei do livro e me deu curiosidade para ler outras obras do autor.
Achei essa história um pouco cansativa em alguns momentos, mas dou o crédito favorável ao conjunto, como um todo.

Psychobooks 07/02/2015

Esse é o terceiro livro que leio do autor e a primeira coisa que me impressionou foi o tamanho dele! Os dois anteriores tinham 240 páginas (A Estrada da Noite) e 320 páginas (O Pacto).

Enredo
Vic é uma garotinha especial que depois de ter ganhado uma bicicleta no aniversário, descobriu que com ela poderia entrar em uma ponte perto de um bosque em sua casa e sair em qualquer lugar que desejasse para encontrar coisas perdidas. Vic não entende muito bem esse dom e o mantém em segredo por vários anos. Conforme vai crescendo, ela tende a acreditar que suas aventuras não passavam de fantasias infantis.

Charles Manx também tem um dom especial, seu carro permite que ele leve crianças por estradas ocultas e perversas da sua imaginação transformando seus passageiros em criaturas tão aterrorizantes quando o motorista, antes de chegarem à Terra do Natal.

Quando adolescente, Vic briga com a mãe e sai atrás de encrenca, ela acaba encontrando Charles e ela é a única criança que conseguiu escapar com vida. Agora adulta, ela quer desesperadamente esquecer o que aconteceu, mas Charlie só vai descasar depois de conseguir se vingar.

Narrativa e Desenvolvimento do Enredo
Narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de diversos personagens, percebi um amadurecimento considerável na escrita do autor se comparado com os livros anteriores.
O livro é repleto de ação e reviravoltas, mas não se engane, o ritmo de leitura é lento com evolução gradual e vários ápices. A linha do tempo descontinuada se encaixa perfeitamente na narrativa e não confunde o leitor.

Uma característica que é muito forte do Stephen King e que percebi no texto do Joe Hill é o 'mini spoiler', que é mais ou menos assim: 'fulaninha comeu um pedaço de maçã sem saber que seria sua última refeição', o autor já está nos contando que a personagem vai morrer antes mesmo de acontecer. Esse artifício acaba funcionando para aumentar a curiosidade do leitor, sem estragar as surpresas do enredo geral.

Mais uma característica do King que está presente nesse livro do Hill é o excesso de descrição e o detalhamento de cada personagem que aparece. O ritmo de leitura fica mais lento pela quantidade de informações, que nem sempre são relevantes para o enredo principal.

Personagens
O desenvolvimento dos personagens é incrível, todos estão ali por um motivo e o autor não usa coadjuvantes como meros acessórios.

O livro acompanha vários anos da vida de Vic, a conhecemos ainda crianças, acompanhamos sua adolescência, suas dificuldades no começo da vida adulta e seu amadurecimento. Sua vida foi uma montanha russa com altos e baixos, o que passa credibilidade, pois na vida não temos apenas sofrimento ou alegrias, temos momentos de um e outro.

Concluindo
A história é boa e bem contada, mas em alguns momentos fiquei com a sensação de estar lendo uma tentativa de cópia do estilo King e ainda não sei se gosto disso. Nos livros anteriores todos esses elementos não existiam. Acho que na tentativa de melhorar o texto, Hill acabou perdendo seu estilo próprio e se confundiu com o do pai.

Leitura recomendada para quem gosta de uma boa história de suspense/terror, com personagens bem desenvolvidos, muitas referências na narrativa e um ritmo de leitura mais tranquilo.

"(...) Era como se a chuva gelada da noite anterior tivesse sido absorvida por sua pele, entrado em seu sangue e a tornado de algum modo mais fria. Ela ansiava por isso, por uma frieza interior, uma imobilidade gélida e perfeita - um frio que anestesiasse todas as suas sensações ruins, que congelasse em um instante todos os pensamentos maus."
Página 129

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-sorteio-nosferatu.html

Afonso74 16/09/2020

Enredão
Tenho evitado as resenhas (youtube e websites) dos livros de ficção antes de escolher um livro, mas corro para assistá-las após terminar ler a obra.

Apesar do livro ser elogiado por praticamente todos os “críticos”, me deparei com algumas reclamando que Nosferatu tem descrições de personagens e locais em demasia.

Desconheço o parâmetro que utilizam para chegar à essa conclusão, mas afirmo com tranquilidade (não quer dizer que estou certo, apenas tranquilo) que o mix de ação e ambientação da obra é quase perfeito. É verdade que o autor abre espaço para algumas referências de cultura pop/nerd, fan service e correlação com outros livros e, justamente por não ser um entusiasta desse “recurso”, afirmo elas não me incomodaram e em alguns casos até ajudaram a entender os personagens.

Sobre o lado consensual das resenhas está ele , a estrela do livro : o Enredo. Temas como amadurecimento dos personagens, relacionamentos familiares complexos, angústias, amor, perdas estão todos lá. E esses dramas humanos se conectam de forma quase perfeita com o ambiente de fantasia sobrenatural da Ponte do Atalho e da Terra do Natal.

Os principais antagonistas são muito bons e cercados de coadjuvantes tão bons quanto. Eles se envolvem em uma trama em que não faltam perseguições , lutas e ação.

Em suma, é um livro que irá agradar à muitos públicos.

Blog MDL 15/10/2014

Victoria McQueen era uma garotinha especial. Aos 8 anos de idade ganhou de presente do seu pai uma bicicleta que acabou se revelando diferente de qualquer outra, já que após ouvir uma discussão dos pais a respeito de uma pulseira perdida e sair pedalando a procura dela bosque a dentro, ela conseguiu passar por um Atalho e sair exatamente no local onde tinha que procurar o objeto pertencente a sua mãe. Sem entender como conseguiu realizar esse feito, Vic desejou encontrar alguém que a explicasse o que estava acontecendo e o porquê dela conseguir fazer algo tão extraordinário.

Em sua busca, ela acabou encontrando uma bibliotecária que tinha um dom semelhante ao dela. Só que a maneira que Margareth Leigh utilizava seus dons não era através de uma bicicleta, mas sim do seu de jogo Palavras Cruzadas. E foi por meio do jogo que Maggie avisou Vic sobre o temido Espectro: O Rolls-Royce de Charlie Manx. Charlie também tinha o dom de sair da realidade com ajuda do seu carro, mas mais do que isso, ele podia levar outras pessoas com ele para um o local onde ele fazia as regras: a Terra do Natal - um parque de diversões macabro, existente dentro de sua imaginação.

No decorrer dos anos, Charlie Manx carregou várias crianças como passageiras e elas acabaram se tornando tão assustadoras quanto ele. Nenhuma havia escapado. Nenhuma até ele capturar Vic e ela conseguir fugir por um triz dos seus ardis com muitas lembranças terríveis em sua mente. No entanto, diferente de Vic, Charlie não queria perder essas memórias, pois ele só descansaria depois que conseguisse se vingar da garota. E é justamente quando Vic começa a tentar levar uma vida normal depois de anos entre clínicas psiquiátricas e reabilitações para viciados em álcool, que Charlie Manx volta para sua vida com promessas tenebrosas para o seu futuro.

"Nosferatu" é um livro cheio de reviravoltas emocionantes. Com um ar pra lá de perturbador, ele consegue envolver de um jeito fascinante, pois com um misto de terror e fantasia, Joe Hill leva os leitores à uma viagem alucinante num mundo inacreditável, com personagens imprevisíveis e complicados que tornam a leitura uma ótima experiência para quem gosta de livros impactantes. Porém, mesmo com tantos predicados reconhecidos após o término da leitura, a verdade é que fiquei com receio quando comecei a ler essa história, pois pelo que eu tinha ouvido falar do autor e de outros livros do próprio, as minhas expectativas estavam bem em baixa.

Acredito que isso até foi bom, já que reconhecer o talento do Joe Hill a cada página lida, foi algo ainda mais fascinante. O modo como ele misturou a realidade e a fantasia, foi sem sombra de dúvidas uma das mais impressionantes provas de que para algo se sobressair em meio a uma temática repleta de clichês, o autor tem que se arriscar. Sobre essa abordagem diferenciada que ele fez, posso dizer que em "Nosferatu" existem dois mundos: o mundo real, onde as coisas são ou não verdadeiras, sem meio termo; e o mundo que existe dentro de cada ser, uma paisagem interior, um mundo construído de pensamentos.

Para grande parte das pessoas, esse mundo imaginário é a coisa mais prazerosa que elas poderiam ter na vida. Entretanto, o mundo de Charlie Manx é o mais tenebroso que alguém sequer poderia imaginar. Tanto que as crianças que vivem lá conseguem ser mais assustadoras do que o próprio Charlie! E é nesse ponto que Hill acerta em cheio no terror incutindo nos seus leitores, pois ele mostra que na mente de um ser psicótico como Manx, o que ele faz é o certo a ser fazer, já que em sua concepção ele está salvando as crianças que sequestra e transforma de uma vida de abusos e maus-tratos.

Abordar esse ponto de vista, de alguma forma muda o modo como vemos o próprio vilão, já que ele é uma mistura de "inocência" e maldade, que exerce certo encanto em quem está acompanhando essa jornada. Além da construção da dúbia dos personagens, outro ponto interessante é a escrita do livro. Relatando a história em vários ângulos, tanto dos personagens, como de modo geral, Hill mostra a maneira como as demais pessoas encaram os sequestros, como os noticiários expões os sumiços das crianças, entre outros detalhes bem interessantes de ser ver. Sempre narrando em terceira pessoa, ele não só alterna constantemente o ponto de vista dos personagens, como também, dá a entender que tudo o que acontece ali faz parte da nossa realidade.

A única coisa que eu acho que ele não deveria ter feito, foi terminar a última frase do final dos capítulos do livro com reticências para que essas que seriam as palavras finais, se tornassem o título do capítulo seguinte. Se o livro fosse curto, talvez esse "pecado" não tivesse me cansado tanto, mas considerado o tamanho do livro, isso acabou me incomodando com o decorrer da leitura. Porém, isso terminou sendo uma falha perdoável considerando todo o conteúdo da intensa história que compõe "Nosferatu", já que cheio de reviravoltas emocionantes e com a intensidade que os leitores anseiam em um livro do gênero, Joe Hill supera as expectativas e dúvidas que possamos ter com relação ao livro e nos faz desejar ler outras criações suas.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/10/resenha-nosferatu-por-joe-hill.html

Carol.Scagliusi 27/09/2022

Nosferatu
Depois de ler "Telefone preto" do Joe Hill, resolvi ler "Nosferatu" para realmente formar uma opinião sobre o autor.

A @josipolicena e a @sara_lameirao , embarcaram comigo nessas 607 páginas de tirar o fôlego!

O livro conta a história de Vic, uma menina que, com sua bicicleta, consegue atravessar uma ponte sobrenatural que a leva aonde ela quer ir. Porém, em determinado momento, em busca de confusão, ela acaba na "Casa Sino", lugar onde Charlie Manx, leva as crianças que ele sequestra antes de levá-las a Terra do natal.

Acompanhamos a história desses dois personagens, cheia de surpresas e reviravoltas.

Atenção aos gatilhos! Estupro, violência, alcoolismo, entre outros temas são abordados durante o livro.

Adorei que o autor faz referência a várias outras histórias, como "A estrada da noite", "Pennywise", "Hogwards" e etc.

Os personagens secundários são fantásticos! Menção especial ao Lou, que ganhou o meu coração!

A escrita é super envolvente e gostosa, muita parecida com a do pai, Stephen King.

Sensacional!
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 15/10/2022minha estante
Terminei de ler agora. Amei o livro e o Lou me conquistou de primeira. Melhor personagem

Rafael.Nagao 09/10/2020

Esse livro foi um presente de natal fora de época
Esse livro é raro agora (na verdade essa edição, pois logo vai ser republicado), mas na época que eu achei ele na livraria já era esgotado... ai eu percebi que esse livro estava lá no canto superior da estante e só havia um único exemplar. Pedi para minha mãe comprar para mim e falei que ele era raro, mas não consegui convencê-la, porque eu estava lendo um livro e assim como qualquer leitor queria comprar outro sem ao menos ter chegado na metade da minha leitura atual.
Dias se passaram e voltamos a mesma livraria e lá estava o bendito livro e dessa vez consegui ele de presente (quase um presentes de Natal fora de época). Tal presente eu só leria depois de quase um ano.
Agora que finalizei a leitura posso dizer que é um dos melhores livros que eu já li.
O autor é Joe Hill, filho do Steaphen King, e assim como o pai constrói uma história rica com diversos detalhes e personagens carismáticos.
Na narrativa vemos a vida de Vic que é uma garota com um dom peculiar, ela consegue encontrar coisas perdidas (onde quer que elas estejam). Com uma bicicleta e um atalho ela consegue cobrir grandes distâncias em minutos e encontrar o que procura.
Em contrapartida existe Manx que usa um Rolls Royce para levar crianças até uma terra fictícia em que todo dia é dia de Natal. Porém para ir até esse local dos sonhos é necessário abrir mão da humanidade.

É isso que eu vou falar dessa história cheia de elementos loucos, mas que se fundem perfeitamente formando uma perfeita joia literária.

CaioEdu 03/09/2021

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Essa leitura é simplesmente obrigatória pra quem também é fã de terror e fã do mestre King, eu gostei muito da escrita do Joe, consegui ler com um fluidez que dificilmente consigo ter. A história em si é incrível e o final é avassalador, Recomendo esse livro para maiores de 18.

Nan 31/10/2021

NOS4A2
Meu primeiro contato com Joe Hill, e foi uma experiência positiva no geral. Não é algo extraordinário, mas é uma história que prende e consegue cativar o leitor. Os enfeites de natal nunca mais serão os mesmos pra mim. Charles Manx é um vilão muito f*da.

Matheus.Pitz 01/01/2023

Terror moderado com uma história incrível.
Livro muito bem elaborado, uma excelente historia, com personagens bem definidos, muitas reviravoltas e que consegui segurar o suspense até a última página, quase que literalmente.

Nosferatu fala sobre diversos assuntos, aborda os psicológicos e os de relacionamento interpessoal. Pontos positivos e negativos nas relações de pai e mãe. Vai fundo em onde nossa mente nos leva.

Esse é o segundo livro do Hill que leio (o que favorece em pescar alguns easter eggs), e curti bastante, só acreditei ter um pouco mais daquele terror que vi na Estrada da Noite. Mas ok, no geral foi excelente. O que falta em um tem de sobra no outro é vice versa.