O que os chineses não comem

O que os chineses não comem Xinran

Resenhas - O que os Chineses Não Comem

Amanda Milani 14/08/2023

Para quem já leu outros livros da autora, esse se torna repetitivo.
Ela traz novamente algumas histórias de As boas mulheres da China e Enterro Celestial
Acredito que seria mais interessante ela ter feito um livros apenas com histórias ineditas

@tenbooks10 25/03/2018

Para conhecer um pouco do povo chinês
'O que os chineses não comem' se trata de uma coletânea de crônicas escritas pela autora Xinran e publicadas em sua coluna para o jornal The Guardian entre os anos de 2004 e 2005.

Para quem não a conhece, Xinran é uma jornalista, radialista e escritora chinesa, autora do famoso 'As boas mulheres da China' - livro que deslanchou sua carreira como escritora.

Nesta obra, Xinran nos traz diversas histórias e reflexões sobre a realidade da China e do seu povo. Algumas das suas colunas tratam de simples curiosidades sobre os hábitos chineses, enquanto outras de assuntos muito mais profundos, como a política do filho único que, por muitos anos, fez com que diversas meninas chinesas fossem abandonadas e mortas por suas famílias.

Eu achei esse livro perfeito para acabar com muitos preconceitos que nós, ocidentais, ainda temos para com a China e sua cultura. Em um relato de Xinran, em que ela conversa com uma amiga chinesa, esta menciona o quanto as informações sobre a China que chegam ao ocidente são deturpadas pela mídia.

Eu, pessoalmente, considero que para você falar ou criticar outras culturas é preciso conhecê-las. Aquela velha máxima: não fale do que não sabe. (Aqui não entro no mérito dos Direitos Humanos que devem ser sempre respeitados. Aí eu parto do princípio que qualquer cultura que infringe esses direitos, com qualquer "explicação", deve ser criticada). Mas, voltando, vamos pegar um exemplo diário: a comida chinesa. Esta é constantemente motivo de piada por parte dos ocidentais. (Não se sinta mal se você já fez essa piada ou já riu disso.) Mas, falando sério, nós sabemos o motivo para eles precisarem ampliar tanto o leque de comidas? Será que essas comidas são realmente ruins? Será que para eles os nossos hábitos alimentares não são estranhos?
Talvez esse livro seja mais interessante pra mim do que para muitos, considerando a minha paixão e atração pela cultura chinesa e sua história. Mas garanto que é uma leitura leve, fácil e muitas vezes divertida (não muito aprofundada). Que tal dar uma chance para uma das culturas mais antigas do mundo, responsável por invenções como o papel, o macarrão e os fogos de artifício?

site: https://www.instagram.com/p/BfjaqVPnzVX/?taken-by=tenbooks10

Gustavo Rodrigues de Vargas 04/12/2017

Como em boa parte dos escritos, Xinran novamente busca contar histórias de vida que acontecem na China. Porém, neste livro, a autora seleciona crônicas feitas a um jornal inglês e o ponto mais em evidência é a diferente visão de mundo dos orientais em relação aos ocidentais. Para dar mais consistência ao que é retratado, a chinesa opta por expor muitos momentos vividos por ela mesma, sua família e amigos (histórias de vida contadas em Londres ou no país oriental). Portanto, boa parte do livro não nos choca, como aconteceu em Enterro Celestial e As Boas Mulheres da China especialmente.

14/02/2016

Histórias dolorosas
Xinran é uma jornalista chinesa radicada na Inglaterra.
Quando criança, teve seus pais presos pelo regime comunista chinês, passou a infância em um quartel da Guarda Vermelha e vivenciou os sofrimentos ocasionados pela Revolução Cultural Chinesa, implantada à força pelo regime.
Nesse livro ela narra um pouco dessa experiência, principalmente como jornalista e apresentadora de um programa de rádio na China. Fala um pouco, também, sobre as diferenças culturais entre a China e a Inglaterra, as histórias de vida que conheceu enquanto comandou o programa de rádio, a política comunista implantada na China por Mao e a opressão sofrida pelas mulheres chinesas, dentre outras coisas.
Um livro denso, com histórias dolorosas. Quem dera não fossem verdadeiras.
Marcos Souza 14/02/2016minha estante
Eu quero muito começar a ler os livros dela!

Marta Skoober 20/02/2016minha estante
Suas resenhas estão cada vez melhores.

20/02/2016minha estante
Leia sim, Marcos! São excelentes!

20/02/2016minha estante
Muito obrigada, Marta... gentileza sua!

Marta Skoober 20/02/2016minha estante
Verdade, Fê!

Cleitao 23/05/2013

Xinran excepcional
Mais um livro muito bom da escrito Xinran...Para quem leu e gostou de As Boas Mulheres da China e Enterro Celestial vai gostar deste livro tambêm...Muito bom...Eu gostei muito...Sou fã da escritora Xinran.

morganarosana 14/04/2013

Eu já falei da autora, a chinesa Xinran, na resenha de outro livro viajante As boas mulheres da China. Ela era uma apresentadora de rádio que resolveu dar voz aquelas que não tinham voz para expressar seus sentimentos, dividir suas dores e espalhar suas opiniões.
Ela teve que praticamente fugir para a Inglaterra para publicar seu livro e para que as histórias destas mulheres pudessem ganhar o mundo. Assim ela vai viver em um mundo completamente novo e desconhecido pra ela, com costumes malucos e arte incompreensível para sua mente e orientações chinesas. Alguns anos depois, já estabelecida neste novo país, ela começa a escrever colunas para o jornal inglês The Guardian, contando curiosidades, costumes e diferenças de sua ancestral terra natal.
Há várias referências ao seus livros anteriores As boas mulheres da China e o romance Enterro Celestial - romance no qual ela descreve a jornada de uma mulher chinesa recém-casada em busca do marido dado como morto no Tibete.
Não é um livro com forte carga emocional como As boas mulheres da China, já que se trata de apenas apanhados de crônicas para um jornal. Mas há várias curiosidades e discrepâncias entre o modo de viver chinês e o modo de viver ocidental. Há várias questões importantes para o povo chinês como a relação entre meias e status, as superstições, o valor da liberdade de pensamento e atitudes, as marcas que as várias revoluções deixaram na vida chinesa, principalmente das mulheres, os modos de compreensão e apreensão da Arte ocidental e oriental. E principalmente, como a China atual, com política de abertura lida com a crescente ocidentalização de suas vidas e cultura. Como preservar tradições milenares com o desenvolvimento vindo em direção como um trem desgovernado e sem freio?
É um bom livro de curiosidades e relatos de uma chinesa, que vivendo tanto tempo no ocidente, talvez nem saiba mais o que é ser chinesa.

resenha originalmente postada em: www.estranhomundinhoinsano.blogspot.com

Luciane 22/09/2012

O livro são contos da autora sobre os costumes chineses. Gostei.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Mari Gominho 08/02/2010

Diferenças
Mais uma vez abordando as diferenças entre o Ocidente e o Oriente, Xinran busca nesse livro mostrar como os chineses pensam. A obra reúne várias crônicas leves e claras. O estilo da autora torna possível uma leitura agradável e fluida.