Rurouni Kenshin: Kenshin KADEN

Rurouni Kenshin: Kenshin KADEN Nobuhiro Watsuki

Resenhas - Rurouni Kenshin: Kenshin KADEN

Davi.Paiva 05/12/2021

Uma boa dica para quem curtiu o mangá
Certa vez um amigo me disse que conheceu um "homem-enciclopédia" sobre "Samurai X" ao ponto do sujeito saber até recitar o poema que estava gravado na segunda espada que o protagonista obtinha durante a Saga de Kyoto (!!!). E isso, a meu ver, é só uma forma de demonstrar que é fã de uma obra, mas não a definitiva e nem a maior ou melhor.

Ninguém precisa saber o nome de todas as técnicas de Kenshin Himura para se dizer fã. Basta ler toda a saga publicada em mangá (ou se contentar com animes e OVAs, para quem prefere uma mídia menos estática que um mangá) e refletir sobre quantas camadas de personalidade o protagonista era capaz de expressar, como era a sua relação com Hajime Saitou (até o final, ele foi um aliado ou um oponente esperando uma oportunidade de atacar?), como Yahiko se desenvolveu de forma extraordinária ou qualquer outra coisa de relevância.

Comprei o meu exemplar de "Kenshin Kaden" há muito tempo em uma banca de jornal da Liberdade. Era um exemplar tão detonado que ele estava ficando com a contracapa levemente azulada de tanto sol. E para piorar, a sua tradução e referências ao mangá ainda são da primeira edição do mesmo no Brasil (para quem não sabe, o mangá foi publicado no Brasil em 56 volumes pequenos de bolso com papel jornal e depois refeito em 28 volumes com um papel mais decente). Todavia, eu resolvi fazer a leitura do mesmo este ano.

E por quê?

Porque eu amo o mangá.

Eu o conheci na versão de anime pela boa, velha e extinta "TV Globinho" e resolvi ler o mangá aproveitando a sua publicação pela JBC. Comprei os primeiros volumes, parei para colecionar outra obra ("Sakura Card Captors", que tenho até hoje), voltei para colecionar, fui a um evento de HQs e cheguei a gastar salgados (na época) 40 reais para comprar 11 volumes e depois fiquei ansioso para ler a continuação, completando-a meses depois comprando número por número nas bancas do meu bairro. E o "Kenshin Kaden" veio um tempo depois como uma "autorecompensa".

Não foi uma leitura fácil. Li e reli o mangá várias vezes. Então pulei todo o resumão dos arcos e me foquei mais nas entrevistas com o autor, caixas extras de informações e outros detalhes. E tive que lidar com uma fonte muito ruim que escolheram para a publicação tanto em tipo quanto no tamanho.

Mas qual foi o resultado?

Muito bom.

Já procurei podcasts, resenhas no YouTube e artigos a rodo sobre SX. Mas sinto que este livro foi, é e sempre será o melhor lugar onde um fã vai ter um diálogo sobre a obra e ouvir a voz do autor. E infelizmente, dado os incidentes em que Watsuki foi envolvido, talvez não se lance mais coisas dele com a mesma apreciação de antigamente.

Então se você é como eu, um fã que prefere analisar personalidades de personagens e seus desenvolvimentos a decorar golpes, ler "Kenshin Kaden" pode ser uma forma de você não se sentir só.

Recomendo!

Sr.Lohan 13/03/2010

Para fãs
Como se era de esperar Kenshin Kaden é um livro somente para fãs e de preferência aqueles que tem a coleção completa. Apesar de ter achado o mangaká meio bocó nos freetalks dos volumes ele dá uma entrevista até interessante revelando bastidores de produção e coisas do tipo, mas há uma recapitulação desnecessariamente grande de toda a série quando deveriam ter aproveitado esse espaço para melhor aproveitamento do prólogo que no fim das contas só serve pra vermos como esta as aparências dos personagens seis anos depois, pois não sabemos o que estão fazendo, como estão levando suas vidas, etc. Para quem gosta tem fichas de personagens (eu gosto!), glossário de personagens e de armas, técnicas e golpes e belas ilustrações coloridas. Mas o que mais gostei foram as opniões de gente importante para o desenvolvimento do mangá e que eram figurinhas carimbadas nos freetalks do autor, como seu editor-chefe e seu mestre Takeshi Obata (desenhista do íncrivel Death Note).