A World Without Princes

A World Without Princes Soman Chainani

Resenhas - A World Without Princes

G@by 01/05/2021

Excedendo expectativas!
Ok, eu definitivamente não gosto das partes que se passam em Gavaldon, muito chato. O triste é que todos os livros dessa primeira trilogia começam em Gavaldon, ou seja, eu tenho que ler essa parte monótona para poder chegar a parte interessante que se passa nos colégios, C'est la vie! A insistência continua valendo a pena, vamos ver se vai ser assim também com "The Last Ever After", espero que seja.
Como eu tive raiva da Sophie durante praticamente o livro todos, isso porque eu terminei "The School for Good and Evil" achando que ela tinha se redimido e que eu ia passar a gostar dela no restante da série, doce ilusão. Ela voltou a me irritar valendo e eu só não tive raiva quando ela interagia com o Tedros do meio para o final do livro. Mas mesmo assim ainda torço pela redenção e pelo final feliz dela até o final da série.
Ainda adoro a Agatha, apesar dela ter sido bem ingênua, confiado nas pessoas erradas e ter duvidado de si mesma durante boa parte da história. Ela ainda é a melhor personagem da série e todas as vezes que ela se deu mal por conta da sua ingenuidade e por ser uma pessoa genuinamente boa, me deixou com o coração bem apertado. Se tem alguém nessa série que merece um Happily Ever After com quem ela ama, esse alguém é a Agatha.
Eu amei como o Tedros foi retratado nesse livro, ele não foi só o machão que foi mostrado em "The School for Good and Evil", não, ele deixou transparecer o menino traumatizado e vulnerável que só quer ser amado por quem ele é. E foi tão bom ver esse lado dele, mesmo que ele tenha sido exposto para a pessoa errada. Eu gostei dele ter se mostrado mais do que o boy lixo machista da maior parte do primeiro livro.
Fiquei tão feliz que a Hester, a Anadil e a Dot tiveram um maior destaque em "A World without Princes", porque elas são tão maravilhosas e merecem aparecer mais, melhor Coven Ever! Principalmente a Dot, que não é levada a sério por quase ninguém, mas se a Agatha tivesse ouvido mais ela muito sofrimento desnecessário poderia ter sido evitado. A pobrezinha da Dot foi bem injustiçada, mas os humilhados serão exaltados, assim espero eu.
Por enquanto eu tô gostando bastante da série e espero que continue assim até o final do sexto livro, fingers crossed! O engraçado é que quando eu comecei a ler "The School for Good and Evil" pela terceira vez, eu só queria concluir a leitura dele e nada mais, mas agora já vou começar o terceiro livro e pretendo terminar a série nesse mês de maio de 2021.

Loba Literária 25/08/2021

Exagerado
Minha releitura desse livro foi muito diferente, porque eu não lembrava nada da história. Tendo lido pela primeira vez em 2015, com um nível de inglês diferente, posso dizer que entendi melhor a história dessa vez.

Infelizmente, achei toda a rivalidade entre garotos e garotas no livro desnecessariamente exagerada. Bem e Mal, no primeiro, era compreensível, mas eu achei toda a situação dos homens porcos e das mulheres expulsando homens dos reinos exagerada e quase femista.

Além do mais, a Sophie foi tão tóxica o livro inteiro que passei raiva o tempo todo. Claro que foi a intenção do autor, mas foi intenso demais, até pra mim. Não consegui engolir essa história de ter que escolher entre uma melhor amiga e um amor romântico, que achei uma ideia particularmente infantil. Com isso, o livro se tornou quase que sem sentido.

Mas nem tudo são pontos negativos. A história é envolvente, rápida de ler, e te joga pra dentro do mundo. Soman Chainani tem as emoções do leitor na palma da mão e brinca com elas o quanto ele quer. Certas coisas foram óbvias (para mim, que já estou bem mais velha do que o público alvo do livro), outras foram surpreendentes (digo apenas: Tristan). O final foi uma montanha russa, e digam o que quiserem, mas Tedros é pan e isso é canônico no meu coração.

judrsch 01/08/2022

here we go again
eu tava muito desanimada pra começar esse livro porque não sabia o que esperar. quando comecei a ler, eu até gostei de como estava construindo o clímax e tudo mais.. mas não posso dizer que eu gostei totalmente do livro. acho que tem muita enrolação durante boa parte do livro para que, no final, comecem a revelar os pontos crucias da história de uma forma corrida e mal desenvolvida. enfim, eu provavelmente vou ler o próximo mas saibam que estou com raiva e um pouco decepcionada

lexi 15/07/2022

surpreendentemente bom!
tudo relacionado a gênero nesse livro foi extremamente mal executado e parece que foi escrito por uma menina de 12 anos que acabou de descobrir o feminismo, ou por um homem cis que tem uma visão distorcida sobre ? o que é o caso.

fora isso e alguns outros probleminhas que não acho necessário citar aqui, o livro é realmente bom! os primeiros 30% do livro são meio chatinhos e eu demorei pra ler, mas dali pra frente a minha leitura fluiu muito bem! assim como no primeiro, alguns plot twists me deixaram de boca aberta (outros, nem tanto).

a ingenuidade da agatha me estressou muito às vezes, mas continuo achando ela a melhor personagem da franquia.
eu não suportava a sophie no primeiro livro, mas aqui ela me surpreendeu bastante e eu gosto muuuito da complexidade dela.
tedros é um chato extremamente odiável muitas vezes mas eu amo ele :)

é isso, fui ler esse livro com as expectativas baixas mas realmente gostei bastante! espero que o terceiro continue à altura