Seu pesadelo foi você quem inventou

Seu pesadelo foi você quem inventou Rosana Martinelli

Resenhas - Seu pesadelo foi você quem inventou

Arca Literária 28/09/2015

“Seu pesadelo foi você quem inventou” é um livro especial. Após sua leitura eu fiquei imaginando como iria escrever esta resenha. Minha dúvida era a seguinte: Este livro não é só infantil, é um livro que pode ser utilizado pelos pais, professores, babás, etc.. Aí você me pergunta o que ele difere dos demais livros infantis. E eu te respondo: Este livro ensina os adultos a lidarem com o lado psicológico da criança em relação a seus pesadelos e sonhos. Vou explicar melhor nas próximas linhas.

Leia toda a resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/seu-pesadelo-foi-voce-quem-inventou-rosana-martinelli/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/seu-pesadelo-foi-voce-quem-inventou-rosana-martinelli/

Priscila Yume 28/07/2014

Minhas impressões...
Oi Leitores,

Hoje a resenha é de um livro infantil, que por sinal, minha filha adorou um certo personagem de peruca, rsrssrsrsrs. O livro conta a história de Ioiô, uma garota que começa a ter sonhos bem estranhos, como com um certo jacaré com peruca de cachinhos loiros.
Ao longo da história a mãe de Ioiô tentará mostrar para ela como na verdade os pesadelos são criações de sua mente, a partir de situações ruins que ela vivenciou durante o dia, assim como os sonhos são reflexos dos bons ou dos seus desejos.

Com uma escrita sensível, leve e que aborda conceitos da psicologia, como os de Freud sobre a teoria do sonho, para explicar a construção dos sonhos o livro é uma leitura mais que indicada para crianças com mais de 08 anos e, de preferência, com o acompanhamento de um adulto.
O que gostei muito do livro foram as ilustrações, são lindas!!!!! Com traços bem marcados, um ótimo uso da paleta de cores, que dá essa impressão de mundo dos sonhos, no caso da Ioiô, pesadelo, mas sem ser sombrio, ainda com uma boa carga de vida e dramaticidade e, até insere elementos de um dos quadros do Salvador Dalí - A Persistência da memória (vejam os relógios como se estivessem derretendo!!!).

O livro tem capa dura e as páginas intercalam papel fosco com impressão em UV o que dá um toque a mais no livro.

O que mais posso dizer? É um ótimo livro para abordar questões como sonhos e pesadelos com as crianças e fazer, com que elas entendam, que tudo não passa da imaginação delas! Ahhh, e que minha filha, assim que viu o livro, o pegou e disse que era dela e sempre pede para eu contar a história do jacaré de peruca!

Beijos boa leitura!

site: http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-seu-pesadelo-foi-voce-quem.html

Paula Juliana 03/07/2014

Resenha: Seu pesadelo foi você quem inventou - Rosana Martinelli

'' - Eu estava no colo do papai, aí apareceu um jacaré enorme, muito maior que um jacaré de verdade, com uma cara muito feia, dentes pontudos... e ele tinha cabelos! Cabelos com cachos loiros!
Coisa estranha, era um jacaré de peruca... E você o espantava com uma vassoura!''

Já perceberam como o universo infantil é bonito e simples? Dá até gosto de ler livros infantis e partilhar essa inocência, esse jeitinho gostoso das crianças! Recebi o livro: Seu pesadelo foi você quem inventou da autora Rosana Martinelli, em parceria com a editora Quatro Cantos, e fiquei maravilhada com essa obra!
Ele é lindo! Espero passar nessa postagem um pouquinho de quanto rica a obra é!
Tirei algumas fotos para vocês poderem babar comigo também! Isso porque vocês mamães e pequenos pimpolhos, não vão poder sentir a textura das folhas do livro - de cada desenho, o cheirinho gostoso e a capinha cura!
É uma fofura só!

'' Não se preocupe, filha, você sabia que tudo que está no seu pesadelo vem da sua própria cabecinha? E que esse tal jacaré medonho foi você quem inventou?''

''Eu????? E eu ia lá querer inventar um bicho medonho daquele só pra me assustar?
- Isso mesmo! Querer é a palavra-chave! Quando sonhamos, desejamos muito aquilo que acontece no sonho. Nos sonhos bons é fácil de entender, não é?''

Loiô tem um pesadelo horrível! Acorda gritando por sua mamãe... Tadinha da pobre menininha, foi um pesadelo daqueles que faz você suar frio!
Então, sua super mãe na manha seguinte, explica para ela o seu sonho, e o porque que a pequena o teve, de uma forma leve, fácil e divertida. Isso a faz ver seus sonhos e suas representações de uma outra forma e assim acaba aprendendo que nem tudo é tão assustador quanto parece!

'' - Vou tentar explicar isso. O pesadelo é, na verdade, uma representação de uma coisa que a gente quer muito...
Nós, humanos, somos animais, como todos os outros na natureza não somos?''

Seu pesadelo foi você quem inventou - É um livro que eu leria para meus filhos, antes de dormir, se eu os tivesse, enquanto isso vai estar guardadinho, esperando os pequenos chegarem! Uma leitura fácil e rápida, li em minutos, umas três vezes antes de fazer essa resenha!

''- Diferente dos outros animais, somos racionais e desde o nascimento vamos aprendendo as regras, que nos mostram o que é legal e o que não é legal, e essas regras vão se acumulando na nossa mente. Vamos fazer de conta que essas regras ficam guardadas na nossa cachola em um livro bem grande, um livro chamado Superego.''

Os desenhos são lindos! Super bem feitos e representando muito bem a história!
A autora escreve de uma forma simples, para que todas as crianças possam compreender e entender, o que é o ID, EGO e SUPEREGO.
Divertido e educativo!

''Imagine um filhote de leão na natureza, vamos dar um nome pra ele: Id. Ele tem um irmãozinho, que o importuna o tempo todo. Num determinado momento Id, de tão bravo que fica com o irmão, lhe dá uma dentada que até o machuca.''

Indico essa obra, para mamães, papais, irmãos e irmãs.. E Claro! Para nossas criancinhas!
Esses seres lindos, inocentes e cativantes! Espero que a nossa Loiô, junto com o Teo seu irmãozinho possam ensinar e afastar monstros dos pesadelos de muitas crianças pelo mundo!

''... Cabe a nossa consciência, vamos chamá-la de Ego, entrar em um acordo com o danadinho do leão, para que não façamos nada que nos arrependemos depois...''

A Autora:
ROSANA MARTINELLI nasceu em Santo André, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e fez especialização em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina. Mais tarde estudou Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com habilitação em Interpretação. Atuou em peças teatrais, trabalhou como figurinista, cenógrafa, aderecista e diretora de arte. Exerce as funções de editora e diretora de arte na Editora Quatro Cantos desde 2011.

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/