Compêndio da psicanálise

Compêndio da psicanálise Sigmund Freud

Resenhas - Compêndio da Psicanálise

Elen.Cougil 10/03/2023

Compêndio da Psicanálise
Esperava mais do livro, achei meio confuso em algumas partes e isso que eu já tenho uma base sobre os temas que foram abordados. Apesar disso, me acrescentou informações interessantes que eu não tinha conhecimento. Para mim o ponto alto do livro é a parte sobre interpretação dos sonhos e a que destrincha sobre o super eu, trazendo também uma certa atemporalidade do inconsciente na medida em que o presente se converte em passado. ?Aquilo que herdaste de teu pai, conquista-o para fazê-lo teu.?

Matheus 22/01/2022

Freud explica
Esse pequeno livro é na verdade o resumo das principais teorias de Freud, respostas aos principais ataques e dúvidas que foram levantadas durante os anos em que as teorias de pulsão e dos complexos são formuladas, o mais legal de ler esse volume é que é o próprio Freud comentando, a ed conta com notas e bons comentários. Vale muito a pena ser lido.
Caio 22/01/2022minha estante
É um bom livro para começar a ler Freud?

Matheus 23/01/2022minha estante
Caio, é um resumo comentado da obra inteira dele, é um bom caminho começar por esse e passar então a se aprofundar nas outras temáticas

Rafa 10/02/2021

Resumiu bem os estudos de Freud. Mas essa tradução do Id, Ego e Superego para o "isso", "eu" e "supereu", fica um pouco confuso no texto, eu particularmente me perco um pouco.

Filino 26/02/2019

Uma ótima introdução à psicanálise
Um dos últimos escritos de Freud (tanto que é considerado inacabado por muita gente), esse compêndio procura apresentar ao leitor as concepções principais da psicanálise, desde o aparelho psíquico à prática psicanalítica. Freud trata, de maneira clara e didática, de conceitos-chave como "isso", "eu", "supereu" e o complexo de Édipo, por exemplo. Entretanto, aqui e ali o leitor encontra algumas passagens com uma redação um pouco truncada, que lhe exigirá um pouco mais de atenção.

De qualquer modo, é uma boa oportunidade de se introduzir a esse campo de investigação que tanta influência teve no século passado e ainda ocupa um relevante lugar na história do pensamento e da clínica. E ser conduzido, nessa investigação, pela figura maior da psicanálise, vale e muito a pena.

Paulo Silas 08/03/2017

Um livro que fornece aquilo que anuncia: um compêndio da psicanálise. Por mais que inacabado, vez que a morte do autor impossibilitou a conclusão da obra, o escrito sintetiza com louvor as principais ideias de Frued - por ele mesmo -, expondo conceitos, explanando sobre a proposta psicanalítica e explicando sobre a técnica da psicanálise, ou seja, a psicanálise posta em prática.

Dividido em três principais partes, o livro apresenta as questões envoltas à psicanálise de maneira sintetizada, porém, sem perder o vigor explanativo.
"A Natureza do Psíquico" é a questão trazida na primeira parte, onde Freud explica o funcionamento do aparelho psíquico, de modo que consequentemente aborda nos capítulos as principais abordagens da psicanálise: "teoria dos impulsos", "o desenvolvimento da função sexual", "qualidades psíquicas" e ainda uma explanação acerca da interpretação dos sonhos - um dos principais pontos nos quais se firma a psicanálise.
Na segunda parte da obra, o autor demonstra "a tarefa prática" da psicanálise, expondo inclusive amostragens de como são aplicados os métodos da técnica pelo psicanalista.
Na terceira a última parte, "o ganho teórico", Freud faz um paralelo do aparelho entre o mundo exterior e o mundo interior, onde apresenta as descobertas tidas pela psicanálise e de onde deveriam rumar os trabalhos que dali viriam.

Conforme pontua o autor sobre o próprio livro (prefácio), "exigir crença e despertar convicção evidentemente não é o seu propósito". Isso porque a pretensão de Freud era a de reunir as questões envoltas à psicanálise, suas teorias, propostas e abordagens, fazendo isso de uma maneira bastante objetiva e resumida, sem especificar todos os meandros que permeiam sua proposta - para isso, deve o leitor buscar em seus diversos escritos anteriores que dão o sustentáculo de suas ideias.
Mesmo não tendo conseguido concluir a tempo esse seu livro, Freud logrou êxito em fazer uma exposição pontual e necessária dos principais pontos da psicanálise.
Iniciados ou não nas ideias de Freud, o livro é uma boa sugestão para um breve apanhado de alguns pontos da psicanálise freudiana. Vale conferir!

Robson 22/07/2016

Ótima síntese.
Realmente é uma ótima síntese do que é a psicanálise, sobretudo sabendo que foi elaborada pelo próprio Freud, no auge e sua experiência.
No entanto, me incomoda um pouco certas decisões de tradução. Me parece um pouco desnecessário, além de causar certa confusão, o fato de se traduzir "ego, id e superego" por "eu, isso e supereu". Me parece que são temos já assentados no vocabulário psicanalítico e achei sua substituição desnecessária.