Poemas de Álvaro de Campos

Resenhas - Poemas de Alvaro de Campos

1 | 2 | 3 | 4

Bruno 13/01/2024

Sensacionismo
Álvaro de Campos vive o sensacionismo, quer sentir a sensação de tudo que consegue aos cinco sentidos.

Por este modo de agir, acaba perdendo de vista a sua natureza verdadeira a primeira criação que é diamantina, indestrutível e eternamente feliz.

Este seu modo de viver o leva a desfrutar a carne em desfavor do espírito, cair nesta armadilha é infelicidade, o que é retratada em seus versos.

Cassie15 23/12/2023

Não sei como funciona esse universo de Fernando Pessoa e Álvaro Campos, é tipo um pseudônimo?
Eu amei cada poema desse livro (uns mais que outros). Não sei quem é Fernando Pessoa, muito menos quem é Álvaro Campos, mas sei que esse foi um dos melhores livros que eu já li

Nelson.Malheiro 20/10/2023

O lembrar-se de uma infância perdida; ora, outrora, ainda criança - era feliz e nem estava morto.

A náusea, o desespero existencial, o desânimo, o cansaço - ora, encontrares nestas linhas os personagens de Dostoievski; a razão, a demasiada consciência, o sofrer.

Um mergulho nas profundezas da angústia.

" Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

jackpveras 19/09/2023

Álvaro de Campos
Campos é, sem dúvidas, a melhor versão de Fernando Pessoa.
Todos os poemas são fantásticos e merecem ser lidos com calma e tranquilidade, como se o leitor estivesse molhando os seus pés em um mar cujas águas são lágrimas de muito pesar e pouquíssima alegria.

Tudo em Campos é intensidade, melancolia, pessimismo, inconsciência pouco consciente, devaneios e muita sensibilidade.
Um livro que ora parece ter a delicadeza de um carinho amoroso feito pelo vento, ora traz a sensação de receber, com uma surpresa emulada, um soco no rosto dado pela vida.

Gabi 13/07/2023

Para guardar
Um livro de poemas de Fernando pessoa não é um livro que eu indico ler em dias ou semanas mas aos poucos. Amo ler um poema e ficar horas refletindo sobre ele!

_Du_ 07/06/2023

"Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime."

Leiam Fernando Pessoa!!!!!! Leiam!!!!!

esquadroz 10/03/2023

?Que inquietação profunda, que desejo de outras coisas,
Que nem são países, nem momentos, nem vidas,
Que desejo talvez de outros modos de estados de alma?.

mavi47 08/03/2023

Adorei reler os poemas, muito bom.
tão profundo, pesado e real.
vai ser mais um livro de cabeceira, para sempre poder ir relendo.
tabacaria é um dos meus preferidos.

Duda 08/03/2023

Amo um depressivo!!! tem uns bem chatinhos pq são muito compridos, mas a maior parte é muito bom e muito interessante

Rafahcasti 15/02/2023

Schooner! Abram alas para o modernista!
Heterônimo furacão do senscionismo. Rei das onomatopéias, dos versos longos e da melancolia. Campos quer ser tudo e todos, pra sentir a tudo e a todos. Além do novo e moderno: é multisensorial.

Roberto 15/01/2023

Existencialismo e futurismo
Poemas complexos que vão deixar um gosto meio amargo e ácido na garganta, por se tratar de um personagem niilista, deprimido e com a mente turbulenta, sempre mergulhando em um mar de dúvidas e auto depreciação perante as situações mais comuns, bem como suas reflexões sobre as futilidades da sociedade e sobre seus vícios, chegando a me lembrar muito as músicas do Pink Floyd nesse ponto( principalmente Confortably Numb, pelas inúmeras recordações que o personagem tem de sua infância junto)
Porém, o mérito dos poemas está em oferecer questionamentos sobre nossa interação com o mundo que nos cerca e conosco também, nos fazendo pensar também se estamos agindo como o personagem ou se somos a crítica a quem ele se dirige
Achei a maioria dos poemas espetaculares, com exceção de alguns como " Ode Marítima", " Ode triunfal" e " Passagem das Horas" , onde o futurismo de personagem se faz mais presente, o que (para mim) tornou os poemas repetitivos e cansativos com as descrições dos barulhos das máquinas e dos inúmeros devaneios do personagem com o futuro
Já outros se destacam, como " Marinetti,academico ", " Opiário" ,"Poema em linha reta" e "Vilegiatura"
Uma obra prima arrebatadora, que irá provocar as mais diversas reações nos leitores, porém necessita de uma mente aberta para compreender os diversos conflitos e questionamentos do complexo engenheiro

Alana Nascimento 01/08/2022

Profundo
Fernando Pessoa sempre magnífico. Não é possível esperar menos que excelencia em de sua obra. Temas profundos, melancólicos, com certo tom de alegria.

Laurinha. 26/07/2022

eu não sou muito fã de poemas então algumas vezes pensei em deixar de lado, livro para ser lido devagar para poder absolver.

Ronnayse 10/07/2022

Alguns dos poemas aqui reunidos eu já tinha lido.
Amei.. é sentimento puro, escrita impecável.
A forma com que o autor sente a vida, descreve em poemas e faz-nos identificar com suas palavras é inefável.

Fernanda2426 12/06/2022

Álvaro de Campos, um existencialista
Álvaro de Campos, o heterônimo mais condizente com a personalidade de Fernando Pessoa, se apresenta como um existencialista, mesmo sem assim se definir ou mesmo mencionar. Traz dores demasiadamente humanas relativas ao tédio, a angústia, a solidão, a despedida... Todas somadas a uma sensibilidade particular sua e que lhe confere um tom identitário e inesquecível.

1 | 2 | 3 | 4