A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Raquel 11/01/2024

Escolhi esse livro após pesquisar livros que falam de livros. Conta a história de um livreiro numa pequena ilha. História encantadora, com vários personagens que deixam a história engraçada, comovente, linda. Maya é uma fofa. Livro curto, menos de 200 páginas. Mas acho que se tivesse mais, não teria o mesmo impacto na história. Amei.

Catarina 04/01/2024

A vida do livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin ?
Nesse livro acompanhamos a história do livreiro A.J. Fikry e sua trajetória cuidando da livraria Island Books.

A.J. foi pega de surpresa após a morte de sua esposa e isso o deixou mais amargo do que ele ja era. Com poucos amigos e sem vontade de conhecer outras pessoas, A.J acaba cruzando o caminho de pessoas que vão mudar pra sempre sua vida.

Durante esse tempo um pacote misterioso é deixado na livraria, o que faz A.J. ter sua vida virada do avesso.

Que livro incrível! ?

Eu fiquei simplesmente encantada com essa história e com a evolução dos personagens ao longo do livro.

Uma narrativa sensível, divertido e profunda. Foi um encontro literário totalmente inesperado, que me tocou profundamente.

Livro enviado no clube da @amoralivros_brasil em Dezembro/23

Nota: ??????????

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

Martha 04/01/2024

A autora prova que um livro pode ser bom sem precisar de muitas páginas ou de um enredo extremamente complexo. Muitos querem escrever histórias grandiosas, mas nem todos têm conteúdo para tanto.
Título: A vida do livreiro A. J. Fikry
Autora: Gabrielle Zevin
Classificação: +14
Avaliação: ★★★★★

Gabrielle Zevin é uma jovem escritora norte-americana conhecida por seus romances e contos que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas, além de também atuar como crítica literária e roteirista. Zevin nos presenteia com seu oitavo livro intitulado 'A vida do livreiro A. J. Fikry', vale ressaltar que a autora também trabalhou no filme de mesmo nome que adaptou esse romance.

Publicada em 2014 no Brasil através da editora Companhia das Letras sobre o selo Paralela, a obra surge em um momento em que o meio literário parecia abraçar cada vez mais narrativas humanizadas e histórias emocionantes. A trama apresenta diversas reviravoltas que mudam o rumo da vida de A. J. Fikry e nos mostra o impacto que os livros causam nas pessoas e na sociedade retratando lindamente a forma como a vida pode nos tirar coisas importantes para eventualmente trazer coisas ainda melhores e mais significativas para nós.

A trama acompanha o livreiro A. J. Fikry, um homem rabugento que é dono da única livraria na pequena Alice Island. A vida de A. J. parece ter chegado ao fundo do poço, sua esposa morreu, um exemplar raro e valioso que possuía foi roubado e ainda por cima, sua saúde não anda lá essas coisas. A. J. se sente sozinho e desesperançoso, até que um pacote peculiar é deixado na livraria, essa entrega muda a vida de A. J. do dia para a noite e é a partir dela que a história do livreiro se transforma e recomeça. Aos poucos, a tristeza e a solidão perdem espaço e A. J. volta a experimentar a felicidade e através de sua pequena livraria, consegue espalhá-la por toda Alice Island.

A vida do livreiro nos oferece uma história comovente e única que explora a complexidade das relações familiares e interpessoais. Nos mostra como amor, perda e redenção fazem parte da vida e nos entretém com personagens com os quais conseguimos nos importar e até mesmo nos identificar. Dosando bem drama e comédia, Gabrielle Zevin cria uma atmosfera que cativa e fascina os leitores, até mesmo aqueles que, assim como quem vos fala, não davam nada pelo livro.

Os personagens que compõem a narrativa são sem dúvida instigantes, além do núcleo principal, quando conhecemos os personagens secundários a princípio não lhes damos o devido valor, afinal, não são o foco da história, mas a participação que acabam tendo na trama e sua influência no desenvolvimento dos personagens principais é indiscutível, além de terem seus próprios arcos isolados concluídos com maestria.

A escrita de Zevin é simples e rápida, mas ainda assim coesa e coerente. A autora prova que um livro pode ser bom sem precisar de muitas páginas ou de um enredo extremamente complexo, o que ouso dizer, é um mal da literatura atualmente. Muitos querem escrever histórias grandiosas, mas nem todos têm conteúdo para tanto.

"A vida do livreiro A. J. Fikry" é uma obra que agrada e surpreende. A natureza prática da narrativa aproxima o leitor da história e a linguagem simples agrada a todos os tipos de leitores. A obra foge de clichês do gênero e é uma leitura esplêndida para quem quer se emocionar e fugir do tradicional. Apesar de se tratar de uma história do tipo ‘Ficção Literária’, temos uma trama realista e envolvente que nos encanta e nos prende desde os primeiros capítulos.

Em suma, "A vida do livreiro A. J. Fikry" é uma leitura que explora a existência e gera reflexões profundas acerca da vida e da forma como a levamos. Uma inspiração para aqueles que se sentem perdidos e solitários, um respiro para aqueles que procuram uma história diferente de tudo que já leram e uma leitura essencial para os entusiastas de livros. Aqui a autora nos entrega uma história que toca profundamente os apaixonados por literatura.

Resenha por: Martha Cristina
IG: @eu.e.meus.livros

site: euemeuslivros.tumblr.com/

Elaine Miranda 31/12/2023

Narrativa simples, perfeito pra encerrar o ano
Ficção fluida, cheia de reviravoltas, leitura simples e envolvente. Perfeito pra finalizar meu ano literário!

Natalia846 27/12/2023

" Sei não, Izzie. Tô te falando. Livrarias atraem o tipo certo de gente. Gente boa, que nem o A.J e a Amelia. E eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam de conversar sobre livros. Gosto de papel. Gosto da textura e gosto de sentir um livro no bolso. Gosto do cheiro de livro novo também. "

Maria.Barreto 24/12/2023

A vida do livreiro
Favoritei esse livro sem nem pestanejar, me identifiquei em tantas coisas: o amor pelos livros, a adoção,o clube do livro,o tumor cerebral.

Glauciareads 22/12/2023

"É o medo de não sermos amados que nos isola."
O livro, narrado em terceira pessoa, conta a história de A.j Fikry, um livreiro que mora numa ilha e que de tempos em tempos recebe a visita de representantes de editoras para indicação de livros para sua livraria. Em uma dessas visitas recebe Amelia, nova representante que substitui um amigo que morreu. O primeiro encontro não é bom, mas Amelia fica em seu pensamento por um longo tempo.
A.j é viúvo a pouco tempo, se tornou ranzinza e bebe demais. Sua cunhada, Ismay e o policial Lambiase, têm um papel de trazer A.j pro lugar certo de novo.
Dois acontecimentos mudam a vida de A.j: uma entrega e uma perda, e a partir desses acontecimentos a história se desenrola.
A escrita do livro é fluida e bem objetiva, mas truncada, pois há erros gramaticais e de ortografia e também passagens sem sentido, que não sei se é culpa da tradução, e isso me incomodou o livro todo. Há também informações desencontradas.
O livro é bem corrido. Em menos de 200 páginas se passam quase uns 15 anos, com isso, faltou profundidade principalmente na relação entre os personagens (que são bem construídos, mas me faltou empatia por eles). Tudo acontecia rápido demais, tem muitos diálogos rasos e cenas superficiais.
A ambientação é uma das coisas boas nesse livro, uma livraria em uma ilha, não poderia ser mais intimista e cativante. Gostei das descrições e me senti realmente em Alice Island e na Island Books.
Outra coisa boa são as referências a livros e à leitura. É muito bom compartilhar disso com os personagens.
A história tem temas pesados (adoção, traição, suicídio, roubo, doença), mas consegue transitar por eles de forma leve e sutil.
Os plots twists são bacanas, mas nada que vai causar um grande impacto e o final é triste, mas traz ao mesmo tempo um ar de esperança. A mensagem de que tudo é um ciclo, ao mostrar a rotina de um homem comum que tem sua vida transformada, mas ainda sim, sua vida continua comum só que agora com mais cor, e no fim foi só mais uma vida.
Foi uma releitura bem aproveitada, onde pude notar coisas que não percebi da primeira vez, porém a narrativa corrida e as passagens sem sentido me fizeram dar só três estrelas, pois atrapalhou muito minha experiência de leitura. A escrita objetiva demais e a falta de profundidade não me fizeram me emocionar com a história, faltou conexão.
É um livro bom (mas não tão bem escrito ou é mal traduzido/revisado não sei).
Recomendo esse livro se você gosta de histórias leves, com mensagens de vida para refletir e é claro, se você gosta de livros que falam sobre livros e o amor pela leitura.

Renata.Mieko 13/12/2023

Cada livro sobre livrarias, livreiros, mundo editorial que leio me deixa mais encantada e com vontade de ler mais.
Esse livro é maravilhoso
Sensível e arrebatador.

@meninaculta 11/12/2023

Um livro que não fala apenas sobre livros, mas como uma livraria une as pessoas e transformam vidas. A.J. é viúvo e dono da única livraria na cidade. As vendas não estão indo bem e ele ainda vive em luto. A.j é um tanto ransinza e mal humorado mas sua vida inteira muda após a chegada de Maya uma bebê que foi deixada na sua livraria.
Vemos a mudança de A.J e como ele começa a enxergar a vida com outros olhos e sentimentos. Sem contar os personagens secundários que tornam a história anda melhor. Não esperava me surpreender com esse livro. É uma leitura leve e com um plot twist gigantesco que me deixou de queixo caído.

leaoliterario 08/12/2023

?As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta dessa pergunta: Qual é o seu livro preferido??

hagabrielah 05/12/2023

Amei
"A Vida do Livreiro A. J. Fikry", de Gabrielle Zevin, revelou-se uma leitura emocionante e envolvente. A história de A.J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island, trouxe consigo uma profunda reflexão sobre segundas chances e a transformadora magia dos livros.
O mote "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo" ressoa ao longo da narrativa, criando uma atmosfera acolhedora e mágica em torno da livraria de A.J. O enredo, permeado por reviravoltas e surpresas, não só revela a jornada de autodescoberta do protagonista, mas também celebra a capacidade dos livros de unir pessoas e transformar vidas.
A entrega misteriosa que chega à livraria de A.J. serve como ponto de virada, instigando-o a repensar seus objetivos e a redescobrir a alegria na vida. A narrativa habilmente equilibra emoção e otimismo, proporcionando uma leitura gratificante e inspiradora.
Inspirada pela recomendação da Tami do Resenhando Sonhos, decidi explorar essa obra, e não me arrependi. "A Vida do Livreiro A. J. Fikry" é um tributo aos amantes da literatura, um lembrete de que, mesmo nos momentos mais sombrios, os livros têm o poder de iluminar nossas vidas. Recomendo esta história como uma experiência que aquece o coração e reafirma a beleza transformadora da leitura.

Steffani5 04/12/2023

Queria morar nessa ilha
Depois de ler Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã, procurei outro livro da autora e achei esse.

Gostei de ler, fiquei triste com o final e gostei da vibe da cidade.

Romantiza o poder de uma livraria em uma cidade, se bem que gostaria que fosse assim, na verdade.

Gosto da escrita da autora, é fácil, rápido e simples.

Adriana854 10/10/2023

Perfeito
Olha, nem sei do que gostei mais nesse livro. Livro delicado, bem humorado, leve.. fofo! Escrita incrível e personagens cativantes. E um livro que nos faz lembrar a razão pela qual gostamos tanto de ler.

TÍTULO: A Vida do Livreiro A.J. Fikry

AUTOR: Gabrielle Zevin

TRADUÇÃO: FLavia Yacubian

EDITORA: Paralela

SINOPSE: ?Livrarias atraem o tipo certo de gente?. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é ?Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo?. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.

geovana 23/09/2023

Segundo livro dessa autora que eu acho impossível dar menos de 5 estrelas, mesmo odiando e querendo denunciar ela. uma sensação de amor e ódio. vi algumas resenhas levantando pontos negativos sobre o desenvolvimento e tal, mas não me incomodou nem um pouco. parabéns gabrielle zevin, nunca mais vou ler outro livro seu ?