A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Ioneide 27/11/2022

Sempre bom ler um livro que fala de livros
A vida de um livreiro narrada nesse livro vai da solidão a um homem casado com uma filha. Não tinha muio expectativa a respeito porém até que não foi de todo uma leitura ruim.

@elaqueamalivros 07/11/2022

Gostei do enredo, mas?
Quis muito ler esse livro após uma indicação e por se tratar de livro que fala de livro, me empolguei mais ainda.

Gostei do enredo, muitas frases me fizeram refletir, amei várias referências, maaaaaas os personagens não me cativaram, muita coisa ficou solta, não houve profundidade nas relações, diálogos fracos em vários momentos e faltou uma revisão na tradução, pois tem muitos erros de português.

Mas é um bom livro! ?

MatthewsVianna 25/10/2022

Uma narrativa curta, repleta de nuances. Conhecer A. J. Fikry e acompanhar os desdobramentos de sua vida e dos moradores de Alice Island foi um deleite.

A autora conseguiu criar personagens tridimensionais e cheios de personalidade. Foi muito fácil criar empatia por eles e por suas histórias.

A passagem de tempo e de voz narrativa foi um recurso usado de maneira muito satisfatória. O capítulo da Maya é maravilhoso.

O primeiro favoritado do ano.

debfaria 15/10/2022

A vida do livreiro A.J. Fikry
Que história mais fofa! Esse é aquele livro que me deixou com o coração quentinho.
Não é um livro muito conhecido e eu amei a experiência de leitura, é super curtinho e muito fácil de ler.
O livro apresenta algumas falhas na narrativa, não é o livro mais genial que li, mas a história em si me envolveu tanto que entrou para minha lista de favoritos.

"O lugar que Maya mais ama é lá embaixo porque lá embaixo é onde fica a livraria, e a livraria é o melhor lugar do mundo."
- A vida do livreiro A.J. Fikry

Igor Mattos 09/10/2022

“É o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola”, diz a passagem,
“mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. Certo dia, não se
sabe quando, vai estar dirigindo por uma rua. E certo dia, não se sabe quando, ele, ou ela, aliás,
estará lá. Será amado porque, pela primeira vez na vida, realmente não estará solitário. Terá
escolhido não estar solitário.”

Gabi 05/10/2022

Gostei Bastante
Os primeiros 30% pra mim foram meio difíceis estava achando o livreiro muito chato, mas depois que a Maya entra na vida dele o livro fica uma delícia. O livro não tem uma narração linear, segue a cronologia dos fatos, mas não te conta quantos anos se passou, ou seja, o livro trabalha com saltos no tempo, não acho que isso atrapalhe a leitura é só pra deixar claro. Outro ponto, é um livro muito fluido, você lê muito rápido e fica interessado em saber a sequência dos fatos, porém as coisas acontecem muito rápido, ainda mais por não termos a noção de quanto tempo se passou por causa dos saltos no tempo da a impressão de que tudo aconteceu freneticamente, eu particularmente não achei um problema, entretanto se tivesse desenvolvido melhor alguns assuntos seria um livro 5 estrelas. Acredito que seja uma leitura super válida, não dava nada por esse livro e acabei me surpreendendo, super leve e divertido, tem sim alguns momentos difíceis, mas que vida não é difícil?

maa 04/10/2022

Livreiro
Gosto de livros curtos e livros que me fazem pensar. Conta um pouco da história de A.J na ilha de Alice Island, e caracteriza ele como ranzinza e uma pessoa com poucos amigos. Ele tem uma livraria e quase tudo na história tem um começo nela: como ele conheceu a Amelia, como perdeu um livro(no apartamento em cima da livraria) e fez um amigo e como conheceu a sua filha Maya.

Raquel 03/10/2022

uma vida
um homem não é uma ilha. ou ao menos não é o melhor de si quando é uma ilha.

A.J. e os altos e baixos da vida de um livreiro introspectivo, ranzinza e a inesperada mudança provocada por uma chegada inesperada em sua vida.
Um lindo livro sobre livros, relações e amizades duradouras.
#quentinhoNoCoração

Juliana (Ju/Jubs) 23/09/2022

Eu queria dar mais estrelas só pelo campo emocional. Acho que quando o livro trata do que é ser leitor já atinge o ponto fraco. E eu comecei a ler esperando favoritar.

Acontece que o livro não tem um desenvolvimento bom. A marcação do tempo é superficial, os personagens, de certa forma, também. Alguns diálogo são muito fracos. Acho a quantidade de referências exagerada (Apesar de ter anotado muitas dicas), muitos erros de revisão textual, personagens caricatos. Enfim, MUITOS defeitos.

Não tem como dizer que é um livro bem escrito, mas ele é sensível, é leve, é rápido, e fala do melhor tema possível: livros.

Leticia.Luchetta 21/09/2022

5 estrelas
Livro encantador, fluído e fácil de ler, mesmo para quem ainda não tem o hábito de leitura. Me trouxe várias emoções, li e chorei em meras 186 páginas.
Obs.: Traz ótimas indicações literárias para acrescentar na nossa pequena wishlist, só que não 😂

Jucorujinha 07/09/2022

Achei ao acaso e já quero pra ontem (186 páginas)
"Não gosto de pós-modernismo, ambientações pós-apocalípticas, narrações post mortem nem de realismo mágico. Não costumo gostar de artimanhas nos formatos, fontes múltiplas, imagens desnecessárias - basicamente, truques de qualquer tipo. Acho ficção sobre o Holocausto ou qualquer outra grande tragédia mundial de mau gosto: apenas não ficção, por favor. Não gosto de mistura de gêneros, tipo romance literário de detetive ou fantasia literária. Literatura é literatura, gênero é gênero, misturar as coisas não costuma dar muito certo. Não gosto de livros infantis, principalmente os com órfãos, e prefiro não entulhar minhas prateleiras com livros juvenis. Não gosto de nada com mais de quatrocentas páginas e menos de cento e cinquenta. Sinto repulsa por romances escritos por ghost-writers para estrelas de reality shows, livros de imagens de celebridades, memórias de esportistas, edições pós-filmes, livro-brinquedo e, suponho que nem preciso dizer, vampiros."

Como não gostar do personagem depois de ler isso? Logo no início do livro, já fiquei cativada com A.J Fikry, nosso protagonista ranzinza: um livreiro viúvo que aparentemente ficou muito amargurado com a morte da esposa. A vida do livreiro vai se transformando quando ele se vê cuidando de uma criança.

Luiza.Castro 28/07/2022

Fui enganada pela capa. Apesar de ser sim um livro leve e divertido, é muito reflexivo e nos faz questionar várias decisões.

Tayná 25/07/2022

A vida do livreiro A.J. Fikry conta a história, óbvio, de A.J., um homem de meia idade que está apenas existindo após a morte da sua esposa de forma bem trágica. Apesar da vida que leva, ele é dono de uma livraria e os livros são suas maiores distrações, de preferência os contos.

Tudo na vida de A.J muda quando ele tem um apagão após uma bebedeira forte e o exemplar de um livro muito valioso que ele possui é roubado, levando com ele toda a esperança de A.J. de ter uma renda que jamais a livraria lhe proprocionaria. Além do roubo, em sua livraria A.J. descobre que lhe deixado algo que um dia se tornará a coisa mais valiosa que ele terá em vida.

Achei muito interessante que o livro utiliza dos contos para trazer pedaços da história de A.J. e de outros personagens que compõem a sua vida. Cada capítulo inicia com uma indicação de conto direcionada a alguém, con as observações realizadas pelo próprio A.J. e que no final do livro descobrimos o porquê dele fazer isso. Um livro cheio de reviravoltas e muito bem amarradinho em seu núcleo pequeno. Gostei bastante.

Fabi 29/05/2022

Amei..
Amo livro que fala sobre livros e esse não poderia ser diferente! Leitura rápida que conclui em 3 dias e ao final me deixou com o coração apertado e feliz também. Amei a escrita da autora, livro essencial para quem curte livros.