A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

cris.leal 20/11/2020

Superou minhas expectativas…
O descendente de indianos A. J. Fikry, tem 39 anos e é dono da Island Books, a única livraria da pequena cidade onde mora. Viúvo há quase dois anos, encontra-se deprimido e não consegue mais encontrar um motivo para se preocupar muito com nada. Solitário e irritadiço, planeja se entregar a bebida e arruinar seu negócio.

O livreiro vê sua vida tomar uma direção completamente nova, quando o destino coloca nela duas pessoas: Amelia Loman, peculiar representante de vendas de uma editora, e Maya, uma esperta garotinha de apenas dois anos. Elas renovam as esperanças de Fikry, ao despertarem nele a capacidade de amar e ser amado, e a vontade de cuidar e ser cuidado. Desta forma, ele volta a ser o afortunado provedor de cultura da sua comunidade.

Trazendo personagens maravilhosos, ótimas referências literárias e citações memoráveis para refletir, esta é uma história de redenção, onde os livros e a leitura entrelaçam vidas que compartilham amizade e amor. Terminei de ler com um sorriso no rosto e um grande nó na garganta. Recomendo muito.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/11/resenha-vida-do-livreiro-j-fikry-de.html

resenhasdajulia 28/05/2021

A.J Fikry é um livreiro amargurado e solitário que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando conhece Amelia, uma representante de vendas de uma editora, e Maya, uma garotinha de 2 anos.

Esse livro estava na minha meta há anos, mas só li agora. Livros que falam sobre livros me conquistam rapidamente e gostei desse. Foi bem rápido de ler e emocionante em alguns momentos!

Rafaela B 12/06/2014

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
O que posso dizer sobre esse livro? Não sei se o amei porque sou livreira e amo minha profissão ou porque esse livro é bom mesmo. Acho que um pouco das duas coisas. Isso não significa que quem não trabalha no ramo de livros não vá gostar. Muito pelo contrário, é uma ótima pedida para conhecer muitos livros legais (apesar do Fikry dizer que alguns são chatos).

A Vida do Livreiro A.J. Fikry conta a história de um dono de livraria de uma cidade pequena, bem pequena mesmo, uma ilha até. Ele é uma pessoa ranzinza, que só vende o que ele gosta e é o terror dos representantes de editoras que vão lhe apresentar o catálogo de lançamentos.
Desde que sua esposa morreu leva uma vida ainda mais reclusa que o normal e pensa em se aposentar vendendo um livro raro de Edgar Allan Poe que conseguiu numa feira de garagem a um preço bem camarada, mas sua vida tem a primeira reviravolta (ao longo do livro serão muitas): o livro é roubado e seu plano de deixar aquele lugar vai por água abaixo. Não bastasse isso, alguém resolve abandonar um bebê em sua livraria e o faz pensar se está pronto para ser pai e amolecer um pouco seu coração de pedra. Ainda tem que lidar com a nova representante da editora Piterodactyl que não conhece nada dos seus gostos enquanto que seu antecessor poderia ser chamado até de amigo pelo Fikry, mas que fez o favor de morrer gerando esse inconveniente de ter que aturar alguém novo e inexperiente. Entre essas e outras histórias o livro conta como é a vida de Fikry na pequena cidade, o papel da livraria na comunidade e o relacionamento das pessoas, para lá de real. Não quero contar muito porque não gosto de resenhas grandes e não quero passar uma visão errada do livro. Mas posso garantir que é uma ótima leitura, todos personagens são maravilhosos e são bem reais, difícil não se identificar com um deles.
Só mais 2 coisas que quero falar sobre o livro:
1. Cada capítulo começa com o comentário de A.J. Fikry sobre um romance ou conto. Todos com bastante personalidade e as vezes com muita ranzinzice.
2. Tem um livro que Amelia ama: Desabrochar Tardio. Parece um livro lindo, da vontade de correr para comprar um... mas ele é fictício! Me lembrou muito de Uma Verdade Imperial. Fico frustada com isso, parece que vai ser o livro da minha vida e descubro que ele não existe.
Manuella_3 17/06/2014minha estante
Oi, Rafaela
Adorei sua análise e ja vou solicitar o livro. Vim conferir sua opinião antes de decidir e... voilá! Fui fisgada!
Depois te conto.
Bj

Vivian R 15/07/2014minha estante
Acho que você quis dizer "Uma AFLIÇÃO Imperial". Gostei da resenha, vou lê-lo :)

Cinara... 30/11/2020

"Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós."

Quem ama livros, cheirar livros, tocar os livros e óbvio ler os livros, impossível não favoritar um livro sobre o mundo livros! ?
@tigloko 30/11/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler esse!

Cinara... 30/11/2020minha estante
Tiago acredito que você vai gostar bastante?

@tigloko 24/08/2021

O sentimento reconfortante que uma livraria proporciona
Não é um gênero que costumo ler mas me surpreendi bastante com esse. A princípio me pareceu apenas uma comédia romântica. Porém, ele vai além disso ao apresentar personagens cativantes, que, em poucas páginas, eu já estava investido em suas histórias.

Tem alguns clichê durante o livro que poderiam ter estragado a leitura. Mas se bem usado, que mal tem? Passando emoções na medida certa. Sendo engraçado sem se tornar cômico demais. E sendo triste sem se tornar deprimente. Além do romance ser bem construído.

E claro, é um livro que fala sobre livros. Com varias indicações involuntárias ao longo da leitura( tive q anotar pra pesquisar depois kkk), é daqueles livros para apaixonados por livros. Não tem como não amar. Livro simples mas muito profundo. Recomendo de olhos fechados

Sira Borges 16/12/2021

A vida do livreiro A.J. Fikry
Peguei esse livro sem muita expectativa, mas acabei amando a história de A.J., Maya, Amelia, Lambiase! Esse é um livro sobre livros e livraria que realmente fala sobre livros e livraria. Simples assim... Personagem favorito: Island books, a livraria.
As resenhas dos inícios de capítulo, que no início são estranhas, do meio pro fim se revelam o melhor do livro... Vale a pena lê-las novamente, depois de terminar a leitura.(conselho pra quem for se aventurar na leitura...rsrs).

AqueladoAprisco 22/09/2021minha estante
Não conhecia esse livro, ele parece bem interessante. Quem não ama histórias sobre livrarias, não é mesmo? ^^

Bea ou Bia 22/09/2021minha estante
Exato ;)

Juliana 03/08/2020

Livro para quem ama livros!
No livreiro Fikry é fácil ver cada um que tem nos livros um amigo, um professor, um companheiro viajado e sábio. A obra vem recheada de referências que dependendo da identificação do leitor garante boas risadas (Wallace e Proust teriam duas coisinhas a dizer sobre isso, rs). A cada situação que a história apresenta ao protagonista, uma citação encoraja, conforta, confronta. Que alegria conhecer essa obra e tantas outras mencionadas! Alegria maior ainda que tudo se encaixe tão bem e que seja uma leitura tão completa, construída em ambientes e em sensações tão familiares a todos que tem por parte essencial da vida a leitura e os livros.

Vale a releitura para captar todos os elementos literários utilizados com propriedade pela autora.
Carol 04/12/2021minha estante
Esse eu guardo no coração com espaço especial!

Juliana 05/12/2021minha estante
Amo a história e as referências ??

Gabriela3420 09/03/2023

A vida do livreiro A.J. Fikry
Conhecemos Fikry quando ele fica viúvo, ainda muito abalado pela perda da esposa, ele se torna uma pessoa - ainda mais - rabugenta e também autodestrutiva. Para piorar a fase ruim, a pequena livraria que ele mantém numa ilha de veraneio na Nova Inglaterra (EUA) vai mal e um livro raríssimo e valioso que ele possui é roubado. A maré de azar só muda quando um misterioso pacote é deixado em sua porta.
“A vida do livreiro A. J. Fikry” é um verdadeiro tributo aos livros, leitores, livreiros e livrarias. É o amor pela leitura que conduz toda a história, uma trama com doses de humor e drama na medida certa, repleto de referências literárias, um livro clichê, leve, estilo comédia romântica da sessão da tarde. Ideal para ler num feriadão ou numa tarde de domingo preguiçosa, para refletir sobre a importância de contar com uma rede de apoio.
A minha experiência de leitura só não foi melhor porque o livro tem sérios problemas de revisão e tradução.

Fabi 29/05/2022

Amei..
Amo livro que fala sobre livros e esse não poderia ser diferente! Leitura rápida que conclui em 3 dias e ao final me deixou com o coração apertado e feliz também. Amei a escrita da autora, livro essencial para quem curte livros.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Eu basicamente comprei ele porque sabia que era um livro que ia falar sobre livros e por mais que a premissa da história seja bem simples o livro trouxe pra mim uma sensação se alegria muito grande, que é até difícil de explicar.

Esse livro vai nos contar bem o que o título já nos antecipa, a vida do livreiro A. J. Fikry, um homem que é dono de uma livraria, a Island Books, em uma pequena cidade chamada Alice Island. Fikry tem um humor nebuloso e está bastante solitário desde a morte da sua esposa e, com isso, não faz muita questão de ser simpático, o que faz com que o leitor, a principio, fique bastante receoso com o protagonista.

O livro vai começar com ele recebendo Amelia Loman, a representante da Editora Piterodactyl e sendo bastante rude com ela, já que, mesmo sendo dono de uma livraria ele é bastante seleto com o seu gosto literário. Após isso descobrimos que Fikry guardava em seu apartamento, em cima da livraria, um livro antigo e raro que pensava ser a sua “poupança” para quando não quisesse mais trabalhar, porém nesse dia, após ficar bêbado e adormecer com o livro no colo, ele acorda e descobre que o exemplar sumiu e isso vai ajudar a causar uma mudança de perspectiva em sua vida. Porém não são esses fatos que vão tornar o livro interessante ou dar continuidade a história, e sim um pacote que é deixado para o livreiro algum tempo depois em sua livraria. Uma menina, chamada Maya, abandonada com um bilhete dizendo que sabia que ele iria cuidar bem dela e esse fato sim é que vai mudar a vida desse homem que já tinha desistido de viver a vida plenamente.

Daí pra frente vamos ter um Fikry relutante com relação a essa criança e o que fazer com ela, ideias para melhorar os negócios da livraria que não vão lá muito bem e a batalha de seu coração ao encontrar um novo amor que lhe devolva paz e vontade de seguir em frente.

Pra mim, que não sabia o que esperar do livro, foi uma grande surpresa saber como uma história tão simples pode me dar tamanha satisfação de leitura e me preencher o coração.

Ao longo das 200 páginas que compõem essa história tão bonita vamos acompanhar toda a vida de um homem, que aos poucos vai se abrindo para o mundo e para as felicidade que a vida pode dar. Todo início de capítulo é iniciado com as considerações do livreiro sobre um livro que ele leu, como se fosse um diário de leitura, algo que ele está escrevendo para alguém.

Apesar de ter ouvido vários questionamentos de como a edição em português estava com problemas de revisão e de edição, eu ADOREI esse livro e ele já entrou rapidinho para aqueles livros que eu guardo pertinho do coração.

Acho que ele trás uma lição bacana de como ao tentarmos, podemos sim ser felizes e aproveitar tudo de bom que a vida tem a oferecer ;)

Se você está procurando uma história bacana e leve, porém cheia de sentimento, fica aqui a minha sincera recomendação.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-a-vida-do-livreiro-a-j-fikry-gabriele-zevin/
Amanda Mohring 05/12/2022minha estante
Estou há alguns minutos tentando escrever uma resenha, até que resolvi ler algumas, você descreveu muito bem. Um livro leve, singelo e de muito sentimento. Comprei em uma promoção e não fazia ideia do que esperar. Simplesmente amei!

Caroline Gurgel 20/08/2014

O ciclo da vida...
A vida do livreiro A.J. Fikry chamou a minha atenção justamente pela palavrinha mágica livreiro. É natural que as pessoas que gostam de ler se interessem por livros que falam de livros, e aí minha imaginação já entra em parafuso e começo a ver magia para tudo quanto é lado, começo a imaginar uma bela livraria, uma pequena cidade e muitos leitores apaixonados. Bem, não é por aí que esse livro se desenrola, ele é realístico e pé no chão.

A.J. Fikry é o dono da única livraria de Alice Island, a Island Books, e está amargurado, de mal com a vida, sofrendo pela morte de sua mulher. As vendas vão mal e A.J. não se importa muito, continua rabugento. Até que um certo dia encontra algo no chão de sua livraria que vai mudar sua vida e fazer com ele se abra para a possibilidade de amar novamente.

A estória é daquelas completamente plausíveis, daquelas que você até relaciona os personagens com pessoas que você conhece de tão real e corriqueira que ela é. Não tem firulas, enfeites e confetes. Não tem grandes mistérios, reviravoltas, amores arrebatadores nem nada. Ela é simples e é aí que está sua beleza.

A.J. é um personagem que você aprende a gostar ao longo do livro. Adorei o cinismo que a autora imprimiu no seu gosto literário e a maneira que ele se orgulha em criar a Maya para ser uma nerd. Maya é, para mim, a personagem central e me conquistou completamente com sua fofura e esperteza. Amelia também tem seu charme, tem uma paixão especial pelo que faz e uma simplicidade e carisma que envolvem o leitor.

Dos secundários, Ismay não me cativou, mas Lambaise é tão, mas tão típico que não tem como não simpatizar com ele. É aquele delegado que, bem, não lia, mas que de tanto aparecer na livraria e ter que comprar livro por um certo motivo, passa a lê-los para não desperdiçar o dinheiro gasto. Claro, encontra seu gênero literário favorito (ou se encontra nele) e passa a ser um leitor voraz. Daniel Parrish, apesar de não ser envolvente (e nem era a intenção da autora, talvez), é muito bem construído e tem um certo clichê, acredito eu, inerente a muitos escritores.

A escrita é...digamos...esquisita, mas não em um mau sentido. É difícil explicar, pois ao passo que me diverti bastante também achei um pouco...marcada demais. Não é que seja ruim, só não é comum, é como se fosse pausada, um pouco seca. Talvez um dia eu encontre uma palavra adequada e edite meus comentários, mas por enquanto deixo registrado essa impressão: boa, mas estranha.

O livro tem alguns erros de revisão bem grosseiros, mas nada que atrapalhe demais a leitura - mas sentimos falta do capricho, não é verdade?

No geral, A vida do livreiro A.J. Fikry é uma leitura agradabilíssima, incrivelmente realística e um tanto divertida. É daquelas estórias para se ler em uma sentada, em um domingo à tarde, comendo pipoca. Tem um quê de tristeza, mas é colocado de uma forma bem natural e bonita, demonstrando que a vida segue seu caminho, seu ciclo, que ela se renova e continua. Não morri de amores, mas, taí, recomendo.

❤ ❤ ❤ ♡ ♡
★ ★ ★ ★ ☆
Andressa 20/08/2014minha estante
Tenho vontade de ler esse livro também. :)

Caroline Gurgel 21/08/2014minha estante
É uma boa leitura, Andressa, acho que você vai curtir!
;)

Andressa 23/08/2014minha estante
Vai para a lista!

Ana Claudia 07/07/2021

?Livrarias atraem o tipo certo de gente.?

A.J. Fikty é dono de uma livraria em uma pequena ilha, a Islands Books. Ele é viúvo, ranzinza e não gosta de quase nada sobre livros. Até o dia em que aparece um pacotinho em sua loja e ele, sem saber como cuidar, começa a ver a vida e os livros de uma outra forma.
Toda essa mudança o transforma como pessoa e as vendas na livraria começam a melhorar. E aos poucos ele começa a encontrar a felicidade que pensava não ter mais.

Um romance bem delicado, envolvente, emocionante e divertido.

maria 21/02/2022

"Mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que livros?"
Comecei a ler sem expectativa nenhuma e acabei amando. Me apeguei demais aos personagens e concerteza irei reler!! :)

Willy 16/05/2021

É muito bom e melhor do que eu imaginava. A história flui e você fica com o coração quentinho lendo.