A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Sthe 03/01/2021

A vida do livreiro A. J. Fikry
Adorei o livro! História com personagens simples mas com uma escrita ótima, referências atuais... Trata da inserção dos e-readers nesse mundo das leituras, mas também fala da importância das livrarias. Aborda outros temas como novo amor, adoção, valores sociais, entre outros. História breve mas boa.

Emma 10/01/2023

O livro é ótimo, mas acho que li no momento errado
Não entendam mal quando falo que li no momento errado. Estou tendo alguns problemas pessoais e esse livro bateu fundo no meu peito.
Esse livro é uma lição de vida e me fez refletir tanto que me peguei chorando no final.

Michelle Trevisani 02/04/2015

Livro lindo!
Cada pessoa tem um gosto. Isso não podemos discutir. Mas esse livro é tão lindo, tão doce e sincero, que acho muito difícil não agradar nenhum um pouquinho qualquer tipo de leitor! rsrs... eu simplesmente amei como a história foi construída, que revela a vida de um livreiro comum e como um acontecimento pode mudar completamente a vida de uma pessoa para melhor. Em como podemos ser melhores dependendo de nossas escolhas. E o pano de fundo é uma vida em uma livraria, com menção de livros, contos, e a paixão por livros que só quem tem sabe como é! Um livro cativante, que já está na minha lista de favoritos!

Kaydson Gustavo 13/11/2020

"Às vezes os livros só nos encontram no momento certo." (p. 63)
"Só conversamos sobre livros, mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que livros?"

É esse o questionamento que faz o livreiro A.J Fikry se indagar quando descobre que o representante de uma das editoras da qual é cliente faleceu. Não que fossem amigos, porque não eram, mas saber da morte de alguém que via com certa regularidade é como jogar mais ácido no seu humor, já nem tanto agradável. E saber disso tempos depois, porque surgira Amelia, a nova representante, deixa A.J. ainda mais irritado.

A.J. é dono de uma livraria. Não dessas que tem escadas giratórias, milhares de andares e tudo o mais. É simples, pequena e somente com os livros que o proprietário escolheu a dedo. A.J. carrega o lema da sua livraria para a vida: "Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo. (p. 5)

O nascimento do seu humor ácido e sua misantropia vieram após o falecimento da sua esposa: Nicole Evans, a querida Nic. O ruir do castelo de A.J. acontece após a fatalidade, como se os pontos do horizonte sumissem e tudo ficasse escuro, sem rumo. A.J. perde completamente todo cuidado próprio e a responsabilidade com sua saúde, fast-foods e garrafas de vinhos são os seus bons-dias e suas boas-noites.

Para A.J. a única coisa de valor que ele possui agora é seu livro raro: Tamerlane. Um livro de contos raros do Edgar Allan Poe que vale na casa dos milhares. Acontece que, como toda desgraça na vida do A.J é pouca, o livro é roubado.

Perder a esposa, perder o representante (que ao menos conhecia o seu gosto) e vir uma nova chamada Amélia, totalmente divergente das escolhas que já lhe era habitual tomar na compra de livros, a crise na livraria e a única coisa que parecia ter valor, seu livro raro, no mínimo, abala um pouco a experiência humana de positividade com a vida.

O livreiro perde seu total apego as coisas, começa a sair para correr e deixar sua livraria aberta, afinal, a única coisa que tinha de valor havia sido levada. Até que ao voltar encontra um embrulho, um presente (?), não se sabe! É um clique! Uma chave que vai modificar toda sua vida e abrir novas portas.

Percepções.

Para pessoas como eu que tem gostinho por ironias e sarcamos, A.J. é mesmo minha personagem favorita, O Dr. House dos livros. É um livro que lhe atravessa, transpassa, ultrapassa! Os sentimentos vão de alegria, raiva e tristeza, jogados em um liquidificador na velocidade três. A Gabrielle (autora) nos joga na montanha-russa de sua escrita. Sua linha não é cronológica, mas é um fio ligado do coração aos livros. É o terceiro livro mais bonito que li em 2020. Guardei rancor de uma personagem, amei outra incondicionalmente, quis chorar por uma e fui feliz por outra, igual na vida, nosso carrossel de sentimentos.

Eu garanto que você vai amar esse livro, essa história. Vai se envolver e se entregar! Não será rápido, ainda que as letras lhe envolvam e nem tão lento quanto um freio brusco... será como uma folha no fim da primavera vindo a florescer... como num desabrochar: um desabrochar tardio.

"A primeira vez que vi você, achei parecida com um dente-de-leão." (p. 90).

Dentes-de-leão são plantas selvagens, não podem serem compradas, são livres e selvagens. Se você tocar ela desmancha e se mergulhar e tornar a superfície ela fica intacta.

Não é o toque, mas é o mergulhar que a mantém intacta. Inteira.

DêlaMartins 05/01/2023

Leve, lindo...
Li em 2016, encontrei o resumo na contracapa e resolvi aqui transcrevê-lo.

Li em 3 noites, fácil de ler. Passagens tristes, escritas de forma leve, sem sofrimento; passagens engraçadas sem piadas; passagens alegres e suaves. A. J. é proprietário de uma livraria que fica numa ilha de veraneio. Ele sai de uma rotina chata, sai do mau humor quando duas mulheres e alguns amigos entram em sua vida. A partir do momento em que ele permite a entrada de pessoas diferentes em sua vida, ela muda para melhor, mesmo com as diferenças. Encantador. Super recomendo.

K 05/06/2021

me surpreendeu
?Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós".

esperava uma leitura fácil e fluida e minha expectativa foi totalmente atendida. esse livro me deixou bastante envolvida com a história do livreiro (mau humorado) a. j. fikry e com vontade de conhecer sua pequena livraria em alice island. ri, me emocionei, não consegui parar de ler. é um livro maravilhoso pra quem anda meio travado com as leituras, realmente é uma verdadeira "carta de amor aos livros".

Regina 08/01/2023

Uma leitura agradável
A vida do livreiro é bem agradável. Fluida, bem
Amarrada. No início achei um pouco chata, mas a partir de um determinado episódio da trama as situações se transformam e a história desenvolve muito bem. Vale a leitura

leonardo1221 28/01/2023

não tava colocando muita fé, comprei pq ia pagar bem barato mas ele é bom, foi uma leitura boa então 3,5 pra ele

Alyne 13/11/2015

Um livro que se ler devagar
A vida do livreiro A.J. Fikry é super leve e com uma escrita maravilhosa. É um livro sem pretensão nenhuma, que ensina a cada página e ainda por cima dá muitas dicas de livro.
Você faz questão de ler bem devagar, porque não quer que termine.

Monica Sobrinho 01/04/2021

É um livro gostoso e rapidinho de ler, porém não tem nada muito surpreendente. Eu estava precisando de um livro levinho e esse cumpriu o que eu queria.

Livia Barini 23/04/2021

Razoável
O livro é levinho e bem escrito, mas não funcionou para mim.
Acredito que a autora queria construir aquele personagem "velhinho ranzinza de coração de ouro", que eu sinceramente adoro, só que não me convenceu. Para mim A.J. era só alguém revoltado com a vida (e ele lá tinha os seus motivos).
Também me irritou profundamente a autora chamar vários personagens com menos de quarenta anos de velhos. Até entendo esse discurso nos fissurados por moda, mas esperava um discurso mais inteligente vindo de uma escritora.
E detestei o final. Acho que se não fosse pela pandemia, repleta de notícias ruins, talvez eu tivesse conseguido engoli-lo sem achar tão ruim, mas nas atuais circunstâncias não desceu kkk

Gi 07/12/2022

A vida de um livreiro
Que livro mais fofo!
Sim, a vida do livreiro é bem chatinha até ele conhecer duas pessoas que muda a sua vida.
Tem no enredo adoção, livros, amor, livros, mistério, livros e drama e livros.
Muito rápido de ler e muito fácil de adorar.
Simples e comovente. Adorei!

Patrícia 10/04/2020

Simples e leve!
Sobre livros e pessoas! Livro que me encantou pela leveza e pelo simples fato de falar de livros! Recomendo!

Letícia 21/08/2014

Favorito do ano!
Que história deliciosa de se ler, gostaria que o livro fosse mais longo, deu um vazio no fim...deixou-me um gostinho de quero mais!

Mikaela.Lacerda 27/05/2020

Livreiro
Gostoso de ler, te prende e te deixa com gostinho de quero mais!