O Lado Sujo do Futebol

O Lado Sujo do Futebol Amaury Ribeiro Jr....

Resenhas - O Lado Sujo do Futebol

Arthur 24/01/2023

Uma resenha do futebol como negócio
Trata-se de uma "biografia" do período em que Ricardo Teixeira e seu ex-sogro João Havelague estiveram na frente da CBF e da Fifa. Uma extensa investigação jornalística tendo essa dupla como personagens principais.

No decorrer do livro é possível compreender, implicitamente, os motivos pelos quais os autores optaram por um título mais discreto

Ao menos que você seja um cartola do futebol, impossível não ficar minimamente espantado com o que o futebol se tornou depois dos poderoso descobrirem o seu poder financeiro.

Vale a pena a leitura! Acho difícil você deixar de gostar do esporte por isso. O choque que esse livro pode provocar hoje é muito menor do que em 2014 quando foi lançado. Afinal, pra hoje, é meio que mais do mesmo.

Ladybug 06/02/2022

Todos sabemos que o futebol movimenta muito dinheiro, mas esse livro nos traz um belo relato de um lado obscuro com fatos que comprovam o quanto essa indústria é bilionária, com as mesmas cabeças concentrando poder.

Alex 16/08/2021

Nike, Adidas, FIFA, TV Globo, Barcelona, Lula, Odebrecht, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, etc, etc, etc.
Uma obra valiosa, que remonta os reinados de João Havelange e Ricardo Teixeira, ex-aliados e ex-familiares, que por décadas mandaram e desmandaram no esporte mais popular do Brasil.

Com detalhes impressionantes e minuciosos, os autores Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastnet documentam nesta obra fatos devastadores sobre os bastidores da comercialização do futebol, que culminam na famigerada Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Figuras pouco conhecidas do público, como o espanhol Sandro Rosell, ex-presidente do FC Barcelona, J Hawilla, ex-proprietário da Traffic e outros figurões ligados à marcas famosas e conglomerados de midia, são expostos de forma avassaladora, trazendo à luz do leitor fatos que ocorreram embaixo dos panos e ajudam a explicar o motivo do futebol ser tão lucrativo e ambiente tão favorável para corrupção.

O amor que tenho pelo futebol não acaba por conta desta leitura, aliás, saber que o meu time, São Paulo FC, quase sempre foi contra o que havia de errado na era Havelange-Teixeira (o que, de certo moda, culmina com o atual momento do clube, que há anos deixou de ser protagonista do futebol nacional), é motivo de certo orgulho. Mas a cada leitura que desmonta figuras míticas por trás do comercio esportivo que o futebol tornou-se, a desilusão aumenta.

Erick 26/01/2021

O livro não abalou o que ainda sinto pelo futebol conforme prometeu no começo - apesar que só fui bem emotivo com o esporte durante a minha adolescência -, porém ainda assim ilustra bem como a corrupção, conluios e intrigas políticas nessa modalidade são, desde muito antes de eu nascer, algo infelizmente corriqueiro, e cujas práticas cada vez mais avançadas e esguias e lideranças passam de uma mão para outra, numa tremenda camaradagem (mas também não confie demais porque aquele que lhe dá um sorriso cúmplice hoje pode lhe esfaquear pelas costas amanhã...).

Não tem problema algum você torcer pelo seu time e se emocionar pelas vitórias ou ficar um tanto mal humorado com as derrotas, contudo o bom trabalho aqui reunido me é um bom meio de lembrar que ir muito além disso é um gasto desnecessário de energia, visto que todo aquele espetáculo nas quatro linhas carrega atrás a ganância, picaretagem e a prepotência de uma infinidade de velhos brancos que não estão nem aí para o torcedor e até mesmo os jogadores, usando-os como meras peças para obter cada vez mais poder e dinheiro.

Por fim, eis outra fonte que mostra como, se ao menos a maioria dos malandros pegos lá fora estão pagando ou pagaram pelo que fez, ainda que às vezes tarde demais, os daqui do Brasil gozam de uma absurda impunidade, não importando o governo que está no (des)controle do país...

Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo. Esta obra em versão digital não contém os documentos que, por razões de ordens técnicas, só estão disponíveis na versão impressa.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542203332

Wilton 17/01/2015

Isso é que é mar de lama
Os autores conseguiram decifrar os meandros da corrupção dentro do futebol. Desmascaram os seus grandes atores, como Ricardo Teixeira, João Havelange e outros. Não se perderam em afirmações vazias. Os fatos escabrosos que envergonham o torcedor foram fartamente documentados. Fortunas incalculáveis sofreram movimentações sitemáticas por meio de empresas fantasmas que tinham curta duração: apenas o período necessário para enriquecerem um pouco mais os dirigentes corruptos do futebol. O que mais revolta é saber que os autores dos crimes não foram punidos e continuam desfrutando uma vida nababesca apesar da farta documentação à qual os jornalistas, autores do livro, tiveram acesso. O relato vira o estômago do torcedor comum, aquele que vai ao estádio para torcer por seu time do coração. Pela coragem, discernimento, contundência e sobriedade da obra, a ela dou a nota máxima.
Karioka de Sampa 12/05/2018minha estante
Eu já queria ler, agora com sua resenha mais ainda, se já tinha raiva de futebol por imaginar que existe corrupção, fico pensando quando eu ler esse livro, serei a chata ao quadrado. Parabéns!

allanpatrick 30/06/2014

No geral, um trabalho bem documentado
Em sua maior parte, o livro - escrito a quatro mãos - é uma devastadora revelação dos bastidores mais sujos da CBF e da FIFA. Suas acusações não são vazias, mas - pelo contrário - muito bem documentadas, com base em certidões de cartórios, dados financeiros e bancários, dentre outras informações extraídas de processos judiciais. Peca apenas no seu capítulo 10, que deixa de lado o trabalho bem documentado do resto da obra para se tornar uma espécie de "pout-porri" das reclamações contra a Copa típicas de redes sociais.