The Truth About Alice

The Truth About Alice Jennifer Mathieu

Resenhas - The Truth About Alice

Queria Estar Lendo 19/10/2020

Resenha: The Truth About Alice
The Truth About Alice (A Verdade Sobre Alice, em tradução livre e sem publicação no Brasil) é o livro de estreia de Jennifer Mathieu, autora do nosso queridinho Moxie (publicado aqui pela editora Verus). No história, quatro adolescentes nos deixam saber a verdade sobre Alice, a vadia da cidade responsável pela morte do garoto de ouro.

Dizem por aí que Alice fez sexo com Brandon Fitzsimmons e Tommy Cray na mesma noite. Aliás, na mesma hora. Aquela vadia. Ela também é responsável pelo acidente de carro que matou Brandon, o melhor quarterback que o colégio de Healy já teve, já que ficou mandando mensagens vulgares para ele, distraindo-o do volante.

Antes, Alice Franklin era uma garota linda e quase popular. Hoje, ela é uma vadia e pária, hostilizada por todos na pequena cidade de Healy, com apenas 3000 habitantes. Todos parecem saber qual é a verdade sobre Alice. Mas será que sabem mesmo?

"Quanto doeu? Foi como um milhão de cortes de papel no meu coração."

A história sobre o que aconteceu na fatídica festa em que Alice dormiu com dois caras e, depois, do acidente que matou Brandon, são reconstruídas a partir do relato de outros quatro adolescente: Elaine, a dona da festa e namorada ioiô de Brandon; Kelsie, a (ex)melhor amiga de Alice; Josh, o sobrevivente do acidente de carro; e Kurt, o garoto nerd e estranho que é secretamente apaixonado por Alice.

A partir dos fatos, segredos, mentiras e projeções dos quatro adolescente, reconstruímos a mancha na reputação de Alice. Com todo o bullying, slut-shaming, ostracismo e coração partido da adolescência.

Quando comprei The Truth About Alice eu ainda nem tinha lido Moxie, mas já sabia que ia amar. Em pouco menos de 200 páginas, Jennifer Mathieu constrói um labirinto de boatos, mentiras, projeções e segredos que saem do controle e quase destroem a vida de Alice - quase uma expectadora passiva da própria vida.

"Se você der tempo o suficiente para as pessoas, eventualmente elas vão fazer as coisas mais tristes do mundo."

Gostei muito do livro e da forma como ela escolheu construir a história. A "verdade" que todo mundo acha saber sobre Alice são formadas por rumores e experiências passadas e cada um tem um motivo diferente para acreditar e somar às mentiras, seja por algo que Alice fez no passado ou pela forma como se sentem a respeito dela.

Achei um relato honesto de como estamos dispostos a acreditar no que nos deixa mais confortável, sobre como todo mundo é o monstro de alguém, que todas histórias tem dois lados (as vezes muito mais) e o preço que muitas garotas pagam por terem desejos e não se deixarem manipular.

Publicado originalmente em 2014, The Truth About Alice mostra bem como coisas que a gente acha controlar podem tomar proporções gigantescas depois que as colocamos no mundo e como pequenas mentiras se unem para formar um monstro desagradável. Como é mais fácil demonizar uma pessoa do que olhar para dentro de si mesma e encarar seus próprios sentimentos.

"Era como a vez em que lemos O Diário de Anne Frank na sétima série e eu tive a impressão de que teria sido um nazista naquela época, porque não teria coragem de ser qualquer outra coisa. Eu sei que todo mundo quer acreditar que teria sido corajosa e que teriam sido as pessoas que esconderam Anne no sótão e que teriam matado Hitler com as próprias mãos. Mas claramente se todo mundo pensa dessa forma e na realidade só algumas pessoas realmente fizeram isso naquela época, não sou eu a honesta?"

The Truth About Alice é um livro que eu adoraria ver publicado no Brasil. No fim, é uma narrativa bem universal sobre dor e crescimento e descobrir quem você quer ser e quem não é. Super recomendo a leitura!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/10/resenha-truth-about-alice-verdade-sobre.html

Bibs | @queriaestarlendo 15/09/2020

Cheio de emoções
Até agora estou tentando colocar a história em perspectiva, alguns pontos sobre ela:

- Desde o começo quis proteger a Alice, e o sentimento não mudou ao longo da leitura.
- Os povs do Josh me deixaram bem triste, a culpa que ele sente (e provavelmente como eles estava apaixonado pelo melhor amigo) parecem coisas que vão assombrar ele pra sempre.
- A história é um labirinto de boatos e mentiras que tomam vida própria.
- Sobre como as mulheres são comumente culpadas pelos erros dos homens.
- Sobre o peso de um NÃO, que deveria vir sem consequências.
- Sobre como todo mundo é o vilão da história de alguém.
- Uma leitura muito rápida e fluida, bem fácil (não tive dificuldade nenhuma com o inglês, considero meu nível entre o intermediário e o avançado).
- Jennifer Mathieu se consolida como uma das minhas autoras preferidas.
- Recomendo MUITO.

steph (@devaneiosdepapel) 16/08/2016

The Truth About Alice - Jennifer Mathieu
(3,5 estrelas)

Você com certeza já viu essa história antes. A história da garota que sai com vários garotos, é namoradeira e sabe que é bonita. Talvez você a conheça por outros nomes. A vadia, a galinha, a dada... A puta.

Alice Franklin é uma dessas garotas. E em pouco mais de 200 páginas, conhecemos um pouco sobre a noite em que ela transou não só com um, mas dois caras. Simples assim, em sequência. Nojento, né? Quem se sujeitaria a uma situação dessas? Só uma menina que não se dá o devido valor.

Através dos pontos de vista de colegas de Alice, a história vai sendo dissecada aos poucos, e se em algum momento você concordou com as minhas afirmações no parágrafo anterior... Prepare-se para repensar suas opiniões.

The Truth About Alice retrata de maneira simples e direta uma situação comum na vida de vários adolescentes: a fofoca e suas consequências. Jennifer Mathieu consegue mostrar bem como é ser vítima de boatos e o quanto isso pode afetar a vida de muita gente.

O livro possui alguns clichês sim, principalmente em relação aos personagens. Acredito que tenha sido intencional, pois a autora nos leva profundamente às mentes dessas pessoas que achamos que conhecemos. O pegador, o amigo do pegador, a rainha da escola, o nerd... Mesmo sendo estereotipados, todos eles soaram verossímeis pra mim.

O livro também aborda temas como bullying, slut-shamming, homossexualidade e abuso. Tudo sem se tornar didático ou forçado, utilizando de situações cotidianas e de fácil identificação. É um livro extremamente recomendado para quem está no Ensino Médio, que consegue transmitir sua mensagem e alertar os jovens a não acreditar em tudo o que ouvem por aí, porque toda história tem sempre dois (ou mais) lados.

Deyse 30/12/2014

Esse livro conta uma história muito comum de um jeito completamente diferente. Alice Franklin é uma garota que sempre foi popular na sua escola e sempre namorou vários caras, até a festa em que ela (supostamente) dormiu com dois caras ao mesmo tempo e depois quando um desses caras morre e é (supostamente) sua culpa ninguém mais se importou com o que era verdade ou não, era mais fácil acreditar na fofoca que se espalhou pela pequena cidade e acabar com a reputação de Alice.

O jeito que esse livro conseguiu se destacar entre tantos outros livros sobre bullying foi a maneira que foi contado, o livro tem quatro POV’s diferentes Elaine, Josh, Kelsei e Kurt, os quatro tem personalidades e papeis completamente diferentes na história de Alice e o melhor é que as narrativas deles foram feitas de modo tão completamente único que não tem o menor perigo de confundir os personagens. Elaine é a verdadeira Regina George, a garota mais popular da escola e a mais poderosa também, e ela sabe disso e usa sempre a seu favor, apesar da personagem ser bem caracterizada eu não me irritei com os seus capítulos em nenhum momento. Josh é um jogador de futebol, melhor amigo de Brandon (o garoto que morreu) e apesar de ele não ter lá muitas qualidades para redimir dele gostei da sua narrativa pelo fato de ter humanizado Brandon.

Kelsei foi de longe a que mais me irritou, ela me lembrou muito da Jenny Humphrey na primeira temporada de Gossip Girl tentando desesperadamente ser aceita pelo grupo de garotas mais populares da escola e disposta a fazer de tudo para conseguir isso. E Kurt, ele é basicamente um desconhecido nos círculos sociais da escola, nem um pouco popular (e nem está atras disso), ele sempre observou Alice de longe e tinha uma paixão platônica pela garota e nos vemos os dois se conhecendo e criando uma amizade nesse livro – o que foi tão doce e deu uma leveza ao livro em certas partes.

E assim, através dos olhos dessas quatro pessoas nos acompanhamos a história de Alice, nos vemos o quanto esses boatos se tornaram algo maior, como afetaram ela em vários sentidos e o quanto as pessoas estão dispostas a mentir para manter o que elas acham importantes, seja uma amizade ou uma posição em um circulo social ou um garoto. Eu adorei o quanto todos personagens apesar de serem caricaturas de todo filme americano sobre ensino médio conseguiu humanizar esses personagens e mostrar suas motivações, desejos, defeitos e qualidades – e me mostrou também a complexidade que as pessoas tem em si.

Eu realmente recomendo esse livro para todo mundo que curte um livro bom, simples assim, mas especialmente para quem gosta de YA e livros contemporâneos, livros sobre bullying que não sejam depressivos e também adolescentes em geral. O livro foi publicado em junho desse ano pela Roaring Brook Press e o nível de inglês é básico.

Se interessou pelo livro? Então checa esse excerto das primeiras vinte páginas que está de graça no Google Play.

site: https://deysediztudo.wordpress.com/
Gau 28/04/2015minha estante
Resenha maravilhosa.
O livro é tão causal, tão humano, que você provavelmente conhece uma Kelsei ou Elaine e até mesmo uma Alice na vida real. E a última provavelmente é julgada por toda comunidade que a cerca por sair com quem bem entender e fazer o que quiser.