O Incendiário

O Incendiário R J Mendes

Resenhas - O Incendiário

Nick 04/02/2015

Uma chama jovem e imprudente
O incendiário é um dos livros mais interessantes que li nos últimos tempos e, com certeza, dividirá opiniões entre leitores.

A obra trata do conflito entre ser jovem e seus ritos de passagem para a fase adulta, onde Daniel descobre subitamente um poder que teve desde criança, mas agora finalmente parece ter a habilidade para usá-lo.

O fogo (poder de Daniel), aparentemente representa a energia e vigor do próprio R. J. Mendes canalizada nessa obra, onde ele expõe seu íntimo, de maneira ora sutil, ora evidente, nas linhas do livro.

Dito isso, “O Incendiário” é extremamente imaturo, Mendes é bastante jovem e é de meu entendimento que escreveu o livro em pouquíssimo tempo.

Qualquer leitor ávido dirá que é possível prever passos narrativos que o autor irá seguir, entretanto, o mesmo dirá que é impossível prever a execução desses passos.

Inúmeras vezes previ o futuro da trama, personagens e até falas específicas, porém, página a página fui surpreendido por um misto de criatividade e inabilidade que resultam em uma sensação de estar viajando pelos anéis de Saturno, com detritos te empurrando para todas as direções possíveis, onde tudo que se pode fazer é flutuar pelo vazio e esperar para ver que fim irá levar.

O livro muitas vezes tenta ser poético (obtendo, também o mesmo resultado) e trabalha detalhes sutis, onde até mesmo na composição dos capítulos há significados nos números para quem souber observar.

Uma das coisas mais curiosas é a forma como são tratados o corriqueiro e o fantástico. Alguns elementos de fantasia são apresentados e tratados como cotidianos, como por exemplo Daniel treinando o uso das chamas como se estivesse praticando jogar bolinha de gude e elementos cotidianos apresentados como fantásticos como as cataratas do Iguaçu que ele descreve tal como Tolkien descreve 'Gondor'.

Também há momentos em que os personagens se deslocam pelo mundo num modo "deus ex machina" que coloca as águias de "O Hobbit" no chinelo, e mesmo quando é bem explicado e preparado, Mendes consegue dobrar a realidade e fazer um passeio de ônibus virar o 'dia D'.

Os personagens são fascinantes, sem dar 'spoilers', posso afirmar que são a fundação do livro e representam bem todos os méritos e deméritos do mesmo.

R. J. Mendes colocou muito de si em “O incendiário”, e isso é evidenciado pela energia e pelo sonho de grandiosidade saudável que toda obra iniciante deveria ter. É admirável a força vontade do nosso jovem autor, que já admitiu que "O Incendiário" é o primeiro de cinco e já ter anunciado a sequência.

Àqueles que acham que estou dando mais valor do que este livro aparenta merecer, não vou mentir: O livro é mal acabado, tem escolhas estéticas sofríveis na capa, título, fontes, diagramação, material físico, problemas na impressão, correção e revisão.

Todos esses defeitos, entretanto, são facilmente corrigidos e podem ser ignorados durante a leitura, que por sinal tem uma fluidez bastante agradável. Já apreciar a qualidade da escrita vai depender do quanto o leitor é capaz de sentir fascínio por uma obra tão imperfeita, que acaba por ser especial e, francamente, muito divertida.

Aconselho o livro a todos que desejam começar a escrever, a estudiosos de formas narrativas e a fãs de leituras alternativas. É um livro para ser encarado de forma leve e apreciado como um conjunto de imperfeições perfeitamente encaixado.
Dara 04/02/2015minha estante
De 0 a 10, qual nota você daria?

Nick 04/02/2015minha estante
10/10, com certeza!

Lucas 02/02/2015

Resenha - O Incendiário RJ Mendes
Uma das coisas que mais gosto nas redes sociais é a oportunidade e a facilidade de conhecer coisas novas, e foi em meio a uma enxurrada de informações que encontrei o livro O Incendiário, do autor brasileiro RJ Mendes.

Fiz a compra pela página do autor e o livro chegou bem rápido (veio até autografado e com marcador).

A primeira impressão que tive a respeito da estória foi SURPRESA, e isso logo nas primeiras páginas, pensei que tinha adquirido um livro juvenil com jovens dotados de super poderes, uma leitura leve, porém como disse, logo nas primeiras páginas o livro mostra que não poderia ter melhor sinopse:

“Daniel subitamente descobre que pode controlar o fogo, mas Focus, o antigo dono desse crucial elemento, vem buscar o dom que jura ser seu. Com seus amigos, Daniel desvenda o passado e reencontra pessoas, além de descobrir que o fogo queima, machuca, corrói e destrói tudo a sua frente”

Na estória, Daniel descobre que pode controlar o elemento fogo da pior forma possível, enquanto sofre um ataque massivo de Focus, o antigo dono do elemento. A partir desse ataque, Daniel embarca em uma enrascada aventura em busca de respostas a respeito da origem de seu dom, a origem e as motivações de Focus e não menos importante, a busca por ajuda de uma pessoa de seu passado que pode resolver a bagunça que está ocorrendo em sua vida. Durante sua busca, Daniel conta com vários amigos como Henrique, Marina, Renan e Anshai ou Origami.

Henrique é o melhor amigo de Daniel e possui câncer, mais especificamente leucemia, e se recusa a tratar-se da doença. É um dos personagens que mais gostei por ter me proporcionado sentimentos conflitantes durante a leitura, Henrique me fez rir e ter a sensação de culpa por rir. Sim, ele é aquele personagem que traz alívio cômico, porém as piadas aqui são de humor agridoce de alguém que brinca e muito com sua própria condição fatal.

Marina é a namorada de Daniel, ela está bem longe de ser aquelas donzelas água com açúcar de romance barato, Marina é forte e muitas das vezes mais forte e inteligente que o próprio Daniel. Em uma de suas frases Marina questiona Daniel: “Eu lá tenho cara de quem tem medo de homem?” e realmente Marina não tem medo e se não fosse por ela acho que Daniel teria tido o coração corrompido durante sua jornada, assim como Focus teve.

Outro personagem que gostei muito foi o Anshai que também atende pela alcunha de Origami. Anshai tem uma estória bem bonita e a motivação de sua rivalidade com a princesa Vinhay me surpreendeu bastante, não entrarei em mais detalhes a respeito do personagem, pois odeio spoilers, mas posso dizer que Anshai é o personagem com cenas mais bonitas e digamos “mágicas” do livro.

A respeito do vilão Focus, ele possui um passado bem pesado e nos mostra que todos nós podemos ser ruins dependendo das coisas as quais somos submetidos, é claro que Focus deixa tudo de ruim que lhe aconteceu subir a cabeça e corromper seu coração, (o que vamos combinar que não é nada bom de acontecer com alguém que exerce controle sobre o fogo né!) mas a motivação inicial para suas maldades é compreensível. Não poderia deixar de citar que Focus possui alguns ajudantes bem esquisitos, são os Flams, espíritos condenados do fogo, que perseguem e ‘stalkeiam’ Daniel.

RJ Mendes consegue nos prender nas desventuras de Daniel com muitas cenas de ação, personagens interessantes, humor agridoce e uma aventura sem pontas soltas com um final digamos triste e explosivo.

site: www.gavetaalternativa.com.br

NiLuize 27/12/2014

O Incendiário
“O fogo não causa nenhum dano a minha pele, não a queima, e não a machuca, e como se eu vestisse uma roupa invisível. O fogo corre das minhas mãos para tudo que eu toco e incendeia cada objeto. Posso me auto denominar O Incendiário ”- R. J. Mendes
Para quem é amante de literatura fantástica essa é uma ótima opção. Trata-se da história de um garoto chamado Daniel que recebe o poder do fogo, depois de uma grande tragédia. Focus que possui um pouco desse poder faz de tudo para pega-lo por inteiro. Daniel busca por respostas, e com isso vive grandes aventuras, sempre com Focus tentando atrapalhar e tomar o poder do fogo. O livro não é cansativo, uma leitura envolvente o que faz com que o leitor não pare de ler. Aventuras, mistérios, romance, fogo e muito mais é o que você encontrará nesse livro.

site: http://rjmendesoincendiario.blogspot.com.br/
Alessandro 17/01/2015minha estante
Eu quero comprar esse livro, qual o link?

Julliany 21/01/2015minha estante